O corpo-texto no corpo-feminino em Niketche: uma performance literária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Shimbo, Renata Vaz
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14757
Resumo: This dissertative analysis of the Mozambican writer Paulina Chiziane's Niketche: a history of polygamy (2004) represents a reading about the novel the dialogical relationship between body and text. At first, the historical background in which the Portuguese language was inserted in Africa and, in this case, in Mozambique, is privileged. In this sense, it is verified that geographical and historical factors had determined the relationships established between society and the gender feminine in the country, as well as it led to a need for a reinvention for their cultural identity. The rewriting of female otherness is verified in the novel through Niketche s dance performance, through which the rhythmic movements synthesize eroticism and the desecration of a traditional ritual, subverting it into the female body s release instrument. Through the theoretical basis of thinkers like Zumthor (1985, 1993), Bakhtin (1977, 2002), Antonacci (2013) and Irobi (2007), it is argued that the dance sacred ritual in Niketche acquires body and text form, writing an utopic performance place for femal s voice and body of Mozambique
id PUC_SP-1_dd757af5b5fc1e51738717ce9582f1b3
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/14757
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Palo, Maria Joséhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4852251Z9Shimbo, Renata Vaz2016-04-28T19:58:55Z2015-05-072015-03-25Shimbo, Renata Vaz. O corpo-texto no corpo-feminino em Niketche: uma performance literária. 2015. 92 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14757This dissertative analysis of the Mozambican writer Paulina Chiziane's Niketche: a history of polygamy (2004) represents a reading about the novel the dialogical relationship between body and text. At first, the historical background in which the Portuguese language was inserted in Africa and, in this case, in Mozambique, is privileged. In this sense, it is verified that geographical and historical factors had determined the relationships established between society and the gender feminine in the country, as well as it led to a need for a reinvention for their cultural identity. The rewriting of female otherness is verified in the novel through Niketche s dance performance, through which the rhythmic movements synthesize eroticism and the desecration of a traditional ritual, subverting it into the female body s release instrument. Through the theoretical basis of thinkers like Zumthor (1985, 1993), Bakhtin (1977, 2002), Antonacci (2013) and Irobi (2007), it is argued that the dance sacred ritual in Niketche acquires body and text form, writing an utopic performance place for femal s voice and body of MozambiqueA presente dissertação sobre o romance Niketche: uma história de poligamia (2004), da escritora moçambicana Paulina Chiziane, representa uma leitura sobre a relação dialógica entre corpo e texto. Em um primeiro momento, privilegia-se o panorama histórico que nos oferece o tempo em que a língua portuguesa foi inserida no continente africano e, neste caso, em Moçambique. Neste sentido, verificou-se que fatores geográficos e históricos determinaram as relações estabelecidas entre a sociedade e o gênero feminino no país, assim como provocou a necessidade de uma reinvenção para sua identidade cultural. Verifica-se, no romance, a reescrita da alteridade feminina através da performance da dança niketche, por meio da qual os movimentos rítmicos sintetizam o erotismo e a profanação desse ritual tradicional, subvertendo-o em instrumento de libertação do corpo feminino. Através do embasamento teórico de pensadores como: Zumthor (1985, 1993), Bakhtin (1977, 2002), Antonacci (2013) e Irobi (2007), defende-se que o ritual sagrado da dança, em Niketche, adquire corpo e forma de texto, a escrever o lugar utópico de uma performance de liberdade para a voz e o corpo femininos de MoçambiqueCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/31006/Renata%20Vaz%20Shimbo.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica LiteráriaPUC-SPBRLiteraturaNiketcheCorpo-textoPerformanceLiteratura moçambicanaLíngua portuguesaBody-textPerformanceMozambican LiteraturePortuguese languageCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIAO corpo-texto no corpo-feminino em Niketche: uma performance literáriaThe body-text in the body-feminine in Niketche: a literary performanceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTRenata Vaz Shimbo.pdf.txtRenata Vaz Shimbo.pdf.txtExtracted texttext/plain176620https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14757/3/Renata%20Vaz%20Shimbo.pdf.txte5a55c8bd603f9bb3ac38e185c74ac14MD53ORIGINALRenata Vaz Shimbo.pdfapplication/pdf762765https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14757/1/Renata%20Vaz%20Shimbo.pdf2d479ef939f4884994547c915058af73MD51THUMBNAILRenata Vaz Shimbo.pdf.jpgRenata Vaz Shimbo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14757/2/Renata%20Vaz%20Shimbo.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/147572022-04-28 04:22:42.537oai:repositorio.pucsp.br:handle/14757Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T07:22:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv O corpo-texto no corpo-feminino em Niketche: uma performance literária
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The body-text in the body-feminine in Niketche: a literary performance
title O corpo-texto no corpo-feminino em Niketche: uma performance literária
spellingShingle O corpo-texto no corpo-feminino em Niketche: uma performance literária
Shimbo, Renata Vaz
Niketche
Corpo-texto
Performance
Literatura moçambicana
Língua portuguesa
Body-text
Performance
Mozambican Literature
Portuguese language
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
title_short O corpo-texto no corpo-feminino em Niketche: uma performance literária
title_full O corpo-texto no corpo-feminino em Niketche: uma performance literária
title_fullStr O corpo-texto no corpo-feminino em Niketche: uma performance literária
title_full_unstemmed O corpo-texto no corpo-feminino em Niketche: uma performance literária
title_sort O corpo-texto no corpo-feminino em Niketche: uma performance literária
author Shimbo, Renata Vaz
author_facet Shimbo, Renata Vaz
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Palo, Maria José
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4852251Z9
dc.contributor.author.fl_str_mv Shimbo, Renata Vaz
contributor_str_mv Palo, Maria José
dc.subject.por.fl_str_mv Niketche
Corpo-texto
Performance
Literatura moçambicana
Língua portuguesa
topic Niketche
Corpo-texto
Performance
Literatura moçambicana
Língua portuguesa
Body-text
Performance
Mozambican Literature
Portuguese language
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Body-text
Performance
Mozambican Literature
Portuguese language
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
description This dissertative analysis of the Mozambican writer Paulina Chiziane's Niketche: a history of polygamy (2004) represents a reading about the novel the dialogical relationship between body and text. At first, the historical background in which the Portuguese language was inserted in Africa and, in this case, in Mozambique, is privileged. In this sense, it is verified that geographical and historical factors had determined the relationships established between society and the gender feminine in the country, as well as it led to a need for a reinvention for their cultural identity. The rewriting of female otherness is verified in the novel through Niketche s dance performance, through which the rhythmic movements synthesize eroticism and the desecration of a traditional ritual, subverting it into the female body s release instrument. Through the theoretical basis of thinkers like Zumthor (1985, 1993), Bakhtin (1977, 2002), Antonacci (2013) and Irobi (2007), it is argued that the dance sacred ritual in Niketche acquires body and text form, writing an utopic performance place for femal s voice and body of Mozambique
publishDate 2015
dc.date.available.fl_str_mv 2015-05-07
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T19:58:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Shimbo, Renata Vaz. O corpo-texto no corpo-feminino em Niketche: uma performance literária. 2015. 92 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14757
identifier_str_mv Shimbo, Renata Vaz. O corpo-texto no corpo-feminino em Niketche: uma performance literária. 2015. 92 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14757
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Literatura
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14757/3/Renata%20Vaz%20Shimbo.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14757/1/Renata%20Vaz%20Shimbo.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14757/2/Renata%20Vaz%20Shimbo.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e5a55c8bd603f9bb3ac38e185c74ac14
2d479ef939f4884994547c915058af73
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796059902312448