Sophia de Mello Breyner Andresen: o mito invertido de Orpheu e Eurydice
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33268 |
Resumo: | A poesia contemporânea portuguesa, entre os seus temas, destaca o mito. Esta monografia analisa o mito de Orfeu e Eurídice em poemas de Sophia de Mello Breyner Andresen. Tem como objetivo, a partir do corpusrecolhido, perceber como Orfeu e Eurídice são desenvolvidos na poesia de Sophia, apreendendo a forma peculiar como a poeta revive o mito em sua obra. Uma das características marcantes que buscamos captar, nos poemas, é a inversão de ações que ocorre nas personagens Orfeu e Eurídice, diferenciando-as das propostas pelo mito. O corpusé composto pelos poemas: Eurydice, de Dia do Mar(1947), Eurydice e Soneto de Eurydice, de No Tempo Dividido(1954). Para concretizar nosso propósito, focamos nas seguintes indagações: Que inovação Sophia aborda em sua poesia ao ter como tema o mito de Orfeu e Eurídice? Qual o objetivo da inversão das personagens míticas diante das suas ações? E qual a sua compreensão do mito na poesia, não apenas como temática subjetiva, mas também da ligação que existe entre poeta, poesia e Ser? A fundamentação teórica é marcada por três pólos: o primeiro, sobre poesia e fazer poético, sustenta-se nos autores Bosi, Cotázar, Valéry, Campos; o segundo, sobre mito, fundamenta-se em Mircea Eliade, Junito de Souza Brandão, Pierre Brunel, Antônio Donizetti Pires; o terceiro polo, sobre Sophia e seu fazer poético, apoia-se em Maria de Loudes Belchior, Carlos Ceia, Maria Helena Rocha Pereira, Clara Crabbé, Helena Malheiro. Entre as conclusões, evidenciamos: por meio da ambiguidade, metáforas e antíteses, Sophia constrói a inversão das personagens míticas de Orfeu e Eurídice; ao empregar o mito como temática, Sophia ambiciona religar o homem ao mundo e propor um novo olhar para a realidade e o fazer poético; invoca em seus poemas que Eurídice é poesia, a procura de Orfeu, poeta, tal como ela acredita se realizaro seu fazer poético |
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Junqueira, Maria AparecidaPessoa, Ana Gabriela Ribeiro2023-07-05T19:17:48Z2023-07-05T19:17:48Z2013-03-01Pessoa, Ana Gabriela Ribeiro. Sophia de Mello Breyner Andresen: o mito invertido de Orpheu e Eurydice. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Literatura) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33268A poesia contemporânea portuguesa, entre os seus temas, destaca o mito. Esta monografia analisa o mito de Orfeu e Eurídice em poemas de Sophia de Mello Breyner Andresen. Tem como objetivo, a partir do corpusrecolhido, perceber como Orfeu e Eurídice são desenvolvidos na poesia de Sophia, apreendendo a forma peculiar como a poeta revive o mito em sua obra. Uma das características marcantes que buscamos captar, nos poemas, é a inversão de ações que ocorre nas personagens Orfeu e Eurídice, diferenciando-as das propostas pelo mito. O corpusé composto pelos poemas: Eurydice, de Dia do Mar(1947), Eurydice e Soneto de Eurydice, de No Tempo Dividido(1954). Para concretizar nosso propósito, focamos nas seguintes indagações: Que inovação Sophia aborda em sua poesia ao ter como tema o mito de Orfeu e Eurídice? Qual o objetivo da inversão das personagens míticas diante das suas ações? E qual a sua compreensão do mito na poesia, não apenas como temática subjetiva, mas também da ligação que existe entre poeta, poesia e Ser? A fundamentação teórica é marcada por três pólos: o primeiro, sobre poesia e fazer poético, sustenta-se nos autores Bosi, Cotázar, Valéry, Campos; o segundo, sobre mito, fundamenta-se em Mircea Eliade, Junito de Souza Brandão, Pierre Brunel, Antônio Donizetti Pires; o terceiro polo, sobre Sophia e seu fazer poético, apoia-se em Maria de Loudes Belchior, Carlos Ceia, Maria Helena Rocha Pereira, Clara Crabbé, Helena Malheiro. Entre as conclusões, evidenciamos: por meio da ambiguidade, metáforas e antíteses, Sophia constrói a inversão das personagens míticas de Orfeu e Eurídice; ao empregar o mito como temática, Sophia ambiciona religar o homem ao mundo e propor um novo olhar para a realidade e o fazer poético; invoca em seus poemas que Eurídice é poesia, a procura de Orfeu, poeta, tal como ela acredita se realizaro seu fazer poéticoporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em LiteraturaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADASophia de Mello Breyner Andresen: o mito invertido de Orpheu e Eurydiceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALANA GABRIELA RIBEIRO PESSOA.pdfapplication/pdf481745https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33268/1/ANA%20GABRIELA%20RIBEIRO%20PESSOA.pdf7212dd6ea4d27d4859c500db5c03be73MD51TEXTANA GABRIELA RIBEIRO PESSOA.pdf.txtANA GABRIELA RIBEIRO PESSOA.pdf.txtExtracted texttext/plain134297https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33268/2/ANA%20GABRIELA%20RIBEIRO%20PESSOA.pdf.txtea27a63bca3b33286050b4529ccad19cMD52THUMBNAILANA GABRIELA RIBEIRO PESSOA.pdf.jpgANA GABRIELA RIBEIRO PESSOA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1205https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33268/3/ANA%20GABRIELA%20RIBEIRO%20PESSOA.pdf.jpg4ecc2e40e3c77fac187f6b81e17a0a27MD53handle/332682023-07-06 01:06:20.159oai:repositorio.pucsp.br:handle/33268Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:06:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
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