Os trabalhos manuais no Annuario do Ensino do Estado de São Paulo e na Revista de Ensino da Associação Beneficente do Professorado Público de São Paulo: (1902-1920)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Tainã Maria Pinheiro dos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10338
Resumo: The establishment of the Republic in Brazil in 1889 was accompanied by promises of a new era of progress, reason, science and civilization. Education in the discourse of many Republicans, has been considered the main promoter of this new era, the formation of the new man . In contrast to the Education of the monarchic period, considered traditional , set out new knowledge, new methods, new school practices, including those who valued the work and manual training, which were proposed for the full development - physical intellectual and moral. This research aims to understand the proposals relating to elementary education, printed in: Revista de Ensino Beneficente do Professorado Público do Estado de São Paulo, and Annuario do Ensino do Estado de São Paulo, from 1902 until 1920, seeking to understand the discourse and the practices on these education proposals, the contradictions faced, ruptures and continuities, until its decline
id PUC_SP-1_c7015816f9f7b6a971ccf7872ccd056d
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/10338
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Munakata, KazumiSantos, Tainã Maria Pinheiro dos2016-04-27T16:32:35Z2015-04-162012-02-29Santos, Tainã Maria Pinheiro dos. Os trabalhos manuais no Annuario do Ensino do Estado de São Paulo e na Revista de Ensino da Associação Beneficente do Professorado Público de São Paulo: (1902-1920). 2012. 75 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10338The establishment of the Republic in Brazil in 1889 was accompanied by promises of a new era of progress, reason, science and civilization. Education in the discourse of many Republicans, has been considered the main promoter of this new era, the formation of the new man . In contrast to the Education of the monarchic period, considered traditional , set out new knowledge, new methods, new school practices, including those who valued the work and manual training, which were proposed for the full development - physical intellectual and moral. This research aims to understand the proposals relating to elementary education, printed in: Revista de Ensino Beneficente do Professorado Público do Estado de São Paulo, and Annuario do Ensino do Estado de São Paulo, from 1902 until 1920, seeking to understand the discourse and the practices on these education proposals, the contradictions faced, ruptures and continuities, until its declineA proclamação da República no Brasil, em 1889, veio acompanhada de promessas de nova era, de progresso, razão, ciência e civilização. A Educação, no discurso de muitos republicanos, passou a ser considerada o principal promotor dessa nova era, pela formação do homem novo . Em contraposição à Educação do período monárquico, considerada tradicional , propuseram-se novos conhecimentos, novos métodos, novas práticas escolares, inclusive as que valorizavam o trabalho e as atividades manuais. Trabalhos manuais foram propostas para o desenvolvimento integral - físico moral e intelectual. Essa pesquisa busca compreender essas propostas referentes ao ensino primário, nos impressos: Revista de Ensino Beneficente do Professorado Público do Estado de São Paulo , e, Annuário do Ensino do Estado de São Paulo, no período de 1902 até 1920, buscando compreender o discurso e as práticas sobre essas proposições pedagógicas; as contradições enfrentadas, rupturas e permanências, até seu declínioConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22932/Taina%20Maria%20Pinheiro%20dos%20Santos.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, SociedadePUC-SPBREducaçãoTrabalhos manuaisImpressos educacionaisDisciplinas escolaresSloyd educacionalManual trainingEducational pressDisciplines, educational SloydCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOOs trabalhos manuais no Annuario do Ensino do Estado de São Paulo e na Revista de Ensino da Associação Beneficente do Professorado Público de São Paulo: (1902-1920)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTTaina Maria Pinheiro dos Santos.pdf.txtTaina Maria Pinheiro dos Santos.pdf.txtExtracted texttext/plain136941https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10338/3/Taina%20Maria%20Pinheiro%20dos%20Santos.pdf.txta8619e76db35ab1c6bdd770878b3cdbeMD53ORIGINALTaina Maria Pinheiro dos Santos.pdfapplication/pdf193831https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10338/1/Taina%20Maria%20Pinheiro%20dos%20Santos.pdf14e5bd19381a6f3247c66534fcb669c8MD51THUMBNAILTaina Maria Pinheiro dos Santos.pdf.jpgTaina Maria Pinheiro dos Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2104https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10338/2/Taina%20Maria%20Pinheiro%20dos%20Santos.pdf.jpgc4715912a635b5fbde63d2a9b070733fMD52handle/103382022-06-28 17:14:00.927oai:repositorio.pucsp.br:handle/10338Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-06-28T20:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Os trabalhos manuais no Annuario do Ensino do Estado de São Paulo e na Revista de Ensino da Associação Beneficente do Professorado Público de São Paulo: (1902-1920)
title Os trabalhos manuais no Annuario do Ensino do Estado de São Paulo e na Revista de Ensino da Associação Beneficente do Professorado Público de São Paulo: (1902-1920)
spellingShingle Os trabalhos manuais no Annuario do Ensino do Estado de São Paulo e na Revista de Ensino da Associação Beneficente do Professorado Público de São Paulo: (1902-1920)
Santos, Tainã Maria Pinheiro dos
Trabalhos manuais
Impressos educacionais
Disciplinas escolares
Sloyd educacional
Manual training
Educational press
Disciplines, educational Sloyd
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
title_short Os trabalhos manuais no Annuario do Ensino do Estado de São Paulo e na Revista de Ensino da Associação Beneficente do Professorado Público de São Paulo: (1902-1920)
title_full Os trabalhos manuais no Annuario do Ensino do Estado de São Paulo e na Revista de Ensino da Associação Beneficente do Professorado Público de São Paulo: (1902-1920)
title_fullStr Os trabalhos manuais no Annuario do Ensino do Estado de São Paulo e na Revista de Ensino da Associação Beneficente do Professorado Público de São Paulo: (1902-1920)
title_full_unstemmed Os trabalhos manuais no Annuario do Ensino do Estado de São Paulo e na Revista de Ensino da Associação Beneficente do Professorado Público de São Paulo: (1902-1920)
title_sort Os trabalhos manuais no Annuario do Ensino do Estado de São Paulo e na Revista de Ensino da Associação Beneficente do Professorado Público de São Paulo: (1902-1920)
author Santos, Tainã Maria Pinheiro dos
author_facet Santos, Tainã Maria Pinheiro dos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Munakata, Kazumi
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Tainã Maria Pinheiro dos
contributor_str_mv Munakata, Kazumi
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalhos manuais
Impressos educacionais
Disciplinas escolares
Sloyd educacional
topic Trabalhos manuais
Impressos educacionais
Disciplinas escolares
Sloyd educacional
Manual training
Educational press
Disciplines, educational Sloyd
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Manual training
Educational press
Disciplines, educational Sloyd
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
description The establishment of the Republic in Brazil in 1889 was accompanied by promises of a new era of progress, reason, science and civilization. Education in the discourse of many Republicans, has been considered the main promoter of this new era, the formation of the new man . In contrast to the Education of the monarchic period, considered traditional , set out new knowledge, new methods, new school practices, including those who valued the work and manual training, which were proposed for the full development - physical intellectual and moral. This research aims to understand the proposals relating to elementary education, printed in: Revista de Ensino Beneficente do Professorado Público do Estado de São Paulo, and Annuario do Ensino do Estado de São Paulo, from 1902 until 1920, seeking to understand the discourse and the practices on these education proposals, the contradictions faced, ruptures and continuities, until its decline
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-02-29
dc.date.available.fl_str_mv 2015-04-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:32:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Santos, Tainã Maria Pinheiro dos. Os trabalhos manuais no Annuario do Ensino do Estado de São Paulo e na Revista de Ensino da Associação Beneficente do Professorado Público de São Paulo: (1902-1920). 2012. 75 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10338
identifier_str_mv Santos, Tainã Maria Pinheiro dos. Os trabalhos manuais no Annuario do Ensino do Estado de São Paulo e na Revista de Ensino da Associação Beneficente do Professorado Público de São Paulo: (1902-1920). 2012. 75 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10338
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10338/3/Taina%20Maria%20Pinheiro%20dos%20Santos.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10338/1/Taina%20Maria%20Pinheiro%20dos%20Santos.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10338/2/Taina%20Maria%20Pinheiro%20dos%20Santos.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a8619e76db35ab1c6bdd770878b3cdbe
14e5bd19381a6f3247c66534fcb669c8
c4715912a635b5fbde63d2a9b070733f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277869643268096