A produção oral em Língua Inglesa: Atividades teatrais como possibilidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13841 |
Resumo: | The research aims at investigating the learning perceptions and feelings students reveal when exposed to theater activities. The theoretical bases for this study are Parâmetros Curriculares Nacionais Língua Estrangeira (1998), the sociointeracionist approach proposed by Vygotsky (1998), as well as some theater concepts presented by Spolin (1963) and Reverbel (2002). This study was conducted in the teacher-researcher s classroom with 5 students of the 6th grade of a public school in São Paulo. The data were collected in the second semester of 2004 by questionnaires, interviews, minute notes, and teacher s digital diaries. In relation to the learning process, the results revealed perceptions about several contents: linguistic knowledge, vocal techniques, body techniques and theater concepts. In relation to feelings, perceptions belonging to didactic, interpersonal and personal orders were identified. These results show that the use of theater activities in the classroom can develop students oral production and can also promote the development of the human being and citizenship |
id |
PUC_SP-1_dcecdd910d36254dfacf88f281498103 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/13841 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Ramos, Rosinda de Castro GuerraJorge, Elza da Glória2016-04-28T18:23:23Z2007-05-222006-10-02Jorge, Elza da Glória. A produção oral em Língua Inglesa: Atividades teatrais como possibilidade. 2006. 179 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13841The research aims at investigating the learning perceptions and feelings students reveal when exposed to theater activities. The theoretical bases for this study are Parâmetros Curriculares Nacionais Língua Estrangeira (1998), the sociointeracionist approach proposed by Vygotsky (1998), as well as some theater concepts presented by Spolin (1963) and Reverbel (2002). This study was conducted in the teacher-researcher s classroom with 5 students of the 6th grade of a public school in São Paulo. The data were collected in the second semester of 2004 by questionnaires, interviews, minute notes, and teacher s digital diaries. In relation to the learning process, the results revealed perceptions about several contents: linguistic knowledge, vocal techniques, body techniques and theater concepts. In relation to feelings, perceptions belonging to didactic, interpersonal and personal orders were identified. These results show that the use of theater activities in the classroom can develop students oral production and can also promote the development of the human being and citizenshipEsta pesquisa tem por objetivo investigar as percepções de aprendizagem e sentimentos que os alunos revelam ao serem expostos às atividades teatrais. Este estudo fundamenta-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais Língua Estrangeira (1998), na abordagem sócio-interacionista de ensino aprendizagem proposta por Vygotsky (1998), além de conceitos teatrais defendidos por Spolin (1963) e Reverbel (2002). O trabalho foi realizado na sala de aula da professora-pesquisadora com 5 alunos focais da 6ª série do Ensino Fundamental da Rede Pública Estadual em São Paulo. A coleta de dados realizou-se no segundo semestre de 2004, por meio de questionários reflexivos, entrevistas semi-estruturadas, notas de campo, notas de minuto e diário digital da professora. Em relação à aprendizagem, os resultados revelaram percepções relacionadas a vários conteúdos: lingüísticos, técnicas vocais, expressão corporal e conceitos teatrais. Em relação aos sentimentos, foram identificadas percepções de ordem didática, interpessoal e pessoal. Esses resultados mostram que o uso de atividades teatrais em sala de aula pode promover favoravelmente a produção oral dos alunos, bem como trazer ganhos para o desenvolvimento do ser e da sua cidadaniaapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30646/LAEL%20-%20Elza%20da%20Gloria%20Jorge.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da LinguagemPUC-SPBRLingüísticaProdução oralAtividades teatrais em sala de aulaLingua inglesa -- Estudo e ensinoLingua inglesa -- Ingles faladoTeatro na educacaoOral productionTheater activities in the classroomCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAA produção oral em Língua Inglesa: Atividades teatrais como possibilidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTLAEL - Elza da Gloria Jorge.pdf.txtLAEL - Elza da Gloria Jorge.pdf.txtExtracted texttext/plain289583https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13841/3/LAEL%20-%20Elza%20da%20Gloria%20Jorge.pdf.txt5e28fb3bfe9c4d89546ac460ce605d66MD53ORIGINALLAEL - Elza da Gloria Jorge.pdfapplication/pdf1151640https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13841/1/LAEL%20-%20Elza%20da%20Gloria%20Jorge.pdf78e490a6311dc2eb57515b2f640357c1MD51THUMBNAILLAEL - Elza da Gloria Jorge.pdf.jpgLAEL - Elza da Gloria Jorge.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2142https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13841/2/LAEL%20-%20Elza%20da%20Gloria%20Jorge.pdf.jpgd62941556018323313d30eb7acf6acdeMD52handle/138412022-04-27 22:48:28.87oai:repositorio.pucsp.br:handle/13841Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T01:48:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A produção oral em Língua Inglesa: Atividades teatrais como possibilidade |
title |
A produção oral em Língua Inglesa: Atividades teatrais como possibilidade |
spellingShingle |
A produção oral em Língua Inglesa: Atividades teatrais como possibilidade Jorge, Elza da Glória Produção oral Atividades teatrais em sala de aula Lingua inglesa -- Estudo e ensino Lingua inglesa -- Ingles falado Teatro na educacao Oral production Theater activities in the classroom CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
title_short |
A produção oral em Língua Inglesa: Atividades teatrais como possibilidade |
title_full |
A produção oral em Língua Inglesa: Atividades teatrais como possibilidade |
title_fullStr |
A produção oral em Língua Inglesa: Atividades teatrais como possibilidade |
title_full_unstemmed |
A produção oral em Língua Inglesa: Atividades teatrais como possibilidade |
title_sort |
A produção oral em Língua Inglesa: Atividades teatrais como possibilidade |
author |
Jorge, Elza da Glória |
author_facet |
Jorge, Elza da Glória |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ramos, Rosinda de Castro Guerra |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jorge, Elza da Glória |
contributor_str_mv |
Ramos, Rosinda de Castro Guerra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produção oral Atividades teatrais em sala de aula Lingua inglesa -- Estudo e ensino Lingua inglesa -- Ingles falado Teatro na educacao |
topic |
Produção oral Atividades teatrais em sala de aula Lingua inglesa -- Estudo e ensino Lingua inglesa -- Ingles falado Teatro na educacao Oral production Theater activities in the classroom CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Oral production Theater activities in the classroom |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
description |
The research aims at investigating the learning perceptions and feelings students reveal when exposed to theater activities. The theoretical bases for this study are Parâmetros Curriculares Nacionais Língua Estrangeira (1998), the sociointeracionist approach proposed by Vygotsky (1998), as well as some theater concepts presented by Spolin (1963) and Reverbel (2002). This study was conducted in the teacher-researcher s classroom with 5 students of the 6th grade of a public school in São Paulo. The data were collected in the second semester of 2004 by questionnaires, interviews, minute notes, and teacher s digital diaries. In relation to the learning process, the results revealed perceptions about several contents: linguistic knowledge, vocal techniques, body techniques and theater concepts. In relation to feelings, perceptions belonging to didactic, interpersonal and personal orders were identified. These results show that the use of theater activities in the classroom can develop students oral production and can also promote the development of the human being and citizenship |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-10-02 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-05-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-28T18:23:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Jorge, Elza da Glória. A produção oral em Língua Inglesa: Atividades teatrais como possibilidade. 2006. 179 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13841 |
identifier_str_mv |
Jorge, Elza da Glória. A produção oral em Língua Inglesa: Atividades teatrais como possibilidade. 2006. 179 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13841 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Lingüística |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13841/3/LAEL%20-%20Elza%20da%20Gloria%20Jorge.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13841/1/LAEL%20-%20Elza%20da%20Gloria%20Jorge.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13841/2/LAEL%20-%20Elza%20da%20Gloria%20Jorge.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5e28fb3bfe9c4d89546ac460ce605d66 78e490a6311dc2eb57515b2f640357c1 d62941556018323313d30eb7acf6acde |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277889477083136 |