Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo de 2010/2011 na Escola Secundária André de Gouveia, em Évora: habilitação para a docência em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Samora, Cátia Isabel Benavente
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/11914
Resumo: O presente relatório visa espelhar o que foi a nossa Prática de Ensino Supervisionada, que decorreu no ano lectivo de 2010/2011, na Escola Secundária André de Gouveia. Apresenta um teor reflexivo que nos possibilitou amadurecer e aclarar o quão determinante foi quer a nível pessoal, quer a nível profissional, a nossa passagem por esta situação de ensino-aprendizagem. Desta forma, para que a sua consulta possa ser simplificada, dividimos o seu conteúdo em cinco partes: preparação científica, pedagógica e didáctica; planificação e condução de aulas e avaliação de aprendizagens; análise da prática de ensino; participação na escola; e o desenvolvimento profissional; ### Abstract: The present report aims to reflect what was our Supervised Teaching Practice, which occurred in the academic year of 2010/2011, on the High School André de Gouveia. It presents a reflective content that allow us to mature and clarify how crucial it was either at a personal level or at a professional level, in our passage for this situation of teaching-learning. This way, so that your consultation can be simplified, we divide your content into five parts: scientific preparation, pedagogical and didactics; planning and conduct of classes and evaluation of learning; analysis of teaching practice; participation in school; professional development.
id RCAP_b5d984ce6396991942cb216c414ec500
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/11914
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo de 2010/2011 na Escola Secundária André de Gouveia, em Évora: habilitação para a docência em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundárioEnsino-aprendizagemDocenteDiscentesDocumentos curricularesMetodologiasCompetênciasAvaliaçãoProfissionalidadeTeaching-learningTeacherStudentsCurriculum documentsCompetenciesEvaluationProfessionalismO presente relatório visa espelhar o que foi a nossa Prática de Ensino Supervisionada, que decorreu no ano lectivo de 2010/2011, na Escola Secundária André de Gouveia. Apresenta um teor reflexivo que nos possibilitou amadurecer e aclarar o quão determinante foi quer a nível pessoal, quer a nível profissional, a nossa passagem por esta situação de ensino-aprendizagem. Desta forma, para que a sua consulta possa ser simplificada, dividimos o seu conteúdo em cinco partes: preparação científica, pedagógica e didáctica; planificação e condução de aulas e avaliação de aprendizagens; análise da prática de ensino; participação na escola; e o desenvolvimento profissional; ### Abstract: The present report aims to reflect what was our Supervised Teaching Practice, which occurred in the academic year of 2010/2011, on the High School André de Gouveia. It presents a reflective content that allow us to mature and clarify how crucial it was either at a personal level or at a professional level, in our passage for this situation of teaching-learning. This way, so that your consultation can be simplified, we divide your content into five parts: scientific preparation, pedagogical and didactics; planning and conduct of classes and evaluation of learning; analysis of teaching practice; participation in school; professional development.Universidade de Évora2014-12-09T16:43:17Z2014-12-092011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11914http://hdl.handle.net/10174/11914porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Samora, Cátia Isabel Benaventeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:55:56Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11914Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:31.461286Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo de 2010/2011 na Escola Secundária André de Gouveia, em Évora: habilitação para a docência em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário
title Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo de 2010/2011 na Escola Secundária André de Gouveia, em Évora: habilitação para a docência em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo de 2010/2011 na Escola Secundária André de Gouveia, em Évora: habilitação para a docência em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário
Samora, Cátia Isabel Benavente
Ensino-aprendizagem
Docente
Discentes
Documentos curriculares
Metodologias
Competências
Avaliação
Profissionalidade
Teaching-learning
Teacher
Students
Curriculum documents
Competencies
Evaluation
Professionalism
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo de 2010/2011 na Escola Secundária André de Gouveia, em Évora: habilitação para a docência em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo de 2010/2011 na Escola Secundária André de Gouveia, em Évora: habilitação para a docência em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo de 2010/2011 na Escola Secundária André de Gouveia, em Évora: habilitação para a docência em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo de 2010/2011 na Escola Secundária André de Gouveia, em Évora: habilitação para a docência em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo de 2010/2011 na Escola Secundária André de Gouveia, em Évora: habilitação para a docência em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário
author Samora, Cátia Isabel Benavente
author_facet Samora, Cátia Isabel Benavente
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Samora, Cátia Isabel Benavente
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem
Docente
Discentes
Documentos curriculares
Metodologias
Competências
Avaliação
Profissionalidade
Teaching-learning
Teacher
Students
Curriculum documents
Competencies
Evaluation
Professionalism
topic Ensino-aprendizagem
Docente
Discentes
Documentos curriculares
Metodologias
Competências
Avaliação
Profissionalidade
Teaching-learning
Teacher
Students
Curriculum documents
Competencies
Evaluation
Professionalism
description O presente relatório visa espelhar o que foi a nossa Prática de Ensino Supervisionada, que decorreu no ano lectivo de 2010/2011, na Escola Secundária André de Gouveia. Apresenta um teor reflexivo que nos possibilitou amadurecer e aclarar o quão determinante foi quer a nível pessoal, quer a nível profissional, a nossa passagem por esta situação de ensino-aprendizagem. Desta forma, para que a sua consulta possa ser simplificada, dividimos o seu conteúdo em cinco partes: preparação científica, pedagógica e didáctica; planificação e condução de aulas e avaliação de aprendizagens; análise da prática de ensino; participação na escola; e o desenvolvimento profissional; ### Abstract: The present report aims to reflect what was our Supervised Teaching Practice, which occurred in the academic year of 2010/2011, on the High School André de Gouveia. It presents a reflective content that allow us to mature and clarify how crucial it was either at a personal level or at a professional level, in our passage for this situation of teaching-learning. This way, so that your consultation can be simplified, we divide your content into five parts: scientific preparation, pedagogical and didactics; planning and conduct of classes and evaluation of learning; analysis of teaching practice; participation in school; professional development.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2014-12-09T16:43:17Z
2014-12-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/11914
http://hdl.handle.net/10174/11914
url http://hdl.handle.net/10174/11914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136540143648768