Análise da marca Nike: representações arquetípicas e seus efeitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Larissa Amorim Damásio da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41986
Resumo: O objetivo dessa pesquisa foi o de compreender o efeito das representações arquetípicas veiculadas pela Nike sobre o consumidor, analisando de que forma essas representações os atraem e mobilizam. Além disso, tinha o objetivo de analisar quais arquétipos aparecem majoritariamente relacionado à marca e o que eles significam no contexto da Nike. Trata-se de uma pesquisa teórica de revisão da literatura, com a priorização de autores clássicos e reconhecidos como Jung e Campbell e autores contemporâneos como Mark e Pearson. Como resultado, teve-se que a Nike se utiliza não apenas do arquétipo do Herói de Jung, mas também de outros arquétipos de marca, como o Explorador, de Mark e Pearson (2003) e o Adolescente, a Criança e o Inventor de Dornelles (2013). Foi possível concluir que o uso de representações arquetípicas na construção da imagem de uma marca é um mecanismo que pode ser muito útil para o Marketing e para a Publicidade, conquistando a identificação e a fidelização dos consumidores
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