Marcas de oralidade nos textos argumentativos escritos na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35699 |
Resumo: | Sabe-se que a fala é anterior à escrita, por isso, os alunos, ao chegarem à escola, dominam essa modalidade da língua. Não raro, ao produzirem seus textos, apresentam interferências da oralidade, as quais são motivadas por diversos fatores. Ao se depararem com tais interferências, os professores muitas vezes têm dificuldades em caracterizá-las e de propor encaminhamentos para intervir nessas produções. Diante disso, o presente trabalho objetiva apresentar análises de textos de alunos de 9º ano de uma escola estadual de São Paulo a fim de identificar as possíveis marcas da oralidade. Utilizou-se para a realização da pesquisa, como referencial teórico, as contribuições dos seguintes autores: Marcuschi (2010), Elias (2011), Leal e Gois (2012) Preti (2004) Rojo (2001). As contribuições desses autores interferiram no ensino de língua de forma contextualizada e reflexiva, trazendo práticas possíveis de ser trabalhadas na sala de aula. Propomos aqui um trabalho reflexivo para o ensino de gêneros orais e escritos, pois as duas modalidades da língua são imprescindíveis para o educando se inserir socialmente nas mais diferentes práticas sociais |
id |
PUC_SP-1_ba9611355b0ddafba8cbbf305b70ca92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/35699 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Franco, Maria Ignez Salgado de MelloSouza, Suely Miranda2023-07-05T19:50:45Z2023-07-05T19:50:45Z2013-04-01Souza, Suely Miranda. Marcas de oralidade nos textos argumentativos escritos na escola. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35699Sabe-se que a fala é anterior à escrita, por isso, os alunos, ao chegarem à escola, dominam essa modalidade da língua. Não raro, ao produzirem seus textos, apresentam interferências da oralidade, as quais são motivadas por diversos fatores. Ao se depararem com tais interferências, os professores muitas vezes têm dificuldades em caracterizá-las e de propor encaminhamentos para intervir nessas produções. Diante disso, o presente trabalho objetiva apresentar análises de textos de alunos de 9º ano de uma escola estadual de São Paulo a fim de identificar as possíveis marcas da oralidade. Utilizou-se para a realização da pesquisa, como referencial teórico, as contribuições dos seguintes autores: Marcuschi (2010), Elias (2011), Leal e Gois (2012) Preti (2004) Rojo (2001). As contribuições desses autores interferiram no ensino de língua de forma contextualizada e reflexiva, trazendo práticas possíveis de ser trabalhadas na sala de aula. Propomos aqui um trabalho reflexivo para o ensino de gêneros orais e escritos, pois as duas modalidades da língua são imprescindíveis para o educando se inserir socialmente nas mais diferentes práticas sociaisporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Língua PortuguesaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAGêneros textuaisOralidadeEscritaPCNsMarcas de oralidadeMarcas de oralidade nos textos argumentativos escritos na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALSuely Miranda Souza.pdfapplication/pdf824824https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35699/1/Suely%20Miranda%20Souza.pdf2a42ad0820b9fa0df578208c4a30fd8cMD51TEXTSuely Miranda Souza.pdf.txtSuely Miranda Souza.pdf.txtExtracted texttext/plain137430https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35699/2/Suely%20Miranda%20Souza.pdf.txtcd6be6f87a8d2e8c144bff37f66754b5MD52THUMBNAILSuely Miranda Souza.pdf.jpgSuely Miranda Souza.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1168https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35699/3/Suely%20Miranda%20Souza.pdf.jpgfb2d3b337e667d718bd7263e62175663MD53handle/356992023-07-06 01:42:17.585oai:repositorio.pucsp.br:handle/35699Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:42:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Marcas de oralidade nos textos argumentativos escritos na escola |
title |
Marcas de oralidade nos textos argumentativos escritos na escola |
spellingShingle |
Marcas de oralidade nos textos argumentativos escritos na escola Souza, Suely Miranda CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Gêneros textuais Oralidade Escrita PCNs Marcas de oralidade |
title_short |
Marcas de oralidade nos textos argumentativos escritos na escola |
title_full |
Marcas de oralidade nos textos argumentativos escritos na escola |
title_fullStr |
Marcas de oralidade nos textos argumentativos escritos na escola |
title_full_unstemmed |
Marcas de oralidade nos textos argumentativos escritos na escola |
title_sort |
Marcas de oralidade nos textos argumentativos escritos na escola |
author |
Souza, Suely Miranda |
author_facet |
Souza, Suely Miranda |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Franco, Maria Ignez Salgado de Mello |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Suely Miranda |
contributor_str_mv |
Franco, Maria Ignez Salgado de Mello |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Gêneros textuais Oralidade Escrita PCNs Marcas de oralidade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gêneros textuais Oralidade Escrita PCNs Marcas de oralidade |
description |
Sabe-se que a fala é anterior à escrita, por isso, os alunos, ao chegarem à escola, dominam essa modalidade da língua. Não raro, ao produzirem seus textos, apresentam interferências da oralidade, as quais são motivadas por diversos fatores. Ao se depararem com tais interferências, os professores muitas vezes têm dificuldades em caracterizá-las e de propor encaminhamentos para intervir nessas produções. Diante disso, o presente trabalho objetiva apresentar análises de textos de alunos de 9º ano de uma escola estadual de São Paulo a fim de identificar as possíveis marcas da oralidade. Utilizou-se para a realização da pesquisa, como referencial teórico, as contribuições dos seguintes autores: Marcuschi (2010), Elias (2011), Leal e Gois (2012) Preti (2004) Rojo (2001). As contribuições desses autores interferiram no ensino de língua de forma contextualizada e reflexiva, trazendo práticas possíveis de ser trabalhadas na sala de aula. Propomos aqui um trabalho reflexivo para o ensino de gêneros orais e escritos, pois as duas modalidades da língua são imprescindíveis para o educando se inserir socialmente nas mais diferentes práticas sociais |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-04-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-05T19:50:45Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-05T19:50:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Souza, Suely Miranda. Marcas de oralidade nos textos argumentativos escritos na escola. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35699 |
identifier_str_mv |
Souza, Suely Miranda. Marcas de oralidade nos textos argumentativos escritos na escola. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35699 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Língua Portuguesa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35699/1/Suely%20Miranda%20Souza.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35699/2/Suely%20Miranda%20Souza.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35699/3/Suely%20Miranda%20Souza.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2a42ad0820b9fa0df578208c4a30fd8c cd6be6f87a8d2e8c144bff37f66754b5 fb2d3b337e667d718bd7263e62175663 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277830382485504 |