Que som é esse? articulações possíveis entre as canções e o sujeito desejante
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36322 |
Resumo: | A presente pesquisa fundamenta-se na abordagem da Psicanálise em Extensão e tem por objetivo analisar a utilização do fazer musical, mais especificamente da composição e execução de canções brasileiras contemporâneas, como possível ferramenta, para o sujeito, de desalienação do Outro, de apropriação do próprio desejo e de contato com aquilo que o sujeito tem de Real. Considera-se que o contato que o sujeito tem com os sons e musicalidades, desde o ventre materno e durante seu desenvolvimento psíquico, articulam-se diretamente com seu processo de subjetivação. Ao mesmo tempo, também é colocado em discussão o contexto socioeconômico atual, tendo como enfoque o mercado cultural e suas possíveis implicações no processo de criação musical. A partir desses pontos, estabeleceu-se a necessidade de um maior aprofundamento acerca dos limites e potencialidades das canções no processo de desalienação do sujeito frente ao Outro, bem como dos impactos desse fazer musical no Inconsciente do sujeito. Para tanto, foram realizadas entrevistas semidirigidas com quatro músicos (sendo dois compositores profissionais e dois compositores amadores) residentes da cidade de São Paulo. As entrevistas e posteriores análises dos dados basearam-se na metodologia discutida por Rosa e Domingues (2010), de modo a manter a coesão epistemológica da Psicanálise. Após as análises, foi realizada uma discussão comparativa das informações obtidas. Os resultados permitiram concluir que as temáticas da relação do sujeito com as canções, com o Outro e com o Real são complexas e multifacetadas, atravessando e sendo atravessadas principalmente pela relação que o sujeito estabelece com sua falta no momento em que cria |
id |
PUC_SP-1_b944fb92a22ccc23c1f56da8e4906b22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/36322 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Batistuzzo, Marcelo CamargoBraga, Gabriela Sousa2023-07-26T13:59:43Z2023-07-26T13:59:43Z2023-06-12Braga, Gabriela Sousa. Que som é esse? articulações possíveis entre as canções e o sujeito desejante. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36322A presente pesquisa fundamenta-se na abordagem da Psicanálise em Extensão e tem por objetivo analisar a utilização do fazer musical, mais especificamente da composição e execução de canções brasileiras contemporâneas, como possível ferramenta, para o sujeito, de desalienação do Outro, de apropriação do próprio desejo e de contato com aquilo que o sujeito tem de Real. Considera-se que o contato que o sujeito tem com os sons e musicalidades, desde o ventre materno e durante seu desenvolvimento psíquico, articulam-se diretamente com seu processo de subjetivação. Ao mesmo tempo, também é colocado em discussão o contexto socioeconômico atual, tendo como enfoque o mercado cultural e suas possíveis implicações no processo de criação musical. A partir desses pontos, estabeleceu-se a necessidade de um maior aprofundamento acerca dos limites e potencialidades das canções no processo de desalienação do sujeito frente ao Outro, bem como dos impactos desse fazer musical no Inconsciente do sujeito. Para tanto, foram realizadas entrevistas semidirigidas com quatro músicos (sendo dois compositores profissionais e dois compositores amadores) residentes da cidade de São Paulo. As entrevistas e posteriores análises dos dados basearam-se na metodologia discutida por Rosa e Domingues (2010), de modo a manter a coesão epistemológica da Psicanálise. Após as análises, foi realizada uma discussão comparativa das informações obtidas. Os resultados permitiram concluir que as temáticas da relação do sujeito com as canções, com o Outro e com o Real são complexas e multifacetadas, atravessando e sendo atravessadas principalmente pela relação que o sujeito estabelece com sua falta no momento em que criaporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIACançõesSujeito desejanteMercado culturalPsicanáliseBrasilQue som é esse? articulações possíveis entre as canções e o sujeito desejanteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALGabriela Sousa Braga - TCC.pdfapplication/pdf555058https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36322/1/Gabriela%20Sousa%20Braga%20-%20TCC.pdf3123556411e669496bd24f3a148e1a99MD51TEXTGabriela Sousa Braga - TCC.pdf.txtGabriela Sousa Braga - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain237635https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36322/2/Gabriela%20Sousa%20Braga%20-%20TCC.pdf.txt000cbf0d6ea4529a0e9ed8469038673bMD52THUMBNAILGabriela Sousa Braga - TCC.pdf.jpgGabriela Sousa Braga - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1189https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36322/3/Gabriela%20Sousa%20Braga%20-%20TCC.pdf.jpgd1b4d1b66ac63af0492ffb493bdb98ecMD53handle/363222023-07-27 01:08:10.456oai:repositorio.pucsp.br:handle/36322Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-27T04:08:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Que som é esse? articulações possíveis entre as canções e o sujeito desejante |
title |
Que som é esse? articulações possíveis entre as canções e o sujeito desejante |
spellingShingle |
Que som é esse? articulações possíveis entre as canções e o sujeito desejante Braga, Gabriela Sousa CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Canções Sujeito desejante Mercado cultural Psicanálise Brasil |
title_short |
Que som é esse? articulações possíveis entre as canções e o sujeito desejante |
title_full |
Que som é esse? articulações possíveis entre as canções e o sujeito desejante |
title_fullStr |
Que som é esse? articulações possíveis entre as canções e o sujeito desejante |
title_full_unstemmed |
Que som é esse? articulações possíveis entre as canções e o sujeito desejante |
title_sort |
Que som é esse? articulações possíveis entre as canções e o sujeito desejante |
author |
Braga, Gabriela Sousa |
author_facet |
Braga, Gabriela Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Batistuzzo, Marcelo Camargo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Braga, Gabriela Sousa |
contributor_str_mv |
Batistuzzo, Marcelo Camargo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Canções Sujeito desejante Mercado cultural Psicanálise Brasil |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Canções Sujeito desejante Mercado cultural Psicanálise Brasil |
description |
A presente pesquisa fundamenta-se na abordagem da Psicanálise em Extensão e tem por objetivo analisar a utilização do fazer musical, mais especificamente da composição e execução de canções brasileiras contemporâneas, como possível ferramenta, para o sujeito, de desalienação do Outro, de apropriação do próprio desejo e de contato com aquilo que o sujeito tem de Real. Considera-se que o contato que o sujeito tem com os sons e musicalidades, desde o ventre materno e durante seu desenvolvimento psíquico, articulam-se diretamente com seu processo de subjetivação. Ao mesmo tempo, também é colocado em discussão o contexto socioeconômico atual, tendo como enfoque o mercado cultural e suas possíveis implicações no processo de criação musical. A partir desses pontos, estabeleceu-se a necessidade de um maior aprofundamento acerca dos limites e potencialidades das canções no processo de desalienação do sujeito frente ao Outro, bem como dos impactos desse fazer musical no Inconsciente do sujeito. Para tanto, foram realizadas entrevistas semidirigidas com quatro músicos (sendo dois compositores profissionais e dois compositores amadores) residentes da cidade de São Paulo. As entrevistas e posteriores análises dos dados basearam-se na metodologia discutida por Rosa e Domingues (2010), de modo a manter a coesão epistemológica da Psicanálise. Após as análises, foi realizada uma discussão comparativa das informações obtidas. Os resultados permitiram concluir que as temáticas da relação do sujeito com as canções, com o Outro e com o Real são complexas e multifacetadas, atravessando e sendo atravessadas principalmente pela relação que o sujeito estabelece com sua falta no momento em que cria |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-26T13:59:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-26T13:59:43Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-06-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Braga, Gabriela Sousa. Que som é esse? articulações possíveis entre as canções e o sujeito desejante. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36322 |
identifier_str_mv |
Braga, Gabriela Sousa. Que som é esse? articulações possíveis entre as canções e o sujeito desejante. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36322 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Graduação em Psicologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36322/1/Gabriela%20Sousa%20Braga%20-%20TCC.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36322/2/Gabriela%20Sousa%20Braga%20-%20TCC.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36322/3/Gabriela%20Sousa%20Braga%20-%20TCC.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3123556411e669496bd24f3a148e1a99 000cbf0d6ea4529a0e9ed8469038673b d1b4d1b66ac63af0492ffb493bdb98ec |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809278025360998400 |