34º Bienal de São Paulo: da política à arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Aline Aliciona Paulino de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32258
Resumo: The present work aims to analyze the 34th São Paulo Art Biennial, held in 2021, entitled Faz escuro mas eu canto. Contextualizing its sociopolitical aspects from 2013 until 2021. Searching to reflect how this edition is influenced by its historical context. Aiming to construe and discuss Jaider Esbell's work entitled Entidades (2021) and the intervention of the Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) in the Daniel de Paula, Marissa Lee Benedict and David Rueter's art installation Deposição (2018). The work has literature review as its methodology, having the 34th São Paulo Art Biennial catalog as a main reference, where it's possible to get the main ideas of the curatorial theme and the works displayed. Interviews with the curators were also used. For the review of the exhibition, news articles about the historical and sociopolitical context of Brazil between the years of 2013 and 2021 were also used. Newspaper reviews and the artists' own accounts were used for the critical analysis of the artists and works chosen. The artworks selected enable the debate concerning the respect for the fight for land, the right to life and the claim to cultural and artistic values, setting the antagonistic discourse in place of the hegemonic. Demonstrating the potential of art and the cultural institution as well as the 34th edition of the Biennial of being pedagogical spaces of dialogue and contribution for political discussions
id PUC_SP-1_db6031814f779d864c59a1bd9d81d013
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/32258
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Oliveira, Rita de Cássia AlvesMoraes, Aline Aliciona Paulino de2023-05-15T18:58:55Z2023-05-15T18:58:55Z2022-12-08Moraes, Aline Aliciona Paulino de. 34º Bienal de São Paulo: da política à arte. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arte: História, Crítica e Curadoria) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32258The present work aims to analyze the 34th São Paulo Art Biennial, held in 2021, entitled Faz escuro mas eu canto. Contextualizing its sociopolitical aspects from 2013 until 2021. Searching to reflect how this edition is influenced by its historical context. Aiming to construe and discuss Jaider Esbell's work entitled Entidades (2021) and the intervention of the Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) in the Daniel de Paula, Marissa Lee Benedict and David Rueter's art installation Deposição (2018). The work has literature review as its methodology, having the 34th São Paulo Art Biennial catalog as a main reference, where it's possible to get the main ideas of the curatorial theme and the works displayed. Interviews with the curators were also used. For the review of the exhibition, news articles about the historical and sociopolitical context of Brazil between the years of 2013 and 2021 were also used. Newspaper reviews and the artists' own accounts were used for the critical analysis of the artists and works chosen. The artworks selected enable the debate concerning the respect for the fight for land, the right to life and the claim to cultural and artistic values, setting the antagonistic discourse in place of the hegemonic. Demonstrating the potential of art and the cultural institution as well as the 34th edition of the Biennial of being pedagogical spaces of dialogue and contribution for political discussionsO presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar a 34ª Bienal de São Paulo, realizada em 2021, sob o verso-título, Faz escuro mas eu canto. Contextualizando seus aspectos sociopolíticos do período de 2013 a 2021. Buscando refletir como a edição é influenciada pelo seu contexto histórico. Objetivando analisar e discutir a obra Entidades (2021) de Jaider Esbell e a intervenção do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), na instalação Deposição (2018) de Daniel de Paula, Marissa Lee Benedict e David Rueter. O trabalho teve como metodologia a revisão de bibliografia, tendo como referência central o catálogo da 34ª Bienal de São Paulo, onde foi possível retirar as ideias principais do tema curatorial, bem como das obras expostas. Também foi utilizado entrevistas dos curadores. Para a construção crítica foi utilizado matérias de jornal sobre o contexto histórico, social e político brasileiro durante os anos de 2013 a 2021. Para análise crítica dos artistas e obras selecionados foram utilizadas críticas de jornal e relatos dos próprios artistas. As obras selecionadas possibilitaram a discussão a respeito da luta pela terra, o direito a vida e a reivindicação de valores culturais e artísticos, colocando o protagonismo de discursos antagônicos ao hegemônico. Bem como demonstrando as potencialidades da arte e da instituição cultural, bem como a 34ª edição da Bienal, em serem espaços pedagógicos de diálogo e contribuição para as discussões políticasporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em Arte: História, Crítica e CuradoriaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::CRITICA DA ARTE34ª Bienal de São PauloArteCuradoriaPolíticacultura34th São Paulo Art BiennialArt exhibitionCuratorshipSocial discourse34º Bienal de São Paulo: da política à arteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALALINE ALICIONA PAULINO DE MORAES - TCC.pdfapplication/pdf965313https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32258/1/ALINE%20ALICIONA%20PAULINO%20DE%20MORAES%20-%20TCC.pdf7aa69d003cab50722387ce07d4283598MD51TEXTALINE ALICIONA PAULINO DE MORAES - TCC.pdf.txtALINE ALICIONA PAULINO DE MORAES - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain105515https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32258/2/ALINE%20ALICIONA%20PAULINO%20DE%20MORAES%20-%20TCC.pdf.txtef1e41cb9c2e2518b4b4d0e06bc7de07MD52THUMBNAILALINE ALICIONA PAULINO DE MORAES - TCC.pdf.jpgALINE ALICIONA PAULINO DE MORAES - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1235https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32258/3/ALINE%20ALICIONA%20PAULINO%20DE%20MORAES%20-%20TCC.pdf.jpg6a58aa5c40687c145f90017b96328efeMD53handle/322582023-05-16 08:49:06.327oai:repositorio.pucsp.br:handle/32258Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-05-16T11:49:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv 34º Bienal de São Paulo: da política à arte
title 34º Bienal de São Paulo: da política à arte
spellingShingle 34º Bienal de São Paulo: da política à arte
Moraes, Aline Aliciona Paulino de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::CRITICA DA ARTE
34ª Bienal de São Paulo
Arte
Curadoria
Política
cultura
34th São Paulo Art Biennial
Art exhibition
Curatorship
Social discourse
title_short 34º Bienal de São Paulo: da política à arte
title_full 34º Bienal de São Paulo: da política à arte
title_fullStr 34º Bienal de São Paulo: da política à arte
title_full_unstemmed 34º Bienal de São Paulo: da política à arte
title_sort 34º Bienal de São Paulo: da política à arte
author Moraes, Aline Aliciona Paulino de
author_facet Moraes, Aline Aliciona Paulino de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Rita de Cássia Alves
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Aline Aliciona Paulino de
contributor_str_mv Oliveira, Rita de Cássia Alves
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::CRITICA DA ARTE
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::CRITICA DA ARTE
34ª Bienal de São Paulo
Arte
Curadoria
Política
cultura
34th São Paulo Art Biennial
Art exhibition
Curatorship
Social discourse
dc.subject.por.fl_str_mv 34ª Bienal de São Paulo
Arte
Curadoria
Política
cultura
dc.subject.eng.fl_str_mv 34th São Paulo Art Biennial
Art exhibition
Curatorship
Social discourse
description The present work aims to analyze the 34th São Paulo Art Biennial, held in 2021, entitled Faz escuro mas eu canto. Contextualizing its sociopolitical aspects from 2013 until 2021. Searching to reflect how this edition is influenced by its historical context. Aiming to construe and discuss Jaider Esbell's work entitled Entidades (2021) and the intervention of the Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) in the Daniel de Paula, Marissa Lee Benedict and David Rueter's art installation Deposição (2018). The work has literature review as its methodology, having the 34th São Paulo Art Biennial catalog as a main reference, where it's possible to get the main ideas of the curatorial theme and the works displayed. Interviews with the curators were also used. For the review of the exhibition, news articles about the historical and sociopolitical context of Brazil between the years of 2013 and 2021 were also used. Newspaper reviews and the artists' own accounts were used for the critical analysis of the artists and works chosen. The artworks selected enable the debate concerning the respect for the fight for land, the right to life and the claim to cultural and artistic values, setting the antagonistic discourse in place of the hegemonic. Demonstrating the potential of art and the cultural institution as well as the 34th edition of the Biennial of being pedagogical spaces of dialogue and contribution for political discussions
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-15T18:58:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-15T18:58:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Moraes, Aline Aliciona Paulino de. 34º Bienal de São Paulo: da política à arte. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arte: História, Crítica e Curadoria) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32258
identifier_str_mv Moraes, Aline Aliciona Paulino de. 34º Bienal de São Paulo: da política à arte. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arte: História, Crítica e Curadoria) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Arte: História, Crítica e Curadoria
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32258/1/ALINE%20ALICIONA%20PAULINO%20DE%20MORAES%20-%20TCC.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32258/2/ALINE%20ALICIONA%20PAULINO%20DE%20MORAES%20-%20TCC.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32258/3/ALINE%20ALICIONA%20PAULINO%20DE%20MORAES%20-%20TCC.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7aa69d003cab50722387ce07d4283598
ef1e41cb9c2e2518b4b4d0e06bc7de07
6a58aa5c40687c145f90017b96328efe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809278012813737984