A confissão de Lúcio: o amor como alegorização do duplo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Lívia Mendonça de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14652
Resumo: Mário de Sá-Carneiro, portuguese author of the early twentieth century, published his main work, A confissão de Lúcio in 1914. Short poetic novel that is an allegory of the double in the myth of the androgynous as was conceptualized by Plato in The Symposium. Evoking the theme of the original androgyny, Mário de Sá-Carneiro intends to offer us an allegorical vision of Platonic myth of the androgynous, to say that each of us is originally double, although not split as Plato has proposed, but unaware of the other and the other part that also integrates us. Mário de Sá-Carneiro takes that thought to his narrative when he shows in Ricardo/Martha, the representation of the original androgynous of Plato, in Marta/Lúcio, as a metaphor of division; and, in Ricardo/Lúcio, the symbol of the meeting of the parts that reintegrates themselves only through erotic union. The love (Eros) appears here then, as an intermediate way of the allegorical replenishment. On these observations, in this work we have analyzed how Mário de Sá-Carneiro, in A confissão de Lúcio, deals with the concepts of love and eroticism, as allegorization of original union of love, the platonic love (Eros), through the three metaphors of primordial androgyny: Ricardo/Martha, Lúcio/Marta and, consequently, Ricardo/Lúcio
id PUC_SP-1_be103550b98e885401e8185fb0d0cc45
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/14652
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Segolin, Fernandohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4460061J6Oliveira, Lívia Mendonça de2016-04-28T19:58:37Z2010-10-222010-10-13Oliveira, Lívia Mendonça de. A confissão de Lúcio: o amor como alegorização do duplo. 2010. 79 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14652Mário de Sá-Carneiro, portuguese author of the early twentieth century, published his main work, A confissão de Lúcio in 1914. Short poetic novel that is an allegory of the double in the myth of the androgynous as was conceptualized by Plato in The Symposium. Evoking the theme of the original androgyny, Mário de Sá-Carneiro intends to offer us an allegorical vision of Platonic myth of the androgynous, to say that each of us is originally double, although not split as Plato has proposed, but unaware of the other and the other part that also integrates us. Mário de Sá-Carneiro takes that thought to his narrative when he shows in Ricardo/Martha, the representation of the original androgynous of Plato, in Marta/Lúcio, as a metaphor of division; and, in Ricardo/Lúcio, the symbol of the meeting of the parts that reintegrates themselves only through erotic union. The love (Eros) appears here then, as an intermediate way of the allegorical replenishment. On these observations, in this work we have analyzed how Mário de Sá-Carneiro, in A confissão de Lúcio, deals with the concepts of love and eroticism, as allegorization of original union of love, the platonic love (Eros), through the three metaphors of primordial androgyny: Ricardo/Martha, Lúcio/Marta and, consequently, Ricardo/LúcioMário de Sá-Carneiro, autor português do início do século XX, publicou sua obra principal, A confissão de Lúcio em 1914. Novela poética que é uma alegoria do duplo no mito do andrógino tal como foi conceituado por Platão em O Banquete. Ao evocar o tema da androginia original, Mário de Sá-Carneiro busca oferecer-nos uma visão alegórica do mito platônico do Andrógino, para dizer que cada um de nós é originalmente duplo, embora não cindidos como Platão propõe, mas inconscientes do outro e da outra parte que também nos integra. Mário de Sá-Carneiro leva tal pensamento a sua narrativa ao figurar, em Ricardo/Marta, a representação do andrógino original de Platão, em Marta/Lúcio, como metáfora da cisão; e, em Ricardo/Lúcio, o símbolo do encontro das partes que só se reintegram por meio do união erótica. O amor (Eros) aparece aqui então como meio, intermediário dessa recomposição alegórica. Diante dessas observações, analisamos neste trabalho o modo como Mário de Sá-Carneiro, em A confissão de Lúcio, trata os conceitos de amor e erotismo, como alegorização da união amorosa original, do amor (Eros) platônico, por meio das três metáforas da androginia primordial: Ricardo/Marta, Lúcio/Marta e, consequentemente, Ricardo/Lúcioapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30815/Livia%20Mendonca%20de%20Oliveira.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica LiteráriaPUC-SPBRLiteraturaDuplo na literaturaAlegoriaAmorSa-Carneiro, Mario de -- 1890-1916 -- A confissao de Lucio -- Critica e interpretacao --Double in the literatureAllegoryLoveCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADAA confissão de Lúcio: o amor como alegorização do duploinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTLivia Mendonca de Oliveira.pdf.txtLivia Mendonca de Oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain169569https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14652/3/Livia%20Mendonca%20de%20Oliveira.pdf.txt41918b743d27d286211ab7c2827a5cadMD53ORIGINALLivia Mendonca de Oliveira.pdfapplication/pdf555405https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14652/1/Livia%20Mendonca%20de%20Oliveira.pdfc389b43ce23c02d36ac5f82020a7f299MD51THUMBNAILLivia Mendonca de Oliveira.pdf.jpgLivia Mendonca de Oliveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2839https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14652/2/Livia%20Mendonca%20de%20Oliveira.pdf.jpg8a961e94172607c48f47555a9d2f1990MD52handle/146522022-04-28 11:37:17.119oai:repositorio.pucsp.br:handle/14652Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T14:37:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv A confissão de Lúcio: o amor como alegorização do duplo
title A confissão de Lúcio: o amor como alegorização do duplo
spellingShingle A confissão de Lúcio: o amor como alegorização do duplo
Oliveira, Lívia Mendonça de
Duplo na literatura
Alegoria
Amor
Sa-Carneiro, Mario de -- 1890-1916 -- A confissao de Lucio -- Critica e interpretacao --
Double in the literature
Allegory
Love
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA
title_short A confissão de Lúcio: o amor como alegorização do duplo
title_full A confissão de Lúcio: o amor como alegorização do duplo
title_fullStr A confissão de Lúcio: o amor como alegorização do duplo
title_full_unstemmed A confissão de Lúcio: o amor como alegorização do duplo
title_sort A confissão de Lúcio: o amor como alegorização do duplo
author Oliveira, Lívia Mendonça de
author_facet Oliveira, Lívia Mendonça de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Segolin, Fernando
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4460061J6
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Lívia Mendonça de
contributor_str_mv Segolin, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Duplo na literatura
Alegoria
Amor
Sa-Carneiro, Mario de -- 1890-1916 -- A confissao de Lucio -- Critica e interpretacao --
topic Duplo na literatura
Alegoria
Amor
Sa-Carneiro, Mario de -- 1890-1916 -- A confissao de Lucio -- Critica e interpretacao --
Double in the literature
Allegory
Love
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA
dc.subject.eng.fl_str_mv Double in the literature
Allegory
Love
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA
description Mário de Sá-Carneiro, portuguese author of the early twentieth century, published his main work, A confissão de Lúcio in 1914. Short poetic novel that is an allegory of the double in the myth of the androgynous as was conceptualized by Plato in The Symposium. Evoking the theme of the original androgyny, Mário de Sá-Carneiro intends to offer us an allegorical vision of Platonic myth of the androgynous, to say that each of us is originally double, although not split as Plato has proposed, but unaware of the other and the other part that also integrates us. Mário de Sá-Carneiro takes that thought to his narrative when he shows in Ricardo/Martha, the representation of the original androgynous of Plato, in Marta/Lúcio, as a metaphor of division; and, in Ricardo/Lúcio, the symbol of the meeting of the parts that reintegrates themselves only through erotic union. The love (Eros) appears here then, as an intermediate way of the allegorical replenishment. On these observations, in this work we have analyzed how Mário de Sá-Carneiro, in A confissão de Lúcio, deals with the concepts of love and eroticism, as allegorization of original union of love, the platonic love (Eros), through the three metaphors of primordial androgyny: Ricardo/Martha, Lúcio/Marta and, consequently, Ricardo/Lúcio
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-10-22
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-10-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T19:58:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Oliveira, Lívia Mendonça de. A confissão de Lúcio: o amor como alegorização do duplo. 2010. 79 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14652
identifier_str_mv Oliveira, Lívia Mendonça de. A confissão de Lúcio: o amor como alegorização do duplo. 2010. 79 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14652
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Literatura
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14652/3/Livia%20Mendonca%20de%20Oliveira.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14652/1/Livia%20Mendonca%20de%20Oliveira.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14652/2/Livia%20Mendonca%20de%20Oliveira.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 41918b743d27d286211ab7c2827a5cad
c389b43ce23c02d36ac5f82020a7f299
8a961e94172607c48f47555a9d2f1990
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796249847660544