La pronunciación de los fonemas /x/ y /r/: el uso del praat como un potencializador del aprendizaje
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29389 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é discutir o papel do PRAAT – uma ferramenta utilizada pela Ciência da Fala – para potencializar a aprendizagem e a pronúncia em língua espanhola. Para isso, se fará uso dessa ferramenta em conjunto com os estudos de MOTOHASHI-SAIGO (2009), pensando no contexto de estudantes particulares de ELE com idades entre 25 y 40 anos, com dificuldades na pronúncia e distinção dos fonemas /x/ e /r/. Além disso, são usados os estudos em Fonética e Fonologia, de acordo com D’INTRONO (1995), para mostrar quais são as diferenças entre tais fonemas em língua portuguesa e espanhola, a isso se acrescenta o entendimento do papel da pronúncia segundo LLISRERRI (2003) e CANTERO (2003). Foram feitas gravações espontâneas e de leitura dos alunos com palavras, frases e textos com os fonemas /x/ e /r/ para fazer o contraste com a produção de um falante nativo e, logo após mostrar as produções no PRAAT, se investigou a possível melhora em suas pronúncias. |
id |
PUC_SP-1_c35afc6c3470a8de9598b4fb49b6c270 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/29389 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Allegro, Fernanda Rangel PestanaAndres, Santiago Jordan Minetti2022-10-25T21:01:11Z2022-10-25T21:01:11Z2014-03-31Andres, Santiago Jordan Minetti. La pronunciación de los fonemas /x/ y /r/: el uso del praat como un potencializador del aprendizaje. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em O Ensino de Espanhol para Brasileiros) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29389O objetivo deste trabalho é discutir o papel do PRAAT – uma ferramenta utilizada pela Ciência da Fala – para potencializar a aprendizagem e a pronúncia em língua espanhola. Para isso, se fará uso dessa ferramenta em conjunto com os estudos de MOTOHASHI-SAIGO (2009), pensando no contexto de estudantes particulares de ELE com idades entre 25 y 40 anos, com dificuldades na pronúncia e distinção dos fonemas /x/ e /r/. Além disso, são usados os estudos em Fonética e Fonologia, de acordo com D’INTRONO (1995), para mostrar quais são as diferenças entre tais fonemas em língua portuguesa e espanhola, a isso se acrescenta o entendimento do papel da pronúncia segundo LLISRERRI (2003) e CANTERO (2003). Foram feitas gravações espontâneas e de leitura dos alunos com palavras, frases e textos com os fonemas /x/ e /r/ para fazer o contraste com a produção de um falante nativo e, logo após mostrar as produções no PRAAT, se investigou a possível melhora em suas pronúncias.El objetivo de este trabajo es discutir el rol del PRAAT – una herramienta utilizada en las Ciencias del Habla – para potencializar el aprendizaje y la pronunciación en lengua española. Para tanto se hará el uso de esa herramienta en conjunto con los estudios de MOTOHASHI-SAIGO (2009), pensando en el contexto de estudiantes particulares de ELE con edades entre 25 y 40 años, con dificultades en la pronunciación y distinción de los fonemas /x/ y /r/. Además se usa de los estudios en Fonética y Fonología, según D’INTRONO (1995), para mostrar cuáles son las diferencias entre dichos fonemas en lengua portuguesa y española, y a eso se soma el entendimiento del rol de la pronunciación basado en LLISRERRI (2003) y CANTERO (2003). Fueron hechas grabaciones espontaneas y de lectura de los alumnos con palabras, frases y textos con los fonemas /x/ y /r/ para hacer el contraste con la producción de un hablante nativo e, tras enseñarles las producciones en PRAAT, se investigó la posible mejora en sus pronunciaciones.porPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em O Ensino de Espanhol para BrasileirosPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASPRAATWaveformsPronúnciaDificuldadesFonéticaPRAATWaveformsPronunciaciónDificultadesFonéticaLa pronunciación de los fonemas /x/ y /r/: el uso del praat como un potencializador del aprendizajeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALSANTIAGO JORDAN MINETTI ANDRES.pdfapplication/pdf3982926https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29389/1/SANTIAGO%20JORDAN%20MINETTI%20ANDRES.pdf61a4a684b074fdbb541d395cabaabe12MD51TEXTSANTIAGO JORDAN MINETTI ANDRES.pdf.txtSANTIAGO JORDAN MINETTI ANDRES.pdf.txtExtracted texttext/plain87850https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29389/2/SANTIAGO%20JORDAN%20MINETTI%20ANDRES.pdf.txte11be2364297f772c19d92aad1ab6e4dMD52THUMBNAILSANTIAGO JORDAN MINETTI ANDRES.pdf.jpgSANTIAGO JORDAN MINETTI ANDRES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1177https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29389/3/SANTIAGO%20JORDAN%20MINETTI%20ANDRES.pdf.jpg10f7dd6ba3f99ec84f6494433da0e6fcMD53handle/293892023-03-02 10:56:36.28oai:repositorio.pucsp.br:handle/29389Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-03-02T13:56:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.es.fl_str_mv |
La pronunciación de los fonemas /x/ y /r/: el uso del praat como un potencializador del aprendizaje |
title |
La pronunciación de los fonemas /x/ y /r/: el uso del praat como un potencializador del aprendizaje |
spellingShingle |
La pronunciación de los fonemas /x/ y /r/: el uso del praat como un potencializador del aprendizaje Andres, Santiago Jordan Minetti CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS PRAAT Waveforms Pronúncia Dificuldades Fonética PRAAT Waveforms Pronunciación Dificultades Fonética |
title_short |
La pronunciación de los fonemas /x/ y /r/: el uso del praat como un potencializador del aprendizaje |
title_full |
La pronunciación de los fonemas /x/ y /r/: el uso del praat como un potencializador del aprendizaje |
title_fullStr |
La pronunciación de los fonemas /x/ y /r/: el uso del praat como un potencializador del aprendizaje |
title_full_unstemmed |
La pronunciación de los fonemas /x/ y /r/: el uso del praat como un potencializador del aprendizaje |
title_sort |
La pronunciación de los fonemas /x/ y /r/: el uso del praat como un potencializador del aprendizaje |
author |
Andres, Santiago Jordan Minetti |
author_facet |
Andres, Santiago Jordan Minetti |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Allegro, Fernanda Rangel Pestana |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andres, Santiago Jordan Minetti |
contributor_str_mv |
Allegro, Fernanda Rangel Pestana |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS PRAAT Waveforms Pronúncia Dificuldades Fonética PRAAT Waveforms Pronunciación Dificultades Fonética |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PRAAT Waveforms Pronúncia Dificuldades Fonética |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
PRAAT Waveforms Pronunciación Dificultades Fonética |
description |
O objetivo deste trabalho é discutir o papel do PRAAT – uma ferramenta utilizada pela Ciência da Fala – para potencializar a aprendizagem e a pronúncia em língua espanhola. Para isso, se fará uso dessa ferramenta em conjunto com os estudos de MOTOHASHI-SAIGO (2009), pensando no contexto de estudantes particulares de ELE com idades entre 25 y 40 anos, com dificuldades na pronúncia e distinção dos fonemas /x/ e /r/. Além disso, são usados os estudos em Fonética e Fonologia, de acordo com D’INTRONO (1995), para mostrar quais são as diferenças entre tais fonemas em língua portuguesa e espanhola, a isso se acrescenta o entendimento do papel da pronúncia segundo LLISRERRI (2003) e CANTERO (2003). Foram feitas gravações espontâneas e de leitura dos alunos com palavras, frases e textos com os fonemas /x/ e /r/ para fazer o contraste com a produção de um falante nativo e, logo após mostrar as produções no PRAAT, se investigou a possível melhora em suas pronúncias. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-03-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-25T21:01:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-25T21:01:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Andres, Santiago Jordan Minetti. La pronunciación de los fonemas /x/ y /r/: el uso del praat como un potencializador del aprendizaje. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em O Ensino de Espanhol para Brasileiros) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29389 |
identifier_str_mv |
Andres, Santiago Jordan Minetti. La pronunciación de los fonemas /x/ y /r/: el uso del praat como un potencializador del aprendizaje. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em O Ensino de Espanhol para Brasileiros) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29389 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em O Ensino de Espanhol para Brasileiros |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29389/1/SANTIAGO%20JORDAN%20MINETTI%20ANDRES.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29389/2/SANTIAGO%20JORDAN%20MINETTI%20ANDRES.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29389/3/SANTIAGO%20JORDAN%20MINETTI%20ANDRES.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
61a4a684b074fdbb541d395cabaabe12 e11be2364297f772c19d92aad1ab6e4d 10f7dd6ba3f99ec84f6494433da0e6fc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277810799280128 |