Marcas de oralidade nos textos argumentativos escritos na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Suely Miranda
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35699
Resumo: Sabe-se que a fala é anterior à escrita, por isso, os alunos, ao chegarem à escola, dominam essa modalidade da língua. Não raro, ao produzirem seus textos, apresentam interferências da oralidade, as quais são motivadas por diversos fatores. Ao se depararem com tais interferências, os professores muitas vezes têm dificuldades em caracterizá-las e de propor encaminhamentos para intervir nessas produções. Diante disso, o presente trabalho objetiva apresentar análises de textos de alunos de 9º ano de uma escola estadual de São Paulo a fim de identificar as possíveis marcas da oralidade. Utilizou-se para a realização da pesquisa, como referencial teórico, as contribuições dos seguintes autores: Marcuschi (2010), Elias (2011), Leal e Gois (2012) Preti (2004) Rojo (2001). As contribuições desses autores interferiram no ensino de língua de forma contextualizada e reflexiva, trazendo práticas possíveis de ser trabalhadas na sala de aula. Propomos aqui um trabalho reflexivo para o ensino de gêneros orais e escritos, pois as duas modalidades da língua são imprescindíveis para o educando se inserir socialmente nas mais diferentes práticas sociais
id PUC_SP-1_ba9611355b0ddafba8cbbf305b70ca92
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/35699
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Franco, Maria Ignez Salgado de MelloSouza, Suely Miranda2023-07-05T19:50:45Z2023-07-05T19:50:45Z2013-04-01Souza, Suely Miranda. Marcas de oralidade nos textos argumentativos escritos na escola. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35699Sabe-se que a fala é anterior à escrita, por isso, os alunos, ao chegarem à escola, dominam essa modalidade da língua. Não raro, ao produzirem seus textos, apresentam interferências da oralidade, as quais são motivadas por diversos fatores. Ao se depararem com tais interferências, os professores muitas vezes têm dificuldades em caracterizá-las e de propor encaminhamentos para intervir nessas produções. Diante disso, o presente trabalho objetiva apresentar análises de textos de alunos de 9º ano de uma escola estadual de São Paulo a fim de identificar as possíveis marcas da oralidade. Utilizou-se para a realização da pesquisa, como referencial teórico, as contribuições dos seguintes autores: Marcuschi (2010), Elias (2011), Leal e Gois (2012) Preti (2004) Rojo (2001). As contribuições desses autores interferiram no ensino de língua de forma contextualizada e reflexiva, trazendo práticas possíveis de ser trabalhadas na sala de aula. Propomos aqui um trabalho reflexivo para o ensino de gêneros orais e escritos, pois as duas modalidades da língua são imprescindíveis para o educando se inserir socialmente nas mais diferentes práticas sociaisporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Língua PortuguesaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAGêneros textuaisOralidadeEscritaPCNsMarcas de oralidadeMarcas de oralidade nos textos argumentativos escritos na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALSuely Miranda Souza.pdfapplication/pdf824824https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35699/1/Suely%20Miranda%20Souza.pdf2a42ad0820b9fa0df578208c4a30fd8cMD51TEXTSuely Miranda Souza.pdf.txtSuely Miranda Souza.pdf.txtExtracted texttext/plain137430https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35699/2/Suely%20Miranda%20Souza.pdf.txtcd6be6f87a8d2e8c144bff37f66754b5MD52THUMBNAILSuely Miranda Souza.pdf.jpgSuely Miranda Souza.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1168https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35699/3/Suely%20Miranda%20Souza.pdf.jpgfb2d3b337e667d718bd7263e62175663MD53handle/356992023-07-06 01:42:17.585oai:repositorio.pucsp.br:handle/35699Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:42:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marcas de oralidade nos textos argumentativos escritos na escola
title Marcas de oralidade nos textos argumentativos escritos na escola
spellingShingle Marcas de oralidade nos textos argumentativos escritos na escola
Souza, Suely Miranda
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Gêneros textuais
Oralidade
Escrita
PCNs
Marcas de oralidade
title_short Marcas de oralidade nos textos argumentativos escritos na escola
title_full Marcas de oralidade nos textos argumentativos escritos na escola
title_fullStr Marcas de oralidade nos textos argumentativos escritos na escola
title_full_unstemmed Marcas de oralidade nos textos argumentativos escritos na escola
title_sort Marcas de oralidade nos textos argumentativos escritos na escola
author Souza, Suely Miranda
author_facet Souza, Suely Miranda
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Franco, Maria Ignez Salgado de Mello
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Suely Miranda
contributor_str_mv Franco, Maria Ignez Salgado de Mello
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Gêneros textuais
Oralidade
Escrita
PCNs
Marcas de oralidade
dc.subject.por.fl_str_mv Gêneros textuais
Oralidade
Escrita
PCNs
Marcas de oralidade
description Sabe-se que a fala é anterior à escrita, por isso, os alunos, ao chegarem à escola, dominam essa modalidade da língua. Não raro, ao produzirem seus textos, apresentam interferências da oralidade, as quais são motivadas por diversos fatores. Ao se depararem com tais interferências, os professores muitas vezes têm dificuldades em caracterizá-las e de propor encaminhamentos para intervir nessas produções. Diante disso, o presente trabalho objetiva apresentar análises de textos de alunos de 9º ano de uma escola estadual de São Paulo a fim de identificar as possíveis marcas da oralidade. Utilizou-se para a realização da pesquisa, como referencial teórico, as contribuições dos seguintes autores: Marcuschi (2010), Elias (2011), Leal e Gois (2012) Preti (2004) Rojo (2001). As contribuições desses autores interferiram no ensino de língua de forma contextualizada e reflexiva, trazendo práticas possíveis de ser trabalhadas na sala de aula. Propomos aqui um trabalho reflexivo para o ensino de gêneros orais e escritos, pois as duas modalidades da língua são imprescindíveis para o educando se inserir socialmente nas mais diferentes práticas sociais
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-04-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T19:50:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-05T19:50:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Souza, Suely Miranda. Marcas de oralidade nos textos argumentativos escritos na escola. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35699
identifier_str_mv Souza, Suely Miranda. Marcas de oralidade nos textos argumentativos escritos na escola. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Língua Portuguesa
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35699/1/Suely%20Miranda%20Souza.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35699/2/Suely%20Miranda%20Souza.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35699/3/Suely%20Miranda%20Souza.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2a42ad0820b9fa0df578208c4a30fd8c
cd6be6f87a8d2e8c144bff37f66754b5
fb2d3b337e667d718bd7263e62175663
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277830382485504