Tecnologia na sala de aula: entre a formação de professores e os pressupostos educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Regiane Souza de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29150
Resumo: Pesquisas recentes apontam, sistematicamente, a necessidade de inovação no âmbito escolar para conseguir empregar novas possibilidades didáticometodológicas como potencializadoras do processo de ensino-aprendizagem. Porém isto só é possível tendo uma consistente base teórica das concepções e tendências pedagógicas contemporâneas para aplicá-las, de forma coerente, à realidade escolar que hoje é tão diversa no que diz respeito tanto ao corpo docente e administrativo e principalmente aos alunos e suas famílias. Hoje um dos principais desafios na área da educação é como adaptar-se a sociedade do século XXI. Nos dias de hoje tem-se discutido intensamente sobre a incorporação das TDIC1 na educação, e tal fato vem sendo tratado por vezes como inovação, ao agregar novas possibilidades didático-metodológicas como potencializadoras do processo de ensino-aprendizagem, outras como mais um item a ser obrigatoriamente incluído no currículo devido ao intenso uso da tecnologia na vida diária, outras até se arriscam a dizer que esta será a solução para a crise de identidade escolar no mundo contemporâneo.Neste cenário é importante refletirmos "como" podemos fazer estas mudanças com sucesso. Esta reflexão é a base desta monografia
id PUC_SP-1_d6854da4108e91af94f6f9f64c40e079
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/29150
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Raiça, DarcyMelo, Regiane Souza de2022-10-23T22:59:07Z2022-10-23T22:59:07Z2015-02-24Melo, Regiane Souza de. Tecnologia na sala de aula: entre a formação de professores e os pressupostos educacionais. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Direito do Trabalho) - Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29150Pesquisas recentes apontam, sistematicamente, a necessidade de inovação no âmbito escolar para conseguir empregar novas possibilidades didáticometodológicas como potencializadoras do processo de ensino-aprendizagem. Porém isto só é possível tendo uma consistente base teórica das concepções e tendências pedagógicas contemporâneas para aplicá-las, de forma coerente, à realidade escolar que hoje é tão diversa no que diz respeito tanto ao corpo docente e administrativo e principalmente aos alunos e suas famílias. Hoje um dos principais desafios na área da educação é como adaptar-se a sociedade do século XXI. Nos dias de hoje tem-se discutido intensamente sobre a incorporação das TDIC1 na educação, e tal fato vem sendo tratado por vezes como inovação, ao agregar novas possibilidades didático-metodológicas como potencializadoras do processo de ensino-aprendizagem, outras como mais um item a ser obrigatoriamente incluído no currículo devido ao intenso uso da tecnologia na vida diária, outras até se arriscam a dizer que esta será a solução para a crise de identidade escolar no mundo contemporâneo.Neste cenário é importante refletirmos "como" podemos fazer estas mudanças com sucesso. Esta reflexão é a base desta monografiaporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Direito do TrabalhoPUC-SPBrasilFaculdade de DireitoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO DO TRABALHOTICTDICFormação de professoresTecnologia na sala de aula: entre a formação de professores e os pressupostos educacionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALREGIANE SOUZA DE MELO.pdfapplication/pdf2772991https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29150/1/REGIANE%20SOUZA%20DE%20MELO.pdf4c1c1f7c426c401b1ede92e8c879ef30MD51TEXTREGIANE SOUZA DE MELO.pdf.txtREGIANE SOUZA DE MELO.pdf.txtExtracted texttext/plain62304https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29150/2/REGIANE%20SOUZA%20DE%20MELO.pdf.txt0e2fb388272d24ca2e08e19908f092b5MD52THUMBNAILREGIANE SOUZA DE MELO.pdf.jpgREGIANE SOUZA DE MELO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1137https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29150/3/REGIANE%20SOUZA%20DE%20MELO.pdf.jpgfe56cfc755cf727fcd9343bc6b12f6c8MD53handle/291502022-10-24 01:03:23.582oai:repositorio.pucsp.br:handle/29150Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-24T04:03:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tecnologia na sala de aula: entre a formação de professores e os pressupostos educacionais
title Tecnologia na sala de aula: entre a formação de professores e os pressupostos educacionais
spellingShingle Tecnologia na sala de aula: entre a formação de professores e os pressupostos educacionais
Melo, Regiane Souza de
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO DO TRABALHO
TIC
TDIC
Formação de professores
title_short Tecnologia na sala de aula: entre a formação de professores e os pressupostos educacionais
title_full Tecnologia na sala de aula: entre a formação de professores e os pressupostos educacionais
title_fullStr Tecnologia na sala de aula: entre a formação de professores e os pressupostos educacionais
title_full_unstemmed Tecnologia na sala de aula: entre a formação de professores e os pressupostos educacionais
title_sort Tecnologia na sala de aula: entre a formação de professores e os pressupostos educacionais
author Melo, Regiane Souza de
author_facet Melo, Regiane Souza de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Raiça, Darcy
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Regiane Souza de
contributor_str_mv Raiça, Darcy
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO DO TRABALHO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO DO TRABALHO
TIC
TDIC
Formação de professores
dc.subject.por.fl_str_mv TIC
TDIC
Formação de professores
description Pesquisas recentes apontam, sistematicamente, a necessidade de inovação no âmbito escolar para conseguir empregar novas possibilidades didáticometodológicas como potencializadoras do processo de ensino-aprendizagem. Porém isto só é possível tendo uma consistente base teórica das concepções e tendências pedagógicas contemporâneas para aplicá-las, de forma coerente, à realidade escolar que hoje é tão diversa no que diz respeito tanto ao corpo docente e administrativo e principalmente aos alunos e suas famílias. Hoje um dos principais desafios na área da educação é como adaptar-se a sociedade do século XXI. Nos dias de hoje tem-se discutido intensamente sobre a incorporação das TDIC1 na educação, e tal fato vem sendo tratado por vezes como inovação, ao agregar novas possibilidades didático-metodológicas como potencializadoras do processo de ensino-aprendizagem, outras como mais um item a ser obrigatoriamente incluído no currículo devido ao intenso uso da tecnologia na vida diária, outras até se arriscam a dizer que esta será a solução para a crise de identidade escolar no mundo contemporâneo.Neste cenário é importante refletirmos "como" podemos fazer estas mudanças com sucesso. Esta reflexão é a base desta monografia
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-02-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-23T22:59:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-23T22:59:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Melo, Regiane Souza de. Tecnologia na sala de aula: entre a formação de professores e os pressupostos educacionais. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Direito do Trabalho) - Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29150
identifier_str_mv Melo, Regiane Souza de. Tecnologia na sala de aula: entre a formação de professores e os pressupostos educacionais. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Direito do Trabalho) - Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Direito do Trabalho
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Direito
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29150/1/REGIANE%20SOUZA%20DE%20MELO.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29150/2/REGIANE%20SOUZA%20DE%20MELO.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29150/3/REGIANE%20SOUZA%20DE%20MELO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4c1c1f7c426c401b1ede92e8c879ef30
0e2fb388272d24ca2e08e19908f092b5
fe56cfc755cf727fcd9343bc6b12f6c8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277895742324736