Freirean works in pedagogy undergraduate degrees in Rio Grande do Sul: an exploratory glance
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8670512 |
Resumo: | The present study investigates and discusses the presence of Freirean books in the Pedagogy curricula of public in-person undergraduate degrees in Rio Grande do Sul, Brazil. From the development of the quantitative exploratory research, we identified a total of 28 works by Paulo Freire distributed in 92 subjects in the Pedagogy courses of seven public institutions. The subjects were mainly focused on Youth and Adult Education and Popular Education. The main works used are Pedagogia da Autonomia and Pedagogy of the Oppressed, indicated as basic readings in compulsory subjects. Therefore, we can state that Paulo Freire’s works have been strongly recommended in the subjects of Pedagogy undergraduate degrees. |
id |
UNICAMP-18_4be51f0cd38227c864005dd618b3671d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8670512 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Freirean works in pedagogy undergraduate degrees in Rio Grande do Sul: an exploratory glance A presença de obras freireanas nos cursos de pedagogia do Rio Grande do Sul: um olhar exploratórioA presença de obras freireanas nos cursos de pedagogia do Rio Grande do Sul: um olhar exploratórioCurriculumFreirean worksPaulo FreirePedagogyCurrículoObras freireanasPaulo FreirePedagogiaCurrículoObras freireanasPaulo FreirePedagogiaThe present study investigates and discusses the presence of Freirean books in the Pedagogy curricula of public in-person undergraduate degrees in Rio Grande do Sul, Brazil. From the development of the quantitative exploratory research, we identified a total of 28 works by Paulo Freire distributed in 92 subjects in the Pedagogy courses of seven public institutions. The subjects were mainly focused on Youth and Adult Education and Popular Education. The main works used are Pedagogia da Autonomia and Pedagogy of the Oppressed, indicated as basic readings in compulsory subjects. Therefore, we can state that Paulo Freire’s works have been strongly recommended in the subjects of Pedagogy undergraduate degrees.O presente estudo busca investigar e discutir a presença das obras freireanas nos currículos dos cursos de Pedagogia, públicos e presenciais, do Rio Grande do Sul. Esta pesquisa, de caráter quantitativo e de cunho exploratório, identificou um total de 28 obras de autoria de Paulo Freire, distribuídas em 92 disciplinas de cursos de Pedagogia presenciais de 7 instituições públicas. As disciplinas observadas são voltadas, especialmente, a discussões da Educação de Jovens e Adultos e da Educação Popular. Dentre elas, constatou-se que as obras mais utilizadas pelos cursos investigados são a Pedagogia da autonomia e a Pedagogia do oprimido, presentes, principalmente, como indicações básicas em disciplinas obrigatórias. Portanto, considera-se que as obras de autoria de Paulo Freire vêm sendo bastante indicadas pelas disciplinas dos cursos de Pedagogia analisados.O presente estudo busca investigar e discutir a presença das obras freireanas nos currículos dos cursos de Pedagogia, públicos e presenciais, do Rio Grande do Sul. Esta pesquisa, de caráter quantitativo e de cunho exploratório, identificou um total de 28 obras de autoria de Paulo Freire, distribuídas em 92 disciplinas de cursos de Pedagogia presenciais de 7 instituições públicas. As disciplinas observadas são voltadas, especialmente, a discussões da Educação de Jovens e Adultos e da Educação Popular. Dentre elas, constatou-se que as obras mais utilizadas pelos cursos investigados são a Pedagogia da autonomia e a Pedagogia do oprimido, presentes, principalmente, como indicações básicas em disciplinas obrigatórias. Portanto, considera-se que as obras de autoria de Paulo Freire vêm sendo bastante indicadas pelas disciplinas dos cursos de Pedagogia analisados.Universidade Estadual de Campinas2022-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8670512Pro-Posições; Vol. 33 (2022): Publicação Contínua; e20200119Pro-Posições; Vol. 33 (2022): Publicação Contínua; e20200119Pro-Posições; v. 33 (2022): Publicação Contínua; e202001191980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporenghttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8670512/29636https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8670512/29637Brazil; ContemporaryBrasil; ContemporáneoBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2022 Pro-Posiçõeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Diuliana Nadalon Muenchen, Cristiane 2022-12-07T13:44:21Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8670512Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2022-12-07T13:44:21Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Freirean works in pedagogy undergraduate degrees in Rio Grande do Sul: an exploratory glance A presença de obras freireanas nos cursos de pedagogia do Rio Grande do Sul: um olhar exploratório A presença de obras freireanas nos cursos de pedagogia do Rio Grande do Sul: um olhar exploratório |
title |
Freirean works in pedagogy undergraduate degrees in Rio Grande do Sul: an exploratory glance |
spellingShingle |
Freirean works in pedagogy undergraduate degrees in Rio Grande do Sul: an exploratory glance Pereira, Diuliana Nadalon Curriculum Freirean works Paulo Freire Pedagogy Currículo Obras freireanas Paulo Freire Pedagogia Currículo Obras freireanas Paulo Freire Pedagogia |
title_short |
Freirean works in pedagogy undergraduate degrees in Rio Grande do Sul: an exploratory glance |
title_full |
Freirean works in pedagogy undergraduate degrees in Rio Grande do Sul: an exploratory glance |
title_fullStr |
Freirean works in pedagogy undergraduate degrees in Rio Grande do Sul: an exploratory glance |
title_full_unstemmed |
Freirean works in pedagogy undergraduate degrees in Rio Grande do Sul: an exploratory glance |
title_sort |
Freirean works in pedagogy undergraduate degrees in Rio Grande do Sul: an exploratory glance |
author |
Pereira, Diuliana Nadalon |
author_facet |
Pereira, Diuliana Nadalon Muenchen, Cristiane |
author_role |
author |
author2 |
Muenchen, Cristiane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Diuliana Nadalon Muenchen, Cristiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Curriculum Freirean works Paulo Freire Pedagogy Currículo Obras freireanas Paulo Freire Pedagogia Currículo Obras freireanas Paulo Freire Pedagogia |
topic |
Curriculum Freirean works Paulo Freire Pedagogy Currículo Obras freireanas Paulo Freire Pedagogia Currículo Obras freireanas Paulo Freire Pedagogia |
description |
The present study investigates and discusses the presence of Freirean books in the Pedagogy curricula of public in-person undergraduate degrees in Rio Grande do Sul, Brazil. From the development of the quantitative exploratory research, we identified a total of 28 works by Paulo Freire distributed in 92 subjects in the Pedagogy courses of seven public institutions. The subjects were mainly focused on Youth and Adult Education and Popular Education. The main works used are Pedagogia da Autonomia and Pedagogy of the Oppressed, indicated as basic readings in compulsory subjects. Therefore, we can state that Paulo Freire’s works have been strongly recommended in the subjects of Pedagogy undergraduate degrees. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto Texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8670512 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8670512 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8670512/29636 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8670512/29637 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Pro-Posições https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Pro-Posições https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brazil; Contemporary Brasil; Contemporáneo Brasil; Contemporâneo |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 33 (2022): Publicação Contínua; e20200119 Pro-Posições; Vol. 33 (2022): Publicação Contínua; e20200119 Pro-Posições; v. 33 (2022): Publicação Contínua; e20200119 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217190120554496 |