O brincar no contexto de adoecimento e suas implicações na melhora das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kirsten, Juliana Passos
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18535
Resumo: O presente estudo se propõe a analisar o brincar em contexto de adoecimento e as implicações que este trabalho elaborativo propiciado pelo lúdico pode ter no prognóstico de crianças ou no enfrentamento deste contexto que muitas vezes pode ser vivido como doloroso, traumático e extremamente desconhecido e ameaçador. Este trabalho seguiu os conceitos da psicanálise e da teoria do brincar de D. W. Winnicott e consistiu na análise qualitativa de relatórios da brinquedoteca de uma casa de apoio que atende setenta e cinco crianças e adolescentes, com faixa etária de zero a dezoito anos, em tratamento hospitalar na cidade de São Paulo. A partir dos resultados, pode-se perceber que a introdução do elemento familiar da criança e constituinte de sua subjetividade, o brincar, possibilita que ela construa instrumentos que lhe são próprios para o atravessamento de um momento de crise em sua vida. O uso do ambiente lúdico se apresentou como facilitador da elaboração dos sentimentos envolvidos em um adoecimento, da autonomia, de um ser mais ativo e mais consciente daquilo que se passa com ele
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