Leitura e escrita no contexto da alfabetização crítica proposta por Paulo Freire: estudo de caso no município de Embu das Artes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Edilene de Oliveira Francisco
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9711
Resumo: Literacy is a topic that is constantly present on the agenda of teacher training programs, in election campaigns, in political speeches and academics. There are many publications that deal with the theme, and each new publication, new questions, new methodologies and new hypotheses arise in trying to find solutions to address the difficulties faced by schools in teaching reading and writing. Aiming point out ways to improve the process of teaching and learning of reading and writing, this research, based on the political and epistemological assumptions proposed by Paulo Freire, indicates possible paths to achieving literacy practices critical and significant. This study is part of a broader research developed in Paulo Freire Chair of the Pontifical Catholic University of São Paulo, coordinated by Professor Dr. Ana Maria Saul, who investigates the presence of referential freireanos in Brazilian education. The town of Embu das Artes was chosen in this research to investigate how assumptions about critical literacy freireanos materialize in policy and practice curriculum this school system. The results demonstrate the possibility of reinventing the thought of Paulo Freire, the floor of the school, in the context of critical literacy
id PUC_SP-1_cdbe837cb8d9d2fb328384baeb53fd20
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/9711
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Saul, Ana Mariahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4473901J2Souza, Edilene de Oliveira Francisco2016-04-27T14:31:07Z2013-07-052013-05-07Souza, Edilene de Oliveira Francisco. Reading and writing in the context of critical literacy proposed by Paulo Freire: a case study in the municipality of Embu das Artes. 2013. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9711Literacy is a topic that is constantly present on the agenda of teacher training programs, in election campaigns, in political speeches and academics. There are many publications that deal with the theme, and each new publication, new questions, new methodologies and new hypotheses arise in trying to find solutions to address the difficulties faced by schools in teaching reading and writing. Aiming point out ways to improve the process of teaching and learning of reading and writing, this research, based on the political and epistemological assumptions proposed by Paulo Freire, indicates possible paths to achieving literacy practices critical and significant. This study is part of a broader research developed in Paulo Freire Chair of the Pontifical Catholic University of São Paulo, coordinated by Professor Dr. Ana Maria Saul, who investigates the presence of referential freireanos in Brazilian education. The town of Embu das Artes was chosen in this research to investigate how assumptions about critical literacy freireanos materialize in policy and practice curriculum this school system. The results demonstrate the possibility of reinventing the thought of Paulo Freire, the floor of the school, in the context of critical literacyA alfabetização é um tema que está constantemente presente em pauta de programas de formação de educadores, em campanhas eleitorais, em discursos políticos e acadêmicos. Muitas são as publicações que tratam sobre o tema e, em cada nova publicação, novos questionamentos, novas hipóteses e novas metodologias surgem na tentativa de se buscar soluções para resolver as dificuldades enfrentadas pelas escolas em ensinar a ler e a escrever. Objetivando apontar caminhos para melhoria no processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita, essa pesquisa, fundamentada nos pressupostos políticos e epistemológicos propostos por Paulo Freire, indica possíveis caminhos para a concretização de práticas de alfabetização crítica e significativa. Esse estudo integra uma pesquisa mais ampla desenvolvida na Cátedra Paulo Freire da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, coordenada pela professora Dra. Ana Maria Saul, que investiga a presença dos referenciais freireanos na educação brasileira. O município de Embu das Artes foi escolhido nessa pesquisa para investigar como os pressupostos freireanos sobre alfabetização crítica se concretizam na política e na pratica curricular dessa rede de ensino. Os resultados demonstram a possibilidade de reinvenção do pensamento de Paulo Freire, no chão da escola, no contexto da alfabetização críticaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22731/Edilene%20de%20Oliveira%20Francisco%20Souza.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBREducaçãoAlfabetizaçãoPedagogia freireanaLiteracy Curriculum and Pedagogy FreireanCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOLeitura e escrita no contexto da alfabetização crítica proposta por Paulo Freire: estudo de caso no município de Embu das ArtesReading and writing in the context of critical literacy proposed by Paulo Freire: a case study in the municipality of Embu das Artesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTEdilene de Oliveira Francisco Souza.pdf.txtEdilene de Oliveira Francisco Souza.pdf.txtExtracted texttext/plain204662https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9711/3/Edilene%20de%20Oliveira%20Francisco%20Souza.pdf.txtb003954ce4e517f45364b3c3491076a0MD53ORIGINALEdilene de Oliveira Francisco Souza.pdfapplication/pdf904468https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9711/1/Edilene%20de%20Oliveira%20Francisco%20Souza.pdfffc19a1a499bf24a03a9979f8a3bd7efMD51THUMBNAILEdilene de Oliveira Francisco Souza.pdf.jpgEdilene de Oliveira Francisco Souza.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9711/2/Edilene%20de%20Oliveira%20Francisco%20Souza.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/97112022-04-27 08:52:42.031oai:repositorio.pucsp.br:handle/9711Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T11:52:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Leitura e escrita no contexto da alfabetização crítica proposta por Paulo Freire: estudo de caso no município de Embu das Artes
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Reading and writing in the context of critical literacy proposed by Paulo Freire: a case study in the municipality of Embu das Artes
title Leitura e escrita no contexto da alfabetização crítica proposta por Paulo Freire: estudo de caso no município de Embu das Artes
spellingShingle Leitura e escrita no contexto da alfabetização crítica proposta por Paulo Freire: estudo de caso no município de Embu das Artes
Souza, Edilene de Oliveira Francisco
Alfabetização
Pedagogia freireana
Literacy Curriculum and Pedagogy Freirean
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
title_short Leitura e escrita no contexto da alfabetização crítica proposta por Paulo Freire: estudo de caso no município de Embu das Artes
title_full Leitura e escrita no contexto da alfabetização crítica proposta por Paulo Freire: estudo de caso no município de Embu das Artes
title_fullStr Leitura e escrita no contexto da alfabetização crítica proposta por Paulo Freire: estudo de caso no município de Embu das Artes
title_full_unstemmed Leitura e escrita no contexto da alfabetização crítica proposta por Paulo Freire: estudo de caso no município de Embu das Artes
title_sort Leitura e escrita no contexto da alfabetização crítica proposta por Paulo Freire: estudo de caso no município de Embu das Artes
author Souza, Edilene de Oliveira Francisco
author_facet Souza, Edilene de Oliveira Francisco
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Saul, Ana Maria
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4473901J2
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Edilene de Oliveira Francisco
contributor_str_mv Saul, Ana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Pedagogia freireana
topic Alfabetização
Pedagogia freireana
Literacy Curriculum and Pedagogy Freirean
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
dc.subject.eng.fl_str_mv Literacy Curriculum and Pedagogy Freirean
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
description Literacy is a topic that is constantly present on the agenda of teacher training programs, in election campaigns, in political speeches and academics. There are many publications that deal with the theme, and each new publication, new questions, new methodologies and new hypotheses arise in trying to find solutions to address the difficulties faced by schools in teaching reading and writing. Aiming point out ways to improve the process of teaching and learning of reading and writing, this research, based on the political and epistemological assumptions proposed by Paulo Freire, indicates possible paths to achieving literacy practices critical and significant. This study is part of a broader research developed in Paulo Freire Chair of the Pontifical Catholic University of São Paulo, coordinated by Professor Dr. Ana Maria Saul, who investigates the presence of referential freireanos in Brazilian education. The town of Embu das Artes was chosen in this research to investigate how assumptions about critical literacy freireanos materialize in policy and practice curriculum this school system. The results demonstrate the possibility of reinventing the thought of Paulo Freire, the floor of the school, in the context of critical literacy
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013-07-05
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-05-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T14:31:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Souza, Edilene de Oliveira Francisco. Reading and writing in the context of critical literacy proposed by Paulo Freire: a case study in the municipality of Embu das Artes. 2013. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9711
identifier_str_mv Souza, Edilene de Oliveira Francisco. Reading and writing in the context of critical literacy proposed by Paulo Freire: a case study in the municipality of Embu das Artes. 2013. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9711
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9711/3/Edilene%20de%20Oliveira%20Francisco%20Souza.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9711/1/Edilene%20de%20Oliveira%20Francisco%20Souza.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9711/2/Edilene%20de%20Oliveira%20Francisco%20Souza.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b003954ce4e517f45364b3c3491076a0
ffc19a1a499bf24a03a9979f8a3bd7ef
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809278027871289344