Conteúdo pedagógico da história como disciplina escolar: exercícios propostos por livros didáticos de 5ª a 8ª série.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faricelli, Marilu de Freitas
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10526
Resumo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
id PUC_SP-1_de8bf65e30f19bbdc973fc7a7f6075e1
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/10526
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Munakata, KazumiFaricelli, Marilu de Freitas2016-04-27T16:33:10Z2005-02-172005-02-23Faricelli, Marilu de Freitas. Conteúdo pedagógico da história como disciplina escolar: exercícios propostos por livros didáticos de 5ª a 8ª série.. 2005. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10526Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEntendendo disciplina escolar como um conjunto composto de conteúdos, métodos, finalidades e processos de avaliação, variável ao longo da história, esta dissertação estuda especificamente os exercícios, que correspondem aos conteúdos pedagógicos considerados necessários à aprendizagem no processo de aquisição do conhecimento escolar. Exercícios propostos por três coleções didáticas de História, dirigidas às quatro últimas séries do Ensino Fundamental, foram analisados a partir de categorias baseadas tanto no conteúdo histórico propriamente dito quanto nos processos cognitivos que neles se realizam. Além de fixar conteúdos, o estudo procura demonstrar que os exercícios fazem parte e configuram a história da História ensinada. Busco, assim, desnaturalizar métodos de aprendizagem da História, relacionando-os a escolhas feitas a partir de necessidades e finalidades sociais impostas à escola. Após identificar que muito do estabelecido pelas atuais propostas curriculares de História se relaciona ao que já se debatia no final da ditadura militar, busquei identificar nas décadas de 1970 e 1980 vozes e confrontos no estabelecimento das finalidades consideradas prioritárias na formação dos educandos. As coleções analisadas neste estudo demonstraram que exercícios adquiriram maior importância que o texto explicativo e evidenciaram duas possibilidades de relacionamento entre obra didática e mudanças curriculares: de um lado, a adaptação de uma antiga coleção didática a novas regras através de trabalho editorial e, de outro, a inovação - fruto do amadurecimento profissional dos próprios autores. Quer inovando, quer se adaptando a novas regras, a análise realizada demonstrou que vivemos num momento em que métodos sugeridos para a aprendizagem de História estão sendo modificados.application/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23337/Texto%20final.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, SociedadePUC-SPBREducaçãolivro didáticoensino de HistóriametodologiaHistória - Estudo e ensinoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULAConteúdo pedagógico da história como disciplina escolar: exercícios propostos por livros didáticos de 5ª a 8ª série.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTTexto final.pdf.txtTexto final.pdf.txtExtracted texttext/plain321392https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10526/3/Texto%20final.pdf.txtfb78ee44dc0c89a5c5bb99a296ada595MD53ORIGINALTexto final.pdfapplication/pdf907610https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10526/1/Texto%20final.pdf16032096b41aa5603d18a7c8c85852dcMD51THUMBNAILTexto final.pdf.jpgTexto final.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10526/2/Texto%20final.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/105262022-06-20 11:31:53.683oai:repositorio.pucsp.br:handle/10526Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-06-20T14:31:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Conteúdo pedagógico da história como disciplina escolar: exercícios propostos por livros didáticos de 5ª a 8ª série.
title Conteúdo pedagógico da história como disciplina escolar: exercícios propostos por livros didáticos de 5ª a 8ª série.
spellingShingle Conteúdo pedagógico da história como disciplina escolar: exercícios propostos por livros didáticos de 5ª a 8ª série.
Faricelli, Marilu de Freitas
livro didático
ensino de História
metodologia
História - Estudo e ensino
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA
title_short Conteúdo pedagógico da história como disciplina escolar: exercícios propostos por livros didáticos de 5ª a 8ª série.
title_full Conteúdo pedagógico da história como disciplina escolar: exercícios propostos por livros didáticos de 5ª a 8ª série.
title_fullStr Conteúdo pedagógico da história como disciplina escolar: exercícios propostos por livros didáticos de 5ª a 8ª série.
title_full_unstemmed Conteúdo pedagógico da história como disciplina escolar: exercícios propostos por livros didáticos de 5ª a 8ª série.
title_sort Conteúdo pedagógico da história como disciplina escolar: exercícios propostos por livros didáticos de 5ª a 8ª série.
author Faricelli, Marilu de Freitas
author_facet Faricelli, Marilu de Freitas
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Munakata, Kazumi
dc.contributor.author.fl_str_mv Faricelli, Marilu de Freitas
contributor_str_mv Munakata, Kazumi
dc.subject.por.fl_str_mv livro didático
ensino de História
metodologia
História - Estudo e ensino
topic livro didático
ensino de História
metodologia
História - Estudo e ensino
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA
description Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
publishDate 2005
dc.date.available.fl_str_mv 2005-02-17
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-02-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:33:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Faricelli, Marilu de Freitas. Conteúdo pedagógico da história como disciplina escolar: exercícios propostos por livros didáticos de 5ª a 8ª série.. 2005. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10526
identifier_str_mv Faricelli, Marilu de Freitas. Conteúdo pedagógico da história como disciplina escolar: exercícios propostos por livros didáticos de 5ª a 8ª série.. 2005. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10526
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10526/3/Texto%20final.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10526/1/Texto%20final.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10526/2/Texto%20final.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fb78ee44dc0c89a5c5bb99a296ada595
16032096b41aa5603d18a7c8c85852dc
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277919472648192