Contribuição da educação a distância na formação continuada de professores no Centro Paula Souza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiroa, Sueli Aparecida Tezoto
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35695
Resumo: This study aimed to identify the contribution of distance education in teacher training continued in the Paula Souza Centre. From theoretical referential justifying the development of in-service training of teachers, the first course held in virtual learning environment, offered as continuing training for teachers of basic education and professional Paula Souza Centre was used as the search field. The methodology used was searching-participant and through links established between participants, established an environment of interaction, discussion and collaboration on the construction of collective knowledge. Qualitative and quantitative data were obtained from participant observation, testimonials and structured interview. The results indicate for the contribution that the distance education programme can offer inservice training of teachers, with indicators so the use of virtual learning environment in the continuing education in Paula Souza Centre
id PUC_SP-1_bae2242cd0b2df9196b231e16f85314f
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/35695
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Silva, Flaviana dos SantosFigueiroa, Sueli Aparecida Tezoto2023-07-05T19:50:43Z2023-07-05T19:50:43Z2011-02-02Figueiroa, Sueli Aparecida Tezoto. Contribuição da educação a distância na formação continuada de professores no Centro Paula Souza. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Formação de Orientadores da Aprendizagem em EaD) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35695This study aimed to identify the contribution of distance education in teacher training continued in the Paula Souza Centre. From theoretical referential justifying the development of in-service training of teachers, the first course held in virtual learning environment, offered as continuing training for teachers of basic education and professional Paula Souza Centre was used as the search field. The methodology used was searching-participant and through links established between participants, established an environment of interaction, discussion and collaboration on the construction of collective knowledge. Qualitative and quantitative data were obtained from participant observation, testimonials and structured interview. The results indicate for the contribution that the distance education programme can offer inservice training of teachers, with indicators so the use of virtual learning environment in the continuing education in Paula Souza CentreEste estudo teve como objetivo identificar a contribuição da educação a distância na formação continuada de professores no Centro Paula Souza. A partir dos referenciais teóricos que justificam o desenvolvimento da formação contínua de professores, utilizou-se como campo da pesquisa o primeiro curso realizado em ambiente virtual de aprendizagem, oferecido como formação continuada aos professores de educação básica e profissional do Centro Paula Souza. A metodologia utilizada foi a pesquisa participante e por meio de vínculos estabelecidos entre os participantes, estabeleceu-se um ambiente de interação, reflexão e colaboração na construção do conhecimento coletivo. Os dados qualitativos e quantitativos foram obtidos a partir da observação participante, depoimentos e de entrevista estruturada. Os resultados sinalizam para a contribuição que a educação a distância pode oferecer ao programa de formação contínua de professores, apresentando indicadores para que a utilização de ambiente virtual de aprendizagem atenda aos objetivos da educação continuada no Centro Paula SouzaporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Formação de Orientadores da Aprendizagem em EaDPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMFormação de professoresFormação continuada em educação a distânciaAmbiente virtual de aprendizagemTrainingContinuing educationDistance educationVirtual Learning EnvironmentContribuição da educação a distância na formação continuada de professores no Centro Paula Souzainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALSUELI APARECIDA TEZOTO FIGUEIROA.pdfapplication/pdf917993https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35695/1/SUELI%20APARECIDA%20TEZOTO%20FIGUEIROA.pdf80721f45f61155ac12f527a0ecf1c2aeMD51TEXTSUELI APARECIDA TEZOTO FIGUEIROA.pdf.txtSUELI APARECIDA TEZOTO FIGUEIROA.pdf.txtExtracted texttext/plain183861https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35695/2/SUELI%20APARECIDA%20TEZOTO%20FIGUEIROA.pdf.txt64335bba43c0fd9e71dba56379df773bMD52THUMBNAILSUELI APARECIDA TEZOTO FIGUEIROA.pdf.jpgSUELI APARECIDA TEZOTO FIGUEIROA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1337https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35695/3/SUELI%20APARECIDA%20TEZOTO%20FIGUEIROA.pdf.jpg3b9c7c55e583006e3b8b76850ee033c9MD53handle/356952023-07-06 01:42:12.941oai:repositorio.pucsp.br:handle/35695Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:42:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contribuição da educação a distância na formação continuada de professores no Centro Paula Souza
title Contribuição da educação a distância na formação continuada de professores no Centro Paula Souza
spellingShingle Contribuição da educação a distância na formação continuada de professores no Centro Paula Souza
Figueiroa, Sueli Aparecida Tezoto
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Formação de professores
Formação continuada em educação a distância
Ambiente virtual de aprendizagem
Training
Continuing education
Distance education
Virtual Learning Environment
title_short Contribuição da educação a distância na formação continuada de professores no Centro Paula Souza
title_full Contribuição da educação a distância na formação continuada de professores no Centro Paula Souza
title_fullStr Contribuição da educação a distância na formação continuada de professores no Centro Paula Souza
title_full_unstemmed Contribuição da educação a distância na formação continuada de professores no Centro Paula Souza
title_sort Contribuição da educação a distância na formação continuada de professores no Centro Paula Souza
author Figueiroa, Sueli Aparecida Tezoto
author_facet Figueiroa, Sueli Aparecida Tezoto
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Flaviana dos Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiroa, Sueli Aparecida Tezoto
contributor_str_mv Silva, Flaviana dos Santos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Formação de professores
Formação continuada em educação a distância
Ambiente virtual de aprendizagem
Training
Continuing education
Distance education
Virtual Learning Environment
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Formação continuada em educação a distância
Ambiente virtual de aprendizagem
dc.subject.eng.fl_str_mv Training
Continuing education
Distance education
Virtual Learning Environment
description This study aimed to identify the contribution of distance education in teacher training continued in the Paula Souza Centre. From theoretical referential justifying the development of in-service training of teachers, the first course held in virtual learning environment, offered as continuing training for teachers of basic education and professional Paula Souza Centre was used as the search field. The methodology used was searching-participant and through links established between participants, established an environment of interaction, discussion and collaboration on the construction of collective knowledge. Qualitative and quantitative data were obtained from participant observation, testimonials and structured interview. The results indicate for the contribution that the distance education programme can offer inservice training of teachers, with indicators so the use of virtual learning environment in the continuing education in Paula Souza Centre
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-02-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T19:50:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-05T19:50:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Figueiroa, Sueli Aparecida Tezoto. Contribuição da educação a distância na formação continuada de professores no Centro Paula Souza. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Formação de Orientadores da Aprendizagem em EaD) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35695
identifier_str_mv Figueiroa, Sueli Aparecida Tezoto. Contribuição da educação a distância na formação continuada de professores no Centro Paula Souza. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Formação de Orientadores da Aprendizagem em EaD) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Formação de Orientadores da Aprendizagem em EaD
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35695/1/SUELI%20APARECIDA%20TEZOTO%20FIGUEIROA.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35695/2/SUELI%20APARECIDA%20TEZOTO%20FIGUEIROA.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35695/3/SUELI%20APARECIDA%20TEZOTO%20FIGUEIROA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 80721f45f61155ac12f527a0ecf1c2ae
64335bba43c0fd9e71dba56379df773b
3b9c7c55e583006e3b8b76850ee033c9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277934925512704