A dimensão subjetiva da desigualdade social: os sentidos da permanência de alunos bolsistas do Prouni na universidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28132 |
Resumo: | Este projeto tem por objetivo compreender a dimensão subjetiva da desigualdade social por meio do estudo dos sentidos atribuídos por alunos bolsistas do Programa Universidade para Todos (Prouni) às suas permanências na Universidade. Assume-se aqui a Psicologia Sócio-Histórica como referencial teórico, na qual a desigualdade social é entendida como um fenômeno multideterminado e composto por uma dimensão objetiva, caracterizada pela desigualdade das condições de vida e acesso às riquezas, assim como por uma dimensão subjetiva, composta por aspectos de subjetividade. Com o estudo da dimensão subjetiva pretendeu-se dar visibilidade aos indivíduos que, ao mesmo tempo que constituem a realidade social desigual, são por ela constituídos. Compreende-se que a permanência universitária de alunos bolsistas é atravessada pela desigualdade social, não é garantida como herança de classe e, portanto, é construída ativamente por eles no dia-a-dia, assim como os sentidos que aqui se pretendeu estudar. Para que o objetivo desta pesquisa fosse alcançado, foram realizadas a aplicação de um questionário breve e uma entrevista em grupo com quatro alunas bolsistas do Prouni que estão finalizando seus cursos de graduação em Medicina na PUCSP. Posteriormente foi realizada a análise deste material de acordo com os Núcleos de Significação (Aguiar e Ozella, 2013), na qual foram formados os núcleos: Prouni: porquê e como; Impasses materiais; (Des)Encontros de realidades; e "A gente agarrou isso aqui com muita garra". Durante a trajetória acadêmica das estudantes bolsistas aqui entrevistadas muitos foram os desafios que se apresentaram, desafios esses diretamente relacionados à desigualdade social e à condição de ser membro de uma classe pobre em um ambiente criado para os ricos. Frente aos desafios, suas resistências são potentes e lhes permitem permanecer no ensino superior |
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Paparelli, RenataOliveira, Priscila da Silva2022-09-29T23:49:30Z2022-09-29T23:49:30Z2017-09-15Oliveira, Priscila da Silva. A dimensão subjetiva da desigualdade social: os sentidos da permanência de alunos bolsistas do Prouni na universidade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28132Este projeto tem por objetivo compreender a dimensão subjetiva da desigualdade social por meio do estudo dos sentidos atribuídos por alunos bolsistas do Programa Universidade para Todos (Prouni) às suas permanências na Universidade. Assume-se aqui a Psicologia Sócio-Histórica como referencial teórico, na qual a desigualdade social é entendida como um fenômeno multideterminado e composto por uma dimensão objetiva, caracterizada pela desigualdade das condições de vida e acesso às riquezas, assim como por uma dimensão subjetiva, composta por aspectos de subjetividade. Com o estudo da dimensão subjetiva pretendeu-se dar visibilidade aos indivíduos que, ao mesmo tempo que constituem a realidade social desigual, são por ela constituídos. Compreende-se que a permanência universitária de alunos bolsistas é atravessada pela desigualdade social, não é garantida como herança de classe e, portanto, é construída ativamente por eles no dia-a-dia, assim como os sentidos que aqui se pretendeu estudar. Para que o objetivo desta pesquisa fosse alcançado, foram realizadas a aplicação de um questionário breve e uma entrevista em grupo com quatro alunas bolsistas do Prouni que estão finalizando seus cursos de graduação em Medicina na PUCSP. Posteriormente foi realizada a análise deste material de acordo com os Núcleos de Significação (Aguiar e Ozella, 2013), na qual foram formados os núcleos: Prouni: porquê e como; Impasses materiais; (Des)Encontros de realidades; e "A gente agarrou isso aqui com muita garra". Durante a trajetória acadêmica das estudantes bolsistas aqui entrevistadas muitos foram os desafios que se apresentaram, desafios esses diretamente relacionados à desigualdade social e à condição de ser membro de uma classe pobre em um ambiente criado para os ricos. Frente aos desafios, suas resistências são potentes e lhes permitem permanecer no ensino superiorporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIADesigualdade socialSubjetividadeProuniPermanênciaPsicologia sócio-históricaA dimensão subjetiva da desigualdade social: os sentidos da permanência de alunos bolsistas do Prouni na universidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALPRISCILA DA SILVA OLIVEIRA - TCC.pdfapplication/pdf859059https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28132/1/PRISCILA%20DA%20SILVA%20OLIVEIRA%20-%20TCC.pdf05e344129fa90f9fd6fd7f1dc737c759MD51TEXTPRISCILA DA SILVA OLIVEIRA - TCC.pdf.txtPRISCILA DA SILVA OLIVEIRA - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain125231https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28132/2/PRISCILA%20DA%20SILVA%20OLIVEIRA%20-%20TCC.pdf.txtca0301447646177d8f38bc94448c4bdbMD52THUMBNAILPRISCILA DA SILVA OLIVEIRA - TCC.pdf.jpgPRISCILA DA SILVA OLIVEIRA - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1194https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28132/3/PRISCILA%20DA%20SILVA%20OLIVEIRA%20-%20TCC.pdf.jpg19ab90303909bc81e1e25b69f8a4c60fMD53handle/281322022-09-30 20:17:28.764oai:repositorio.pucsp.br:handle/28132Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-09-30T23:17:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
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