Dos Cursos complementares aos cursos clássico e científico: A mudança na Organização dos ensinos de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Denise Franco Capello
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11081
Resumo: The aim of this search is to add to the investigations about the mathematic education history in Brazil, especially in the age from 1930 to 1940. The purpose is the happened transformations of the Mathematic teaching organization from the Complementary Grades, established in the Francisco Campos reform to the Classic and the Scientific Grades, established in the Gustavo Capanema s reform. Well-founded in the theoretical lessons of André Chervel, Alain Choppin and Roger Chartier, the study asks the question: What happened transformations in the mathematic teaching organization, from the Francisco Campos reform to the Capanema s? To answer this question, we use the legislation of the educational reforms and the Mathematic s books of the studied age as principal search authority
id PUC_SP-1_cc59ca476f6e71cbce03a6c530fdedf3
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/11081
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Valente, Wagner RodriguesRibeiro, Denise Franco Capello2016-04-27T16:57:46Z2007-06-052006-10-06Ribeiro, Denise Franco Capello. Dos Cursos complementares aos cursos clássico e científico: A mudança na Organização dos ensinos de matemática. 2006. 254 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11081The aim of this search is to add to the investigations about the mathematic education history in Brazil, especially in the age from 1930 to 1940. The purpose is the happened transformations of the Mathematic teaching organization from the Complementary Grades, established in the Francisco Campos reform to the Classic and the Scientific Grades, established in the Gustavo Capanema s reform. Well-founded in the theoretical lessons of André Chervel, Alain Choppin and Roger Chartier, the study asks the question: What happened transformations in the mathematic teaching organization, from the Francisco Campos reform to the Capanema s? To answer this question, we use the legislation of the educational reforms and the Mathematic s books of the studied age as principal search authorityEsta pesquisa tem por objetivo contribuir com as investigações sobre a história da educação matemática no Brasil, especialmente no período compreendido entre as décadas de 1930 a 1940. O trabalho tem por objeto o estudo das transformações ocorridas na organização dos ensinos de Matemática dos Cursos Complementares, instituídos na Reforma Francisco Campos; aos Cursos Clássico e Científico, criados na Reforma Gustavo Capanema, visando ao processo de disciplinarização da Matemática para esse nível escolar. Baseado nos ensinamentos teóricos de André Chervel, Alain Choppin e Roger Chartier, o trabalho busca responder à questão: Que transformações ocorreram na organização dos ensinos de Matemática, da Reforma Francisco Campos para a Capanema? Para responder a esta questão, utilizamos como principais fontes de pesquisa a legislação das respectivas reformas educacionais e livros didáticos de Matemática editados para o período estudadoSecretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24312/EDM%20-%20Denise%20Franco%20C%20Ribeiro.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoCurso ComplementarCurso ClássicoCurso CientíficoHistória da Educação MatemáticaReforma Francisco CamposReforma Gustavo Capanemalivros didáticosEducacao matematicaMatematica -- Estudo e ensinoComplementary GradeClassic GradeScientific Grademathematic education historyFrancisco Campos s reformGustavo Capanema s reformschoolbooksCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICADos Cursos complementares aos cursos clássico e científico: A mudança na Organização dos ensinos de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTEDM - Denise Franco C Ribeiro.pdf.txtEDM - Denise Franco C Ribeiro.pdf.txtExtracted texttext/plain252423https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11081/3/EDM%20-%20Denise%20Franco%20C%20Ribeiro.pdf.txt3aa3c2e2fe864b477054125f14fcab0fMD53ORIGINALEDM - Denise Franco C Ribeiro.pdfapplication/pdf50065410https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11081/1/EDM%20-%20Denise%20Franco%20C%20Ribeiro.pdf48537d98b22a72eb67e7a3648a60dfabMD51THUMBNAILEDM - Denise Franco C Ribeiro.pdf.jpgEDM - Denise Franco C Ribeiro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3747https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11081/2/EDM%20-%20Denise%20Franco%20C%20Ribeiro.pdf.jpg174fe69c8aadcb58176f6dd4accf40bcMD52handle/110812022-04-27 13:22:16.547oai:repositorio.pucsp.br:handle/11081Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T16:22:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Dos Cursos complementares aos cursos clássico e científico: A mudança na Organização dos ensinos de matemática
title Dos Cursos complementares aos cursos clássico e científico: A mudança na Organização dos ensinos de matemática
spellingShingle Dos Cursos complementares aos cursos clássico e científico: A mudança na Organização dos ensinos de matemática
Ribeiro, Denise Franco Capello
Curso Complementar
Curso Clássico
Curso Científico
História da Educação Matemática
Reforma Francisco Campos
Reforma Gustavo Capanema
livros didáticos
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
Complementary Grade
Classic Grade
Scientific Grade
mathematic education history
Francisco Campos s reform
Gustavo Capanema s reform
schoolbooks
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Dos Cursos complementares aos cursos clássico e científico: A mudança na Organização dos ensinos de matemática
title_full Dos Cursos complementares aos cursos clássico e científico: A mudança na Organização dos ensinos de matemática
title_fullStr Dos Cursos complementares aos cursos clássico e científico: A mudança na Organização dos ensinos de matemática
title_full_unstemmed Dos Cursos complementares aos cursos clássico e científico: A mudança na Organização dos ensinos de matemática
title_sort Dos Cursos complementares aos cursos clássico e científico: A mudança na Organização dos ensinos de matemática
author Ribeiro, Denise Franco Capello
author_facet Ribeiro, Denise Franco Capello
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Valente, Wagner Rodrigues
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Denise Franco Capello
contributor_str_mv Valente, Wagner Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Curso Complementar
Curso Clássico
Curso Científico
História da Educação Matemática
Reforma Francisco Campos
Reforma Gustavo Capanema
livros didáticos
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
topic Curso Complementar
Curso Clássico
Curso Científico
História da Educação Matemática
Reforma Francisco Campos
Reforma Gustavo Capanema
livros didáticos
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
Complementary Grade
Classic Grade
Scientific Grade
mathematic education history
Francisco Campos s reform
Gustavo Capanema s reform
schoolbooks
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Complementary Grade
Classic Grade
Scientific Grade
mathematic education history
Francisco Campos s reform
Gustavo Capanema s reform
schoolbooks
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description The aim of this search is to add to the investigations about the mathematic education history in Brazil, especially in the age from 1930 to 1940. The purpose is the happened transformations of the Mathematic teaching organization from the Complementary Grades, established in the Francisco Campos reform to the Classic and the Scientific Grades, established in the Gustavo Capanema s reform. Well-founded in the theoretical lessons of André Chervel, Alain Choppin and Roger Chartier, the study asks the question: What happened transformations in the mathematic teaching organization, from the Francisco Campos reform to the Capanema s? To answer this question, we use the legislation of the educational reforms and the Mathematic s books of the studied age as principal search authority
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-10-06
dc.date.available.fl_str_mv 2007-06-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:57:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Ribeiro, Denise Franco Capello. Dos Cursos complementares aos cursos clássico e científico: A mudança na Organização dos ensinos de matemática. 2006. 254 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11081
identifier_str_mv Ribeiro, Denise Franco Capello. Dos Cursos complementares aos cursos clássico e científico: A mudança na Organização dos ensinos de matemática. 2006. 254 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11081
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11081/3/EDM%20-%20Denise%20Franco%20C%20Ribeiro.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11081/1/EDM%20-%20Denise%20Franco%20C%20Ribeiro.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11081/2/EDM%20-%20Denise%20Franco%20C%20Ribeiro.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3aa3c2e2fe864b477054125f14fcab0f
48537d98b22a72eb67e7a3648a60dfab
174fe69c8aadcb58176f6dd4accf40bc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277902164852736