Novas Tecnologias na Educação de Jovens e Adultos: Um estudo sobre o aprendizado na telessala
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10565 |
Resumo: | This research aims to accomplish a comparative analysis of the learning among the students in the primary school, in the modality substitution teleclassroom, with the use of new technologies, and in the presential teaching, through empirical research. The theoretical reference was the Critical Theory of Society, from Theodor W. Adorno s theoretical production, which brought reflections on the use of television and David Ausubel's Theory of Significant Learning. The research was accomplished in two schools: one with presential teaching and the other with distant teaching (teleclassrooms). We applied two tests Portuguese Language and Mathematics. We also applied a questionnaire with ten questions that identified the learners profile from both groups. Our main hypothesis was that the learning of the students from the teleclassrooms would be lower than the students in the presential teaching. Such hypothesis was confirmed after empirical research, which also demonstrated the low performance of the students in both presential and distant substitution courses |
id |
PUC_SP-1_dc63a808e4c4654ffe77034aac8a6921 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/10565 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Crochik, José LeonPereira, José Ronaldo2016-04-27T16:33:17Z2007-05-242007-09-27Pereira, José Ronaldo. Novas Tecnologias na Educação de Jovens e Adultos: Um estudo sobre o aprendizado na telessala. 2007. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10565This research aims to accomplish a comparative analysis of the learning among the students in the primary school, in the modality substitution teleclassroom, with the use of new technologies, and in the presential teaching, through empirical research. The theoretical reference was the Critical Theory of Society, from Theodor W. Adorno s theoretical production, which brought reflections on the use of television and David Ausubel's Theory of Significant Learning. The research was accomplished in two schools: one with presential teaching and the other with distant teaching (teleclassrooms). We applied two tests Portuguese Language and Mathematics. We also applied a questionnaire with ten questions that identified the learners profile from both groups. Our main hypothesis was that the learning of the students from the teleclassrooms would be lower than the students in the presential teaching. Such hypothesis was confirmed after empirical research, which also demonstrated the low performance of the students in both presential and distant substitution coursesO objetivo desta pesquisa é fazer uma análise comparativa do aprendizado entre os(as) educandos(as) matriculados(as) no ensino fundamental, modalidade suplência telessala, com a utilização das novas tecnologias, e o ensino presencial, através de pesquisa empírica. A referência teórica foi a Teoria Crítica da Sociedade, em particular a partir da produção teórica de Theodor W. Adorno, que trouxe reflexões sobre o uso da televisão e a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. A pesquisa foi realizada em duas escolas: uma com ensino presencial e outra, com ensino a distância (telessalas). Foram aplicadas duas provas Língua Portuguesa e Matemática. Também foi aplicado um questionário com dez perguntas que identificou o perfil dos(as) educandos(as) dos dois grupos. Nossa principal hipótese era a de que o aprendizado do(a) educando(a) matriculado(a) nas telessalas seria menor que a do(a) matriculado(a) no ensino presencial. Tal hipótese foi confirmada após pesquisa empírica, que também demonstrou o baixo rendimento dos(as) alunos(as) que estão matriculados(as) nos cursos de suplência, seja presencial ou à distânciaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23442/EHPS%20-%20Jose%20Ronaldo%20Pereira.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, SociedadePUC-SPBREducaçãoSuplência telessalaNovas tecnologiasTecnologia educacionalEnsino audiovisualTelevisao na educacaoAprendizagemSubstitution teleclassroomNew technologiesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAONovas Tecnologias na Educação de Jovens e Adultos: Um estudo sobre o aprendizado na telessalainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTEHPS - Jose Ronaldo Pereira.pdf.txtEHPS - Jose Ronaldo Pereira.pdf.txtExtracted texttext/plain176582https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10565/3/EHPS%20-%20Jose%20Ronaldo%20Pereira.pdf.txtb3f807ab3a91f1eeda7e9215c7499e2fMD53ORIGINALEHPS - Jose Ronaldo Pereira.pdfapplication/pdf246528https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10565/1/EHPS%20-%20Jose%20Ronaldo%20Pereira.pdf71413e8c38d3223a3e9da99c8d4977e9MD51THUMBNAILEHPS - Jose Ronaldo Pereira.pdf.jpgEHPS - Jose Ronaldo Pereira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10565/2/EHPS%20-%20Jose%20Ronaldo%20Pereira.pdf.jpg8c1280dca4077478b5fad29883580c72MD52handle/105652022-06-28 16:04:05.468oai:repositorio.pucsp.br:handle/10565Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-06-28T19:04:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Novas Tecnologias na Educação de Jovens e Adultos: Um estudo sobre o aprendizado na telessala |
title |
Novas Tecnologias na Educação de Jovens e Adultos: Um estudo sobre o aprendizado na telessala |
spellingShingle |
Novas Tecnologias na Educação de Jovens e Adultos: Um estudo sobre o aprendizado na telessala Pereira, José Ronaldo Suplência telessala Novas tecnologias Tecnologia educacional Ensino audiovisual Televisao na educacao Aprendizagem Substitution teleclassroom New technologies CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Novas Tecnologias na Educação de Jovens e Adultos: Um estudo sobre o aprendizado na telessala |
title_full |
Novas Tecnologias na Educação de Jovens e Adultos: Um estudo sobre o aprendizado na telessala |
title_fullStr |
Novas Tecnologias na Educação de Jovens e Adultos: Um estudo sobre o aprendizado na telessala |
title_full_unstemmed |
Novas Tecnologias na Educação de Jovens e Adultos: Um estudo sobre o aprendizado na telessala |
title_sort |
Novas Tecnologias na Educação de Jovens e Adultos: Um estudo sobre o aprendizado na telessala |
author |
Pereira, José Ronaldo |
author_facet |
Pereira, José Ronaldo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Crochik, José Leon |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, José Ronaldo |
contributor_str_mv |
Crochik, José Leon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Suplência telessala Novas tecnologias Tecnologia educacional Ensino audiovisual Televisao na educacao Aprendizagem |
topic |
Suplência telessala Novas tecnologias Tecnologia educacional Ensino audiovisual Televisao na educacao Aprendizagem Substitution teleclassroom New technologies CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Substitution teleclassroom New technologies |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This research aims to accomplish a comparative analysis of the learning among the students in the primary school, in the modality substitution teleclassroom, with the use of new technologies, and in the presential teaching, through empirical research. The theoretical reference was the Critical Theory of Society, from Theodor W. Adorno s theoretical production, which brought reflections on the use of television and David Ausubel's Theory of Significant Learning. The research was accomplished in two schools: one with presential teaching and the other with distant teaching (teleclassrooms). We applied two tests Portuguese Language and Mathematics. We also applied a questionnaire with ten questions that identified the learners profile from both groups. Our main hypothesis was that the learning of the students from the teleclassrooms would be lower than the students in the presential teaching. Such hypothesis was confirmed after empirical research, which also demonstrated the low performance of the students in both presential and distant substitution courses |
publishDate |
2007 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-05-24 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-09-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-27T16:33:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Pereira, José Ronaldo. Novas Tecnologias na Educação de Jovens e Adultos: Um estudo sobre o aprendizado na telessala. 2007. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10565 |
identifier_str_mv |
Pereira, José Ronaldo. Novas Tecnologias na Educação de Jovens e Adultos: Um estudo sobre o aprendizado na telessala. 2007. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10565 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10565/3/EHPS%20-%20Jose%20Ronaldo%20Pereira.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10565/1/EHPS%20-%20Jose%20Ronaldo%20Pereira.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10565/2/EHPS%20-%20Jose%20Ronaldo%20Pereira.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b3f807ab3a91f1eeda7e9215c7499e2f 71413e8c38d3223a3e9da99c8d4977e9 8c1280dca4077478b5fad29883580c72 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809278009461440512 |