Interação cênico-musical: estudo nº. 2

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jussara Rodrigues Fernandino
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9EGMUL
Resumo: Os aspectos interacionais entre as áreas de Música e Teatro constituem o tema desta tese. Tendo sido observada uma fragmentação entre estes aspectos nos processos artísticos e de formação destas áreas, de uma maneira geral, o trabalho partiu da premissa de que há necessidade de um maior entendimento em torno dessa questão. A pesquisa investigou práticas de entrelaçamento entre as duas linguagens, visando a alcançar possíveis indicadores, capazes de suscitar uma maior compreensão desse fenômeno. A elaboração das práticas partiu do cruzamento entre os fundamentos de alguns encenadores e pedagogos musicais referenciais, e, com vistas à verificação desses procedimentos, foi gerada uma disciplina-laboratório, que se constituiu o campo de investigação. A pesquisa foi realizada na Universidade Federal de Minas Gerais, tendo, como sujeitos participantes, alunos dos cursos de Graduação em Música e Graduação em Teatro desta instituição. Tendo, como suporte, os pressupostos da pesquisa qualitativa, empregou-se a observação participante e sistemática como principal instrumento metodológico, utilizando-se, ainda, a aplicação de entrevistas e questionários, como apoio ao processo investigativo. As entrevistas foram realizadas com profissionais das áreas de Música e Teatro, com experiência de integração entre estas linguagens, e os questionários foram aplicados junto aos alunos integrantes da disciplina-laboratório. A análise dos dados evidenciou a viabilidade pedagógica dos procedimentos investigados e permitiu identificar alguns meios implicados no processo de interação, demonstrando, ainda, as características de atores e músicos frente à proposta em questão. A partir do processamento dessas informações, foram elaborados os eixos indicadores da interação cênico-musical, resultados os quais a tese se propôs a alcançar.
id UFMG_df927046d5a39c045ae4c4efc01949d7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-9EGMUL
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Ernani de Castro MalettaAngela Imaculada L de F DalbenMarco Antonio Farias ScarassattiMonica Medeiros RibeiroMaurilio Andrade RochaJacyan Castilho de OliveiraJussara Rodrigues Fernandino2019-08-11T11:31:46Z2019-08-11T11:31:46Z2013-10-16http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9EGMULOs aspectos interacionais entre as áreas de Música e Teatro constituem o tema desta tese. Tendo sido observada uma fragmentação entre estes aspectos nos processos artísticos e de formação destas áreas, de uma maneira geral, o trabalho partiu da premissa de que há necessidade de um maior entendimento em torno dessa questão. A pesquisa investigou práticas de entrelaçamento entre as duas linguagens, visando a alcançar possíveis indicadores, capazes de suscitar uma maior compreensão desse fenômeno. A elaboração das práticas partiu do cruzamento entre os fundamentos de alguns encenadores e pedagogos musicais referenciais, e, com vistas à verificação desses procedimentos, foi gerada uma disciplina-laboratório, que se constituiu o campo de investigação. A pesquisa foi realizada na Universidade Federal de Minas Gerais, tendo, como sujeitos participantes, alunos dos cursos de Graduação em Música e Graduação em Teatro desta instituição. Tendo, como suporte, os pressupostos da pesquisa qualitativa, empregou-se a observação participante e sistemática como principal instrumento metodológico, utilizando-se, ainda, a aplicação de entrevistas e questionários, como apoio ao processo investigativo. As entrevistas foram realizadas com profissionais das áreas de Música e Teatro, com experiência de integração entre estas linguagens, e os questionários foram aplicados junto aos alunos integrantes da disciplina-laboratório. A análise dos dados evidenciou a viabilidade pedagógica dos procedimentos investigados e permitiu identificar alguns meios implicados no processo de interação, demonstrando, ainda, as características de atores e músicos frente à proposta em questão. A partir do processamento dessas informações, foram elaborados os eixos indicadores da interação cênico-musical, resultados os quais a tese se propôs a alcançar.Los aspectos interrelacionales entre las áreas de Música y Teatro constituyen el tema de esta tesis. Observando una fragmentación entre estos aspectos en los procesos artísticos y de formación de ambas áreas, de una manera general, el trabajo partió de la premisa de que hay necesidad de un mayor entendimiento en torno de esa cuestión. Se investigaron prácticas de entrelazamiento de ambos lenguajes con el objetivo de encontrar posibles indicadores capaces de lograr una mayor comprensión de ese fenómeno. La elaboración de las prácticas partió del cruce de fundamentos de algunos directores y pedagogos musicales referentes y, en vista de una verificación de los procedimientos, se generó una disciplina-laboratorio que se constituyó en el campo de investigación. La misma fue realizada en la Universidade Federal de Minas Gerais, con alumnos de los Cursos de Graduação em Música y Graduação em Teatro de esta institución como sujetos participantes. Teniendo como apoyo las hipótesis de investigación cualitativa, se empleó la observación participante y sistemática como principal instrumento metodológico, aplicándose también entrevistas y cuestionarios como apoyo del proceso de investigación. Las entrevistas se hicieron a profesionales de las áreas de Música y Teatro, con experiencia de integración de ambos lenguajes, y los cuestionarios se aplicaron a los alumnos integrantes de la disciplina-laboratorio. El análisis de los datos evidenció la viabilidad pedagógica de los procedimientos investigados y permitió identificar algunos medios involucrados en el proceso de interacción, mostrando además la recepción por actores y músicos de la propuesta en cuestión. A partir del procesamiento de esas informaciones se elaboraron los ejes indicadores de interacción escénico musical, cuyos resultados la tesis propone alcanzar.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGVozLinguagem corporalMúsica e teatroTeatroArtes cênicas Estudo e ensinoInterdisciplinaridadeInteração cênico-musicalPráticas cênico-musicaisInteração cênico-musical: estudo nº. 2info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_fernandino_2013.pdfapplication/pdf2729584https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-9EGMUL/1/tese_fernandino_2013.pdfb7db75f2edc90fd69a25859596b30e3cMD51TEXTtese_fernandino_2013.pdf.txttese_fernandino_2013.pdf.txtExtracted texttext/plain710663https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-9EGMUL/2/tese_fernandino_2013.pdf.txt7d766a58f3d2f16dba0c55828924e9d8MD521843/JSSS-9EGMUL2019-11-14 08:30:49.03oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-9EGMULRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:30:49Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Interação cênico-musical: estudo nº. 2
title Interação cênico-musical: estudo nº. 2
spellingShingle Interação cênico-musical: estudo nº. 2
Jussara Rodrigues Fernandino
Interdisciplinaridade
Interação cênico-musical
Práticas cênico-musicais
Voz
Linguagem corporal
Música e teatro
Teatro
Artes cênicas Estudo e ensino
title_short Interação cênico-musical: estudo nº. 2
title_full Interação cênico-musical: estudo nº. 2
title_fullStr Interação cênico-musical: estudo nº. 2
title_full_unstemmed Interação cênico-musical: estudo nº. 2
title_sort Interação cênico-musical: estudo nº. 2
author Jussara Rodrigues Fernandino
author_facet Jussara Rodrigues Fernandino
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ernani de Castro Maletta
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Angela Imaculada L de F Dalben
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Marco Antonio Farias Scarassatti
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Monica Medeiros Ribeiro
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Maurilio Andrade Rocha
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Jacyan Castilho de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Jussara Rodrigues Fernandino
contributor_str_mv Ernani de Castro Maletta
Angela Imaculada L de F Dalben
Marco Antonio Farias Scarassatti
Monica Medeiros Ribeiro
Maurilio Andrade Rocha
Jacyan Castilho de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade
Interação cênico-musical
Práticas cênico-musicais
topic Interdisciplinaridade
Interação cênico-musical
Práticas cênico-musicais
Voz
Linguagem corporal
Música e teatro
Teatro
Artes cênicas Estudo e ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Voz
Linguagem corporal
Música e teatro
Teatro
Artes cênicas Estudo e ensino
description Os aspectos interacionais entre as áreas de Música e Teatro constituem o tema desta tese. Tendo sido observada uma fragmentação entre estes aspectos nos processos artísticos e de formação destas áreas, de uma maneira geral, o trabalho partiu da premissa de que há necessidade de um maior entendimento em torno dessa questão. A pesquisa investigou práticas de entrelaçamento entre as duas linguagens, visando a alcançar possíveis indicadores, capazes de suscitar uma maior compreensão desse fenômeno. A elaboração das práticas partiu do cruzamento entre os fundamentos de alguns encenadores e pedagogos musicais referenciais, e, com vistas à verificação desses procedimentos, foi gerada uma disciplina-laboratório, que se constituiu o campo de investigação. A pesquisa foi realizada na Universidade Federal de Minas Gerais, tendo, como sujeitos participantes, alunos dos cursos de Graduação em Música e Graduação em Teatro desta instituição. Tendo, como suporte, os pressupostos da pesquisa qualitativa, empregou-se a observação participante e sistemática como principal instrumento metodológico, utilizando-se, ainda, a aplicação de entrevistas e questionários, como apoio ao processo investigativo. As entrevistas foram realizadas com profissionais das áreas de Música e Teatro, com experiência de integração entre estas linguagens, e os questionários foram aplicados junto aos alunos integrantes da disciplina-laboratório. A análise dos dados evidenciou a viabilidade pedagógica dos procedimentos investigados e permitiu identificar alguns meios implicados no processo de interação, demonstrando, ainda, as características de atores e músicos frente à proposta em questão. A partir do processamento dessas informações, foram elaborados os eixos indicadores da interação cênico-musical, resultados os quais a tese se propôs a alcançar.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-10-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T11:31:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T11:31:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9EGMUL
url http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9EGMUL
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-9EGMUL/1/tese_fernandino_2013.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-9EGMUL/2/tese_fernandino_2013.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b7db75f2edc90fd69a25859596b30e3c
7d766a58f3d2f16dba0c55828924e9d8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676784933011456