La pronunciación de los fonemas /x/ y /r/: el uso del praat como un potencializador del aprendizaje

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andres, Santiago Jordan Minetti
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29389
Resumo: O objetivo deste trabalho é discutir o papel do PRAAT – uma ferramenta utilizada pela Ciência da Fala – para potencializar a aprendizagem e a pronúncia em língua espanhola. Para isso, se fará uso dessa ferramenta em conjunto com os estudos de MOTOHASHI-SAIGO (2009), pensando no contexto de estudantes particulares de ELE com idades entre 25 y 40 anos, com dificuldades na pronúncia e distinção dos fonemas /x/ e /r/. Além disso, são usados os estudos em Fonética e Fonologia, de acordo com D’INTRONO (1995), para mostrar quais são as diferenças entre tais fonemas em língua portuguesa e espanhola, a isso se acrescenta o entendimento do papel da pronúncia segundo LLISRERRI (2003) e CANTERO (2003). Foram feitas gravações espontâneas e de leitura dos alunos com palavras, frases e textos com os fonemas /x/ e /r/ para fazer o contraste com a produção de um falante nativo e, logo após mostrar as produções no PRAAT, se investigou a possível melhora em suas pronúncias.
id PUC_SP-1_c35afc6c3470a8de9598b4fb49b6c270
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/29389
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Allegro, Fernanda Rangel PestanaAndres, Santiago Jordan Minetti2022-10-25T21:01:11Z2022-10-25T21:01:11Z2014-03-31Andres, Santiago Jordan Minetti. La pronunciación de los fonemas /x/ y /r/: el uso del praat como un potencializador del aprendizaje. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em O Ensino de Espanhol para Brasileiros) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29389O objetivo deste trabalho é discutir o papel do PRAAT – uma ferramenta utilizada pela Ciência da Fala – para potencializar a aprendizagem e a pronúncia em língua espanhola. Para isso, se fará uso dessa ferramenta em conjunto com os estudos de MOTOHASHI-SAIGO (2009), pensando no contexto de estudantes particulares de ELE com idades entre 25 y 40 anos, com dificuldades na pronúncia e distinção dos fonemas /x/ e /r/. Além disso, são usados os estudos em Fonética e Fonologia, de acordo com D’INTRONO (1995), para mostrar quais são as diferenças entre tais fonemas em língua portuguesa e espanhola, a isso se acrescenta o entendimento do papel da pronúncia segundo LLISRERRI (2003) e CANTERO (2003). Foram feitas gravações espontâneas e de leitura dos alunos com palavras, frases e textos com os fonemas /x/ e /r/ para fazer o contraste com a produção de um falante nativo e, logo após mostrar as produções no PRAAT, se investigou a possível melhora em suas pronúncias.El objetivo de este trabajo es discutir el rol del PRAAT – una herramienta utilizada en las Ciencias del Habla – para potencializar el aprendizaje y la pronunciación en lengua española. Para tanto se hará el uso de esa herramienta en conjunto con los estudios de MOTOHASHI-SAIGO (2009), pensando en el contexto de estudiantes particulares de ELE con edades entre 25 y 40 años, con dificultades en la pronunciación y distinción de los fonemas /x/ y /r/. Además se usa de los estudios en Fonética y Fonología, según D’INTRONO (1995), para mostrar cuáles son las diferencias entre dichos fonemas en lengua portuguesa y española, y a eso se soma el entendimiento del rol de la pronunciación basado en LLISRERRI (2003) y CANTERO (2003). Fueron hechas grabaciones espontaneas y de lectura de los alumnos con palabras, frases y textos con los fonemas /x/ y /r/ para hacer el contraste con la producción de un hablante nativo e, tras enseñarles las producciones en PRAAT, se investigó la posible mejora en sus pronunciaciones.porPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em O Ensino de Espanhol para BrasileirosPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASPRAATWaveformsPronúnciaDificuldadesFonéticaPRAATWaveformsPronunciaciónDificultadesFonéticaLa pronunciación de los fonemas /x/ y /r/: el uso del praat como un potencializador del aprendizajeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALSANTIAGO JORDAN MINETTI ANDRES.pdfapplication/pdf3982926https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29389/1/SANTIAGO%20JORDAN%20MINETTI%20ANDRES.pdf61a4a684b074fdbb541d395cabaabe12MD51TEXTSANTIAGO JORDAN MINETTI ANDRES.pdf.txtSANTIAGO JORDAN MINETTI ANDRES.pdf.txtExtracted texttext/plain87850https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29389/2/SANTIAGO%20JORDAN%20MINETTI%20ANDRES.pdf.txte11be2364297f772c19d92aad1ab6e4dMD52THUMBNAILSANTIAGO JORDAN MINETTI ANDRES.pdf.jpgSANTIAGO JORDAN MINETTI ANDRES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1177https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29389/3/SANTIAGO%20JORDAN%20MINETTI%20ANDRES.pdf.jpg10f7dd6ba3f99ec84f6494433da0e6fcMD53handle/293892023-03-02 10:56:36.28oai:repositorio.pucsp.br:handle/29389Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-03-02T13:56:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.es.fl_str_mv La pronunciación de los fonemas /x/ y /r/: el uso del praat como un potencializador del aprendizaje
title La pronunciación de los fonemas /x/ y /r/: el uso del praat como un potencializador del aprendizaje
spellingShingle La pronunciación de los fonemas /x/ y /r/: el uso del praat como un potencializador del aprendizaje
Andres, Santiago Jordan Minetti
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
PRAAT
Waveforms
Pronúncia
Dificuldades
Fonética
PRAAT
Waveforms
Pronunciación
Dificultades
Fonética
title_short La pronunciación de los fonemas /x/ y /r/: el uso del praat como un potencializador del aprendizaje
title_full La pronunciación de los fonemas /x/ y /r/: el uso del praat como un potencializador del aprendizaje
title_fullStr La pronunciación de los fonemas /x/ y /r/: el uso del praat como un potencializador del aprendizaje
title_full_unstemmed La pronunciación de los fonemas /x/ y /r/: el uso del praat como un potencializador del aprendizaje
title_sort La pronunciación de los fonemas /x/ y /r/: el uso del praat como un potencializador del aprendizaje
author Andres, Santiago Jordan Minetti
author_facet Andres, Santiago Jordan Minetti
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Allegro, Fernanda Rangel Pestana
dc.contributor.author.fl_str_mv Andres, Santiago Jordan Minetti
contributor_str_mv Allegro, Fernanda Rangel Pestana
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
PRAAT
Waveforms
Pronúncia
Dificuldades
Fonética
PRAAT
Waveforms
Pronunciación
Dificultades
Fonética
dc.subject.por.fl_str_mv PRAAT
Waveforms
Pronúncia
Dificuldades
Fonética
dc.subject.spa.fl_str_mv PRAAT
Waveforms
Pronunciación
Dificultades
Fonética
description O objetivo deste trabalho é discutir o papel do PRAAT – uma ferramenta utilizada pela Ciência da Fala – para potencializar a aprendizagem e a pronúncia em língua espanhola. Para isso, se fará uso dessa ferramenta em conjunto com os estudos de MOTOHASHI-SAIGO (2009), pensando no contexto de estudantes particulares de ELE com idades entre 25 y 40 anos, com dificuldades na pronúncia e distinção dos fonemas /x/ e /r/. Além disso, são usados os estudos em Fonética e Fonologia, de acordo com D’INTRONO (1995), para mostrar quais são as diferenças entre tais fonemas em língua portuguesa e espanhola, a isso se acrescenta o entendimento do papel da pronúncia segundo LLISRERRI (2003) e CANTERO (2003). Foram feitas gravações espontâneas e de leitura dos alunos com palavras, frases e textos com os fonemas /x/ e /r/ para fazer o contraste com a produção de um falante nativo e, logo após mostrar as produções no PRAAT, se investigou a possível melhora em suas pronúncias.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-03-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-25T21:01:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-25T21:01:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Andres, Santiago Jordan Minetti. La pronunciación de los fonemas /x/ y /r/: el uso del praat como un potencializador del aprendizaje. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em O Ensino de Espanhol para Brasileiros) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29389
identifier_str_mv Andres, Santiago Jordan Minetti. La pronunciación de los fonemas /x/ y /r/: el uso del praat como un potencializador del aprendizaje. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em O Ensino de Espanhol para Brasileiros) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em O Ensino de Espanhol para Brasileiros
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29389/1/SANTIAGO%20JORDAN%20MINETTI%20ANDRES.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29389/2/SANTIAGO%20JORDAN%20MINETTI%20ANDRES.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29389/3/SANTIAGO%20JORDAN%20MINETTI%20ANDRES.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 61a4a684b074fdbb541d395cabaabe12
e11be2364297f772c19d92aad1ab6e4d
10f7dd6ba3f99ec84f6494433da0e6fc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796025846661120