Análise da abordagem do princípio multiplicativo nos livros didáticos do 3º ano do Ensino Fundamental tendo em vista a TAD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29484 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo analisar três coleções de livros didáticos de Matemática aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2013), para os cinco anos iniciais do Ensino Fundamental I, no que diz respeito ao bloco de conteúdos Números e operações. O foco dessa análise foi verificar se a organização didática e matemática relativa a esse conteúdo nessas coleções favorecem o desenvolvimento do raciocínio multiplicativo. Os referenciais teóricos utilizados foram a Teoria Antropológica do Didático (TAD) de Chevallard e a Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud, em que buscamos reconhecer nos onze grupos de atividades do bloco Números e Operações, mais especificamente no raciocínio multiplicativo, o tipo de tarefa, as técnicas que levam à sua resolução e o discurso teórico-tecnológico que justifica essas técnicas, no qual foi possível concluir que a organização matemática das três obras analisadas pode favorecer no desenvolvimento do raciocínio multiplicativo |
id |
PUC_SP-1_c4366094bdcbc3ae109c4db2de58e58e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/29484 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Rossini, RenataSartori, Margarete Aparecida de Lima Sartori2022-10-25T21:01:46Z2022-10-25T21:01:46Z2014-10-31Sartori, Margarete Aparecida de Lima Sartori. Análise da abordagem do princípio multiplicativo nos livros didáticos do 3º ano do Ensino Fundamental tendo em vista a TAD. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29484Este trabalho teve como objetivo analisar três coleções de livros didáticos de Matemática aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2013), para os cinco anos iniciais do Ensino Fundamental I, no que diz respeito ao bloco de conteúdos Números e operações. O foco dessa análise foi verificar se a organização didática e matemática relativa a esse conteúdo nessas coleções favorecem o desenvolvimento do raciocínio multiplicativo. Os referenciais teóricos utilizados foram a Teoria Antropológica do Didático (TAD) de Chevallard e a Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud, em que buscamos reconhecer nos onze grupos de atividades do bloco Números e Operações, mais especificamente no raciocínio multiplicativo, o tipo de tarefa, as técnicas que levam à sua resolução e o discurso teórico-tecnológico que justifica essas técnicas, no qual foi possível concluir que a organização matemática das três obras analisadas pode favorecer no desenvolvimento do raciocínio multiplicativoporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e MetodológicosPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICALivro didáticoRaciocínio multiplicativoTeoria antropológica do didáticoAnálise da abordagem do princípio multiplicativo nos livros didáticos do 3º ano do Ensino Fundamental tendo em vista a TADinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMARGARETE APARECIDA DE LIMA SARTORI.pdfapplication/pdf9785513https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29484/1/MARGARETE%20APARECIDA%20DE%20LIMA%20SARTORI.pdfd58493a9d8c2ca3cfc6fe040f7a894b3MD51TEXTMARGARETE APARECIDA DE LIMA SARTORI.pdf.txtMARGARETE APARECIDA DE LIMA SARTORI.pdf.txtExtracted texttext/plain160492https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29484/2/MARGARETE%20APARECIDA%20DE%20LIMA%20SARTORI.pdf.txtd07b98b903a2aea5ea412f8ac243ed23MD52THUMBNAILMARGARETE APARECIDA DE LIMA SARTORI.pdf.jpgMARGARETE APARECIDA DE LIMA SARTORI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1308https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29484/3/MARGARETE%20APARECIDA%20DE%20LIMA%20SARTORI.pdf.jpg1d95387c2f5d7bc5560512a3dd0e662fMD53handle/294842022-10-26 01:04:35.207oai:repositorio.pucsp.br:handle/29484Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-26T04:04:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise da abordagem do princípio multiplicativo nos livros didáticos do 3º ano do Ensino Fundamental tendo em vista a TAD |
title |
Análise da abordagem do princípio multiplicativo nos livros didáticos do 3º ano do Ensino Fundamental tendo em vista a TAD |
spellingShingle |
Análise da abordagem do princípio multiplicativo nos livros didáticos do 3º ano do Ensino Fundamental tendo em vista a TAD Sartori, Margarete Aparecida de Lima Sartori CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Livro didático Raciocínio multiplicativo Teoria antropológica do didático |
title_short |
Análise da abordagem do princípio multiplicativo nos livros didáticos do 3º ano do Ensino Fundamental tendo em vista a TAD |
title_full |
Análise da abordagem do princípio multiplicativo nos livros didáticos do 3º ano do Ensino Fundamental tendo em vista a TAD |
title_fullStr |
Análise da abordagem do princípio multiplicativo nos livros didáticos do 3º ano do Ensino Fundamental tendo em vista a TAD |
title_full_unstemmed |
Análise da abordagem do princípio multiplicativo nos livros didáticos do 3º ano do Ensino Fundamental tendo em vista a TAD |
title_sort |
Análise da abordagem do princípio multiplicativo nos livros didáticos do 3º ano do Ensino Fundamental tendo em vista a TAD |
author |
Sartori, Margarete Aparecida de Lima Sartori |
author_facet |
Sartori, Margarete Aparecida de Lima Sartori |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rossini, Renata |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sartori, Margarete Aparecida de Lima Sartori |
contributor_str_mv |
Rossini, Renata |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Livro didático Raciocínio multiplicativo Teoria antropológica do didático |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro didático Raciocínio multiplicativo Teoria antropológica do didático |
description |
Este trabalho teve como objetivo analisar três coleções de livros didáticos de Matemática aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2013), para os cinco anos iniciais do Ensino Fundamental I, no que diz respeito ao bloco de conteúdos Números e operações. O foco dessa análise foi verificar se a organização didática e matemática relativa a esse conteúdo nessas coleções favorecem o desenvolvimento do raciocínio multiplicativo. Os referenciais teóricos utilizados foram a Teoria Antropológica do Didático (TAD) de Chevallard e a Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud, em que buscamos reconhecer nos onze grupos de atividades do bloco Números e Operações, mais especificamente no raciocínio multiplicativo, o tipo de tarefa, as técnicas que levam à sua resolução e o discurso teórico-tecnológico que justifica essas técnicas, no qual foi possível concluir que a organização matemática das três obras analisadas pode favorecer no desenvolvimento do raciocínio multiplicativo |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-10-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-25T21:01:46Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-25T21:01:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Sartori, Margarete Aparecida de Lima Sartori. Análise da abordagem do princípio multiplicativo nos livros didáticos do 3º ano do Ensino Fundamental tendo em vista a TAD. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29484 |
identifier_str_mv |
Sartori, Margarete Aparecida de Lima Sartori. Análise da abordagem do princípio multiplicativo nos livros didáticos do 3º ano do Ensino Fundamental tendo em vista a TAD. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29484 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29484/1/MARGARETE%20APARECIDA%20DE%20LIMA%20SARTORI.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29484/2/MARGARETE%20APARECIDA%20DE%20LIMA%20SARTORI.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29484/3/MARGARETE%20APARECIDA%20DE%20LIMA%20SARTORI.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d58493a9d8c2ca3cfc6fe040f7a894b3 d07b98b903a2aea5ea412f8ac243ed23 1d95387c2f5d7bc5560512a3dd0e662f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1799796165900763136 |