Historiografia do ensino profissional paulista: as marcas do modo de produção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10782 |
Resumo: | This work presents the results of the revision of initiatives and ideas raised by the historiography of São Paulo's Professional Education in the mid 1880's to mid 1940's. The publications revised (with their authors and year of publishing) are: Trabalhadores urbanos e ensino profissional (Maria Alice Ribeiro, Coraly Gará Caetano and Maria Lúcia Caira Gitahy, 1986); A Escola Profissional de São Carlos (Ester Buffa and Paolo Nosella, 1998); O ensino de ofícios nos primórdios da industrialização and O ensino profissional na irradiação do industrialismo (Luiz Antônio Cunha, 2000); Educação Profissional no Brasil (Silvia Maria Manfredi, 2002) and A socialização da força de trabalho: instrução popular e qualificação profissional no estado de São Paulo (1873-1934) (Carmen Sylvia Vidigal Moraes, 2003). The analysis were based on Bourdieu's concept of field, Sirinelli's concepts of network and trajectory of intellectuals, and Ferro's concept of mode of production. The objectives were: to revise how the historiography of Professional Education was produced, as well as its results; to point out the characteristics of this production and its relation to the History of Education; to verify the motivations behind authors's uses of specific analytical models. One concludes that this production was influenced by the configuration of the scientific field, especially by the fields of Education and History, and by discussions about the country's development and political regime that characterized the moments and circumstances in which the authors graduated and produced their works |
id |
PUC_SP-1_de6605b545d802d0b4fbedd593622553 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/10782 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Munakata, Kazumihttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735093U6Conceição, Marcelo Rodrigues2016-04-27T16:34:03Z2010-04-202010-03-04Conceição, Marcelo Rodrigues. Historiografia do ensino profissional paulista: as marcas do modo de produção. 2010. 238 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10782This work presents the results of the revision of initiatives and ideas raised by the historiography of São Paulo's Professional Education in the mid 1880's to mid 1940's. The publications revised (with their authors and year of publishing) are: Trabalhadores urbanos e ensino profissional (Maria Alice Ribeiro, Coraly Gará Caetano and Maria Lúcia Caira Gitahy, 1986); A Escola Profissional de São Carlos (Ester Buffa and Paolo Nosella, 1998); O ensino de ofícios nos primórdios da industrialização and O ensino profissional na irradiação do industrialismo (Luiz Antônio Cunha, 2000); Educação Profissional no Brasil (Silvia Maria Manfredi, 2002) and A socialização da força de trabalho: instrução popular e qualificação profissional no estado de São Paulo (1873-1934) (Carmen Sylvia Vidigal Moraes, 2003). The analysis were based on Bourdieu's concept of field, Sirinelli's concepts of network and trajectory of intellectuals, and Ferro's concept of mode of production. The objectives were: to revise how the historiography of Professional Education was produced, as well as its results; to point out the characteristics of this production and its relation to the History of Education; to verify the motivations behind authors's uses of specific analytical models. One concludes that this production was influenced by the configuration of the scientific field, especially by the fields of Education and History, and by discussions about the country's development and political regime that characterized the moments and circumstances in which the authors graduated and produced their worksEste trabalho apresenta os resultados da revisão sobre as iniciativas e ideias apontadas pela historiografia do Ensino Profissional paulista, de meados de 1880 a meados de 1940. As publicações, que compõem o corpus, seus respectivos autores e as datas em que foram divulgadas como livros são: Trabalhadores urbanos e Ensino Profissional (Maria Alice Ribeiro, Coraly Gará Caetano e Maria Lúcia Caira Gitahy, de 1986); A Escola Profissional de São Carlos (Ester Buffa e Paolo Nosella, de 1998); O ensino de ofícios nos primórdios da industrialização e O Ensino Profissional na irradiação do industrialismo (Luiz Antônio Cunha, de 2000); Educação Profissional no Brasil (Silvia Maria Manfredi, de 2002) e A socialização da força de trabalho: instrução popular e qualificação profissional no estado de São Paulo (1873-1934) (Carmen Sylvia Vidigal Moraes, de 2003). As análises se basearam nos conceitos de campo de Bourdieu, de rede e trajetória de intelectuais de Sirinelli e de modo de produção de Ferro. Os objetivos foram: revisar o modo como foi produzida a historiografia do Ensino Profissional e seus resultados; apontar as características e analisar a relação desta produção com a da História da Educação; verificar as motivações que conduziram os autores a utilizar determinados modelos analíticos. As conclusões são de que a produção foi influenciada pela configuração do campo científico, em especial os campos da Educação e da História, e pelos momentos e circunstâncias em que os autores se formaram e desenvolveram seus trabalhos, marcado pelas discussões sobre o desenvolvimentismo e o regime políticoConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23589/Marcelo%20Rodrigues%20Conceicao.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, SociedadePUC-SPBREducaçãoHistória da educaçãoHistoriografiaCampo educacionalEducacao -- Sao Paulo (estado) -- HistoriaEnsino profissional -- Sao Paulo (estado) -- HistoriaProfessional educationHistory of educationHistoriographyEducational fieldCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOHistoriografia do ensino profissional paulista: as marcas do modo de produçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTMarcelo Rodrigues Conceicao.pdf.txtMarcelo Rodrigues Conceicao.pdf.txtExtracted texttext/plain623154https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10782/3/Marcelo%20Rodrigues%20Conceicao.pdf.txtc02621d66754db176f0db9c5077cc23bMD53ORIGINALMarcelo Rodrigues Conceicao.pdfapplication/pdf1781094https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10782/1/Marcelo%20Rodrigues%20Conceicao.pdf7750d089c30fa43e9d0ea3c516733ce0MD51THUMBNAILMarcelo Rodrigues Conceicao.pdf.jpgMarcelo Rodrigues Conceicao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2104https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10782/2/Marcelo%20Rodrigues%20Conceicao.pdf.jpgc4715912a635b5fbde63d2a9b070733fMD52handle/107822022-06-28 10:48:29.38oai:repositorio.pucsp.br:handle/10782Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-06-28T13:48:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Historiografia do ensino profissional paulista: as marcas do modo de produção |
title |
Historiografia do ensino profissional paulista: as marcas do modo de produção |
spellingShingle |
Historiografia do ensino profissional paulista: as marcas do modo de produção Conceição, Marcelo Rodrigues História da educação Historiografia Campo educacional Educacao -- Sao Paulo (estado) -- Historia Ensino profissional -- Sao Paulo (estado) -- Historia Professional education History of education Historiography Educational field CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
title_short |
Historiografia do ensino profissional paulista: as marcas do modo de produção |
title_full |
Historiografia do ensino profissional paulista: as marcas do modo de produção |
title_fullStr |
Historiografia do ensino profissional paulista: as marcas do modo de produção |
title_full_unstemmed |
Historiografia do ensino profissional paulista: as marcas do modo de produção |
title_sort |
Historiografia do ensino profissional paulista: as marcas do modo de produção |
author |
Conceição, Marcelo Rodrigues |
author_facet |
Conceição, Marcelo Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Munakata, Kazumi |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735093U6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Conceição, Marcelo Rodrigues |
contributor_str_mv |
Munakata, Kazumi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da educação Historiografia Campo educacional Educacao -- Sao Paulo (estado) -- Historia Ensino profissional -- Sao Paulo (estado) -- Historia |
topic |
História da educação Historiografia Campo educacional Educacao -- Sao Paulo (estado) -- Historia Ensino profissional -- Sao Paulo (estado) -- Historia Professional education History of education Historiography Educational field CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Professional education History of education Historiography Educational field |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
description |
This work presents the results of the revision of initiatives and ideas raised by the historiography of São Paulo's Professional Education in the mid 1880's to mid 1940's. The publications revised (with their authors and year of publishing) are: Trabalhadores urbanos e ensino profissional (Maria Alice Ribeiro, Coraly Gará Caetano and Maria Lúcia Caira Gitahy, 1986); A Escola Profissional de São Carlos (Ester Buffa and Paolo Nosella, 1998); O ensino de ofícios nos primórdios da industrialização and O ensino profissional na irradiação do industrialismo (Luiz Antônio Cunha, 2000); Educação Profissional no Brasil (Silvia Maria Manfredi, 2002) and A socialização da força de trabalho: instrução popular e qualificação profissional no estado de São Paulo (1873-1934) (Carmen Sylvia Vidigal Moraes, 2003). The analysis were based on Bourdieu's concept of field, Sirinelli's concepts of network and trajectory of intellectuals, and Ferro's concept of mode of production. The objectives were: to revise how the historiography of Professional Education was produced, as well as its results; to point out the characteristics of this production and its relation to the History of Education; to verify the motivations behind authors's uses of specific analytical models. One concludes that this production was influenced by the configuration of the scientific field, especially by the fields of Education and History, and by discussions about the country's development and political regime that characterized the moments and circumstances in which the authors graduated and produced their works |
publishDate |
2010 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-04-20 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-03-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-27T16:34:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Conceição, Marcelo Rodrigues. Historiografia do ensino profissional paulista: as marcas do modo de produção. 2010. 238 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10782 |
identifier_str_mv |
Conceição, Marcelo Rodrigues. Historiografia do ensino profissional paulista: as marcas do modo de produção. 2010. 238 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10782 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10782/3/Marcelo%20Rodrigues%20Conceicao.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10782/1/Marcelo%20Rodrigues%20Conceicao.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10782/2/Marcelo%20Rodrigues%20Conceicao.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c02621d66754db176f0db9c5077cc23b 7750d089c30fa43e9d0ea3c516733ce0 c4715912a635b5fbde63d2a9b070733f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277909628616704 |