Peça teatral “Aldeotas”: processos de criação e relações entre o teatro narrativo, a encenação e a voz cênica do ator Gero Camilo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28976 |
Resumo: | o teatro fornece a possibilidade de escolha se a peça acontecerá com a presença ou a ausência de cenário. Com sua ausência, o trabalho criativo se volta principalmente às expressividades dos atores: voz, corpo e textualidade. Objetivo: identificar as medidas tomadas para criação vocal, no teatro narrativo, da peça teatral “Aldeotas”, atuada e escrita por Gero Camilo. Método: por meio de uma entrevista semi-estruturada, o ator Gero Camilo colaborou para esta pesquisa respondendo a três questões norteadoras a respeito de criações vocais, corporais e interpretativas, necessárias ao seu trabalho de criação como ator e dramaturgo na peça teatral “Aldeotas”. Como o enfoque desta peça estava no trabalho do ator em cena, sem a presença de uma carpintaria teatral mais elaborada, investigou-se as relações entre a dramaturgia narrativa, a comunicação com o público, e a elaboração e equilíbrio entre voz e corpo. Resultados: Observou-se que o ator tem maior liberdade para criar quando se trata de um texto próprio; Gero mantém algumas influências que se refletem no seu modo se fazer teatro; a relação do ator com o público é priorizada e; a construção da voz necessita do trabalho com o corpo. Conclusão: constatou-se que a criação das características vocais de um personagem demanda esforços investigativos de todo o corpo do ator. O gênero teatral escolhido, narrativo, permite e exige que o ator tome conta do espaço cênico e trabalhe para manter o equilíbrio entre medidas criativas vocais e corporais, em complementaridade |
id |
PUC_SP-1_cedec2eec4258d318ec7b4f1b9f141d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/28976 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Gayotto, Lucia Helena da CunhaGalvão, Ethiene Carolina Santos2022-10-18T17:42:32Z2022-10-18T17:42:32Z2008-12-09Galvão, Ethiene Carolina Santos. Peça teatral “Aldeotas”: processos de criação e relações entre o teatro narrativo, a encenação e a voz cênica do ator Gero Camilo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28976o teatro fornece a possibilidade de escolha se a peça acontecerá com a presença ou a ausência de cenário. Com sua ausência, o trabalho criativo se volta principalmente às expressividades dos atores: voz, corpo e textualidade. Objetivo: identificar as medidas tomadas para criação vocal, no teatro narrativo, da peça teatral “Aldeotas”, atuada e escrita por Gero Camilo. Método: por meio de uma entrevista semi-estruturada, o ator Gero Camilo colaborou para esta pesquisa respondendo a três questões norteadoras a respeito de criações vocais, corporais e interpretativas, necessárias ao seu trabalho de criação como ator e dramaturgo na peça teatral “Aldeotas”. Como o enfoque desta peça estava no trabalho do ator em cena, sem a presença de uma carpintaria teatral mais elaborada, investigou-se as relações entre a dramaturgia narrativa, a comunicação com o público, e a elaboração e equilíbrio entre voz e corpo. Resultados: Observou-se que o ator tem maior liberdade para criar quando se trata de um texto próprio; Gero mantém algumas influências que se refletem no seu modo se fazer teatro; a relação do ator com o público é priorizada e; a construção da voz necessita do trabalho com o corpo. Conclusão: constatou-se que a criação das características vocais de um personagem demanda esforços investigativos de todo o corpo do ator. O gênero teatral escolhido, narrativo, permite e exige que o ator tome conta do espaço cênico e trabalhe para manter o equilíbrio entre medidas criativas vocais e corporais, em complementaridadeporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em FonoaudiologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIATeatro narrativoEscrita dramatúrgicaVoz cênicaPeça teatral “Aldeotas”: processos de criação e relações entre o teatro narrativo, a encenação e a voz cênica do ator Gero Camiloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTEthiene Carolina Santos Galvão - TCC.pdf.txtEthiene Carolina Santos Galvão - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain65394https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28976/2/Ethiene%20Carolina%20Santos%20Galv%c3%a3o%20-%20TCC.pdf.txt91981a0ed541663be8064391ae5f5ef3MD52THUMBNAILEthiene Carolina Santos Galvão - TCC.pdf.jpgEthiene Carolina Santos Galvão - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1237https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28976/3/Ethiene%20Carolina%20Santos%20Galv%c3%a3o%20-%20TCC.pdf.jpgd4ff265b49f2b70cc200ca33673bb0c5MD53ORIGINALEthiene Carolina Santos Galvão - TCC.pdfEthiene Carolina Santos Galvão - TCC.pdfapplication/pdf1542148https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28976/1/Ethiene%20Carolina%20Santos%20Galv%c3%a3o%20-%20TCC.pdfa4d29178418c41119485d18ed52c372eMD51handle/289762022-12-21 17:01:27.229oai:repositorio.pucsp.br:handle/28976Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-12-21T20:01:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Peça teatral “Aldeotas”: processos de criação e relações entre o teatro narrativo, a encenação e a voz cênica do ator Gero Camilo |
title |
Peça teatral “Aldeotas”: processos de criação e relações entre o teatro narrativo, a encenação e a voz cênica do ator Gero Camilo |
spellingShingle |
Peça teatral “Aldeotas”: processos de criação e relações entre o teatro narrativo, a encenação e a voz cênica do ator Gero Camilo Galvão, Ethiene Carolina Santos CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA Teatro narrativo Escrita dramatúrgica Voz cênica |
title_short |
Peça teatral “Aldeotas”: processos de criação e relações entre o teatro narrativo, a encenação e a voz cênica do ator Gero Camilo |
title_full |
Peça teatral “Aldeotas”: processos de criação e relações entre o teatro narrativo, a encenação e a voz cênica do ator Gero Camilo |
title_fullStr |
Peça teatral “Aldeotas”: processos de criação e relações entre o teatro narrativo, a encenação e a voz cênica do ator Gero Camilo |
title_full_unstemmed |
Peça teatral “Aldeotas”: processos de criação e relações entre o teatro narrativo, a encenação e a voz cênica do ator Gero Camilo |
title_sort |
Peça teatral “Aldeotas”: processos de criação e relações entre o teatro narrativo, a encenação e a voz cênica do ator Gero Camilo |
author |
Galvão, Ethiene Carolina Santos |
author_facet |
Galvão, Ethiene Carolina Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gayotto, Lucia Helena da Cunha |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galvão, Ethiene Carolina Santos |
contributor_str_mv |
Gayotto, Lucia Helena da Cunha |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA Teatro narrativo Escrita dramatúrgica Voz cênica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro narrativo Escrita dramatúrgica Voz cênica |
description |
o teatro fornece a possibilidade de escolha se a peça acontecerá com a presença ou a ausência de cenário. Com sua ausência, o trabalho criativo se volta principalmente às expressividades dos atores: voz, corpo e textualidade. Objetivo: identificar as medidas tomadas para criação vocal, no teatro narrativo, da peça teatral “Aldeotas”, atuada e escrita por Gero Camilo. Método: por meio de uma entrevista semi-estruturada, o ator Gero Camilo colaborou para esta pesquisa respondendo a três questões norteadoras a respeito de criações vocais, corporais e interpretativas, necessárias ao seu trabalho de criação como ator e dramaturgo na peça teatral “Aldeotas”. Como o enfoque desta peça estava no trabalho do ator em cena, sem a presença de uma carpintaria teatral mais elaborada, investigou-se as relações entre a dramaturgia narrativa, a comunicação com o público, e a elaboração e equilíbrio entre voz e corpo. Resultados: Observou-se que o ator tem maior liberdade para criar quando se trata de um texto próprio; Gero mantém algumas influências que se refletem no seu modo se fazer teatro; a relação do ator com o público é priorizada e; a construção da voz necessita do trabalho com o corpo. Conclusão: constatou-se que a criação das características vocais de um personagem demanda esforços investigativos de todo o corpo do ator. O gênero teatral escolhido, narrativo, permite e exige que o ator tome conta do espaço cênico e trabalhe para manter o equilíbrio entre medidas criativas vocais e corporais, em complementaridade |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-12-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-18T17:42:32Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-18T17:42:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Galvão, Ethiene Carolina Santos. Peça teatral “Aldeotas”: processos de criação e relações entre o teatro narrativo, a encenação e a voz cênica do ator Gero Camilo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28976 |
identifier_str_mv |
Galvão, Ethiene Carolina Santos. Peça teatral “Aldeotas”: processos de criação e relações entre o teatro narrativo, a encenação e a voz cênica do ator Gero Camilo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28976 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Graduação em Fonoaudiologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28976/2/Ethiene%20Carolina%20Santos%20Galv%c3%a3o%20-%20TCC.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28976/3/Ethiene%20Carolina%20Santos%20Galv%c3%a3o%20-%20TCC.pdf.jpg https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28976/1/Ethiene%20Carolina%20Santos%20Galv%c3%a3o%20-%20TCC.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
91981a0ed541663be8064391ae5f5ef3 d4ff265b49f2b70cc200ca33673bb0c5 a4d29178418c41119485d18ed52c372e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277774708342784 |