O show da Luna: uma análise dos comportamentos de Luna e Jupiter diante da dúvida a partir de Piaget

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Renata Fonseca da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41829
Resumo: A infância é um período do desenvolvimento humano em que a criança pode brincar, aprender e tem o direito de ser protegida e cuidada pela sociedade. Os desenhos animados, por sua vez, são uma das possíveis formas para compreender este desenvolvimento infantil. Esta pesquisa qualitativa de análise documental teve como objetivo analisar os personagens Luna e Jupiter, do desenho animado “O Show da Luna!”, a partir da teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget. Buscou-se, a partir da teoria Piagetiana, analisar em diferentes episódios os comportamentos dos personagens e como estes reagem diante da dúvida, além de identificar os recursos que utilizam para construir o conhecimento. Os resultados obtidos foram interpretados a partir da análise de conteúdo segundo Bardin (2016), com uso de categorias teóricas à priori: egocentrismo, capacidade de conservação, realismo infantil e fase dos porquês. Concluiu-se que os comportamentos de Luna e Júpiter refletem egocentrismo, realismo infantil e a fase dos porquês, características esperadas do período pré-operatório, enquanto a capacidade de conservação ainda está em desenvolvimento. Os personagens exploram sua curiosidade usando o método científico e o jogo simbólico para construir conhecimento, explicando fenômenos complexos por meio de analogias acessíveis ao público infantil. O estudo se concentrou na primeira temporada e em episódios específicos, sugerindo análises futuras para obter perspectivas adicionais sobre o desenvolvimento cognitivo dos personagens e destacando a importância de observações do comportamento infantil, além das representações em desenhos animados
id PUC_SP-1_d19c2f457efa776665a972dae0dbb99a
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/41829
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Strelhow, Miriam Raquel Wachholzhttp://lattes.cnpq.br/0319605102915969Cruz, Renata Fonseca da2024-06-18T12:31:23Z2024-06-18T12:31:23Z2024-06-03Cruz, Renata Fonseca da. O show da Luna: uma análise dos comportamentos de Luna e Jupiter diante da dúvida a partir de Piaget. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41829A infância é um período do desenvolvimento humano em que a criança pode brincar, aprender e tem o direito de ser protegida e cuidada pela sociedade. Os desenhos animados, por sua vez, são uma das possíveis formas para compreender este desenvolvimento infantil. Esta pesquisa qualitativa de análise documental teve como objetivo analisar os personagens Luna e Jupiter, do desenho animado “O Show da Luna!”, a partir da teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget. Buscou-se, a partir da teoria Piagetiana, analisar em diferentes episódios os comportamentos dos personagens e como estes reagem diante da dúvida, além de identificar os recursos que utilizam para construir o conhecimento. Os resultados obtidos foram interpretados a partir da análise de conteúdo segundo Bardin (2016), com uso de categorias teóricas à priori: egocentrismo, capacidade de conservação, realismo infantil e fase dos porquês. Concluiu-se que os comportamentos de Luna e Júpiter refletem egocentrismo, realismo infantil e a fase dos porquês, características esperadas do período pré-operatório, enquanto a capacidade de conservação ainda está em desenvolvimento. Os personagens exploram sua curiosidade usando o método científico e o jogo simbólico para construir conhecimento, explicando fenômenos complexos por meio de analogias acessíveis ao público infantil. O estudo se concentrou na primeira temporada e em episódios específicos, sugerindo análises futuras para obter perspectivas adicionais sobre o desenvolvimento cognitivo dos personagens e destacando a importância de observações do comportamento infantil, além das representações em desenhos animadosporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIADesenvolvimento infantiDesenhos animadosPiagetShow da LunaPerguntas infantisO show da Luna: uma análise dos comportamentos de Luna e Jupiter diante da dúvida a partir de Piagetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALTCC_Renata Fonseca da Cr.pdfapplication/pdf277898https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41829/1/TCC_Renata%20Fonseca%20da%20Cr.pdfdc1c09a42744e789b2cde314b62a043fMD51TEXTTCC_Renata Fonseca da Cr.pdf.txtTCC_Renata Fonseca da Cr.pdf.txtExtracted texttext/plain83924https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41829/2/TCC_Renata%20Fonseca%20da%20Cr.pdf.txt4f41c03b70791e2a541567498141a6c4MD52THUMBNAILTCC_Renata Fonseca da Cr.pdf.jpgTCC_Renata Fonseca da Cr.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1306https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41829/3/TCC_Renata%20Fonseca%20da%20Cr.pdf.jpgf4eb015e9daa070059956e6c3de2b24eMD53handle/418292024-06-19 01:02:22.091oai:repositorio.pucsp.br:handle/41829Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2024-06-19T04:02:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O show da Luna: uma análise dos comportamentos de Luna e Jupiter diante da dúvida a partir de Piaget
title O show da Luna: uma análise dos comportamentos de Luna e Jupiter diante da dúvida a partir de Piaget
spellingShingle O show da Luna: uma análise dos comportamentos de Luna e Jupiter diante da dúvida a partir de Piaget
Cruz, Renata Fonseca da
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Desenvolvimento infanti
Desenhos animados
Piaget
Show da Luna
Perguntas infantis
title_short O show da Luna: uma análise dos comportamentos de Luna e Jupiter diante da dúvida a partir de Piaget
title_full O show da Luna: uma análise dos comportamentos de Luna e Jupiter diante da dúvida a partir de Piaget
title_fullStr O show da Luna: uma análise dos comportamentos de Luna e Jupiter diante da dúvida a partir de Piaget
title_full_unstemmed O show da Luna: uma análise dos comportamentos de Luna e Jupiter diante da dúvida a partir de Piaget
title_sort O show da Luna: uma análise dos comportamentos de Luna e Jupiter diante da dúvida a partir de Piaget
author Cruz, Renata Fonseca da
author_facet Cruz, Renata Fonseca da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Strelhow, Miriam Raquel Wachholz
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0319605102915969
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Renata Fonseca da
contributor_str_mv Strelhow, Miriam Raquel Wachholz
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Desenvolvimento infanti
Desenhos animados
Piaget
Show da Luna
Perguntas infantis
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento infanti
Desenhos animados
Piaget
Show da Luna
Perguntas infantis
description A infância é um período do desenvolvimento humano em que a criança pode brincar, aprender e tem o direito de ser protegida e cuidada pela sociedade. Os desenhos animados, por sua vez, são uma das possíveis formas para compreender este desenvolvimento infantil. Esta pesquisa qualitativa de análise documental teve como objetivo analisar os personagens Luna e Jupiter, do desenho animado “O Show da Luna!”, a partir da teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget. Buscou-se, a partir da teoria Piagetiana, analisar em diferentes episódios os comportamentos dos personagens e como estes reagem diante da dúvida, além de identificar os recursos que utilizam para construir o conhecimento. Os resultados obtidos foram interpretados a partir da análise de conteúdo segundo Bardin (2016), com uso de categorias teóricas à priori: egocentrismo, capacidade de conservação, realismo infantil e fase dos porquês. Concluiu-se que os comportamentos de Luna e Júpiter refletem egocentrismo, realismo infantil e a fase dos porquês, características esperadas do período pré-operatório, enquanto a capacidade de conservação ainda está em desenvolvimento. Os personagens exploram sua curiosidade usando o método científico e o jogo simbólico para construir conhecimento, explicando fenômenos complexos por meio de analogias acessíveis ao público infantil. O estudo se concentrou na primeira temporada e em episódios específicos, sugerindo análises futuras para obter perspectivas adicionais sobre o desenvolvimento cognitivo dos personagens e destacando a importância de observações do comportamento infantil, além das representações em desenhos animados
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-06-18T12:31:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-06-18T12:31:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024-06-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Cruz, Renata Fonseca da. O show da Luna: uma análise dos comportamentos de Luna e Jupiter diante da dúvida a partir de Piaget. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41829
identifier_str_mv Cruz, Renata Fonseca da. O show da Luna: uma análise dos comportamentos de Luna e Jupiter diante da dúvida a partir de Piaget. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41829
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41829/1/TCC_Renata%20Fonseca%20da%20Cr.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41829/2/TCC_Renata%20Fonseca%20da%20Cr.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/41829/3/TCC_Renata%20Fonseca%20da%20Cr.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv dc1c09a42744e789b2cde314b62a043f
4f41c03b70791e2a541567498141a6c4
f4eb015e9daa070059956e6c3de2b24e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277886974132224