Tecnologia na sala de aula: entre a formação de professores e os pressupostos educacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29150 |
Resumo: | Pesquisas recentes apontam, sistematicamente, a necessidade de inovação no âmbito escolar para conseguir empregar novas possibilidades didáticometodológicas como potencializadoras do processo de ensino-aprendizagem. Porém isto só é possível tendo uma consistente base teórica das concepções e tendências pedagógicas contemporâneas para aplicá-las, de forma coerente, à realidade escolar que hoje é tão diversa no que diz respeito tanto ao corpo docente e administrativo e principalmente aos alunos e suas famílias. Hoje um dos principais desafios na área da educação é como adaptar-se a sociedade do século XXI. Nos dias de hoje tem-se discutido intensamente sobre a incorporação das TDIC1 na educação, e tal fato vem sendo tratado por vezes como inovação, ao agregar novas possibilidades didático-metodológicas como potencializadoras do processo de ensino-aprendizagem, outras como mais um item a ser obrigatoriamente incluído no currículo devido ao intenso uso da tecnologia na vida diária, outras até se arriscam a dizer que esta será a solução para a crise de identidade escolar no mundo contemporâneo.Neste cenário é importante refletirmos "como" podemos fazer estas mudanças com sucesso. Esta reflexão é a base desta monografia |
id |
PUC_SP-1_d6854da4108e91af94f6f9f64c40e079 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/29150 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Raiça, DarcyMelo, Regiane Souza de2022-10-23T22:59:07Z2022-10-23T22:59:07Z2015-02-24Melo, Regiane Souza de. Tecnologia na sala de aula: entre a formação de professores e os pressupostos educacionais. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Direito do Trabalho) - Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29150Pesquisas recentes apontam, sistematicamente, a necessidade de inovação no âmbito escolar para conseguir empregar novas possibilidades didáticometodológicas como potencializadoras do processo de ensino-aprendizagem. Porém isto só é possível tendo uma consistente base teórica das concepções e tendências pedagógicas contemporâneas para aplicá-las, de forma coerente, à realidade escolar que hoje é tão diversa no que diz respeito tanto ao corpo docente e administrativo e principalmente aos alunos e suas famílias. Hoje um dos principais desafios na área da educação é como adaptar-se a sociedade do século XXI. Nos dias de hoje tem-se discutido intensamente sobre a incorporação das TDIC1 na educação, e tal fato vem sendo tratado por vezes como inovação, ao agregar novas possibilidades didático-metodológicas como potencializadoras do processo de ensino-aprendizagem, outras como mais um item a ser obrigatoriamente incluído no currículo devido ao intenso uso da tecnologia na vida diária, outras até se arriscam a dizer que esta será a solução para a crise de identidade escolar no mundo contemporâneo.Neste cenário é importante refletirmos "como" podemos fazer estas mudanças com sucesso. Esta reflexão é a base desta monografiaporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Direito do TrabalhoPUC-SPBrasilFaculdade de DireitoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO DO TRABALHOTICTDICFormação de professoresTecnologia na sala de aula: entre a formação de professores e os pressupostos educacionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALREGIANE SOUZA DE MELO.pdfapplication/pdf2772991https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29150/1/REGIANE%20SOUZA%20DE%20MELO.pdf4c1c1f7c426c401b1ede92e8c879ef30MD51TEXTREGIANE SOUZA DE MELO.pdf.txtREGIANE SOUZA DE MELO.pdf.txtExtracted texttext/plain62304https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29150/2/REGIANE%20SOUZA%20DE%20MELO.pdf.txt0e2fb388272d24ca2e08e19908f092b5MD52THUMBNAILREGIANE SOUZA DE MELO.pdf.jpgREGIANE SOUZA DE MELO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1137https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29150/3/REGIANE%20SOUZA%20DE%20MELO.pdf.jpgfe56cfc755cf727fcd9343bc6b12f6c8MD53handle/291502022-10-24 01:03:23.582oai:repositorio.pucsp.br:handle/29150Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-24T04:03:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tecnologia na sala de aula: entre a formação de professores e os pressupostos educacionais |
title |
Tecnologia na sala de aula: entre a formação de professores e os pressupostos educacionais |
spellingShingle |
Tecnologia na sala de aula: entre a formação de professores e os pressupostos educacionais Melo, Regiane Souza de CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO DO TRABALHO TIC TDIC Formação de professores |
title_short |
Tecnologia na sala de aula: entre a formação de professores e os pressupostos educacionais |
title_full |
Tecnologia na sala de aula: entre a formação de professores e os pressupostos educacionais |
title_fullStr |
Tecnologia na sala de aula: entre a formação de professores e os pressupostos educacionais |
title_full_unstemmed |
Tecnologia na sala de aula: entre a formação de professores e os pressupostos educacionais |
title_sort |
Tecnologia na sala de aula: entre a formação de professores e os pressupostos educacionais |
author |
Melo, Regiane Souza de |
author_facet |
Melo, Regiane Souza de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Raiça, Darcy |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Regiane Souza de |
contributor_str_mv |
Raiça, Darcy |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO DO TRABALHO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO DO TRABALHO TIC TDIC Formação de professores |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TIC TDIC Formação de professores |
description |
Pesquisas recentes apontam, sistematicamente, a necessidade de inovação no âmbito escolar para conseguir empregar novas possibilidades didáticometodológicas como potencializadoras do processo de ensino-aprendizagem. Porém isto só é possível tendo uma consistente base teórica das concepções e tendências pedagógicas contemporâneas para aplicá-las, de forma coerente, à realidade escolar que hoje é tão diversa no que diz respeito tanto ao corpo docente e administrativo e principalmente aos alunos e suas famílias. Hoje um dos principais desafios na área da educação é como adaptar-se a sociedade do século XXI. Nos dias de hoje tem-se discutido intensamente sobre a incorporação das TDIC1 na educação, e tal fato vem sendo tratado por vezes como inovação, ao agregar novas possibilidades didático-metodológicas como potencializadoras do processo de ensino-aprendizagem, outras como mais um item a ser obrigatoriamente incluído no currículo devido ao intenso uso da tecnologia na vida diária, outras até se arriscam a dizer que esta será a solução para a crise de identidade escolar no mundo contemporâneo.Neste cenário é importante refletirmos "como" podemos fazer estas mudanças com sucesso. Esta reflexão é a base desta monografia |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-02-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-23T22:59:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-23T22:59:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Melo, Regiane Souza de. Tecnologia na sala de aula: entre a formação de professores e os pressupostos educacionais. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Direito do Trabalho) - Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29150 |
identifier_str_mv |
Melo, Regiane Souza de. Tecnologia na sala de aula: entre a formação de professores e os pressupostos educacionais. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Direito do Trabalho) - Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29150 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Direito do Trabalho |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Direito |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29150/1/REGIANE%20SOUZA%20DE%20MELO.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29150/2/REGIANE%20SOUZA%20DE%20MELO.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29150/3/REGIANE%20SOUZA%20DE%20MELO.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4c1c1f7c426c401b1ede92e8c879ef30 0e2fb388272d24ca2e08e19908f092b5 fe56cfc755cf727fcd9343bc6b12f6c8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277895742324736 |