Caracterização de uma matemática para ensinar em revistas pedagógicas: um olhar sobre as reformas Francisco Campos e Capanema (1930 - 1946)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235830 |
Resumo: | Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/46 |
id |
UFSC_8cd5761d958bc8e1d759b21fd4f27b67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/235830 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Caracterização de uma matemática para ensinar em revistas pedagógicas: um olhar sobre as reformas Francisco Campos e Capanema (1930 - 1946)Reformas Francisco Campos e CapanemaMatemática para ensinarRevistas PedagógicasEste artigo encontra-se disponível no seguinte link: https: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/46Neste enredo é apresentada uma proposta que tem o objetivo de caracterizar indícios de uma matemática para ensinar em revistas pedagógicas com circulação entre os anos de 1930 e 1946, período em que ocorria no Brasil as reformas Francisco Campos e Capanema. Para a construção desta narrativa, foram utilizados os procedimentos de pesquisa do tipo documental e bibliográfico, tomando como fonte de pesquisa, revistas pedagógicas, localizadas no repositório institucional da UFSC. Como principais referências, foram utilizados, Valente (2013; 2018;2019), para tratar acerca do ofício de um historiador da educação matemática, além de tomar como referência para abordar as perspectivas teórico-metodológicas no que se refere aos saberes profissionais do professor. A partir desta construção, foi possível constatar que somente depois da reforma Francisco Campos, a matemática é vista como disciplina, sendo anteriormente lecionada através de suas várias ramificações (álgebra, geometria e aritmética). Em relação ai saber profissional do professor, pode-se aferir que por meio do exame dos periódicos foi possível constatar uma matemática para ensinar, a qual fugia do emprego de fórmulas, estando diretamente relacionada ao uso de materiais e ligada ao cotidiano.ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT- SP2022-06-24T22:20:43Z2022-06-24T22:20:43Z2021-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, R.; NASCIMENTO, A.; SANTOS, I. Caracterização de uma matemática para ensinar em revistas pedagógicas: um olhar sobre as reformas Francisco Campos e Capanema (1930 - 1946). ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 3, p. 1-15, 31 ago. 2021.2675-2646https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235830Santos, RejaneNascimento, AilaSantos, Ivaneteporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-24T22:20:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235830Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-06-24T22:20:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Caracterização de uma matemática para ensinar em revistas pedagógicas: um olhar sobre as reformas Francisco Campos e Capanema (1930 - 1946) |
title |
Caracterização de uma matemática para ensinar em revistas pedagógicas: um olhar sobre as reformas Francisco Campos e Capanema (1930 - 1946) |
spellingShingle |
Caracterização de uma matemática para ensinar em revistas pedagógicas: um olhar sobre as reformas Francisco Campos e Capanema (1930 - 1946) Santos, Rejane Reformas Francisco Campos e Capanema Matemática para ensinar Revistas Pedagógicas |
title_short |
Caracterização de uma matemática para ensinar em revistas pedagógicas: um olhar sobre as reformas Francisco Campos e Capanema (1930 - 1946) |
title_full |
Caracterização de uma matemática para ensinar em revistas pedagógicas: um olhar sobre as reformas Francisco Campos e Capanema (1930 - 1946) |
title_fullStr |
Caracterização de uma matemática para ensinar em revistas pedagógicas: um olhar sobre as reformas Francisco Campos e Capanema (1930 - 1946) |
title_full_unstemmed |
Caracterização de uma matemática para ensinar em revistas pedagógicas: um olhar sobre as reformas Francisco Campos e Capanema (1930 - 1946) |
title_sort |
Caracterização de uma matemática para ensinar em revistas pedagógicas: um olhar sobre as reformas Francisco Campos e Capanema (1930 - 1946) |
author |
Santos, Rejane |
author_facet |
Santos, Rejane Nascimento, Aila Santos, Ivanete |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento, Aila Santos, Ivanete |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Rejane Nascimento, Aila Santos, Ivanete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reformas Francisco Campos e Capanema Matemática para ensinar Revistas Pedagógicas |
topic |
Reformas Francisco Campos e Capanema Matemática para ensinar Revistas Pedagógicas |
description |
Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/46 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08 2022-06-24T22:20:43Z 2022-06-24T22:20:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, R.; NASCIMENTO, A.; SANTOS, I. Caracterização de uma matemática para ensinar em revistas pedagógicas: um olhar sobre as reformas Francisco Campos e Capanema (1930 - 1946). ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 3, p. 1-15, 31 ago. 2021. 2675-2646 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235830 |
identifier_str_mv |
SANTOS, R.; NASCIMENTO, A.; SANTOS, I. Caracterização de uma matemática para ensinar em revistas pedagógicas: um olhar sobre as reformas Francisco Campos e Capanema (1930 - 1946). ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 3, p. 1-15, 31 ago. 2021. 2675-2646 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235830 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT- SP |
publisher.none.fl_str_mv |
ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT- SP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651894873128960 |