Sociedade cativa: entre cultura escolar e cultura prisional - uma incursão pela ciência penitenciária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasquez, Eliane Leal
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13381
Resumo: In the present work we analyse some penitentiary rules in Brazil in the transition of the 19th to 20th century, specially, in relation to the conception of education, focusing the changing of the scholar curriculum in this period from examples of the Casa de Correção da Corte , Presídio de Fernando de Noronha and Casa de Correção da Capital Federal . Besides that, we discuss the relation between the knowledge corpus , shared by the teachers at the school of the 21st century prison, with the behaviours and knowledges corpus that the captive society produce in the prison environment through the study of case accomplished with prison-students of the Instituto de Administração Penitenciária do Amapá . So, the study object of this research correspond to an essay to construction of interface in the history of science between penitentiary science, penitentiary law and history of penal execution in Brazil
id PUC_SP-1_b9787e78c043fbd1441bd1f9f5cfd545
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/13381
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling D'Ambrósio, Ubiratanhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700725A3Vasquez, Eliane Leal2016-04-28T14:16:32Z2013-12-182008-05-13Vasquez, Eliane Leal. Sociedade cativa: entre cultura escolar e cultura prisional - uma incursão pela ciência penitenciária. 2008. 163 f. Dissertação (Mestrado em História da Ciência) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13381In the present work we analyse some penitentiary rules in Brazil in the transition of the 19th to 20th century, specially, in relation to the conception of education, focusing the changing of the scholar curriculum in this period from examples of the Casa de Correção da Corte , Presídio de Fernando de Noronha and Casa de Correção da Capital Federal . Besides that, we discuss the relation between the knowledge corpus , shared by the teachers at the school of the 21st century prison, with the behaviours and knowledges corpus that the captive society produce in the prison environment through the study of case accomplished with prison-students of the Instituto de Administração Penitenciária do Amapá . So, the study object of this research correspond to an essay to construction of interface in the history of science between penitentiary science, penitentiary law and history of penal execution in BrazilNeste trabalho analisamos alguns regulamentos penitenciários do Brasil da transição do século XIX ao XX, em especial, no que tange à concepção de educação, focalizando a transformação do currículo escolar nesse período a partir de exemplos da Casa de Correção da Corte, Presídio de Fernando de Noronha e Casa de Correção da Capital Federal. Além disso, discutimos a relação entre o corpus de conhecimentos que são compartilhados pelos professores dentro da escola na prisão no século XXI, com o corpus de conhecimentos e comportamentos que a sociedade cativa produz no ambiente prisional a partir de estudo de caso realizado com alunos-presos do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá. Desse modo, o objeto de estudo desta pesquisa corresponde a um ensaio para construção de interface na história da ciência entre a ciência penitenciária, direito penitenciário e histórica da execução penal do BrasilGoverno do Estado do Amapáapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30071/Eliane%20Leal%20Vasquez.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em História da CiênciaPUC-SPBRHistória da CiênciaRegulamentos penitenciários do BrasilConcepção de educaçãoCultura prisionalCultura escolarPrisoes -- Brasil -- HistoriaPrisioneiros -- Educacao -- Brasil -- HistoriaPrisoes -- Amapa. AP -- HistoriaPenitentiary rules in BrazilConception of educationPrison cultureScholar cultureHistory of scienceCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIASSociedade cativa: entre cultura escolar e cultura prisional - uma incursão pela ciência penitenciáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTEliane Leal Vasquez.pdf.txtEliane Leal Vasquez.pdf.txtExtracted texttext/plain377957https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13381/3/Eliane%20Leal%20Vasquez.pdf.txt5776877eae589fbb6003095a8deb45b0MD53ORIGINALEliane Leal Vasquez.pdfapplication/pdf2788014https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13381/1/Eliane%20Leal%20Vasquez.pdf1a1b396356e35ef01e5ea1797b99bf6fMD51THUMBNAILEliane Leal Vasquez.pdf.jpgEliane Leal Vasquez.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3061https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13381/2/Eliane%20Leal%20Vasquez.pdf.jpgdab6fb7f04f5aa59c9afe828c2d03bb4MD52handle/133812022-04-27 21:16:20.02oai:repositorio.pucsp.br:handle/13381Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T00:16:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Sociedade cativa: entre cultura escolar e cultura prisional - uma incursão pela ciência penitenciária
title Sociedade cativa: entre cultura escolar e cultura prisional - uma incursão pela ciência penitenciária
spellingShingle Sociedade cativa: entre cultura escolar e cultura prisional - uma incursão pela ciência penitenciária
Vasquez, Eliane Leal
Regulamentos penitenciários do Brasil
Concepção de educação
Cultura prisional
Cultura escolar
Prisoes -- Brasil -- Historia
Prisioneiros -- Educacao -- Brasil -- Historia
Prisoes -- Amapa. AP -- Historia
Penitentiary rules in Brazil
Conception of education
Prison culture
Scholar culture
History of science
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIAS
title_short Sociedade cativa: entre cultura escolar e cultura prisional - uma incursão pela ciência penitenciária
title_full Sociedade cativa: entre cultura escolar e cultura prisional - uma incursão pela ciência penitenciária
title_fullStr Sociedade cativa: entre cultura escolar e cultura prisional - uma incursão pela ciência penitenciária
title_full_unstemmed Sociedade cativa: entre cultura escolar e cultura prisional - uma incursão pela ciência penitenciária
title_sort Sociedade cativa: entre cultura escolar e cultura prisional - uma incursão pela ciência penitenciária
author Vasquez, Eliane Leal
author_facet Vasquez, Eliane Leal
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv D'Ambrósio, Ubiratan
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700725A3
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasquez, Eliane Leal
contributor_str_mv D'Ambrósio, Ubiratan
dc.subject.por.fl_str_mv Regulamentos penitenciários do Brasil
Concepção de educação
Cultura prisional
Cultura escolar
Prisoes -- Brasil -- Historia
Prisioneiros -- Educacao -- Brasil -- Historia
Prisoes -- Amapa. AP -- Historia
topic Regulamentos penitenciários do Brasil
Concepção de educação
Cultura prisional
Cultura escolar
Prisoes -- Brasil -- Historia
Prisioneiros -- Educacao -- Brasil -- Historia
Prisoes -- Amapa. AP -- Historia
Penitentiary rules in Brazil
Conception of education
Prison culture
Scholar culture
History of science
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Penitentiary rules in Brazil
Conception of education
Prison culture
Scholar culture
History of science
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIAS
description In the present work we analyse some penitentiary rules in Brazil in the transition of the 19th to 20th century, specially, in relation to the conception of education, focusing the changing of the scholar curriculum in this period from examples of the Casa de Correção da Corte , Presídio de Fernando de Noronha and Casa de Correção da Capital Federal . Besides that, we discuss the relation between the knowledge corpus , shared by the teachers at the school of the 21st century prison, with the behaviours and knowledges corpus that the captive society produce in the prison environment through the study of case accomplished with prison-students of the Instituto de Administração Penitenciária do Amapá . So, the study object of this research correspond to an essay to construction of interface in the history of science between penitentiary science, penitentiary law and history of penal execution in Brazil
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-05-13
dc.date.available.fl_str_mv 2013-12-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T14:16:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Vasquez, Eliane Leal. Sociedade cativa: entre cultura escolar e cultura prisional - uma incursão pela ciência penitenciária. 2008. 163 f. Dissertação (Mestrado em História da Ciência) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13381
identifier_str_mv Vasquez, Eliane Leal. Sociedade cativa: entre cultura escolar e cultura prisional - uma incursão pela ciência penitenciária. 2008. 163 f. Dissertação (Mestrado em História da Ciência) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv História da Ciência
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13381/3/Eliane%20Leal%20Vasquez.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13381/1/Eliane%20Leal%20Vasquez.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13381/2/Eliane%20Leal%20Vasquez.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5776877eae589fbb6003095a8deb45b0
1a1b396356e35ef01e5ea1797b99bf6f
dab6fb7f04f5aa59c9afe828c2d03bb4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796126277173248