Saúde e trabalho no coletivo de economia solidária loucos pela X: uma mudança estrutural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Luisa Brandão
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36429
Resumo: Três categorias são essenciais para esta pesquisa: trabalho, saúde e economia solidária. A partir desse pano de fundo, compreende-se que a loucura só se tornou um problema social a partir do momento em que, no âmbito do capitalismo industrial, de uma sociedade baseada no trabalho, o louco passou a ser visto como alguém sem utilidade e não produtivo nos moldes hegemônicos do trabalho. Entendendo o trabalho a partir de uma perspectiva marxista e a saúde como constituição da desigualdade e injustiça social, o objetivo do trabalho foi compreender a perspectiva de saúde e trabalho construídos no Coletivo de Economia Solidária Loucos pela X - Coletivo de Economia Solidária independente pautado nos princípios da Luta Antimanicomial que, de forma ampla, atua na confecção de adereços para figurinos de escolas de samba de São Paulo e desfila pela Escola de Samba X9 Paulistana.e as afetações nas trabalhadoras. Tal objetivo foi alcançado a partir da vivência do coletivo registrada em Diário de Campo e fotografias, tendo como inspiração a etnografia. O processo de análise das informações foi feito à luz da Psicologia Sócio-Histórica, utilizando o método hermenêutico-dialético de Minayo (1992). Ao fim da pesquisa, evidenciou-se que a Loucos Pela X é a construção de uma lacuna na lógica hegemônica do trabalho e da saúde; é o impulso que abre para reflexão; é a explicitação da contradição que tentam empurrar para debaixo do tapete. O coletivo proporciona que o sujeito resgate sua potência criativa e vivencie o trabalho na sua categoria mais intrínseca de atividade sobre o mundo e reconhecimento de si. Em relação à saúde, a Loucos Pela X subverte e ultrapassa a lógica sanitarista, que circunscreve o sujeito somente nos ambientes da área da saúde, ao apostar que o afeto guia nossas vidas
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