O aluno do ensino médio e a criação de uma fórmula para o termo geral da progressão aritmética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, César Augusto Sverberi
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11321
Resumo: This work presents a qualitative research which is guided by the objective of investigating whether if it s possible to create conditions so that High School students generalise terms of arithmetic progressions and, if so, whether this generalization allows students to build a formula of general term of this type of sequence. The relevance of this research is justified by the importance of the work with observation and generalization of patterns, identified by researchers like Mason (1996), Lee (1996) and Vale and Pimentel (2005) as a resource to students express algebraic thinking and create algebraic expressions, giving sense to the use of symbols. For methodological procedures, there were used stages of Didactic Engineering, described by Artigue (1996), to develop, implement and analyze a didactic sequence for the students of the Grade 10. The analysis about the present resolutions in the protocols and the recordings that were made during some sessions indicated that many of the students succeeded in generalizing terms, but that didn t allow some of them to use formal algebraic notation to represent the generality
id PUC_SP-1_d19e5ffe33e582a684fbb81d836b689a
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/11321
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Machado, Silvia Dias Alcântarahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756762U6Carvalho, César Augusto Sverberi2016-04-27T16:58:42Z2008-09-082008-08-08Carvalho, César Augusto Sverberi. O aluno do ensino médio e a criação de uma fórmula para o termo geral da progressão aritmética. 2008. 254 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11321This work presents a qualitative research which is guided by the objective of investigating whether if it s possible to create conditions so that High School students generalise terms of arithmetic progressions and, if so, whether this generalization allows students to build a formula of general term of this type of sequence. The relevance of this research is justified by the importance of the work with observation and generalization of patterns, identified by researchers like Mason (1996), Lee (1996) and Vale and Pimentel (2005) as a resource to students express algebraic thinking and create algebraic expressions, giving sense to the use of symbols. For methodological procedures, there were used stages of Didactic Engineering, described by Artigue (1996), to develop, implement and analyze a didactic sequence for the students of the Grade 10. The analysis about the present resolutions in the protocols and the recordings that were made during some sessions indicated that many of the students succeeded in generalizing terms, but that didn t allow some of them to use formal algebraic notation to represent the generalityEste trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa orientada pelo objetivo de investigar se é possível criar condições para que alunos do Ensino Médio generalizem termos de progressões aritméticas e, em caso afirmativo, se esta generalização permite que os alunos construam uma fórmula para o termo geral deste tipo de seqüência. A relevância desta pesquisa se justifica pela importância do trabalho com observação e generalização de padrões, apontado por pesquisadores como Mason (1996), Lee (1996) e Vale e Pimentel (2005) como recurso para que alunos manifestem o pensamento algébrico e criem expressões algébricas, dando sentido à utilização dos símbolos. Para os procedimentos metodológicos foram utilizadas fases da Engenharia Didática, descrita por Artigue (1996), para elaborar, aplicar e analisar uma seqüência didática para alunos de uma 1ª série do Ensino Médio. As análises das resoluções presentes nos protocolos e gravações feitas durante algumas sessões indicam que grande parte dos alunos conseguiu generalizar os termos, mas isso não possibilitou que algum deles utilizasse notação algébrica formal para representar a generalidadeSecretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23615/Cesar%20Augusto%20Sverberi%20Carvalho.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoGeneralização de padrõesProgressão aritméticaEngenharia didáticaEducacao matematicaMatematica -- Estudo e ensinoGeneralization of patternsArithmetic progressionDidactic engineeringHigh schoolCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAO aluno do ensino médio e a criação de uma fórmula para o termo geral da progressão aritméticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTCesar Augusto Sverberi Carvalho.pdf.txtCesar Augusto Sverberi Carvalho.pdf.txtExtracted texttext/plain384309https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11321/3/Cesar%20Augusto%20Sverberi%20Carvalho.pdf.txtbead540f68ffa858d90377019b03c50dMD53ORIGINALCesar Augusto Sverberi Carvalho.pdfapplication/pdf1568831https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11321/1/Cesar%20Augusto%20Sverberi%20Carvalho.pdfa49de6d273e1452337d9d6fa28435331MD51THUMBNAILCesar Augusto Sverberi Carvalho.pdf.jpgCesar Augusto Sverberi Carvalho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4230https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11321/2/Cesar%20Augusto%20Sverberi%20Carvalho.pdf.jpgf1433f5683fc3f71fe7c9b4355cd29f8MD52handle/113212022-04-27 12:17:39.455oai:repositorio.pucsp.br:handle/11321Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T15:17:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv O aluno do ensino médio e a criação de uma fórmula para o termo geral da progressão aritmética
title O aluno do ensino médio e a criação de uma fórmula para o termo geral da progressão aritmética
spellingShingle O aluno do ensino médio e a criação de uma fórmula para o termo geral da progressão aritmética
Carvalho, César Augusto Sverberi
Generalização de padrões
Progressão aritmética
Engenharia didática
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
Generalization of patterns
Arithmetic progression
Didactic engineering
High school
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short O aluno do ensino médio e a criação de uma fórmula para o termo geral da progressão aritmética
title_full O aluno do ensino médio e a criação de uma fórmula para o termo geral da progressão aritmética
title_fullStr O aluno do ensino médio e a criação de uma fórmula para o termo geral da progressão aritmética
title_full_unstemmed O aluno do ensino médio e a criação de uma fórmula para o termo geral da progressão aritmética
title_sort O aluno do ensino médio e a criação de uma fórmula para o termo geral da progressão aritmética
author Carvalho, César Augusto Sverberi
author_facet Carvalho, César Augusto Sverberi
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Machado, Silvia Dias Alcântara
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756762U6
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, César Augusto Sverberi
contributor_str_mv Machado, Silvia Dias Alcântara
dc.subject.por.fl_str_mv Generalização de padrões
Progressão aritmética
Engenharia didática
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
topic Generalização de padrões
Progressão aritmética
Engenharia didática
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
Generalization of patterns
Arithmetic progression
Didactic engineering
High school
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Generalization of patterns
Arithmetic progression
Didactic engineering
High school
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This work presents a qualitative research which is guided by the objective of investigating whether if it s possible to create conditions so that High School students generalise terms of arithmetic progressions and, if so, whether this generalization allows students to build a formula of general term of this type of sequence. The relevance of this research is justified by the importance of the work with observation and generalization of patterns, identified by researchers like Mason (1996), Lee (1996) and Vale and Pimentel (2005) as a resource to students express algebraic thinking and create algebraic expressions, giving sense to the use of symbols. For methodological procedures, there were used stages of Didactic Engineering, described by Artigue (1996), to develop, implement and analyze a didactic sequence for the students of the Grade 10. The analysis about the present resolutions in the protocols and the recordings that were made during some sessions indicated that many of the students succeeded in generalizing terms, but that didn t allow some of them to use formal algebraic notation to represent the generality
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-09-08
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-08-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:58:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Carvalho, César Augusto Sverberi. O aluno do ensino médio e a criação de uma fórmula para o termo geral da progressão aritmética. 2008. 254 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11321
identifier_str_mv Carvalho, César Augusto Sverberi. O aluno do ensino médio e a criação de uma fórmula para o termo geral da progressão aritmética. 2008. 254 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11321
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11321/3/Cesar%20Augusto%20Sverberi%20Carvalho.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11321/1/Cesar%20Augusto%20Sverberi%20Carvalho.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11321/2/Cesar%20Augusto%20Sverberi%20Carvalho.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bead540f68ffa858d90377019b03c50d
a49de6d273e1452337d9d6fa28435331
f1433f5683fc3f71fe7c9b4355cd29f8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277977817513984