A dimensão subjetiva da desigualdade social: os sentidos da permanência de alunos bolsistas do Prouni na universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Priscila da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28132
Resumo: Este projeto tem por objetivo compreender a dimensão subjetiva da desigualdade social por meio do estudo dos sentidos atribuídos por alunos bolsistas do Programa Universidade para Todos (Prouni) às suas permanências na Universidade. Assume-se aqui a Psicologia Sócio-Histórica como referencial teórico, na qual a desigualdade social é entendida como um fenômeno multideterminado e composto por uma dimensão objetiva, caracterizada pela desigualdade das condições de vida e acesso às riquezas, assim como por uma dimensão subjetiva, composta por aspectos de subjetividade. Com o estudo da dimensão subjetiva pretendeu-se dar visibilidade aos indivíduos que, ao mesmo tempo que constituem a realidade social desigual, são por ela constituídos. Compreende-se que a permanência universitária de alunos bolsistas é atravessada pela desigualdade social, não é garantida como herança de classe e, portanto, é construída ativamente por eles no dia-a-dia, assim como os sentidos que aqui se pretendeu estudar. Para que o objetivo desta pesquisa fosse alcançado, foram realizadas a aplicação de um questionário breve e uma entrevista em grupo com quatro alunas bolsistas do Prouni que estão finalizando seus cursos de graduação em Medicina na PUCSP. Posteriormente foi realizada a análise deste material de acordo com os Núcleos de Significação (Aguiar e Ozella, 2013), na qual foram formados os núcleos: Prouni: porquê e como; Impasses materiais; (Des)Encontros de realidades; e "A gente agarrou isso aqui com muita garra". Durante a trajetória acadêmica das estudantes bolsistas aqui entrevistadas muitos foram os desafios que se apresentaram, desafios esses diretamente relacionados à desigualdade social e à condição de ser membro de uma classe pobre em um ambiente criado para os ricos. Frente aos desafios, suas resistências são potentes e lhes permitem permanecer no ensino superior
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