Inglês na escola pública: uma ferramenta na formação do indivíduo crítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, André Nascimento da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33334
Resumo: Este trabalho é o resultado da pesquisa que realizei, em uma Escola da Prefeitura de Guarulhos, durante os dois semestres letivos de 2014, com seis de meus alunos de Língua e Cultura Inglesa, matriculados no Ciclo II (6º ao 9º ano do Ensino fundamental II) da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esta pesquisa deu início ao notar nesses seis indivíduos, mais aparente do que em outros alunos, certo descaso quanto ao que eu lhes propunha no início do ano e um repetitivo discurso de descrença em suas capacidades de aprender outro idioma e na eficácia das aulas de inglês na EJA. A partir dos estudos que fiz sobre alguns documentos oficiais que tratam de Ensino-Aprendizagem de Inglês na escola pública e sobre a visão de teóricos que tratam do mesmo tema, dentro de um paradigma crítico, pude direcionar meu trabalho ao campo da Pesquisa Ação, segundo esclarecimentos de Barros e Lehfeld (1986) e da Pesquisa Colaborativa / Intervencionista, de acordo com o entendimento de Liberali (2010) e realizar esta pesquisa que, de acordo com Nunan (1992), tratase de um estudo de caso. Com isso pude observar mais de perto os seis alunos participantes e conhecê-los melhor, tomando ciência de suas necessidades, suas principais deficiências e maiores potencialidades. Por meio dessas ações, também pude levantar hipóteses sobre as origens desses bloqueios em meus alunos e reconstruir minhas práticas, para que essas oferecessem a eles, dentro do contexto em que eles estão inseridos, chances reais de lidar com a Língua Inglesa, tentando transformar a visão negativa que eles tinham de nossas aulas de Inglês da EJA. Esta experiência, que em todo tempo mesclou estudo teórico, aplicação de atividades de Reading, Writing, Speaking e Listening atreladas a práticas sociais (LIBERALI 2009) e observação das reações dos alunos participantes enquanto as realizavam, também oportunizou a esses seis indivíduos chances de descobrirem suas potencialidades (ROGERS 1969), de se enxergarem usando um Inglês vivo (HOLMES s/d) e de refletirem criticamente sobre a incidência desse idioma em suas vidas hoje e sobre a real contribuição, positiva e negativa, que nossas aulas e minhas atitudes tiveram durante esse processo
id PUC_SP-1_beef5c2e82fc4a700da753a037879a0c
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/33334
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Pinto, Marcia MathiasSilva, André Nascimento da2023-07-05T19:18:20Z2023-07-05T19:18:20Z2015-02-19Silva, André Nascimento da. Inglês na escola pública: uma ferramenta na formação do indivíduo crítico. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33334Este trabalho é o resultado da pesquisa que realizei, em uma Escola da Prefeitura de Guarulhos, durante os dois semestres letivos de 2014, com seis de meus alunos de Língua e Cultura Inglesa, matriculados no Ciclo II (6º ao 9º ano do Ensino fundamental II) da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esta pesquisa deu início ao notar nesses seis indivíduos, mais aparente do que em outros alunos, certo descaso quanto ao que eu lhes propunha no início do ano e um repetitivo discurso de descrença em suas capacidades de aprender outro idioma e na eficácia das aulas de inglês na EJA. A partir dos estudos que fiz sobre alguns documentos oficiais que tratam de Ensino-Aprendizagem de Inglês na escola pública e sobre a visão de teóricos que tratam do mesmo tema, dentro de um paradigma crítico, pude direcionar meu trabalho ao campo da Pesquisa Ação, segundo esclarecimentos de Barros e Lehfeld (1986) e da Pesquisa Colaborativa / Intervencionista, de acordo com o entendimento de Liberali (2010) e realizar esta pesquisa que, de acordo com Nunan (1992), tratase de um estudo de caso. Com isso pude observar mais de perto os seis alunos participantes e conhecê-los melhor, tomando ciência de suas necessidades, suas principais deficiências e maiores potencialidades. Por meio dessas ações, também pude levantar hipóteses sobre as origens desses bloqueios em meus alunos e reconstruir minhas práticas, para que essas oferecessem a eles, dentro do contexto em que eles estão inseridos, chances reais de lidar com a Língua Inglesa, tentando transformar a visão negativa que eles tinham de nossas aulas de Inglês da EJA. Esta experiência, que em todo tempo mesclou estudo teórico, aplicação de atividades de Reading, Writing, Speaking e Listening atreladas a práticas sociais (LIBERALI 2009) e observação das reações dos alunos participantes enquanto as realizavam, também oportunizou a esses seis indivíduos chances de descobrirem suas potencialidades (ROGERS 1969), de se enxergarem usando um Inglês vivo (HOLMES s/d) e de refletirem criticamente sobre a incidência desse idioma em suas vidas hoje e sobre a real contribuição, positiva e negativa, que nossas aulas e minhas atitudes tiveram durante esse processoporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASInglês na escola pública: uma ferramenta na formação do indivíduo críticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALANDRÉ NASCIMENTO DA SILVA.pdfapplication/pdf1697783https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33334/1/ANDR%c3%89%20NASCIMENTO%20DA%20SILVA.pdf4b92d5af8d08e99da7cf417631bfb80eMD51TEXTANDRÉ NASCIMENTO DA SILVA.pdf.txtANDRÉ NASCIMENTO DA SILVA.pdf.txtExtracted texttext/plain196254https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33334/2/ANDR%c3%89%20NASCIMENTO%20DA%20SILVA.pdf.txtc0f018b2343898d865c9bd9402515632MD52THUMBNAILANDRÉ NASCIMENTO DA SILVA.pdf.jpgANDRÉ NASCIMENTO DA SILVA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1374https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33334/3/ANDR%c3%89%20NASCIMENTO%20DA%20SILVA.pdf.jpgad3ee004e877c2cdd8c603046a3170a5MD53handle/333342023-09-20 11:02:15.068oai:repositorio.pucsp.br:handle/33334Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-09-20T14:02:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inglês na escola pública: uma ferramenta na formação do indivíduo crítico
title Inglês na escola pública: uma ferramenta na formação do indivíduo crítico
spellingShingle Inglês na escola pública: uma ferramenta na formação do indivíduo crítico
Silva, André Nascimento da
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
title_short Inglês na escola pública: uma ferramenta na formação do indivíduo crítico
title_full Inglês na escola pública: uma ferramenta na formação do indivíduo crítico
title_fullStr Inglês na escola pública: uma ferramenta na formação do indivíduo crítico
title_full_unstemmed Inglês na escola pública: uma ferramenta na formação do indivíduo crítico
title_sort Inglês na escola pública: uma ferramenta na formação do indivíduo crítico
author Silva, André Nascimento da
author_facet Silva, André Nascimento da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pinto, Marcia Mathias
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, André Nascimento da
contributor_str_mv Pinto, Marcia Mathias
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
description Este trabalho é o resultado da pesquisa que realizei, em uma Escola da Prefeitura de Guarulhos, durante os dois semestres letivos de 2014, com seis de meus alunos de Língua e Cultura Inglesa, matriculados no Ciclo II (6º ao 9º ano do Ensino fundamental II) da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esta pesquisa deu início ao notar nesses seis indivíduos, mais aparente do que em outros alunos, certo descaso quanto ao que eu lhes propunha no início do ano e um repetitivo discurso de descrença em suas capacidades de aprender outro idioma e na eficácia das aulas de inglês na EJA. A partir dos estudos que fiz sobre alguns documentos oficiais que tratam de Ensino-Aprendizagem de Inglês na escola pública e sobre a visão de teóricos que tratam do mesmo tema, dentro de um paradigma crítico, pude direcionar meu trabalho ao campo da Pesquisa Ação, segundo esclarecimentos de Barros e Lehfeld (1986) e da Pesquisa Colaborativa / Intervencionista, de acordo com o entendimento de Liberali (2010) e realizar esta pesquisa que, de acordo com Nunan (1992), tratase de um estudo de caso. Com isso pude observar mais de perto os seis alunos participantes e conhecê-los melhor, tomando ciência de suas necessidades, suas principais deficiências e maiores potencialidades. Por meio dessas ações, também pude levantar hipóteses sobre as origens desses bloqueios em meus alunos e reconstruir minhas práticas, para que essas oferecessem a eles, dentro do contexto em que eles estão inseridos, chances reais de lidar com a Língua Inglesa, tentando transformar a visão negativa que eles tinham de nossas aulas de Inglês da EJA. Esta experiência, que em todo tempo mesclou estudo teórico, aplicação de atividades de Reading, Writing, Speaking e Listening atreladas a práticas sociais (LIBERALI 2009) e observação das reações dos alunos participantes enquanto as realizavam, também oportunizou a esses seis indivíduos chances de descobrirem suas potencialidades (ROGERS 1969), de se enxergarem usando um Inglês vivo (HOLMES s/d) e de refletirem criticamente sobre a incidência desse idioma em suas vidas hoje e sobre a real contribuição, positiva e negativa, que nossas aulas e minhas atitudes tiveram durante esse processo
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-02-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T19:18:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-05T19:18:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Silva, André Nascimento da. Inglês na escola pública: uma ferramenta na formação do indivíduo crítico. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33334
identifier_str_mv Silva, André Nascimento da. Inglês na escola pública: uma ferramenta na formação do indivíduo crítico. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33334/1/ANDR%c3%89%20NASCIMENTO%20DA%20SILVA.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33334/2/ANDR%c3%89%20NASCIMENTO%20DA%20SILVA.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33334/3/ANDR%c3%89%20NASCIMENTO%20DA%20SILVA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4b92d5af8d08e99da7cf417631bfb80e
c0f018b2343898d865c9bd9402515632
ad3ee004e877c2cdd8c603046a3170a5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277846521118720