Grêmio estudantil e participação do estudante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlos, Aparecida da Graça
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10553
Resumo: The present dissertation aims to investigate the opinion of the Grêmio Estudantil leaders about their participation in this school association as well to know what they think about the main purpose of this association at school and also to discuss the relationship between these leadears and their classmates, the teaching staff, the headmaster and all the other people who work at the school. A list of questions to be individually answered allowed me to collect statistics and at the same time to deal with scale of attitude tests. The questionnaire was got in four public schools of the state of São Paulo and collected information not only about the family of the Grêmio Estudantil leaders but also about the finality of this school association among the students. The answers were analysed according to the society critic theory, written by Adorno and Marcuse. The analyses showed that the efficacy of the institutionalization has contributed to a gradual decrease in the maintenance of different dialogues at school and has weakened, on the other hand, the critical potential of the students, what restrict the participation of members of the Grêmio Estudantil to activities that involve sociability , leisure and requests of repairs in the school building
id PUC_SP-1_de7e19b2d819196e8214a4f32b15a6fa
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/10553
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Sass, OdairCarlos, Aparecida da Graça2016-04-27T16:33:14Z2007-09-052006-09-11Carlos, Aparecida da Graça. Grêmio estudantil the participation of students. 2006. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10553The present dissertation aims to investigate the opinion of the Grêmio Estudantil leaders about their participation in this school association as well to know what they think about the main purpose of this association at school and also to discuss the relationship between these leadears and their classmates, the teaching staff, the headmaster and all the other people who work at the school. A list of questions to be individually answered allowed me to collect statistics and at the same time to deal with scale of attitude tests. The questionnaire was got in four public schools of the state of São Paulo and collected information not only about the family of the Grêmio Estudantil leaders but also about the finality of this school association among the students. The answers were analysed according to the society critic theory, written by Adorno and Marcuse. The analyses showed that the efficacy of the institutionalization has contributed to a gradual decrease in the maintenance of different dialogues at school and has weakened, on the other hand, the critical potential of the students, what restrict the participation of members of the Grêmio Estudantil to activities that involve sociability , leisure and requests of repairs in the school buildingO presente estudo objetiva investigar a opinião dos estudantes-dirigentes do grêmio estudantil sobre a sua participação nesta agremiação, a visão deles sobre a finalidade do grêmio estudantil na escola e a relação dos dirigentes do grêmio com os colegas de classe, demais alunos da escola, professores, professor coordenador, direção escolar, funcionários da secretaria da escola e inspetores. O estudo, que foi realizado a partir da aplicação de questionário individual, através do qual foram recolhidos dados sobre o perfil pessoal e familiar dos dirigentes do grêmio estudantil, incluía exercícios de escalas de atitudes e foi aplicado em quatro escolas da rede estadual de educação do Estado de São Paulo Por meio das escalas de atitudes, analisou-se o grau de relacionamento dos alunos com os demais setores da escola, bem como a valorização do estudante dirigente do grêmio estudantil, quanto à sua participação, além da finalidade desta agremiação no interior das escolas. Deste modo, de posse dos questionários respondidos, os conteúdos obtidos foram por mim analisados à luz da teoria crítica da sociedade, mais precisamente dos escritos frankfurtianos de Adorno e Marcuse. Assim sendo, as análises revelaram a eficácia da institucionalização ao erradicar o processo de construção e diálogo, esvaziando o potencial crítico, reservando a esta organização um espaço quase exclusivamente voltado para a sociabilidade dentro da escola, seja quanto ao entretenimento, seja quanto às demandas materiaisSecretaria do Estado e Educaçãoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23403/Dissertacao%20APARECIDA%20DA%20GRACA%20CARLOS.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, SociedadePUC-SPBREducaçãoEmancipaçãoAssociacoes estudantisEstudantes -- AtividadesEstudantes -- AtitudesemancipationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOGrêmio estudantil e participação do estudanteGrêmio estudantil the participation of studentsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTDissertacao APARECIDA DA GRACA CARLOS.pdf.txtDissertacao APARECIDA DA GRACA CARLOS.pdf.txtExtracted texttext/plain205702https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10553/3/Dissertacao%20APARECIDA%20DA%20GRACA%20CARLOS.pdf.txtac5f938fe001e09f28688780b6eaa1a3MD53ORIGINALDissertacao APARECIDA DA GRACA CARLOS.pdfapplication/pdf1274492https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10553/1/Dissertacao%20APARECIDA%20DA%20GRACA%20CARLOS.pdf210d2e9cf7fb3004dbff2936ad69d455MD51THUMBNAILDissertacao APARECIDA DA GRACA CARLOS.pdf.jpgDissertacao APARECIDA DA GRACA CARLOS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10553/2/Dissertacao%20APARECIDA%20DA%20GRACA%20CARLOS.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/105532022-06-28 10:47:29.845oai:repositorio.pucsp.br:handle/10553Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-06-28T13:47:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Grêmio estudantil e participação do estudante
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Grêmio estudantil the participation of students
title Grêmio estudantil e participação do estudante
spellingShingle Grêmio estudantil e participação do estudante
Carlos, Aparecida da Graça
Emancipação
Associacoes estudantis
Estudantes -- Atividades
Estudantes -- Atitudes
emancipation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Grêmio estudantil e participação do estudante
title_full Grêmio estudantil e participação do estudante
title_fullStr Grêmio estudantil e participação do estudante
title_full_unstemmed Grêmio estudantil e participação do estudante
title_sort Grêmio estudantil e participação do estudante
author Carlos, Aparecida da Graça
author_facet Carlos, Aparecida da Graça
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sass, Odair
dc.contributor.author.fl_str_mv Carlos, Aparecida da Graça
contributor_str_mv Sass, Odair
dc.subject.por.fl_str_mv Emancipação
Associacoes estudantis
Estudantes -- Atividades
Estudantes -- Atitudes
topic Emancipação
Associacoes estudantis
Estudantes -- Atividades
Estudantes -- Atitudes
emancipation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv emancipation
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The present dissertation aims to investigate the opinion of the Grêmio Estudantil leaders about their participation in this school association as well to know what they think about the main purpose of this association at school and also to discuss the relationship between these leadears and their classmates, the teaching staff, the headmaster and all the other people who work at the school. A list of questions to be individually answered allowed me to collect statistics and at the same time to deal with scale of attitude tests. The questionnaire was got in four public schools of the state of São Paulo and collected information not only about the family of the Grêmio Estudantil leaders but also about the finality of this school association among the students. The answers were analysed according to the society critic theory, written by Adorno and Marcuse. The analyses showed that the efficacy of the institutionalization has contributed to a gradual decrease in the maintenance of different dialogues at school and has weakened, on the other hand, the critical potential of the students, what restrict the participation of members of the Grêmio Estudantil to activities that involve sociability , leisure and requests of repairs in the school building
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-09-11
dc.date.available.fl_str_mv 2007-09-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:33:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Carlos, Aparecida da Graça. Grêmio estudantil the participation of students. 2006. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10553
identifier_str_mv Carlos, Aparecida da Graça. Grêmio estudantil the participation of students. 2006. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10553/3/Dissertacao%20APARECIDA%20DA%20GRACA%20CARLOS.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10553/1/Dissertacao%20APARECIDA%20DA%20GRACA%20CARLOS.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10553/2/Dissertacao%20APARECIDA%20DA%20GRACA%20CARLOS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ac5f938fe001e09f28688780b6eaa1a3
210d2e9cf7fb3004dbff2936ad69d455
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277953130889216