Linguagem audiovisual num episódio do desenho animado “O Show da Luna!”: ludicidade e/ou aprendizagem conceitual via conceito educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Patrícia Vieira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/181445
Resumo: O crescente acesso à “Tecnologia da informação e comunicação” (TIC) no cotidiano das famílias e das salas de aula da Educação Escolar engendrou a necessidade de analisarmos a possibilidade de a linguagem audiovisual do desenho animado ser utilizada como recurso tecnológico, lúdico e pedagógico no ensino de conceitos científicos na Educação Infantil, por meio da mediação dialética. E, assim, tornou-se necessário investigar se - “A linguagem audiovisual do desenho animado educativo, em si, permite que o aluno do último ano da Educação Infantil (EI) elabore o conceito científico que o referido desenho apresenta?”. Para este estudo delimitamos como universo de investigação, o ensino de ciências na pré-escola com a presença de desenhos animados; como categoria de análise, a mediação dialética que, por intermédio da linguagem, veicula e dialetiza o conhecimento entre professor e aluno no desenvolvimento do conceito educativo e como objeto de análise, a linguagem audiovisual um episódio do desenho “O show da Luna!” intitulado “Nem tudo nasce da semente?” que apresenta o conceito científico rizoma. Em relação ao procedimento metodológico, trata-se de pesquisa de cunho bibliográfico, documental e teórico, pautado na “Teoria pedagógica da Metodologia da Mediação Dialética - M.M.D.”, em Arnoni (2015), o instrumental do processo educativo emancipador da atividade educativa. Isto nos credita a apresentação da análise de uma prática educativa que ilustra a organização metodológica do conceito educativo. E, mais, subsidia a discussão sobre as limitações impostas pelo modo usual de utilizar a linguagem audiovisual como recurso pedagógico. Este estudo explicita a necessidade do professor pautar-se em fundamentos teórico-metodológico da ontologia do ser social, que lhe capacita a usar a linguagem audiovisual dos vídeos educativos para estabelecer a relação pedagógica da mediação dialética entre ele, o professor, e o aluno, potencializando ao aluno superar suas ideias iniciais na elaboração conceitual.
id UNSP_39ef4a979bbff7a60f686ebfc94b63ce
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/181445
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Linguagem audiovisual num episódio do desenho animado “O Show da Luna!”: ludicidade e/ou aprendizagem conceitual via conceito educativoAudiovisual language in an episode of the cartoon "O show da Luna!": Ludicidade and / or conceptual learning for educational conceptEducação infantilLinguagem audiovisual do desenho animadoO show da Luna!Metodologia da mediação dialéticaConceito educativoChild educationAudiovisual language of the cartoonThe Luna show!Dialectic mediation methodologyEducational conceptO crescente acesso à “Tecnologia da informação e comunicação” (TIC) no cotidiano das famílias e das salas de aula da Educação Escolar engendrou a necessidade de analisarmos a possibilidade de a linguagem audiovisual do desenho animado ser utilizada como recurso tecnológico, lúdico e pedagógico no ensino de conceitos científicos na Educação Infantil, por meio da mediação dialética. E, assim, tornou-se necessário investigar se - “A linguagem audiovisual do desenho animado educativo, em si, permite que o aluno do último ano da Educação Infantil (EI) elabore o conceito científico que o referido desenho apresenta?”. Para este estudo delimitamos como universo de investigação, o ensino de ciências na pré-escola com a presença de desenhos animados; como categoria de análise, a mediação dialética que, por intermédio da linguagem, veicula e dialetiza o conhecimento entre professor e aluno no desenvolvimento do conceito educativo e como objeto de análise, a linguagem audiovisual um episódio do desenho “O show da Luna!” intitulado “Nem tudo nasce da semente?” que apresenta o conceito científico rizoma. Em relação ao procedimento metodológico, trata-se de pesquisa de cunho bibliográfico, documental e teórico, pautado na “Teoria pedagógica da Metodologia da Mediação Dialética - M.M.D.”, em Arnoni (2015), o instrumental do processo educativo emancipador da atividade educativa. Isto nos credita a apresentação da análise de uma prática educativa que ilustra a organização metodológica do conceito educativo. E, mais, subsidia a discussão sobre as limitações impostas pelo modo usual de utilizar a linguagem audiovisual como recurso pedagógico. Este estudo explicita a necessidade do professor pautar-se em fundamentos teórico-metodológico da ontologia do ser social, que lhe capacita a usar a linguagem audiovisual dos vídeos educativos para estabelecer a relação pedagógica da mediação dialética entre ele, o professor, e o aluno, potencializando ao aluno superar suas ideias iniciais na elaboração conceitual.The increasing access to "Technological Information and Communication" (ICT) in the daily life of families and in the classroom generated the need to analyze the possibility of the audiovisual language of animated cartoons to be used as a technological, recreational and pedagogical resource in the teaching of scientific concepts, through dialectical mediation in Early Childhood Education. Thus, it became necessary to investigate "whether the audiovisual language of the educational animated cartoon itself allows the student of the last year of Early Childhood Education (EI) to elaborate the scientific concept that the cartoon presents." Regarding the methodological procedure, we delimited as a universe of research, science studies in preschool with the presence of animated cartoons; as a category of analysis, the dialectical mediation that, through language, conveys and discusses the knowledge between the teacher and student in the development of the educational concept and as an object of analysis, the audiovisual language of an episode of the animate cartoon "The Luna Show!" , entitled "Not everything is born of the seed?", which presents the scientific concept of rhizome. It deals with a bibliographical, documentary and theoretical research, whose epistemological basis is based, in particular, on the "Pedagogical Theory of the Methodology of Dialectic Mediation - M.M.D.", by Arnoni (2014). The fact of M.M.D. to be the instrumental of the educational process emancipating the educational activity ensures the presentation of the analysis of an educational activity that illustrates the methodological organization of the educational concept, subsidizing the discussion about the limitations imposed by the usual way of using the audiovisual language as a pedagogical resource. Thus, it makes explicit the teacher's need to be based on the theoretical-methodological foundation of the social being's ontology, which enables him to understand the socio-educational relevance of the audiovisual language of educational videos when used to establish the pedagogical relationship of dialectical mediation between he, the teacher, and the student, via concept, empowering the student to overcome his initial ideas in conceptual elaboration.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Arnoni, Maria Eliza Brefere [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ribeiro, Patrícia Vieira2019-04-09T14:24:55Z2019-04-09T14:24:55Z2019-02-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18144500091486233004153078P47966298304820370porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-11T06:25:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181445Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-11T06:25:59Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Linguagem audiovisual num episódio do desenho animado “O Show da Luna!”: ludicidade e/ou aprendizagem conceitual via conceito educativo
Audiovisual language in an episode of the cartoon "O show da Luna!": Ludicidade and / or conceptual learning for educational concept
title Linguagem audiovisual num episódio do desenho animado “O Show da Luna!”: ludicidade e/ou aprendizagem conceitual via conceito educativo
spellingShingle Linguagem audiovisual num episódio do desenho animado “O Show da Luna!”: ludicidade e/ou aprendizagem conceitual via conceito educativo
Ribeiro, Patrícia Vieira
Educação infantil
Linguagem audiovisual do desenho animado
O show da Luna!
Metodologia da mediação dialética
Conceito educativo
Child education
Audiovisual language of the cartoon
The Luna show!
Dialectic mediation methodology
Educational concept
title_short Linguagem audiovisual num episódio do desenho animado “O Show da Luna!”: ludicidade e/ou aprendizagem conceitual via conceito educativo
title_full Linguagem audiovisual num episódio do desenho animado “O Show da Luna!”: ludicidade e/ou aprendizagem conceitual via conceito educativo
title_fullStr Linguagem audiovisual num episódio do desenho animado “O Show da Luna!”: ludicidade e/ou aprendizagem conceitual via conceito educativo
title_full_unstemmed Linguagem audiovisual num episódio do desenho animado “O Show da Luna!”: ludicidade e/ou aprendizagem conceitual via conceito educativo
title_sort Linguagem audiovisual num episódio do desenho animado “O Show da Luna!”: ludicidade e/ou aprendizagem conceitual via conceito educativo
author Ribeiro, Patrícia Vieira
author_facet Ribeiro, Patrícia Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arnoni, Maria Eliza Brefere [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Patrícia Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Linguagem audiovisual do desenho animado
O show da Luna!
Metodologia da mediação dialética
Conceito educativo
Child education
Audiovisual language of the cartoon
The Luna show!
Dialectic mediation methodology
Educational concept
topic Educação infantil
Linguagem audiovisual do desenho animado
O show da Luna!
Metodologia da mediação dialética
Conceito educativo
Child education
Audiovisual language of the cartoon
The Luna show!
Dialectic mediation methodology
Educational concept
description O crescente acesso à “Tecnologia da informação e comunicação” (TIC) no cotidiano das famílias e das salas de aula da Educação Escolar engendrou a necessidade de analisarmos a possibilidade de a linguagem audiovisual do desenho animado ser utilizada como recurso tecnológico, lúdico e pedagógico no ensino de conceitos científicos na Educação Infantil, por meio da mediação dialética. E, assim, tornou-se necessário investigar se - “A linguagem audiovisual do desenho animado educativo, em si, permite que o aluno do último ano da Educação Infantil (EI) elabore o conceito científico que o referido desenho apresenta?”. Para este estudo delimitamos como universo de investigação, o ensino de ciências na pré-escola com a presença de desenhos animados; como categoria de análise, a mediação dialética que, por intermédio da linguagem, veicula e dialetiza o conhecimento entre professor e aluno no desenvolvimento do conceito educativo e como objeto de análise, a linguagem audiovisual um episódio do desenho “O show da Luna!” intitulado “Nem tudo nasce da semente?” que apresenta o conceito científico rizoma. Em relação ao procedimento metodológico, trata-se de pesquisa de cunho bibliográfico, documental e teórico, pautado na “Teoria pedagógica da Metodologia da Mediação Dialética - M.M.D.”, em Arnoni (2015), o instrumental do processo educativo emancipador da atividade educativa. Isto nos credita a apresentação da análise de uma prática educativa que ilustra a organização metodológica do conceito educativo. E, mais, subsidia a discussão sobre as limitações impostas pelo modo usual de utilizar a linguagem audiovisual como recurso pedagógico. Este estudo explicita a necessidade do professor pautar-se em fundamentos teórico-metodológico da ontologia do ser social, que lhe capacita a usar a linguagem audiovisual dos vídeos educativos para estabelecer a relação pedagógica da mediação dialética entre ele, o professor, e o aluno, potencializando ao aluno superar suas ideias iniciais na elaboração conceitual.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-09T14:24:55Z
2019-04-09T14:24:55Z
2019-02-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/181445
000914862
33004153078P4
7966298304820370
url http://hdl.handle.net/11449/181445
identifier_str_mv 000914862
33004153078P4
7966298304820370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650226094866432