Peça teatral “Aldeotas”: processos de criação e relações entre o teatro narrativo, a encenação e a voz cênica do ator Gero Camilo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvão, Ethiene Carolina Santos
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28976
Resumo: o teatro fornece a possibilidade de escolha se a peça acontecerá com a presença ou a ausência de cenário. Com sua ausência, o trabalho criativo se volta principalmente às expressividades dos atores: voz, corpo e textualidade. Objetivo: identificar as medidas tomadas para criação vocal, no teatro narrativo, da peça teatral “Aldeotas”, atuada e escrita por Gero Camilo. Método: por meio de uma entrevista semi-estruturada, o ator Gero Camilo colaborou para esta pesquisa respondendo a três questões norteadoras a respeito de criações vocais, corporais e interpretativas, necessárias ao seu trabalho de criação como ator e dramaturgo na peça teatral “Aldeotas”. Como o enfoque desta peça estava no trabalho do ator em cena, sem a presença de uma carpintaria teatral mais elaborada, investigou-se as relações entre a dramaturgia narrativa, a comunicação com o público, e a elaboração e equilíbrio entre voz e corpo. Resultados: Observou-se que o ator tem maior liberdade para criar quando se trata de um texto próprio; Gero mantém algumas influências que se refletem no seu modo se fazer teatro; a relação do ator com o público é priorizada e; a construção da voz necessita do trabalho com o corpo. Conclusão: constatou-se que a criação das características vocais de um personagem demanda esforços investigativos de todo o corpo do ator. O gênero teatral escolhido, narrativo, permite e exige que o ator tome conta do espaço cênico e trabalhe para manter o equilíbrio entre medidas criativas vocais e corporais, em complementaridade
id PUC_SP-1_cedec2eec4258d318ec7b4f1b9f141d1
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/28976
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Gayotto, Lucia Helena da CunhaGalvão, Ethiene Carolina Santos2022-10-18T17:42:32Z2022-10-18T17:42:32Z2008-12-09Galvão, Ethiene Carolina Santos. Peça teatral “Aldeotas”: processos de criação e relações entre o teatro narrativo, a encenação e a voz cênica do ator Gero Camilo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28976o teatro fornece a possibilidade de escolha se a peça acontecerá com a presença ou a ausência de cenário. Com sua ausência, o trabalho criativo se volta principalmente às expressividades dos atores: voz, corpo e textualidade. Objetivo: identificar as medidas tomadas para criação vocal, no teatro narrativo, da peça teatral “Aldeotas”, atuada e escrita por Gero Camilo. Método: por meio de uma entrevista semi-estruturada, o ator Gero Camilo colaborou para esta pesquisa respondendo a três questões norteadoras a respeito de criações vocais, corporais e interpretativas, necessárias ao seu trabalho de criação como ator e dramaturgo na peça teatral “Aldeotas”. Como o enfoque desta peça estava no trabalho do ator em cena, sem a presença de uma carpintaria teatral mais elaborada, investigou-se as relações entre a dramaturgia narrativa, a comunicação com o público, e a elaboração e equilíbrio entre voz e corpo. Resultados: Observou-se que o ator tem maior liberdade para criar quando se trata de um texto próprio; Gero mantém algumas influências que se refletem no seu modo se fazer teatro; a relação do ator com o público é priorizada e; a construção da voz necessita do trabalho com o corpo. Conclusão: constatou-se que a criação das características vocais de um personagem demanda esforços investigativos de todo o corpo do ator. O gênero teatral escolhido, narrativo, permite e exige que o ator tome conta do espaço cênico e trabalhe para manter o equilíbrio entre medidas criativas vocais e corporais, em complementaridadeporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em FonoaudiologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIATeatro narrativoEscrita dramatúrgicaVoz cênicaPeça teatral “Aldeotas”: processos de criação e relações entre o teatro narrativo, a encenação e a voz cênica do ator Gero Camiloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTEthiene Carolina Santos Galvão - TCC.pdf.txtEthiene Carolina Santos Galvão - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain65394https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28976/2/Ethiene%20Carolina%20Santos%20Galv%c3%a3o%20-%20TCC.pdf.txt91981a0ed541663be8064391ae5f5ef3MD52THUMBNAILEthiene Carolina Santos Galvão - TCC.pdf.jpgEthiene Carolina Santos Galvão - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1237https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28976/3/Ethiene%20Carolina%20Santos%20Galv%c3%a3o%20-%20TCC.pdf.jpgd4ff265b49f2b70cc200ca33673bb0c5MD53ORIGINALEthiene Carolina Santos Galvão - TCC.pdfEthiene Carolina Santos Galvão - TCC.pdfapplication/pdf1542148https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28976/1/Ethiene%20Carolina%20Santos%20Galv%c3%a3o%20-%20TCC.pdfa4d29178418c41119485d18ed52c372eMD51handle/289762022-12-21 17:01:27.229oai:repositorio.pucsp.br:handle/28976Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-12-21T20:01:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Peça teatral “Aldeotas”: processos de criação e relações entre o teatro narrativo, a encenação e a voz cênica do ator Gero Camilo
title Peça teatral “Aldeotas”: processos de criação e relações entre o teatro narrativo, a encenação e a voz cênica do ator Gero Camilo
spellingShingle Peça teatral “Aldeotas”: processos de criação e relações entre o teatro narrativo, a encenação e a voz cênica do ator Gero Camilo
Galvão, Ethiene Carolina Santos
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Teatro narrativo
Escrita dramatúrgica
Voz cênica
title_short Peça teatral “Aldeotas”: processos de criação e relações entre o teatro narrativo, a encenação e a voz cênica do ator Gero Camilo
title_full Peça teatral “Aldeotas”: processos de criação e relações entre o teatro narrativo, a encenação e a voz cênica do ator Gero Camilo
title_fullStr Peça teatral “Aldeotas”: processos de criação e relações entre o teatro narrativo, a encenação e a voz cênica do ator Gero Camilo
title_full_unstemmed Peça teatral “Aldeotas”: processos de criação e relações entre o teatro narrativo, a encenação e a voz cênica do ator Gero Camilo
title_sort Peça teatral “Aldeotas”: processos de criação e relações entre o teatro narrativo, a encenação e a voz cênica do ator Gero Camilo
author Galvão, Ethiene Carolina Santos
author_facet Galvão, Ethiene Carolina Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gayotto, Lucia Helena da Cunha
dc.contributor.author.fl_str_mv Galvão, Ethiene Carolina Santos
contributor_str_mv Gayotto, Lucia Helena da Cunha
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Teatro narrativo
Escrita dramatúrgica
Voz cênica
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro narrativo
Escrita dramatúrgica
Voz cênica
description o teatro fornece a possibilidade de escolha se a peça acontecerá com a presença ou a ausência de cenário. Com sua ausência, o trabalho criativo se volta principalmente às expressividades dos atores: voz, corpo e textualidade. Objetivo: identificar as medidas tomadas para criação vocal, no teatro narrativo, da peça teatral “Aldeotas”, atuada e escrita por Gero Camilo. Método: por meio de uma entrevista semi-estruturada, o ator Gero Camilo colaborou para esta pesquisa respondendo a três questões norteadoras a respeito de criações vocais, corporais e interpretativas, necessárias ao seu trabalho de criação como ator e dramaturgo na peça teatral “Aldeotas”. Como o enfoque desta peça estava no trabalho do ator em cena, sem a presença de uma carpintaria teatral mais elaborada, investigou-se as relações entre a dramaturgia narrativa, a comunicação com o público, e a elaboração e equilíbrio entre voz e corpo. Resultados: Observou-se que o ator tem maior liberdade para criar quando se trata de um texto próprio; Gero mantém algumas influências que se refletem no seu modo se fazer teatro; a relação do ator com o público é priorizada e; a construção da voz necessita do trabalho com o corpo. Conclusão: constatou-se que a criação das características vocais de um personagem demanda esforços investigativos de todo o corpo do ator. O gênero teatral escolhido, narrativo, permite e exige que o ator tome conta do espaço cênico e trabalhe para manter o equilíbrio entre medidas criativas vocais e corporais, em complementaridade
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-12-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-18T17:42:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-18T17:42:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Galvão, Ethiene Carolina Santos. Peça teatral “Aldeotas”: processos de criação e relações entre o teatro narrativo, a encenação e a voz cênica do ator Gero Camilo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28976
identifier_str_mv Galvão, Ethiene Carolina Santos. Peça teatral “Aldeotas”: processos de criação e relações entre o teatro narrativo, a encenação e a voz cênica do ator Gero Camilo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Fonoaudiologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28976/2/Ethiene%20Carolina%20Santos%20Galv%c3%a3o%20-%20TCC.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28976/3/Ethiene%20Carolina%20Santos%20Galv%c3%a3o%20-%20TCC.pdf.jpg
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28976/1/Ethiene%20Carolina%20Santos%20Galv%c3%a3o%20-%20TCC.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 91981a0ed541663be8064391ae5f5ef3
d4ff265b49f2b70cc200ca33673bb0c5
a4d29178418c41119485d18ed52c372e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277774708342784