A produção oral em Língua Inglesa: Atividades teatrais como possibilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jorge, Elza da Glória
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13841
Resumo: The research aims at investigating the learning perceptions and feelings students reveal when exposed to theater activities. The theoretical bases for this study are Parâmetros Curriculares Nacionais Língua Estrangeira (1998), the sociointeracionist approach proposed by Vygotsky (1998), as well as some theater concepts presented by Spolin (1963) and Reverbel (2002). This study was conducted in the teacher-researcher s classroom with 5 students of the 6th grade of a public school in São Paulo. The data were collected in the second semester of 2004 by questionnaires, interviews, minute notes, and teacher s digital diaries. In relation to the learning process, the results revealed perceptions about several contents: linguistic knowledge, vocal techniques, body techniques and theater concepts. In relation to feelings, perceptions belonging to didactic, interpersonal and personal orders were identified. These results show that the use of theater activities in the classroom can develop students oral production and can also promote the development of the human being and citizenship
id PUC_SP-1_dcecdd910d36254dfacf88f281498103
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/13841
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Ramos, Rosinda de Castro GuerraJorge, Elza da Glória2016-04-28T18:23:23Z2007-05-222006-10-02Jorge, Elza da Glória. A produção oral em Língua Inglesa: Atividades teatrais como possibilidade. 2006. 179 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13841The research aims at investigating the learning perceptions and feelings students reveal when exposed to theater activities. The theoretical bases for this study are Parâmetros Curriculares Nacionais Língua Estrangeira (1998), the sociointeracionist approach proposed by Vygotsky (1998), as well as some theater concepts presented by Spolin (1963) and Reverbel (2002). This study was conducted in the teacher-researcher s classroom with 5 students of the 6th grade of a public school in São Paulo. The data were collected in the second semester of 2004 by questionnaires, interviews, minute notes, and teacher s digital diaries. In relation to the learning process, the results revealed perceptions about several contents: linguistic knowledge, vocal techniques, body techniques and theater concepts. In relation to feelings, perceptions belonging to didactic, interpersonal and personal orders were identified. These results show that the use of theater activities in the classroom can develop students oral production and can also promote the development of the human being and citizenshipEsta pesquisa tem por objetivo investigar as percepções de aprendizagem e sentimentos que os alunos revelam ao serem expostos às atividades teatrais. Este estudo fundamenta-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais Língua Estrangeira (1998), na abordagem sócio-interacionista de ensino aprendizagem proposta por Vygotsky (1998), além de conceitos teatrais defendidos por Spolin (1963) e Reverbel (2002). O trabalho foi realizado na sala de aula da professora-pesquisadora com 5 alunos focais da 6ª série do Ensino Fundamental da Rede Pública Estadual em São Paulo. A coleta de dados realizou-se no segundo semestre de 2004, por meio de questionários reflexivos, entrevistas semi-estruturadas, notas de campo, notas de minuto e diário digital da professora. Em relação à aprendizagem, os resultados revelaram percepções relacionadas a vários conteúdos: lingüísticos, técnicas vocais, expressão corporal e conceitos teatrais. Em relação aos sentimentos, foram identificadas percepções de ordem didática, interpessoal e pessoal. Esses resultados mostram que o uso de atividades teatrais em sala de aula pode promover favoravelmente a produção oral dos alunos, bem como trazer ganhos para o desenvolvimento do ser e da sua cidadaniaapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30646/LAEL%20-%20Elza%20da%20Gloria%20Jorge.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da LinguagemPUC-SPBRLingüísticaProdução oralAtividades teatrais em sala de aulaLingua inglesa -- Estudo e ensinoLingua inglesa -- Ingles faladoTeatro na educacaoOral productionTheater activities in the classroomCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAA produção oral em Língua Inglesa: Atividades teatrais como possibilidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTLAEL - Elza da Gloria Jorge.pdf.txtLAEL - Elza da Gloria Jorge.pdf.txtExtracted texttext/plain289583https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13841/3/LAEL%20-%20Elza%20da%20Gloria%20Jorge.pdf.txt5e28fb3bfe9c4d89546ac460ce605d66MD53ORIGINALLAEL - Elza da Gloria Jorge.pdfapplication/pdf1151640https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13841/1/LAEL%20-%20Elza%20da%20Gloria%20Jorge.pdf78e490a6311dc2eb57515b2f640357c1MD51THUMBNAILLAEL - Elza da Gloria Jorge.pdf.jpgLAEL - Elza da Gloria Jorge.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2142https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13841/2/LAEL%20-%20Elza%20da%20Gloria%20Jorge.pdf.jpgd62941556018323313d30eb7acf6acdeMD52handle/138412022-04-27 22:48:28.87oai:repositorio.pucsp.br:handle/13841Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T01:48:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv A produção oral em Língua Inglesa: Atividades teatrais como possibilidade
title A produção oral em Língua Inglesa: Atividades teatrais como possibilidade
spellingShingle A produção oral em Língua Inglesa: Atividades teatrais como possibilidade
Jorge, Elza da Glória
Produção oral
Atividades teatrais em sala de aula
Lingua inglesa -- Estudo e ensino
Lingua inglesa -- Ingles falado
Teatro na educacao
Oral production
Theater activities in the classroom
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
title_short A produção oral em Língua Inglesa: Atividades teatrais como possibilidade
title_full A produção oral em Língua Inglesa: Atividades teatrais como possibilidade
title_fullStr A produção oral em Língua Inglesa: Atividades teatrais como possibilidade
title_full_unstemmed A produção oral em Língua Inglesa: Atividades teatrais como possibilidade
title_sort A produção oral em Língua Inglesa: Atividades teatrais como possibilidade
author Jorge, Elza da Glória
author_facet Jorge, Elza da Glória
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Rosinda de Castro Guerra
dc.contributor.author.fl_str_mv Jorge, Elza da Glória
contributor_str_mv Ramos, Rosinda de Castro Guerra
dc.subject.por.fl_str_mv Produção oral
Atividades teatrais em sala de aula
Lingua inglesa -- Estudo e ensino
Lingua inglesa -- Ingles falado
Teatro na educacao
topic Produção oral
Atividades teatrais em sala de aula
Lingua inglesa -- Estudo e ensino
Lingua inglesa -- Ingles falado
Teatro na educacao
Oral production
Theater activities in the classroom
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
dc.subject.eng.fl_str_mv Oral production
Theater activities in the classroom
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
description The research aims at investigating the learning perceptions and feelings students reveal when exposed to theater activities. The theoretical bases for this study are Parâmetros Curriculares Nacionais Língua Estrangeira (1998), the sociointeracionist approach proposed by Vygotsky (1998), as well as some theater concepts presented by Spolin (1963) and Reverbel (2002). This study was conducted in the teacher-researcher s classroom with 5 students of the 6th grade of a public school in São Paulo. The data were collected in the second semester of 2004 by questionnaires, interviews, minute notes, and teacher s digital diaries. In relation to the learning process, the results revealed perceptions about several contents: linguistic knowledge, vocal techniques, body techniques and theater concepts. In relation to feelings, perceptions belonging to didactic, interpersonal and personal orders were identified. These results show that the use of theater activities in the classroom can develop students oral production and can also promote the development of the human being and citizenship
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-10-02
dc.date.available.fl_str_mv 2007-05-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T18:23:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Jorge, Elza da Glória. A produção oral em Língua Inglesa: Atividades teatrais como possibilidade. 2006. 179 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13841
identifier_str_mv Jorge, Elza da Glória. A produção oral em Língua Inglesa: Atividades teatrais como possibilidade. 2006. 179 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Lingüística
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13841/3/LAEL%20-%20Elza%20da%20Gloria%20Jorge.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13841/1/LAEL%20-%20Elza%20da%20Gloria%20Jorge.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13841/2/LAEL%20-%20Elza%20da%20Gloria%20Jorge.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5e28fb3bfe9c4d89546ac460ce605d66
78e490a6311dc2eb57515b2f640357c1
d62941556018323313d30eb7acf6acde
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277889477083136