Eficácia da comunicação das regras salariais o caso de uma empresa de veículos automores de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Letícia Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36605
Resumo: O processo de comunicação de Recursos Humanos nas empresas tem sido cada vez mais evidenciada como uma das mais importantes estratégias para o avanço das organizações. A disseminação do conhecimento, bem como valores e premissas sobre as diretrizes da organização, propicia o envolvimento e fortalecimento da relação do funcionário com a missão e objetivos da empresa. A pesquisa, realizada com um público operacional horista, demonstrou que especificamente nestas específicas categoria de trabalho, pertinentes ao ambiente de produção, a área de Recursos Humanos apresenta atuação pouco ativa em seu papel de comunicador, objetiva-se a informar sobre as diretrizes e regras salariais da empresa, mas não atua como um meio facilitador neste processo de informações e minimização dos problemas vivenciados pelos funcionários. Como Recursos Humanos não está próximo da realidade dos empregados, estes consecutivamente, não reconhecem a área de Recursos Humanos como mediador de suas necessidades e por conseguinte, não recorrem a esta área para lidar com suas demandas. Neste sentido, a representação de sindicato aparece como uma figura de suporte aos trabalhadores na busca pela solução de suas dificuldades. A indústria automobilística possui um sindicato atuante na busca pelo direito dos trabalhadores. O que propicia a representação de sindicato assumir um papel importante para o empregado em suas relações com o trabalho. A representação se torna um parceiro de confiança e credibilidade para auxiliar este funcionário frente suas demandas. O funcionário visualiza a representação do sindicato como um importante e eficaz meio de comunicação e intermédio para resolver seus problemas. Um aspecto evidenciado neste contexto é a perda da autonomia e iniciativa do empregado para resolver por si, suas necessidades
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