Freirean works in pedagogy undergraduate degrees in Rio Grande do Sul: an exploratory glance

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Diuliana Nadalon
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Muenchen, Cristiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8670512
Resumo: The present study investigates and discusses the presence of Freirean books in the Pedagogy curricula of public in-person undergraduate degrees in Rio Grande do Sul, Brazil. From the development of the quantitative exploratory research, we identified a total of 28 works by Paulo Freire distributed in 92 subjects in the Pedagogy courses of seven public institutions. The subjects were mainly focused on Youth and Adult Education and Popular Education. The main works used are Pedagogia da Autonomia and Pedagogy of the Oppressed, indicated as basic readings in compulsory subjects. Therefore, we can state that Paulo Freire’s works have been strongly recommended in the subjects of Pedagogy undergraduate degrees.
id UNICAMP-18_4be51f0cd38227c864005dd618b3671d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8670512
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Freirean works in pedagogy undergraduate degrees in Rio Grande do Sul: an exploratory glance A presença de obras freireanas nos cursos de pedagogia do Rio Grande do Sul: um olhar exploratórioA presença de obras freireanas nos cursos de pedagogia do Rio Grande do Sul: um olhar exploratórioCurriculumFreirean worksPaulo FreirePedagogyCurrículoObras freireanasPaulo FreirePedagogiaCurrículoObras freireanasPaulo FreirePedagogiaThe present study investigates and discusses the presence of Freirean books in the Pedagogy curricula of public in-person undergraduate degrees in Rio Grande do Sul, Brazil. From the development of the quantitative exploratory research, we identified a total of 28 works by Paulo Freire distributed in 92 subjects in the Pedagogy courses of seven public institutions. The subjects were mainly focused on Youth and Adult Education and Popular Education. The main works used are Pedagogia da Autonomia and Pedagogy of the Oppressed, indicated as basic readings in compulsory subjects. Therefore, we can state that Paulo Freire’s works have been strongly recommended in the subjects of Pedagogy undergraduate degrees.O presente estudo busca investigar e discutir a presença das obras freireanas nos currículos dos cursos de Pedagogia, públicos e presenciais, do Rio Grande do Sul. Esta pesquisa, de caráter quantitativo e de cunho exploratório, identificou um total de 28 obras de autoria de Paulo Freire, distribuídas em 92 disciplinas de cursos de Pedagogia presenciais de 7 instituições públicas. As disciplinas observadas são voltadas, especialmente, a discussões da Educação de Jovens e Adultos e da Educação Popular. Dentre elas, constatou-se que as obras mais utilizadas pelos cursos investigados são a Pedagogia da autonomia e a Pedagogia do oprimido, presentes, principalmente, como indicações básicas em disciplinas obrigatórias. Portanto, considera-se que as obras de autoria de Paulo Freire vêm sendo bastante indicadas pelas disciplinas dos cursos de Pedagogia analisados.O presente estudo busca investigar e discutir a presença das obras freireanas nos currículos dos cursos de Pedagogia, públicos e presenciais, do Rio Grande do Sul. Esta pesquisa, de caráter quantitativo e de cunho exploratório, identificou um total de 28 obras de autoria de Paulo Freire, distribuídas em 92 disciplinas de cursos de Pedagogia presenciais de 7 instituições públicas. As disciplinas observadas são voltadas, especialmente, a discussões da Educação de Jovens e Adultos e da Educação Popular. Dentre elas, constatou-se que as obras mais utilizadas pelos cursos investigados são a Pedagogia da autonomia e a Pedagogia do oprimido, presentes, principalmente, como indicações básicas em disciplinas obrigatórias. Portanto, considera-se que as obras de autoria de Paulo Freire vêm sendo bastante indicadas pelas disciplinas dos cursos de Pedagogia analisados.Universidade Estadual de Campinas2022-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8670512Pro-Posições; Vol. 33 (2022): Publicação Contínua; e20200119Pro-Posições; Vol. 33 (2022): Publicação Contínua; e20200119Pro-Posições; v. 33 (2022): Publicação Contínua; e202001191980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporenghttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8670512/29636https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8670512/29637Brazil; ContemporaryBrasil; ContemporáneoBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2022 Pro-Posiçõeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Diuliana Nadalon Muenchen, Cristiane 2022-12-07T13:44:21Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8670512Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2022-12-07T13:44:21Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Freirean works in pedagogy undergraduate degrees in Rio Grande do Sul: an exploratory glance
A presença de obras freireanas nos cursos de pedagogia do Rio Grande do Sul: um olhar exploratório
A presença de obras freireanas nos cursos de pedagogia do Rio Grande do Sul: um olhar exploratório
title Freirean works in pedagogy undergraduate degrees in Rio Grande do Sul: an exploratory glance
spellingShingle Freirean works in pedagogy undergraduate degrees in Rio Grande do Sul: an exploratory glance
Pereira, Diuliana Nadalon
Curriculum
Freirean works
Paulo Freire
Pedagogy
Currículo
Obras freireanas
Paulo Freire
Pedagogia
Currículo
Obras freireanas
Paulo Freire
Pedagogia
title_short Freirean works in pedagogy undergraduate degrees in Rio Grande do Sul: an exploratory glance
title_full Freirean works in pedagogy undergraduate degrees in Rio Grande do Sul: an exploratory glance
title_fullStr Freirean works in pedagogy undergraduate degrees in Rio Grande do Sul: an exploratory glance
title_full_unstemmed Freirean works in pedagogy undergraduate degrees in Rio Grande do Sul: an exploratory glance
title_sort Freirean works in pedagogy undergraduate degrees in Rio Grande do Sul: an exploratory glance
author Pereira, Diuliana Nadalon
author_facet Pereira, Diuliana Nadalon
Muenchen, Cristiane
author_role author
author2 Muenchen, Cristiane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Diuliana Nadalon
Muenchen, Cristiane
dc.subject.por.fl_str_mv Curriculum
Freirean works
Paulo Freire
Pedagogy
Currículo
Obras freireanas
Paulo Freire
Pedagogia
Currículo
Obras freireanas
Paulo Freire
Pedagogia
topic Curriculum
Freirean works
Paulo Freire
Pedagogy
Currículo
Obras freireanas
Paulo Freire
Pedagogia
Currículo
Obras freireanas
Paulo Freire
Pedagogia
description The present study investigates and discusses the presence of Freirean books in the Pedagogy curricula of public in-person undergraduate degrees in Rio Grande do Sul, Brazil. From the development of the quantitative exploratory research, we identified a total of 28 works by Paulo Freire distributed in 92 subjects in the Pedagogy courses of seven public institutions. The subjects were mainly focused on Youth and Adult Education and Popular Education. The main works used are Pedagogia da Autonomia and Pedagogy of the Oppressed, indicated as basic readings in compulsory subjects. Therefore, we can state that Paulo Freire’s works have been strongly recommended in the subjects of Pedagogy undergraduate degrees.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8670512
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8670512
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8670512/29636
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8670512/29637
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Pro-Posições
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Pro-Posições
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; Contemporary
Brasil; Contemporáneo
Brasil; Contemporâneo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 33 (2022): Publicação Contínua; e20200119
Pro-Posições; Vol. 33 (2022): Publicação Contínua; e20200119
Pro-Posições; v. 33 (2022): Publicação Contínua; e20200119
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217190120554496