Análise da abordagem do princípio multiplicativo nos livros didáticos do 3º ano do Ensino Fundamental tendo em vista a TAD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sartori, Margarete Aparecida de Lima Sartori
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29484
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar três coleções de livros didáticos de Matemática aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2013), para os cinco anos iniciais do Ensino Fundamental I, no que diz respeito ao bloco de conteúdos Números e operações. O foco dessa análise foi verificar se a organização didática e matemática relativa a esse conteúdo nessas coleções favorecem o desenvolvimento do raciocínio multiplicativo. Os referenciais teóricos utilizados foram a Teoria Antropológica do Didático (TAD) de Chevallard e a Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud, em que buscamos reconhecer nos onze grupos de atividades do bloco Números e Operações, mais especificamente no raciocínio multiplicativo, o tipo de tarefa, as técnicas que levam à sua resolução e o discurso teórico-tecnológico que justifica essas técnicas, no qual foi possível concluir que a organização matemática das três obras analisadas pode favorecer no desenvolvimento do raciocínio multiplicativo
id PUC_SP-1_c4366094bdcbc3ae109c4db2de58e58e
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/29484
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Rossini, RenataSartori, Margarete Aparecida de Lima Sartori2022-10-25T21:01:46Z2022-10-25T21:01:46Z2014-10-31Sartori, Margarete Aparecida de Lima Sartori. Análise da abordagem do princípio multiplicativo nos livros didáticos do 3º ano do Ensino Fundamental tendo em vista a TAD. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29484Este trabalho teve como objetivo analisar três coleções de livros didáticos de Matemática aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2013), para os cinco anos iniciais do Ensino Fundamental I, no que diz respeito ao bloco de conteúdos Números e operações. O foco dessa análise foi verificar se a organização didática e matemática relativa a esse conteúdo nessas coleções favorecem o desenvolvimento do raciocínio multiplicativo. Os referenciais teóricos utilizados foram a Teoria Antropológica do Didático (TAD) de Chevallard e a Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud, em que buscamos reconhecer nos onze grupos de atividades do bloco Números e Operações, mais especificamente no raciocínio multiplicativo, o tipo de tarefa, as técnicas que levam à sua resolução e o discurso teórico-tecnológico que justifica essas técnicas, no qual foi possível concluir que a organização matemática das três obras analisadas pode favorecer no desenvolvimento do raciocínio multiplicativoporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e MetodológicosPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICALivro didáticoRaciocínio multiplicativoTeoria antropológica do didáticoAnálise da abordagem do princípio multiplicativo nos livros didáticos do 3º ano do Ensino Fundamental tendo em vista a TADinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMARGARETE APARECIDA DE LIMA SARTORI.pdfapplication/pdf9785513https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29484/1/MARGARETE%20APARECIDA%20DE%20LIMA%20SARTORI.pdfd58493a9d8c2ca3cfc6fe040f7a894b3MD51TEXTMARGARETE APARECIDA DE LIMA SARTORI.pdf.txtMARGARETE APARECIDA DE LIMA SARTORI.pdf.txtExtracted texttext/plain160492https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29484/2/MARGARETE%20APARECIDA%20DE%20LIMA%20SARTORI.pdf.txtd07b98b903a2aea5ea412f8ac243ed23MD52THUMBNAILMARGARETE APARECIDA DE LIMA SARTORI.pdf.jpgMARGARETE APARECIDA DE LIMA SARTORI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1308https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29484/3/MARGARETE%20APARECIDA%20DE%20LIMA%20SARTORI.pdf.jpg1d95387c2f5d7bc5560512a3dd0e662fMD53handle/294842022-10-26 01:04:35.207oai:repositorio.pucsp.br:handle/29484Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-26T04:04:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise da abordagem do princípio multiplicativo nos livros didáticos do 3º ano do Ensino Fundamental tendo em vista a TAD
title Análise da abordagem do princípio multiplicativo nos livros didáticos do 3º ano do Ensino Fundamental tendo em vista a TAD
spellingShingle Análise da abordagem do princípio multiplicativo nos livros didáticos do 3º ano do Ensino Fundamental tendo em vista a TAD
Sartori, Margarete Aparecida de Lima Sartori
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Livro didático
Raciocínio multiplicativo
Teoria antropológica do didático
title_short Análise da abordagem do princípio multiplicativo nos livros didáticos do 3º ano do Ensino Fundamental tendo em vista a TAD
title_full Análise da abordagem do princípio multiplicativo nos livros didáticos do 3º ano do Ensino Fundamental tendo em vista a TAD
title_fullStr Análise da abordagem do princípio multiplicativo nos livros didáticos do 3º ano do Ensino Fundamental tendo em vista a TAD
title_full_unstemmed Análise da abordagem do princípio multiplicativo nos livros didáticos do 3º ano do Ensino Fundamental tendo em vista a TAD
title_sort Análise da abordagem do princípio multiplicativo nos livros didáticos do 3º ano do Ensino Fundamental tendo em vista a TAD
author Sartori, Margarete Aparecida de Lima Sartori
author_facet Sartori, Margarete Aparecida de Lima Sartori
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rossini, Renata
dc.contributor.author.fl_str_mv Sartori, Margarete Aparecida de Lima Sartori
contributor_str_mv Rossini, Renata
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Livro didático
Raciocínio multiplicativo
Teoria antropológica do didático
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
Raciocínio multiplicativo
Teoria antropológica do didático
description Este trabalho teve como objetivo analisar três coleções de livros didáticos de Matemática aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2013), para os cinco anos iniciais do Ensino Fundamental I, no que diz respeito ao bloco de conteúdos Números e operações. O foco dessa análise foi verificar se a organização didática e matemática relativa a esse conteúdo nessas coleções favorecem o desenvolvimento do raciocínio multiplicativo. Os referenciais teóricos utilizados foram a Teoria Antropológica do Didático (TAD) de Chevallard e a Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud, em que buscamos reconhecer nos onze grupos de atividades do bloco Números e Operações, mais especificamente no raciocínio multiplicativo, o tipo de tarefa, as técnicas que levam à sua resolução e o discurso teórico-tecnológico que justifica essas técnicas, no qual foi possível concluir que a organização matemática das três obras analisadas pode favorecer no desenvolvimento do raciocínio multiplicativo
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-10-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-25T21:01:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-25T21:01:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Sartori, Margarete Aparecida de Lima Sartori. Análise da abordagem do princípio multiplicativo nos livros didáticos do 3º ano do Ensino Fundamental tendo em vista a TAD. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29484
identifier_str_mv Sartori, Margarete Aparecida de Lima Sartori. Análise da abordagem do princípio multiplicativo nos livros didáticos do 3º ano do Ensino Fundamental tendo em vista a TAD. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29484
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29484/1/MARGARETE%20APARECIDA%20DE%20LIMA%20SARTORI.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29484/2/MARGARETE%20APARECIDA%20DE%20LIMA%20SARTORI.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29484/3/MARGARETE%20APARECIDA%20DE%20LIMA%20SARTORI.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d58493a9d8c2ca3cfc6fe040f7a894b3
d07b98b903a2aea5ea412f8ac243ed23
1d95387c2f5d7bc5560512a3dd0e662f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796165900763136