O escrever-amar de Mário de Andrade: experimento modernista em Amar, verbo intransitivo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31211 |
Resumo: | O trabalho analisa como a teoria modernista do escritor Mário de Andrade se aplica na construção da obra Amar, Verbo Intransitivo (1927), a partir de aspectos estruturais do texto e pela teoria crítica do escritor modernista. Divide-se em quatro capítulos em que são abordados problemas referentes à construção da narrativa. No primeiro capítulo, começamos a análise a partir do estudo do projeto estético a qual a obra pertence, delimitando sua conjuntura histórica e os fundamentos teóricos de Mário de Andrade em sua concepção modernista. No segundo capítulo, analisamos seu elemento mais radical: o narrador que confere à narrativa um caráter ensaístico, o que nos levou às teorias sobre o narrador moderno e a questão do ensaio enquanto gênero propostas por Theodor W. Adorno. No terceiro capítulo, problematizamos a questão do erotismo enquanto parte constitutiva do fazer literário e a conjugação do verbo amar-escrever enquanto verbo intransitivo proposta pelo autor, o que remete à palavra de Roland Barthes. Por fim, analisamos os pressupostos dialógicos internos à obra para a elaboração da liberdade e pesquisa estética, defendidas por Mário de Andrade. Buscaremos demonstrar os mecanismos com que Amar, Verbo Instransitivo opera o texto literário como experimento na medida em dialoga com as estruturas tradicionais, ao mesmo tempo em que as implode, a partir de uma constante crítica que tece as variações e tonalidades do romance |
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