O aluno do ensino médio e a criação de uma fórmula para o termo geral da progressão aritmética
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11321 |
Resumo: | This work presents a qualitative research which is guided by the objective of investigating whether if it s possible to create conditions so that High School students generalise terms of arithmetic progressions and, if so, whether this generalization allows students to build a formula of general term of this type of sequence. The relevance of this research is justified by the importance of the work with observation and generalization of patterns, identified by researchers like Mason (1996), Lee (1996) and Vale and Pimentel (2005) as a resource to students express algebraic thinking and create algebraic expressions, giving sense to the use of symbols. For methodological procedures, there were used stages of Didactic Engineering, described by Artigue (1996), to develop, implement and analyze a didactic sequence for the students of the Grade 10. The analysis about the present resolutions in the protocols and the recordings that were made during some sessions indicated that many of the students succeeded in generalizing terms, but that didn t allow some of them to use formal algebraic notation to represent the generality |
id |
PUC_SP-1_d19e5ffe33e582a684fbb81d836b689a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/11321 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Machado, Silvia Dias Alcântarahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756762U6Carvalho, César Augusto Sverberi2016-04-27T16:58:42Z2008-09-082008-08-08Carvalho, César Augusto Sverberi. O aluno do ensino médio e a criação de uma fórmula para o termo geral da progressão aritmética. 2008. 254 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11321This work presents a qualitative research which is guided by the objective of investigating whether if it s possible to create conditions so that High School students generalise terms of arithmetic progressions and, if so, whether this generalization allows students to build a formula of general term of this type of sequence. The relevance of this research is justified by the importance of the work with observation and generalization of patterns, identified by researchers like Mason (1996), Lee (1996) and Vale and Pimentel (2005) as a resource to students express algebraic thinking and create algebraic expressions, giving sense to the use of symbols. For methodological procedures, there were used stages of Didactic Engineering, described by Artigue (1996), to develop, implement and analyze a didactic sequence for the students of the Grade 10. The analysis about the present resolutions in the protocols and the recordings that were made during some sessions indicated that many of the students succeeded in generalizing terms, but that didn t allow some of them to use formal algebraic notation to represent the generalityEste trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa orientada pelo objetivo de investigar se é possível criar condições para que alunos do Ensino Médio generalizem termos de progressões aritméticas e, em caso afirmativo, se esta generalização permite que os alunos construam uma fórmula para o termo geral deste tipo de seqüência. A relevância desta pesquisa se justifica pela importância do trabalho com observação e generalização de padrões, apontado por pesquisadores como Mason (1996), Lee (1996) e Vale e Pimentel (2005) como recurso para que alunos manifestem o pensamento algébrico e criem expressões algébricas, dando sentido à utilização dos símbolos. Para os procedimentos metodológicos foram utilizadas fases da Engenharia Didática, descrita por Artigue (1996), para elaborar, aplicar e analisar uma seqüência didática para alunos de uma 1ª série do Ensino Médio. As análises das resoluções presentes nos protocolos e gravações feitas durante algumas sessões indicam que grande parte dos alunos conseguiu generalizar os termos, mas isso não possibilitou que algum deles utilizasse notação algébrica formal para representar a generalidadeSecretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23615/Cesar%20Augusto%20Sverberi%20Carvalho.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoGeneralização de padrõesProgressão aritméticaEngenharia didáticaEducacao matematicaMatematica -- Estudo e ensinoGeneralization of patternsArithmetic progressionDidactic engineeringHigh schoolCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAO aluno do ensino médio e a criação de uma fórmula para o termo geral da progressão aritméticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTCesar Augusto Sverberi Carvalho.pdf.txtCesar Augusto Sverberi Carvalho.pdf.txtExtracted texttext/plain384309https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11321/3/Cesar%20Augusto%20Sverberi%20Carvalho.pdf.txtbead540f68ffa858d90377019b03c50dMD53ORIGINALCesar Augusto Sverberi Carvalho.pdfapplication/pdf1568831https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11321/1/Cesar%20Augusto%20Sverberi%20Carvalho.pdfa49de6d273e1452337d9d6fa28435331MD51THUMBNAILCesar Augusto Sverberi Carvalho.pdf.jpgCesar Augusto Sverberi Carvalho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4230https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11321/2/Cesar%20Augusto%20Sverberi%20Carvalho.pdf.jpgf1433f5683fc3f71fe7c9b4355cd29f8MD52handle/113212022-04-27 12:17:39.455oai:repositorio.pucsp.br:handle/11321Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T15:17:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O aluno do ensino médio e a criação de uma fórmula para o termo geral da progressão aritmética |
title |
O aluno do ensino médio e a criação de uma fórmula para o termo geral da progressão aritmética |
spellingShingle |
O aluno do ensino médio e a criação de uma fórmula para o termo geral da progressão aritmética Carvalho, César Augusto Sverberi Generalização de padrões Progressão aritmética Engenharia didática Educacao matematica Matematica -- Estudo e ensino Generalization of patterns Arithmetic progression Didactic engineering High school CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
O aluno do ensino médio e a criação de uma fórmula para o termo geral da progressão aritmética |
title_full |
O aluno do ensino médio e a criação de uma fórmula para o termo geral da progressão aritmética |
title_fullStr |
O aluno do ensino médio e a criação de uma fórmula para o termo geral da progressão aritmética |
title_full_unstemmed |
O aluno do ensino médio e a criação de uma fórmula para o termo geral da progressão aritmética |
title_sort |
O aluno do ensino médio e a criação de uma fórmula para o termo geral da progressão aritmética |
author |
Carvalho, César Augusto Sverberi |
author_facet |
Carvalho, César Augusto Sverberi |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Machado, Silvia Dias Alcântara |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756762U6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, César Augusto Sverberi |
contributor_str_mv |
Machado, Silvia Dias Alcântara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Generalização de padrões Progressão aritmética Engenharia didática Educacao matematica Matematica -- Estudo e ensino |
topic |
Generalização de padrões Progressão aritmética Engenharia didática Educacao matematica Matematica -- Estudo e ensino Generalization of patterns Arithmetic progression Didactic engineering High school CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Generalization of patterns Arithmetic progression Didactic engineering High school |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
This work presents a qualitative research which is guided by the objective of investigating whether if it s possible to create conditions so that High School students generalise terms of arithmetic progressions and, if so, whether this generalization allows students to build a formula of general term of this type of sequence. The relevance of this research is justified by the importance of the work with observation and generalization of patterns, identified by researchers like Mason (1996), Lee (1996) and Vale and Pimentel (2005) as a resource to students express algebraic thinking and create algebraic expressions, giving sense to the use of symbols. For methodological procedures, there were used stages of Didactic Engineering, described by Artigue (1996), to develop, implement and analyze a didactic sequence for the students of the Grade 10. The analysis about the present resolutions in the protocols and the recordings that were made during some sessions indicated that many of the students succeeded in generalizing terms, but that didn t allow some of them to use formal algebraic notation to represent the generality |
publishDate |
2008 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-09-08 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-08-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-27T16:58:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Carvalho, César Augusto Sverberi. O aluno do ensino médio e a criação de uma fórmula para o termo geral da progressão aritmética. 2008. 254 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11321 |
identifier_str_mv |
Carvalho, César Augusto Sverberi. O aluno do ensino médio e a criação de uma fórmula para o termo geral da progressão aritmética. 2008. 254 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11321 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11321/3/Cesar%20Augusto%20Sverberi%20Carvalho.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11321/1/Cesar%20Augusto%20Sverberi%20Carvalho.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11321/2/Cesar%20Augusto%20Sverberi%20Carvalho.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bead540f68ffa858d90377019b03c50d a49de6d273e1452337d9d6fa28435331 f1433f5683fc3f71fe7c9b4355cd29f8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277977817513984 |