Historiografia do ensino profissional paulista: as marcas do modo de produção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Marcelo Rodrigues
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10782
Resumo: This work presents the results of the revision of initiatives and ideas raised by the historiography of São Paulo's Professional Education in the mid 1880's to mid 1940's. The publications revised (with their authors and year of publishing) are: Trabalhadores urbanos e ensino profissional (Maria Alice Ribeiro, Coraly Gará Caetano and Maria Lúcia Caira Gitahy, 1986); A Escola Profissional de São Carlos (Ester Buffa and Paolo Nosella, 1998); O ensino de ofícios nos primórdios da industrialização and O ensino profissional na irradiação do industrialismo (Luiz Antônio Cunha, 2000); Educação Profissional no Brasil (Silvia Maria Manfredi, 2002) and A socialização da força de trabalho: instrução popular e qualificação profissional no estado de São Paulo (1873-1934) (Carmen Sylvia Vidigal Moraes, 2003). The analysis were based on Bourdieu's concept of field, Sirinelli's concepts of network and trajectory of intellectuals, and Ferro's concept of mode of production. The objectives were: to revise how the historiography of Professional Education was produced, as well as its results; to point out the characteristics of this production and its relation to the History of Education; to verify the motivations behind authors's uses of specific analytical models. One concludes that this production was influenced by the configuration of the scientific field, especially by the fields of Education and History, and by discussions about the country's development and political regime that characterized the moments and circumstances in which the authors graduated and produced their works
id PUC_SP-1_de6605b545d802d0b4fbedd593622553
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/10782
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Munakata, Kazumihttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735093U6Conceição, Marcelo Rodrigues2016-04-27T16:34:03Z2010-04-202010-03-04Conceição, Marcelo Rodrigues. Historiografia do ensino profissional paulista: as marcas do modo de produção. 2010. 238 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10782This work presents the results of the revision of initiatives and ideas raised by the historiography of São Paulo's Professional Education in the mid 1880's to mid 1940's. The publications revised (with their authors and year of publishing) are: Trabalhadores urbanos e ensino profissional (Maria Alice Ribeiro, Coraly Gará Caetano and Maria Lúcia Caira Gitahy, 1986); A Escola Profissional de São Carlos (Ester Buffa and Paolo Nosella, 1998); O ensino de ofícios nos primórdios da industrialização and O ensino profissional na irradiação do industrialismo (Luiz Antônio Cunha, 2000); Educação Profissional no Brasil (Silvia Maria Manfredi, 2002) and A socialização da força de trabalho: instrução popular e qualificação profissional no estado de São Paulo (1873-1934) (Carmen Sylvia Vidigal Moraes, 2003). The analysis were based on Bourdieu's concept of field, Sirinelli's concepts of network and trajectory of intellectuals, and Ferro's concept of mode of production. The objectives were: to revise how the historiography of Professional Education was produced, as well as its results; to point out the characteristics of this production and its relation to the History of Education; to verify the motivations behind authors's uses of specific analytical models. One concludes that this production was influenced by the configuration of the scientific field, especially by the fields of Education and History, and by discussions about the country's development and political regime that characterized the moments and circumstances in which the authors graduated and produced their worksEste trabalho apresenta os resultados da revisão sobre as iniciativas e ideias apontadas pela historiografia do Ensino Profissional paulista, de meados de 1880 a meados de 1940. As publicações, que compõem o corpus, seus respectivos autores e as datas em que foram divulgadas como livros são: Trabalhadores urbanos e Ensino Profissional (Maria Alice Ribeiro, Coraly Gará Caetano e Maria Lúcia Caira Gitahy, de 1986); A Escola Profissional de São Carlos (Ester Buffa e Paolo Nosella, de 1998); O ensino de ofícios nos primórdios da industrialização e O Ensino Profissional na irradiação do industrialismo (Luiz Antônio Cunha, de 2000); Educação Profissional no Brasil (Silvia Maria Manfredi, de 2002) e A socialização da força de trabalho: instrução popular e qualificação profissional no estado de São Paulo (1873-1934) (Carmen Sylvia Vidigal Moraes, de 2003). As análises se basearam nos conceitos de campo de Bourdieu, de rede e trajetória de intelectuais de Sirinelli e de modo de produção de Ferro. Os objetivos foram: revisar o modo como foi produzida a historiografia do Ensino Profissional e seus resultados; apontar as características e analisar a relação desta produção com a da História da Educação; verificar as motivações que conduziram os autores a utilizar determinados modelos analíticos. As conclusões são de que a produção foi influenciada pela configuração do campo científico, em especial os campos da Educação e da História, e pelos momentos e circunstâncias em que os autores se formaram e desenvolveram seus trabalhos, marcado pelas discussões sobre o desenvolvimentismo e o regime políticoConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23589/Marcelo%20Rodrigues%20Conceicao.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, SociedadePUC-SPBREducaçãoHistória da educaçãoHistoriografiaCampo educacionalEducacao -- Sao Paulo (estado) -- HistoriaEnsino profissional -- Sao Paulo (estado) -- HistoriaProfessional educationHistory of educationHistoriographyEducational fieldCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOHistoriografia do ensino profissional paulista: as marcas do modo de produçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTMarcelo Rodrigues Conceicao.pdf.txtMarcelo Rodrigues Conceicao.pdf.txtExtracted texttext/plain623154https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10782/3/Marcelo%20Rodrigues%20Conceicao.pdf.txtc02621d66754db176f0db9c5077cc23bMD53ORIGINALMarcelo Rodrigues Conceicao.pdfapplication/pdf1781094https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10782/1/Marcelo%20Rodrigues%20Conceicao.pdf7750d089c30fa43e9d0ea3c516733ce0MD51THUMBNAILMarcelo Rodrigues Conceicao.pdf.jpgMarcelo Rodrigues Conceicao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2104https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10782/2/Marcelo%20Rodrigues%20Conceicao.pdf.jpgc4715912a635b5fbde63d2a9b070733fMD52handle/107822022-06-28 10:48:29.38oai:repositorio.pucsp.br:handle/10782Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-06-28T13:48:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Historiografia do ensino profissional paulista: as marcas do modo de produção
title Historiografia do ensino profissional paulista: as marcas do modo de produção
spellingShingle Historiografia do ensino profissional paulista: as marcas do modo de produção
Conceição, Marcelo Rodrigues
História da educação
Historiografia
Campo educacional
Educacao -- Sao Paulo (estado) -- Historia
Ensino profissional -- Sao Paulo (estado) -- Historia
Professional education
History of education
Historiography
Educational field
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
title_short Historiografia do ensino profissional paulista: as marcas do modo de produção
title_full Historiografia do ensino profissional paulista: as marcas do modo de produção
title_fullStr Historiografia do ensino profissional paulista: as marcas do modo de produção
title_full_unstemmed Historiografia do ensino profissional paulista: as marcas do modo de produção
title_sort Historiografia do ensino profissional paulista: as marcas do modo de produção
author Conceição, Marcelo Rodrigues
author_facet Conceição, Marcelo Rodrigues
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Munakata, Kazumi
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735093U6
dc.contributor.author.fl_str_mv Conceição, Marcelo Rodrigues
contributor_str_mv Munakata, Kazumi
dc.subject.por.fl_str_mv História da educação
Historiografia
Campo educacional
Educacao -- Sao Paulo (estado) -- Historia
Ensino profissional -- Sao Paulo (estado) -- Historia
topic História da educação
Historiografia
Campo educacional
Educacao -- Sao Paulo (estado) -- Historia
Ensino profissional -- Sao Paulo (estado) -- Historia
Professional education
History of education
Historiography
Educational field
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Professional education
History of education
Historiography
Educational field
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
description This work presents the results of the revision of initiatives and ideas raised by the historiography of São Paulo's Professional Education in the mid 1880's to mid 1940's. The publications revised (with their authors and year of publishing) are: Trabalhadores urbanos e ensino profissional (Maria Alice Ribeiro, Coraly Gará Caetano and Maria Lúcia Caira Gitahy, 1986); A Escola Profissional de São Carlos (Ester Buffa and Paolo Nosella, 1998); O ensino de ofícios nos primórdios da industrialização and O ensino profissional na irradiação do industrialismo (Luiz Antônio Cunha, 2000); Educação Profissional no Brasil (Silvia Maria Manfredi, 2002) and A socialização da força de trabalho: instrução popular e qualificação profissional no estado de São Paulo (1873-1934) (Carmen Sylvia Vidigal Moraes, 2003). The analysis were based on Bourdieu's concept of field, Sirinelli's concepts of network and trajectory of intellectuals, and Ferro's concept of mode of production. The objectives were: to revise how the historiography of Professional Education was produced, as well as its results; to point out the characteristics of this production and its relation to the History of Education; to verify the motivations behind authors's uses of specific analytical models. One concludes that this production was influenced by the configuration of the scientific field, especially by the fields of Education and History, and by discussions about the country's development and political regime that characterized the moments and circumstances in which the authors graduated and produced their works
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-04-20
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-03-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:34:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Conceição, Marcelo Rodrigues. Historiografia do ensino profissional paulista: as marcas do modo de produção. 2010. 238 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10782
identifier_str_mv Conceição, Marcelo Rodrigues. Historiografia do ensino profissional paulista: as marcas do modo de produção. 2010. 238 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10782
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10782/3/Marcelo%20Rodrigues%20Conceicao.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10782/1/Marcelo%20Rodrigues%20Conceicao.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10782/2/Marcelo%20Rodrigues%20Conceicao.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c02621d66754db176f0db9c5077cc23b
7750d089c30fa43e9d0ea3c516733ce0
c4715912a635b5fbde63d2a9b070733f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277909628616704