Ensino-aprendizagem da álgebra linear: as pesquisas brasileiras na década de 90

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Celestino, Marcos Roberto
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11157
Resumo: The researches on teaching-learning of the Linear Algebra come "globally" obtaining a larger attention of the investigators in Mathematical Education. This work objectified to collect and to present the Brazilian authors researches on the teaching-learning of the Linear Algebra, accomplished in the 90's decade. The Brazilian contribution was analyzed and inserted in the context of the researches done in world level in the area. It was ended that, although there was a small number of Brazilian works, these presented coherent results with the "world" researches, sometimes contributing with unpublished results; besides, they aimed suggestions for another investigations in the area of teaching-learning of the Linear Algebra
id PUC_SP-1_b8e08d91ed5a2cc1287c4165781f3abd
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/11157
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Machado, Silvia Dias AlcântaraCelestino, Marcos Roberto2016-04-27T16:58:04Z2007-07-302000-10-09Celestino, Marcos Roberto. Ensino-aprendizagem da álgebra linear: as pesquisas brasileiras na década de 90. 2000. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11157The researches on teaching-learning of the Linear Algebra come "globally" obtaining a larger attention of the investigators in Mathematical Education. This work objectified to collect and to present the Brazilian authors researches on the teaching-learning of the Linear Algebra, accomplished in the 90's decade. The Brazilian contribution was analyzed and inserted in the context of the researches done in world level in the area. It was ended that, although there was a small number of Brazilian works, these presented coherent results with the "world" researches, sometimes contributing with unpublished results; besides, they aimed suggestions for another investigations in the area of teaching-learning of the Linear AlgebraAs pesquisas sobre ensino-aprendizagem da Álgebra Linear vêm obtendo mundialmente uma maior atenção dos investigadores em Educação Matemática. Este trabalho objetivou coletar e apresentar as pesquisas de autores brasileiros sobre o ensino-aprendizagem da Álgebra Linear, realizadas na década de 90. A contribuição brasileira foi analisada e inserida no contexto das pesquisas feitas em nível mundial na área. Concluiu-se que, embora houvesse um pequeno número de obras brasileiras, estas apresentavam resultados coerentes com as pesquisas mundiais , algumas vezes contribuindo com resultados inéditos; além disso, apontavam sugestões para outras investigações na área de ensino-aprendizagem da Álgebra Linearapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24422/dissertacao_marcos_roberto_celestino.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoestado da arteensino-aprendizagem da álgebra linearpesquisas brasileirasEducacao matematicaAlgebra linear -- Estudo e ensinostate of the artteaching-learning of the linear algebraBrazilian researchesCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEnsino-aprendizagem da álgebra linear: as pesquisas brasileiras na década de 90info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTdissertacao_marcos_roberto_celestino.pdf.txtdissertacao_marcos_roberto_celestino.pdf.txtExtracted texttext/plain180790https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11157/3/dissertacao_marcos_roberto_celestino.pdf.txt23f1eb3b270367634b2070e967cba0a8MD53ORIGINALdissertacao_marcos_roberto_celestino.pdfapplication/pdf366226https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11157/1/dissertacao_marcos_roberto_celestino.pdfce28d8d3d5ba303737754934ffc55b37MD51THUMBNAILdissertacao_marcos_roberto_celestino.pdf.jpgdissertacao_marcos_roberto_celestino.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2799https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11157/2/dissertacao_marcos_roberto_celestino.pdf.jpg767ac04b2a6c6e84bfbc001e4dc20dacMD52handle/111572022-04-27 13:44:45.065oai:repositorio.pucsp.br:handle/11157Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T16:44:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem da álgebra linear: as pesquisas brasileiras na década de 90
title Ensino-aprendizagem da álgebra linear: as pesquisas brasileiras na década de 90
spellingShingle Ensino-aprendizagem da álgebra linear: as pesquisas brasileiras na década de 90
Celestino, Marcos Roberto
estado da arte
ensino-aprendizagem da álgebra linear
pesquisas brasileiras
Educacao matematica
Algebra linear -- Estudo e ensino
state of the art
teaching-learning of the linear algebra
Brazilian researches
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Ensino-aprendizagem da álgebra linear: as pesquisas brasileiras na década de 90
title_full Ensino-aprendizagem da álgebra linear: as pesquisas brasileiras na década de 90
title_fullStr Ensino-aprendizagem da álgebra linear: as pesquisas brasileiras na década de 90
title_full_unstemmed Ensino-aprendizagem da álgebra linear: as pesquisas brasileiras na década de 90
title_sort Ensino-aprendizagem da álgebra linear: as pesquisas brasileiras na década de 90
author Celestino, Marcos Roberto
author_facet Celestino, Marcos Roberto
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Machado, Silvia Dias Alcântara
dc.contributor.author.fl_str_mv Celestino, Marcos Roberto
contributor_str_mv Machado, Silvia Dias Alcântara
dc.subject.por.fl_str_mv estado da arte
ensino-aprendizagem da álgebra linear
pesquisas brasileiras
Educacao matematica
Algebra linear -- Estudo e ensino
topic estado da arte
ensino-aprendizagem da álgebra linear
pesquisas brasileiras
Educacao matematica
Algebra linear -- Estudo e ensino
state of the art
teaching-learning of the linear algebra
Brazilian researches
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv state of the art
teaching-learning of the linear algebra
Brazilian researches
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description The researches on teaching-learning of the Linear Algebra come "globally" obtaining a larger attention of the investigators in Mathematical Education. This work objectified to collect and to present the Brazilian authors researches on the teaching-learning of the Linear Algebra, accomplished in the 90's decade. The Brazilian contribution was analyzed and inserted in the context of the researches done in world level in the area. It was ended that, although there was a small number of Brazilian works, these presented coherent results with the "world" researches, sometimes contributing with unpublished results; besides, they aimed suggestions for another investigations in the area of teaching-learning of the Linear Algebra
publishDate 2000
dc.date.issued.fl_str_mv 2000-10-09
dc.date.available.fl_str_mv 2007-07-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:58:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Celestino, Marcos Roberto. Ensino-aprendizagem da álgebra linear: as pesquisas brasileiras na década de 90. 2000. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11157
identifier_str_mv Celestino, Marcos Roberto. Ensino-aprendizagem da álgebra linear: as pesquisas brasileiras na década de 90. 2000. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11157/3/dissertacao_marcos_roberto_celestino.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11157/1/dissertacao_marcos_roberto_celestino.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11157/2/dissertacao_marcos_roberto_celestino.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 23f1eb3b270367634b2070e967cba0a8
ce28d8d3d5ba303737754934ffc55b37
767ac04b2a6c6e84bfbc001e4dc20dac
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277774728265728