Lendo o texto de História do livro didático: construindo práticas de leitura e narrativas históricas / Reading the History textbook: building reading practices and historical narratives
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
DOI: | 10.24934/eef.v19i29.1884 |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1884 |
Resumo: | Esse artigo apresenta um estudo de uma aula de História acerca da temática do Período Neolítico, extraída do banco de dados gerado pela pesquisa de doutorado, defendida em setembro de 2013, intitulada “Práticas de leitura em aulas de História: um estudo de caso etnográfico”, que buscou investigar como a leitura dos textos de História foi socialmente construída em uma sala de aula de História da 5a série/6o ano do ensino fundamental da Escola Municipal Eleonora Piurucetti da rede pública de Belo Horizonte. Os princípios teóricos e metodológicos de análise se basearam em uma tendência contemporânea de análise das interações em classe: a Etnografia Interacional. Nessa perspectiva, buscamos compreender como a leitura dos textos de História foi discursivamente construída pelos membros por meio de suas interações, verbais ou não verbais, e como essas construções influenciaram as oportunidades disponíveis aos estudantes de ler e aprender História na sala de aula observada. |
id |
UEMG-2_3ea094bb3e67c933cacbf3bb92644dfa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1884 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
spelling |
Lendo o texto de História do livro didático: construindo práticas de leitura e narrativas históricas / Reading the History textbook: building reading practices and historical narrativesEnsino-aprendizagem de História. Sala de aula. Leitura.Esse artigo apresenta um estudo de uma aula de História acerca da temática do Período Neolítico, extraída do banco de dados gerado pela pesquisa de doutorado, defendida em setembro de 2013, intitulada “Práticas de leitura em aulas de História: um estudo de caso etnográfico”, que buscou investigar como a leitura dos textos de História foi socialmente construída em uma sala de aula de História da 5a série/6o ano do ensino fundamental da Escola Municipal Eleonora Piurucetti da rede pública de Belo Horizonte. Os princípios teóricos e metodológicos de análise se basearam em uma tendência contemporânea de análise das interações em classe: a Etnografia Interacional. Nessa perspectiva, buscamos compreender como a leitura dos textos de História foi discursivamente construída pelos membros por meio de suas interações, verbais ou não verbais, e como essas construções influenciaram as oportunidades disponíveis aos estudantes de ler e aprender História na sala de aula observada.EDUEMG2017-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/188410.24934/eef.v19i29.1884Educação em Foco; Vol. 19 No. 29 (2016): Educação em Foco; 35-60Educação em Foco; Vol. 19 Núm. 29 (2016): Educação em Foco; 35-60Educação em Foco; v. 19 n. 29 (2016): Educação em Foco; 35-602317-00931519-332210.24934/eef.v19i29reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1884/1041Copyright (c) 2017 Educação em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Luisa TeixeiraCastanheira, Maria Lucia2017-04-17T20:14:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1884Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2017-04-17T20:14:32Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Lendo o texto de História do livro didático: construindo práticas de leitura e narrativas históricas / Reading the History textbook: building reading practices and historical narratives |
title |
Lendo o texto de História do livro didático: construindo práticas de leitura e narrativas históricas / Reading the History textbook: building reading practices and historical narratives |
spellingShingle |
Lendo o texto de História do livro didático: construindo práticas de leitura e narrativas históricas / Reading the History textbook: building reading practices and historical narratives Lendo o texto de História do livro didático: construindo práticas de leitura e narrativas históricas / Reading the History textbook: building reading practices and historical narratives Andrade, Luisa Teixeira Ensino-aprendizagem de História. Sala de aula. Leitura. Andrade, Luisa Teixeira Ensino-aprendizagem de História. Sala de aula. Leitura. |
title_short |
Lendo o texto de História do livro didático: construindo práticas de leitura e narrativas históricas / Reading the History textbook: building reading practices and historical narratives |
title_full |
Lendo o texto de História do livro didático: construindo práticas de leitura e narrativas históricas / Reading the History textbook: building reading practices and historical narratives |
title_fullStr |
Lendo o texto de História do livro didático: construindo práticas de leitura e narrativas históricas / Reading the History textbook: building reading practices and historical narratives Lendo o texto de História do livro didático: construindo práticas de leitura e narrativas históricas / Reading the History textbook: building reading practices and historical narratives |
title_full_unstemmed |
Lendo o texto de História do livro didático: construindo práticas de leitura e narrativas históricas / Reading the History textbook: building reading practices and historical narratives Lendo o texto de História do livro didático: construindo práticas de leitura e narrativas históricas / Reading the History textbook: building reading practices and historical narratives |
title_sort |
Lendo o texto de História do livro didático: construindo práticas de leitura e narrativas históricas / Reading the History textbook: building reading practices and historical narratives |
author |
Andrade, Luisa Teixeira |
author_facet |
Andrade, Luisa Teixeira Andrade, Luisa Teixeira Castanheira, Maria Lucia Castanheira, Maria Lucia |
author_role |
author |
author2 |
Castanheira, Maria Lucia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Luisa Teixeira Castanheira, Maria Lucia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino-aprendizagem de História. Sala de aula. Leitura. |
topic |
Ensino-aprendizagem de História. Sala de aula. Leitura. |
description |
Esse artigo apresenta um estudo de uma aula de História acerca da temática do Período Neolítico, extraída do banco de dados gerado pela pesquisa de doutorado, defendida em setembro de 2013, intitulada “Práticas de leitura em aulas de História: um estudo de caso etnográfico”, que buscou investigar como a leitura dos textos de História foi socialmente construída em uma sala de aula de História da 5a série/6o ano do ensino fundamental da Escola Municipal Eleonora Piurucetti da rede pública de Belo Horizonte. Os princípios teóricos e metodológicos de análise se basearam em uma tendência contemporânea de análise das interações em classe: a Etnografia Interacional. Nessa perspectiva, buscamos compreender como a leitura dos textos de História foi discursivamente construída pelos membros por meio de suas interações, verbais ou não verbais, e como essas construções influenciaram as oportunidades disponíveis aos estudantes de ler e aprender História na sala de aula observada. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1884 10.24934/eef.v19i29.1884 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1884 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v19i29.1884 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1884/1041 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 19 No. 29 (2016): Educação em Foco; 35-60 Educação em Foco; Vol. 19 Núm. 29 (2016): Educação em Foco; 35-60 Educação em Foco; v. 19 n. 29 (2016): Educação em Foco; 35-60 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v19i29 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1822179433302196224 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.24934/eef.v19i29.1884 |