Ensino do gênero oral textual/discursivo debate: estratégias argumentativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Edilma Marinho Ribeiro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3372
Resumo: O ensino de Língua Portuguesa é uma atividade que exige a compreensão e análise da língua em funcionamento e assim como pregam os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), gêneros escritos e orais devem ser levados para a sala de aula para que através deles, a escola possa proporcionar aos alunos o desenvolvimento de várias capacidades linguísticas, cognitivas e sociais. No entanto, o que assistimos através de pesquisas e da nossa prática nas escolas, é que os gêneros de realização oral não têm recebido a devida importância no contexto escolar. Por isso, resolvemos desenvolver uma proposta de ensino do gênero oral textual/discursivo debate e das estratégias argumentativas, no intuito de fornecermos aos alunos instrumentos importantes no campo da interação social, do autoconhecimento e da defesa de suas ideias, visto que são atividades importantes na formação cidadã. A nossa pesquisa tem como objetivo geral apresentar uma proposta de estudo/ensino desse gênero textual oral/discursivo, bem como de estratégias argumentativas associadas à concretização dele, possibilitando assim a sua aplicação e uso num contexto real de ensino/aprendizagem, qual seja: a realização de debate temático em sala de aula. A intervenção didática delineada aqui se caracteriza como um estudo qualitativo de caráter descritivo e intervencionista que objetiva descrever e analisar o processo de apropriação do gênero oral debate de opinião de fundo controverso e foi possível através da elaboração e execução de uma sequência didática que envolve a interação dialógica entre alunos e professora pesquisadora no contexto de sala de aula. Dito isso, a pesquisa apresentada caracteriza-se, pois, como qualitativa, do tipo pesquisa-ação e a nossa ancoragem teórica se faz com base em estudos de Bakhtin (2000), no que tange aos critérios definidores do gênero; Marcuschi (2003, 2008 e 2010), no que diz respeito aos gêneros orais; Street (2014) e Rojo (2009 e 2012), no tocante aos estudos sobre letramento; Dolz, Schneuwly e colaboradores (2004), acerca do ensino dos gêneros orais a partir de sequências didáticas; Fiorin (2015) e Koch (2011), sobre os estudos da argumentação; entre outros. O estudo foi realizado numa escola estadual de Campina Grande – PB, numa turma de oitavo ano, e mediado pela execução de uma sequência didática. Concluída a aplicação dela, percebemos que os avanços entre a produção inicial e a produção final do gênero foram significativos e que houve, de fato, a criação de um ambiente que propiciou desenvolvimento de habilidades individuais e coletivas, como o desenvolvimento do senso crítico em relação a uma temática social importante (a violência contra a mulher), e a desenvoltura na construção de um gênero textual/discursivo que é de natureza coletiva e se constrói com base no caráter instantâneo da linguagem.
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Por isso, resolvemos desenvolver uma proposta de ensino do gênero oral textual/discursivo debate e das estratégias argumentativas, no intuito de fornecermos aos alunos instrumentos importantes no campo da interação social, do autoconhecimento e da defesa de suas ideias, visto que são atividades importantes na formação cidadã. A nossa pesquisa tem como objetivo geral apresentar uma proposta de estudo/ensino desse gênero textual oral/discursivo, bem como de estratégias argumentativas associadas à concretização dele, possibilitando assim a sua aplicação e uso num contexto real de ensino/aprendizagem, qual seja: a realização de debate temático em sala de aula. A intervenção didática delineada aqui se caracteriza como um estudo qualitativo de caráter descritivo e intervencionista que objetiva descrever e analisar o processo de apropriação do gênero oral debate de opinião de fundo controverso e foi possível através da elaboração e execução de uma sequência didática que envolve a interação dialógica entre alunos e professora pesquisadora no contexto de sala de aula. Dito isso, a pesquisa apresentada caracteriza-se, pois, como qualitativa, do tipo pesquisa-ação e a nossa ancoragem teórica se faz com base em estudos de Bakhtin (2000), no que tange aos critérios definidores do gênero; Marcuschi (2003, 2008 e 2010), no que diz respeito aos gêneros orais; Street (2014) e Rojo (2009 e 2012), no tocante aos estudos sobre letramento; Dolz, Schneuwly e colaboradores (2004), acerca do ensino dos gêneros orais a partir de sequências didáticas; Fiorin (2015) e Koch (2011), sobre os estudos da argumentação; entre outros. O estudo foi realizado numa escola estadual de Campina Grande – PB, numa turma de oitavo ano, e mediado pela execução de uma sequência didática. Concluída a aplicação dela, percebemos que os avanços entre a produção inicial e a produção final do gênero foram significativos e que houve, de fato, a criação de um ambiente que propiciou desenvolvimento de habilidades individuais e coletivas, como o desenvolvimento do senso crítico em relação a uma temática social importante (a violência contra a mulher), e a desenvoltura na construção de um gênero textual/discursivo que é de natureza coletiva e se constrói com base no caráter instantâneo da linguagem.Portuguese language teaching is an activity that requires the understanding and analysis of the working language and, as the National Curriculum Parameters (1998) preach, written and oral genres should be taken into the classroom so that through them the school can provide students with the development of various language, cognitive and social skills. However, what we have seen through research and our practice in schools, is that the genres of oral achievement have not been given due importance in the school context. Therefore, we have decided to develop a proposal of teaching of this oral textual genre oral/discursive debate and argumentative strategies, in order to provide students with important tools in the field of social interaction, self-knowledge and defense of their ideas, since they are important activities in the training. Our research aims to present a proposal of study / teaching of this oral textual/discursive genre, as well as argumentative strategies associated with its implementation, thus enabling its application and use in a real teaching / learning context, namely: thematic debate in the classroom. The didactic intervention delineated here is characterized as a qualitative study of a descriptive and interventionist character that aims to describe and analyze the process of appropriation of the oral genre debate of controversial background opinion and was possible through the elaboration and execution of a didactic sequence that involves the Dialogical interaction between students and researcher teacher in the context of the classroom. Thus, the research presented is characterized as qualitative, of the research-action type and our theoretical anchoring is done based on studies by Bakhtin (2000), with regard to defining criteria of the genus; Marcuschi (2003, 2008 and 2010), regarding the oral genres; Street (2014) and Rojo (2009 and 2012), with regard to studies on literacy; Dolz, Schneuwly and collaborators (2004), about the teaching of oral genres from didactic sequences; Fiorin (2015) and Koch (2011), on the studies of the argumentation; among others. The study was carried out in a state school in Campina Grande - PB, in an eighth grade class, and mediated by the execution of a didactic sequence. After its application, we realized that the advances between the initial production and the final production of the genre were significant and that there was, in fact, the creation of an environment that allowed the development of individual and collective skills, such as the development of the critical sense in relation to an important social theme (violence against women), and the resourcefulness in the construction of a textual / discursive genre that is of a collective nature and is built on the basis of the instantaneous character of language.CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaCentro de Humanidades - CHBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASCatanduba, Edilma de Lucenahttp://lattes.cnpq.br/0090826789391244Catanduba, Edilma de Lucenahttp://lattes.cnpq.br/0090826789391244Aquino, Maria de Fátima de Souzahttp://lattes.cnpq.br/0974910766203330Cavalcanti, Marineuma de Oliveira Costahttp://lattes.cnpq.br/3535418783422124Gomes, Edilma Marinho Ribeiro2019-06-03T12:47:31Z2018-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGomes, Edilma Marinho Ribeiro. Ensino do gênero oral textual/discursivo debate: estratégias argumentativas. 2018. 162f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira.410http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3372porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2019-06-04T04:23:27Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3372Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2019-06-04T04:23:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
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