Novas Tecnologias na Educação de Jovens e Adultos: Um estudo sobre o aprendizado na telessala

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, José Ronaldo
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10565
Resumo: This research aims to accomplish a comparative analysis of the learning among the students in the primary school, in the modality substitution teleclassroom, with the use of new technologies, and in the presential teaching, through empirical research. The theoretical reference was the Critical Theory of Society, from Theodor W. Adorno s theoretical production, which brought reflections on the use of television and David Ausubel's Theory of Significant Learning. The research was accomplished in two schools: one with presential teaching and the other with distant teaching (teleclassrooms). We applied two tests Portuguese Language and Mathematics. We also applied a questionnaire with ten questions that identified the learners profile from both groups. Our main hypothesis was that the learning of the students from the teleclassrooms would be lower than the students in the presential teaching. Such hypothesis was confirmed after empirical research, which also demonstrated the low performance of the students in both presential and distant substitution courses
id PUC_SP-1_dc63a808e4c4654ffe77034aac8a6921
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/10565
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Crochik, José LeonPereira, José Ronaldo2016-04-27T16:33:17Z2007-05-242007-09-27Pereira, José Ronaldo. Novas Tecnologias na Educação de Jovens e Adultos: Um estudo sobre o aprendizado na telessala. 2007. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10565This research aims to accomplish a comparative analysis of the learning among the students in the primary school, in the modality substitution teleclassroom, with the use of new technologies, and in the presential teaching, through empirical research. The theoretical reference was the Critical Theory of Society, from Theodor W. Adorno s theoretical production, which brought reflections on the use of television and David Ausubel's Theory of Significant Learning. The research was accomplished in two schools: one with presential teaching and the other with distant teaching (teleclassrooms). We applied two tests Portuguese Language and Mathematics. We also applied a questionnaire with ten questions that identified the learners profile from both groups. Our main hypothesis was that the learning of the students from the teleclassrooms would be lower than the students in the presential teaching. Such hypothesis was confirmed after empirical research, which also demonstrated the low performance of the students in both presential and distant substitution coursesO objetivo desta pesquisa é fazer uma análise comparativa do aprendizado entre os(as) educandos(as) matriculados(as) no ensino fundamental, modalidade suplência telessala, com a utilização das novas tecnologias, e o ensino presencial, através de pesquisa empírica. A referência teórica foi a Teoria Crítica da Sociedade, em particular a partir da produção teórica de Theodor W. Adorno, que trouxe reflexões sobre o uso da televisão e a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. A pesquisa foi realizada em duas escolas: uma com ensino presencial e outra, com ensino a distância (telessalas). Foram aplicadas duas provas Língua Portuguesa e Matemática. Também foi aplicado um questionário com dez perguntas que identificou o perfil dos(as) educandos(as) dos dois grupos. Nossa principal hipótese era a de que o aprendizado do(a) educando(a) matriculado(a) nas telessalas seria menor que a do(a) matriculado(a) no ensino presencial. Tal hipótese foi confirmada após pesquisa empírica, que também demonstrou o baixo rendimento dos(as) alunos(as) que estão matriculados(as) nos cursos de suplência, seja presencial ou à distânciaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23442/EHPS%20-%20Jose%20Ronaldo%20Pereira.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, SociedadePUC-SPBREducaçãoSuplência telessalaNovas tecnologiasTecnologia educacionalEnsino audiovisualTelevisao na educacaoAprendizagemSubstitution teleclassroomNew technologiesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAONovas Tecnologias na Educação de Jovens e Adultos: Um estudo sobre o aprendizado na telessalainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTEHPS - Jose Ronaldo Pereira.pdf.txtEHPS - Jose Ronaldo Pereira.pdf.txtExtracted texttext/plain176582https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10565/3/EHPS%20-%20Jose%20Ronaldo%20Pereira.pdf.txtb3f807ab3a91f1eeda7e9215c7499e2fMD53ORIGINALEHPS - Jose Ronaldo Pereira.pdfapplication/pdf246528https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10565/1/EHPS%20-%20Jose%20Ronaldo%20Pereira.pdf71413e8c38d3223a3e9da99c8d4977e9MD51THUMBNAILEHPS - Jose Ronaldo Pereira.pdf.jpgEHPS - Jose Ronaldo Pereira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10565/2/EHPS%20-%20Jose%20Ronaldo%20Pereira.pdf.jpg8c1280dca4077478b5fad29883580c72MD52handle/105652022-06-28 16:04:05.468oai:repositorio.pucsp.br:handle/10565Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-06-28T19:04:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Novas Tecnologias na Educação de Jovens e Adultos: Um estudo sobre o aprendizado na telessala
title Novas Tecnologias na Educação de Jovens e Adultos: Um estudo sobre o aprendizado na telessala
spellingShingle Novas Tecnologias na Educação de Jovens e Adultos: Um estudo sobre o aprendizado na telessala
Pereira, José Ronaldo
Suplência telessala
Novas tecnologias
Tecnologia educacional
Ensino audiovisual
Televisao na educacao
Aprendizagem
Substitution teleclassroom
New technologies
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Novas Tecnologias na Educação de Jovens e Adultos: Um estudo sobre o aprendizado na telessala
title_full Novas Tecnologias na Educação de Jovens e Adultos: Um estudo sobre o aprendizado na telessala
title_fullStr Novas Tecnologias na Educação de Jovens e Adultos: Um estudo sobre o aprendizado na telessala
title_full_unstemmed Novas Tecnologias na Educação de Jovens e Adultos: Um estudo sobre o aprendizado na telessala
title_sort Novas Tecnologias na Educação de Jovens e Adultos: Um estudo sobre o aprendizado na telessala
author Pereira, José Ronaldo
author_facet Pereira, José Ronaldo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Crochik, José Leon
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, José Ronaldo
contributor_str_mv Crochik, José Leon
dc.subject.por.fl_str_mv Suplência telessala
Novas tecnologias
Tecnologia educacional
Ensino audiovisual
Televisao na educacao
Aprendizagem
topic Suplência telessala
Novas tecnologias
Tecnologia educacional
Ensino audiovisual
Televisao na educacao
Aprendizagem
Substitution teleclassroom
New technologies
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Substitution teleclassroom
New technologies
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This research aims to accomplish a comparative analysis of the learning among the students in the primary school, in the modality substitution teleclassroom, with the use of new technologies, and in the presential teaching, through empirical research. The theoretical reference was the Critical Theory of Society, from Theodor W. Adorno s theoretical production, which brought reflections on the use of television and David Ausubel's Theory of Significant Learning. The research was accomplished in two schools: one with presential teaching and the other with distant teaching (teleclassrooms). We applied two tests Portuguese Language and Mathematics. We also applied a questionnaire with ten questions that identified the learners profile from both groups. Our main hypothesis was that the learning of the students from the teleclassrooms would be lower than the students in the presential teaching. Such hypothesis was confirmed after empirical research, which also demonstrated the low performance of the students in both presential and distant substitution courses
publishDate 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2007-05-24
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-09-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:33:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Pereira, José Ronaldo. Novas Tecnologias na Educação de Jovens e Adultos: Um estudo sobre o aprendizado na telessala. 2007. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10565
identifier_str_mv Pereira, José Ronaldo. Novas Tecnologias na Educação de Jovens e Adultos: Um estudo sobre o aprendizado na telessala. 2007. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10565
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10565/3/EHPS%20-%20Jose%20Ronaldo%20Pereira.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10565/1/EHPS%20-%20Jose%20Ronaldo%20Pereira.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10565/2/EHPS%20-%20Jose%20Ronaldo%20Pereira.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b3f807ab3a91f1eeda7e9215c7499e2f
71413e8c38d3223a3e9da99c8d4977e9
8c1280dca4077478b5fad29883580c72
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809278009461440512