La variación lingüística en las clases de español/le: el voseo en textos auténticos de la argentina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34026 |
Resumo: | Nos últimos anos as discussões sobre o ensino de línguas estrangeiras têm dedicado atenção especial a questões que envolvem a heterogeneidade linguística, desmistificando a ideia de que possa existir um “espanhol da Espanha” e um “espanhol da América”. Embora hoje saibamos da complexidade de todas as línguas, ainda nas salas de aula e nos materiais didáticos nota-se uma grande dificuldade em se trabalhar a língua espanhola dentro da sua diversidade. O presente trabalho trata de discutir, partindo de uma perspectiva reflexivo-crítica, a importância de se ver o ensino da língua estrangeira – neste caso, do espanhol –, como um processo que envolve, além de habilidades e conhecimentos linguísticos, a transmissão de valores culturais, já que língua e cultura são aspectos inseparáveis. Esta pesquisa toma como exemplo o fenômeno do voseo – especificamente o que se realiza de modo generalizado no território argentino –, no contexto escolar, considerando as práticas de ensino e o uso do livro didático de espanhol como língua estrangeira. Dentro do contexto da Sociolinguística e do que nessa disciplina se conhece por variação linguística, este trabalho traz propostas para o ensino de espanhol por meio de textos autênticos e situações reais de uso da língua, com especial atenção ao uso do voseo como reflexo de uma identidade cultural, muito além de um aspecto linguístico. Também são tomados para análise os livros didáticos aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2015, do Ministério da Educação do Brasil. Em virtude da necessidade de se desenvolver materiais mais significativos para o ensino de espanhol, este trabalho traz reflexões e propostas baseadas nos gêneros discursivos, partindo da perspectiva do filósofo russo Mikhail Bakhtin |
id |
PUC_SP-1_da8b9eacd4f30e1d08f0f2531886e890 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/34026 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
João, Cleber Ferreira deLima, Fabiana Teixeira2023-07-05T19:27:05Z2023-07-05T19:27:05Z2015-10-13Lima, Fabiana Teixeira. La variación lingüística en las clases de español/le: el voseo en textos auténticos de la argentina. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em O Ensino de Espanhol para Brasileiros) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34026Nos últimos anos as discussões sobre o ensino de línguas estrangeiras têm dedicado atenção especial a questões que envolvem a heterogeneidade linguística, desmistificando a ideia de que possa existir um “espanhol da Espanha” e um “espanhol da América”. Embora hoje saibamos da complexidade de todas as línguas, ainda nas salas de aula e nos materiais didáticos nota-se uma grande dificuldade em se trabalhar a língua espanhola dentro da sua diversidade. O presente trabalho trata de discutir, partindo de uma perspectiva reflexivo-crítica, a importância de se ver o ensino da língua estrangeira – neste caso, do espanhol –, como um processo que envolve, além de habilidades e conhecimentos linguísticos, a transmissão de valores culturais, já que língua e cultura são aspectos inseparáveis. Esta pesquisa toma como exemplo o fenômeno do voseo – especificamente o que se realiza de modo generalizado no território argentino –, no contexto escolar, considerando as práticas de ensino e o uso do livro didático de espanhol como língua estrangeira. Dentro do contexto da Sociolinguística e do que nessa disciplina se conhece por variação linguística, este trabalho traz propostas para o ensino de espanhol por meio de textos autênticos e situações reais de uso da língua, com especial atenção ao uso do voseo como reflexo de uma identidade cultural, muito além de um aspecto linguístico. Também são tomados para análise os livros didáticos aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2015, do Ministério da Educação do Brasil. Em virtude da necessidade de se desenvolver materiais mais significativos para o ensino de espanhol, este trabalho traz reflexões e propostas baseadas nos gêneros discursivos, partindo da perspectiva do filósofo russo Mikhail BakhtinEn los últimos años las discusiones con respecto a la enseñanza de lenguas extranjeras han dedicado especial atención a cuestiones que involucran la heterogeneidad lingüística, desmitificando la idea de que pueda existir un “español de España” y un “español de América”. Aunque hoy sabemos de la complejidad de todas las lenguas, todavía en la sala de clase y en los materiales didácticos se nota una gran dificultad en trabajar la lengua española dentro de su diversidad. El presente trabajo trata de discutir, desde una perspectiva reflexivo-crítica, la importancia de ver la enseñanza de la lengua extranjera –en este caso, del español– como un proceso que involucra, además de habilidades y conocimientos lingüísticos, la trasmisión de valores culturales, ya que lengua y cultura son aspectos inseparables. Esta investigación toma como ejemplo el fenómeno del voseo –específicamente el que se realiza de modo generalizado en el territorio argentino–, en el contexto escolar, teniendo en cuenta las prácticas de enseñanza y el uso del libro de texto de español como lengua extranjera. Dentro del contexto de la Sociolingüística y de lo que en esta disciplina se conoce por variación lingüística, este trabajo trae propuestas para la enseñanza del español por medio de textos auténticos y situaciones reales de uso de la lengua, con especial atención al uso del voseo como reflejo de una identidad cultural, mucho más allá de un aspecto lingüístico. También se toman como análisis los libros de texto aprobados en el Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2015, del Ministerio de Educación en Brasil. Teniendo en cuenta de la necesidad de desarrollar materiales más significativos para la enseñanza del español, este trabajo trae reflexiones y propuestas basadas en los géneros discursivos, tomados desde la perspectiva del filósofo ruso Mijaíl BajtínporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em O Ensino de Espanhol para BrasileirosPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASVoseoVariação linguísticaGêneros discursivosLivro didáticoVoseoVariación lingüísticaGéneros discursivosLibro de textoLa variación lingüística en las clases de español/le: el voseo en textos auténticos de la argentinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALFABIANA TEIXEIRA LIMA.pdfapplication/pdf2662480https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34026/1/FABIANA%20TEIXEIRA%20LIMA.pdf7ee979d72e519d6c8314116a0feadde6MD51TEXTFABIANA TEIXEIRA LIMA.pdf.txtFABIANA TEIXEIRA LIMA.pdf.txtExtracted texttext/plain93412https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34026/2/FABIANA%20TEIXEIRA%20LIMA.pdf.txt9d22876c1542d3363cf761e135996ce4MD52THUMBNAILFABIANA TEIXEIRA LIMA.pdf.jpgFABIANA TEIXEIRA LIMA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1188https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34026/3/FABIANA%20TEIXEIRA%20LIMA.pdf.jpgcc619e48c76d1015cf21a013d03ce2adMD53handle/340262023-08-16 13:19:36.569oai:repositorio.pucsp.br:handle/34026Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-08-16T16:19:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.es.fl_str_mv |
La variación lingüística en las clases de español/le: el voseo en textos auténticos de la argentina |
title |
La variación lingüística en las clases de español/le: el voseo en textos auténticos de la argentina |
spellingShingle |
La variación lingüística en las clases de español/le: el voseo en textos auténticos de la argentina Lima, Fabiana Teixeira CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Voseo Variação linguística Gêneros discursivos Livro didático Voseo Variación lingüística Géneros discursivos Libro de texto |
title_short |
La variación lingüística en las clases de español/le: el voseo en textos auténticos de la argentina |
title_full |
La variación lingüística en las clases de español/le: el voseo en textos auténticos de la argentina |
title_fullStr |
La variación lingüística en las clases de español/le: el voseo en textos auténticos de la argentina |
title_full_unstemmed |
La variación lingüística en las clases de español/le: el voseo en textos auténticos de la argentina |
title_sort |
La variación lingüística en las clases de español/le: el voseo en textos auténticos de la argentina |
author |
Lima, Fabiana Teixeira |
author_facet |
Lima, Fabiana Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
João, Cleber Ferreira de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Fabiana Teixeira |
contributor_str_mv |
João, Cleber Ferreira de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Voseo Variação linguística Gêneros discursivos Livro didático Voseo Variación lingüística Géneros discursivos Libro de texto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Voseo Variação linguística Gêneros discursivos Livro didático |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Voseo Variación lingüística Géneros discursivos Libro de texto |
description |
Nos últimos anos as discussões sobre o ensino de línguas estrangeiras têm dedicado atenção especial a questões que envolvem a heterogeneidade linguística, desmistificando a ideia de que possa existir um “espanhol da Espanha” e um “espanhol da América”. Embora hoje saibamos da complexidade de todas as línguas, ainda nas salas de aula e nos materiais didáticos nota-se uma grande dificuldade em se trabalhar a língua espanhola dentro da sua diversidade. O presente trabalho trata de discutir, partindo de uma perspectiva reflexivo-crítica, a importância de se ver o ensino da língua estrangeira – neste caso, do espanhol –, como um processo que envolve, além de habilidades e conhecimentos linguísticos, a transmissão de valores culturais, já que língua e cultura são aspectos inseparáveis. Esta pesquisa toma como exemplo o fenômeno do voseo – especificamente o que se realiza de modo generalizado no território argentino –, no contexto escolar, considerando as práticas de ensino e o uso do livro didático de espanhol como língua estrangeira. Dentro do contexto da Sociolinguística e do que nessa disciplina se conhece por variação linguística, este trabalho traz propostas para o ensino de espanhol por meio de textos autênticos e situações reais de uso da língua, com especial atenção ao uso do voseo como reflexo de uma identidade cultural, muito além de um aspecto linguístico. Também são tomados para análise os livros didáticos aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2015, do Ministério da Educação do Brasil. Em virtude da necessidade de se desenvolver materiais mais significativos para o ensino de espanhol, este trabalho traz reflexões e propostas baseadas nos gêneros discursivos, partindo da perspectiva do filósofo russo Mikhail Bakhtin |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-10-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-05T19:27:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-05T19:27:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Lima, Fabiana Teixeira. La variación lingüística en las clases de español/le: el voseo en textos auténticos de la argentina. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em O Ensino de Espanhol para Brasileiros) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34026 |
identifier_str_mv |
Lima, Fabiana Teixeira. La variación lingüística en las clases de español/le: el voseo en textos auténticos de la argentina. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em O Ensino de Espanhol para Brasileiros) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34026 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em O Ensino de Espanhol para Brasileiros |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34026/1/FABIANA%20TEIXEIRA%20LIMA.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34026/2/FABIANA%20TEIXEIRA%20LIMA.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34026/3/FABIANA%20TEIXEIRA%20LIMA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7ee979d72e519d6c8314116a0feadde6 9d22876c1542d3363cf761e135996ce4 cc619e48c76d1015cf21a013d03ce2ad |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277992694710272 |