Realidade virtual e experiência do espaço: imersão, fenomenologia, tecnologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18261 |
Resumo: | This dissertation aims at researching concepts that emerged from virtual reality studies, through a non-dualistic approach. It starts with a survey about the main technical concepts of virtual reality immersion, presence, and engagement as considered by authors such as Heim, Biocca, Heeter, Grau, Lombard & Ditton. Meanwhile, it is outlined an argument which states that these concepts have emerged from design desires and goals. Afterwards, in order to seek an alternative to the dualism that underlies objectivist approaches of virtual reality, chapters two and three engage to the phenomenological understanding of the lived experience of the space. Therefore, it focuses on studying both Merleau-Ponty's phenomenology of perception and Bachelard's phenomenology of poetic imagination. By clashing this philosophy and those concepts previously considered, two issues have been considered: the body as being-in-the-world and the reverie as poetic activity of inhabiting. These two themes suggest the need to re-articulate the understanding of virtual reality-promoted definitions and applications. On chapter four, in addition to the phenomenological approach, it is discussed the issue of the imagination and participation in game's virtual environment, through the concepts of technical image and imagination from Flusser. Finally, it is suggested a possible way to understand immersion through the phenomenological concept of situation |
id |
PUC_SP-1_de99d57303352c23bf8d2120af615f54 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/18261 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Basbaum, Sérgio Roclawhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4268778Y6Meneguette, Lucas Correia2016-04-29T14:23:54Z2010-05-042010-02-25Meneguette, Lucas Correia. Realidade virtual e experiência do espaço: imersão, fenomenologia, tecnologia. 2010. 118 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18261This dissertation aims at researching concepts that emerged from virtual reality studies, through a non-dualistic approach. It starts with a survey about the main technical concepts of virtual reality immersion, presence, and engagement as considered by authors such as Heim, Biocca, Heeter, Grau, Lombard & Ditton. Meanwhile, it is outlined an argument which states that these concepts have emerged from design desires and goals. Afterwards, in order to seek an alternative to the dualism that underlies objectivist approaches of virtual reality, chapters two and three engage to the phenomenological understanding of the lived experience of the space. Therefore, it focuses on studying both Merleau-Ponty's phenomenology of perception and Bachelard's phenomenology of poetic imagination. By clashing this philosophy and those concepts previously considered, two issues have been considered: the body as being-in-the-world and the reverie as poetic activity of inhabiting. These two themes suggest the need to re-articulate the understanding of virtual reality-promoted definitions and applications. On chapter four, in addition to the phenomenological approach, it is discussed the issue of the imagination and participation in game's virtual environment, through the concepts of technical image and imagination from Flusser. Finally, it is suggested a possible way to understand immersion through the phenomenological concept of situationEsta dissertação tem como meta principal de pesquisa o exame de conceitos da realidade virtual a partir de uma abordagem não-dualista. Começa por fazer um levantamento dos principais conceitos técnicos abrangidos por esse corpo de conhecimentos imersão, presença e engajamento através de autores como Heim, Biocca, Heeter, Grau, Lombard & Ditton. Esboça, enquanto isso, o argumento de que tais conceitos surgem como desejos e metas de design. Em seguida, a fim de buscar uma alternativa ao dualismo intrínseco às abordagens objetivistas da realidade virtual, os capítulos dois e três aplicam-se na compreensão fenomenológica da vivência do espaço. Para tanto, foca-se na leitura, primeiro, da fenomenologia da percepção de Merleau- Ponty e, depois, da fenomenologia da imaginação poética de Bachelard. No embate dessa filosofia com os conceitos anteriormente considerados, surgem os temas do corpo como ser-nomundo e do devaneio como atividade poética do habitar. Estes dois temas sugerem a rearticulação da compreensão das definições e aplicações práticas promovidas pela realidade virtual. No capítulo quatro, como complemento à abordagem fenomenológica, é discutido o problema da imaginação e da participação no ambiente virtual do jogo a partir dos conceitos de imagem e imaginação técnicas de Flusser. Finalmente, é sugerido um possível modo de se compreender a imersão a partir da concepção fenomenológica da situaçãoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/35056/Lucas%20Correia%20Meneguette.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design DigitalPUC-SPBRFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaImersãoFenomenologiaAmbientes virtuais compartilhadosRealidade virtualTecnologiaImmersionVirtual realityPhenomenologyTechnologyCNPQ::ENGENHARIASRealidade virtual e experiência do espaço: imersão, fenomenologia, tecnologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTLucas Correia Meneguette.pdf.txtLucas Correia Meneguette.pdf.txtExtracted texttext/plain286825https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18261/3/Lucas%20Correia%20Meneguette.pdf.txt11e7bdd99304414e1a6c000ffd56ad5fMD53ORIGINALLucas Correia Meneguette.pdfapplication/pdf1691989https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18261/1/Lucas%20Correia%20Meneguette.pdf589816a2fb6192942ba9e0f267b88b17MD51THUMBNAILLucas Correia Meneguette.pdf.jpgLucas Correia Meneguette.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3599https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18261/2/Lucas%20Correia%20Meneguette.pdf.jpg048de766f8f1946d7d7565d335b75378MD52handle/182612023-06-19 10:05:19.073oai:repositorio.pucsp.br:handle/18261Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-06-19T13:05:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Realidade virtual e experiência do espaço: imersão, fenomenologia, tecnologia |
title |
Realidade virtual e experiência do espaço: imersão, fenomenologia, tecnologia |
spellingShingle |
Realidade virtual e experiência do espaço: imersão, fenomenologia, tecnologia Meneguette, Lucas Correia Imersão Fenomenologia Ambientes virtuais compartilhados Realidade virtual Tecnologia Immersion Virtual reality Phenomenology Technology CNPQ::ENGENHARIAS |
title_short |
Realidade virtual e experiência do espaço: imersão, fenomenologia, tecnologia |
title_full |
Realidade virtual e experiência do espaço: imersão, fenomenologia, tecnologia |
title_fullStr |
Realidade virtual e experiência do espaço: imersão, fenomenologia, tecnologia |
title_full_unstemmed |
Realidade virtual e experiência do espaço: imersão, fenomenologia, tecnologia |
title_sort |
Realidade virtual e experiência do espaço: imersão, fenomenologia, tecnologia |
author |
Meneguette, Lucas Correia |
author_facet |
Meneguette, Lucas Correia |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Basbaum, Sérgio Roclaw |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4268778Y6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meneguette, Lucas Correia |
contributor_str_mv |
Basbaum, Sérgio Roclaw |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imersão Fenomenologia Ambientes virtuais compartilhados Realidade virtual Tecnologia |
topic |
Imersão Fenomenologia Ambientes virtuais compartilhados Realidade virtual Tecnologia Immersion Virtual reality Phenomenology Technology CNPQ::ENGENHARIAS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Immersion Virtual reality Phenomenology Technology |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS |
description |
This dissertation aims at researching concepts that emerged from virtual reality studies, through a non-dualistic approach. It starts with a survey about the main technical concepts of virtual reality immersion, presence, and engagement as considered by authors such as Heim, Biocca, Heeter, Grau, Lombard & Ditton. Meanwhile, it is outlined an argument which states that these concepts have emerged from design desires and goals. Afterwards, in order to seek an alternative to the dualism that underlies objectivist approaches of virtual reality, chapters two and three engage to the phenomenological understanding of the lived experience of the space. Therefore, it focuses on studying both Merleau-Ponty's phenomenology of perception and Bachelard's phenomenology of poetic imagination. By clashing this philosophy and those concepts previously considered, two issues have been considered: the body as being-in-the-world and the reverie as poetic activity of inhabiting. These two themes suggest the need to re-articulate the understanding of virtual reality-promoted definitions and applications. On chapter four, in addition to the phenomenological approach, it is discussed the issue of the imagination and participation in game's virtual environment, through the concepts of technical image and imagination from Flusser. Finally, it is suggested a possible way to understand immersion through the phenomenological concept of situation |
publishDate |
2010 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-05-04 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-02-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-29T14:23:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Meneguette, Lucas Correia. Realidade virtual e experiência do espaço: imersão, fenomenologia, tecnologia. 2010. 118 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18261 |
identifier_str_mv |
Meneguette, Lucas Correia. Realidade virtual e experiência do espaço: imersão, fenomenologia, tecnologia. 2010. 118 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18261 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18261/3/Lucas%20Correia%20Meneguette.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18261/1/Lucas%20Correia%20Meneguette.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18261/2/Lucas%20Correia%20Meneguette.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
11e7bdd99304414e1a6c000ffd56ad5f 589816a2fb6192942ba9e0f267b88b17 048de766f8f1946d7d7565d335b75378 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277887833964544 |