Contribuição da educação a distância na formação continuada de professores no Centro Paula Souza
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35695 |
Resumo: | This study aimed to identify the contribution of distance education in teacher training continued in the Paula Souza Centre. From theoretical referential justifying the development of in-service training of teachers, the first course held in virtual learning environment, offered as continuing training for teachers of basic education and professional Paula Souza Centre was used as the search field. The methodology used was searching-participant and through links established between participants, established an environment of interaction, discussion and collaboration on the construction of collective knowledge. Qualitative and quantitative data were obtained from participant observation, testimonials and structured interview. The results indicate for the contribution that the distance education programme can offer inservice training of teachers, with indicators so the use of virtual learning environment in the continuing education in Paula Souza Centre |
id |
PUC_SP-1_bae2242cd0b2df9196b231e16f85314f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/35695 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Flaviana dos SantosFigueiroa, Sueli Aparecida Tezoto2023-07-05T19:50:43Z2023-07-05T19:50:43Z2011-02-02Figueiroa, Sueli Aparecida Tezoto. Contribuição da educação a distância na formação continuada de professores no Centro Paula Souza. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Formação de Orientadores da Aprendizagem em EaD) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35695This study aimed to identify the contribution of distance education in teacher training continued in the Paula Souza Centre. From theoretical referential justifying the development of in-service training of teachers, the first course held in virtual learning environment, offered as continuing training for teachers of basic education and professional Paula Souza Centre was used as the search field. The methodology used was searching-participant and through links established between participants, established an environment of interaction, discussion and collaboration on the construction of collective knowledge. Qualitative and quantitative data were obtained from participant observation, testimonials and structured interview. The results indicate for the contribution that the distance education programme can offer inservice training of teachers, with indicators so the use of virtual learning environment in the continuing education in Paula Souza CentreEste estudo teve como objetivo identificar a contribuição da educação a distância na formação continuada de professores no Centro Paula Souza. A partir dos referenciais teóricos que justificam o desenvolvimento da formação contínua de professores, utilizou-se como campo da pesquisa o primeiro curso realizado em ambiente virtual de aprendizagem, oferecido como formação continuada aos professores de educação básica e profissional do Centro Paula Souza. A metodologia utilizada foi a pesquisa participante e por meio de vínculos estabelecidos entre os participantes, estabeleceu-se um ambiente de interação, reflexão e colaboração na construção do conhecimento coletivo. Os dados qualitativos e quantitativos foram obtidos a partir da observação participante, depoimentos e de entrevista estruturada. Os resultados sinalizam para a contribuição que a educação a distância pode oferecer ao programa de formação contínua de professores, apresentando indicadores para que a utilização de ambiente virtual de aprendizagem atenda aos objetivos da educação continuada no Centro Paula SouzaporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Formação de Orientadores da Aprendizagem em EaDPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMFormação de professoresFormação continuada em educação a distânciaAmbiente virtual de aprendizagemTrainingContinuing educationDistance educationVirtual Learning EnvironmentContribuição da educação a distância na formação continuada de professores no Centro Paula Souzainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALSUELI APARECIDA TEZOTO FIGUEIROA.pdfapplication/pdf917993https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35695/1/SUELI%20APARECIDA%20TEZOTO%20FIGUEIROA.pdf80721f45f61155ac12f527a0ecf1c2aeMD51TEXTSUELI APARECIDA TEZOTO FIGUEIROA.pdf.txtSUELI APARECIDA TEZOTO FIGUEIROA.pdf.txtExtracted texttext/plain183861https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35695/2/SUELI%20APARECIDA%20TEZOTO%20FIGUEIROA.pdf.txt64335bba43c0fd9e71dba56379df773bMD52THUMBNAILSUELI APARECIDA TEZOTO FIGUEIROA.pdf.jpgSUELI APARECIDA TEZOTO FIGUEIROA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1337https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35695/3/SUELI%20APARECIDA%20TEZOTO%20FIGUEIROA.pdf.jpg3b9c7c55e583006e3b8b76850ee033c9MD53handle/356952023-07-06 01:42:12.941oai:repositorio.pucsp.br:handle/35695Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:42:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Contribuição da educação a distância na formação continuada de professores no Centro Paula Souza |
title |
Contribuição da educação a distância na formação continuada de professores no Centro Paula Souza |
spellingShingle |
Contribuição da educação a distância na formação continuada de professores no Centro Paula Souza Figueiroa, Sueli Aparecida Tezoto CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Formação de professores Formação continuada em educação a distância Ambiente virtual de aprendizagem Training Continuing education Distance education Virtual Learning Environment |
title_short |
Contribuição da educação a distância na formação continuada de professores no Centro Paula Souza |
title_full |
Contribuição da educação a distância na formação continuada de professores no Centro Paula Souza |
title_fullStr |
Contribuição da educação a distância na formação continuada de professores no Centro Paula Souza |
title_full_unstemmed |
Contribuição da educação a distância na formação continuada de professores no Centro Paula Souza |
title_sort |
Contribuição da educação a distância na formação continuada de professores no Centro Paula Souza |
author |
Figueiroa, Sueli Aparecida Tezoto |
author_facet |
Figueiroa, Sueli Aparecida Tezoto |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Flaviana dos Santos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiroa, Sueli Aparecida Tezoto |
contributor_str_mv |
Silva, Flaviana dos Santos |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Formação de professores Formação continuada em educação a distância Ambiente virtual de aprendizagem Training Continuing education Distance education Virtual Learning Environment |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Formação continuada em educação a distância Ambiente virtual de aprendizagem |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Training Continuing education Distance education Virtual Learning Environment |
description |
This study aimed to identify the contribution of distance education in teacher training continued in the Paula Souza Centre. From theoretical referential justifying the development of in-service training of teachers, the first course held in virtual learning environment, offered as continuing training for teachers of basic education and professional Paula Souza Centre was used as the search field. The methodology used was searching-participant and through links established between participants, established an environment of interaction, discussion and collaboration on the construction of collective knowledge. Qualitative and quantitative data were obtained from participant observation, testimonials and structured interview. The results indicate for the contribution that the distance education programme can offer inservice training of teachers, with indicators so the use of virtual learning environment in the continuing education in Paula Souza Centre |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-02-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-05T19:50:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-05T19:50:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Figueiroa, Sueli Aparecida Tezoto. Contribuição da educação a distância na formação continuada de professores no Centro Paula Souza. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Formação de Orientadores da Aprendizagem em EaD) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35695 |
identifier_str_mv |
Figueiroa, Sueli Aparecida Tezoto. Contribuição da educação a distância na formação continuada de professores no Centro Paula Souza. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Formação de Orientadores da Aprendizagem em EaD) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35695 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Formação de Orientadores da Aprendizagem em EaD |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35695/1/SUELI%20APARECIDA%20TEZOTO%20FIGUEIROA.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35695/2/SUELI%20APARECIDA%20TEZOTO%20FIGUEIROA.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35695/3/SUELI%20APARECIDA%20TEZOTO%20FIGUEIROA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
80721f45f61155ac12f527a0ecf1c2ae 64335bba43c0fd9e71dba56379df773b 3b9c7c55e583006e3b8b76850ee033c9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277934925512704 |