O sentido da intimidação na escola e sua repercussão na vida adulta: uma perspectiva da fenomenologia-existencial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27850 |
Resumo: | A intimidação escolar é um fenômeno há pouco tempo estudado no Brasil, contudo se mostra presente há muitas décadas nas escolas brasileiras e trazendo deletérias consequências aos envolvidos neste fenômeno. Desta maneira, a presente pesquisa buscou compreender tal fenômeno, seu sentido, o processo de ressignificação na vida adulta e o papel da escola. Para tanto, entrevistou dois participantes de 23 anos a partir do método da entrevista reflexiva fenomenológica. A análise foi feita a partir da interpretação hermenêutica: o método desconstrutivo-construtivo da Fenomenologia Existencial, mostrando que o aluno que sofre intimidação escolar vive um isolamento social por vivenciar a relação ser-com-os-outros marcada pelo medo, ameaça e não-confiabilidade, trazendo os sentimentos de nãopertencimento, rejeição e inadequação. Compreendendo que a intimidação escolar possa acontecer como uma maneira violenta de demarcar aquilo “que não sou”, pois a intimidação ocorre no período da infância e adolescência em que a noção de “quem sou” está em construção, de forma que a intimidação acontece para marginalizar os alunos por suas características físicas, desempenho acadêmico e papel de gênero que se desviem do padrão, ou seja, representando aquilo que não sou, não quero ser e não posso ser. Refletindose sobre o papel da escola fundado no mundo da impropriedade que trabalha com a perspectiva de certo e errado, feio e bonito, ou seja, não possibilitando que seus alunos possam caminhar rumo à propriedade, isto é, possibilitando para ser mais livres para ser quem são e possam assumir o cuidado e responsabilidade de sua existência |
id |
PUC_SP-1_dfed8b00629a32c8bfacf6a4f0bad870 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/27850 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Sodelli, MarceloLima, Sandy Lira Ximenes2022-09-28T22:10:25Z2022-09-28T22:10:25Z2018-08-01Lima, Sandy Lira Ximenes. O sentido da intimidação na escola e sua repercussão na vida adulta: uma perspectiva da fenomenologia-existencial. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27850A intimidação escolar é um fenômeno há pouco tempo estudado no Brasil, contudo se mostra presente há muitas décadas nas escolas brasileiras e trazendo deletérias consequências aos envolvidos neste fenômeno. Desta maneira, a presente pesquisa buscou compreender tal fenômeno, seu sentido, o processo de ressignificação na vida adulta e o papel da escola. Para tanto, entrevistou dois participantes de 23 anos a partir do método da entrevista reflexiva fenomenológica. A análise foi feita a partir da interpretação hermenêutica: o método desconstrutivo-construtivo da Fenomenologia Existencial, mostrando que o aluno que sofre intimidação escolar vive um isolamento social por vivenciar a relação ser-com-os-outros marcada pelo medo, ameaça e não-confiabilidade, trazendo os sentimentos de nãopertencimento, rejeição e inadequação. Compreendendo que a intimidação escolar possa acontecer como uma maneira violenta de demarcar aquilo “que não sou”, pois a intimidação ocorre no período da infância e adolescência em que a noção de “quem sou” está em construção, de forma que a intimidação acontece para marginalizar os alunos por suas características físicas, desempenho acadêmico e papel de gênero que se desviem do padrão, ou seja, representando aquilo que não sou, não quero ser e não posso ser. Refletindose sobre o papel da escola fundado no mundo da impropriedade que trabalha com a perspectiva de certo e errado, feio e bonito, ou seja, não possibilitando que seus alunos possam caminhar rumo à propriedade, isto é, possibilitando para ser mais livres para ser quem são e possam assumir o cuidado e responsabilidade de sua existênciaporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAIntimidação EscolarFenomenologia-ExistencialEducaçãoO sentido da intimidação na escola e sua repercussão na vida adulta: uma perspectiva da fenomenologia-existencialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALSANDY LIRA XIMENES LIMA - TCC.pdfapplication/pdf871473https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27850/1/SANDY%20LIRA%20XIMENES%20LIMA%20-%20TCC.pdfb7eedbd470376aec6c158f7ea00a2ce8MD51TEXTSANDY LIRA XIMENES LIMA - TCC.pdf.txtSANDY LIRA XIMENES LIMA - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain172318https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27850/2/SANDY%20LIRA%20XIMENES%20LIMA%20-%20TCC.pdf.txt047d5b83b299c0a1ca711ece053216c7MD52THUMBNAILSANDY LIRA XIMENES LIMA - TCC.pdf.jpgSANDY LIRA XIMENES LIMA - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1146https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27850/3/SANDY%20LIRA%20XIMENES%20LIMA%20-%20TCC.pdf.jpg463c060c3f6df5aaf762261070342666MD53handle/278502022-09-30 18:29:26.731oai:repositorio.pucsp.br:handle/27850Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-09-30T21:29:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O sentido da intimidação na escola e sua repercussão na vida adulta: uma perspectiva da fenomenologia-existencial |
title |
O sentido da intimidação na escola e sua repercussão na vida adulta: uma perspectiva da fenomenologia-existencial |
spellingShingle |
O sentido da intimidação na escola e sua repercussão na vida adulta: uma perspectiva da fenomenologia-existencial Lima, Sandy Lira Ximenes CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Intimidação Escolar Fenomenologia-Existencial Educação |
title_short |
O sentido da intimidação na escola e sua repercussão na vida adulta: uma perspectiva da fenomenologia-existencial |
title_full |
O sentido da intimidação na escola e sua repercussão na vida adulta: uma perspectiva da fenomenologia-existencial |
title_fullStr |
O sentido da intimidação na escola e sua repercussão na vida adulta: uma perspectiva da fenomenologia-existencial |
title_full_unstemmed |
O sentido da intimidação na escola e sua repercussão na vida adulta: uma perspectiva da fenomenologia-existencial |
title_sort |
O sentido da intimidação na escola e sua repercussão na vida adulta: uma perspectiva da fenomenologia-existencial |
author |
Lima, Sandy Lira Ximenes |
author_facet |
Lima, Sandy Lira Ximenes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sodelli, Marcelo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Sandy Lira Ximenes |
contributor_str_mv |
Sodelli, Marcelo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Intimidação Escolar Fenomenologia-Existencial Educação |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Intimidação Escolar Fenomenologia-Existencial Educação |
description |
A intimidação escolar é um fenômeno há pouco tempo estudado no Brasil, contudo se mostra presente há muitas décadas nas escolas brasileiras e trazendo deletérias consequências aos envolvidos neste fenômeno. Desta maneira, a presente pesquisa buscou compreender tal fenômeno, seu sentido, o processo de ressignificação na vida adulta e o papel da escola. Para tanto, entrevistou dois participantes de 23 anos a partir do método da entrevista reflexiva fenomenológica. A análise foi feita a partir da interpretação hermenêutica: o método desconstrutivo-construtivo da Fenomenologia Existencial, mostrando que o aluno que sofre intimidação escolar vive um isolamento social por vivenciar a relação ser-com-os-outros marcada pelo medo, ameaça e não-confiabilidade, trazendo os sentimentos de nãopertencimento, rejeição e inadequação. Compreendendo que a intimidação escolar possa acontecer como uma maneira violenta de demarcar aquilo “que não sou”, pois a intimidação ocorre no período da infância e adolescência em que a noção de “quem sou” está em construção, de forma que a intimidação acontece para marginalizar os alunos por suas características físicas, desempenho acadêmico e papel de gênero que se desviem do padrão, ou seja, representando aquilo que não sou, não quero ser e não posso ser. Refletindose sobre o papel da escola fundado no mundo da impropriedade que trabalha com a perspectiva de certo e errado, feio e bonito, ou seja, não possibilitando que seus alunos possam caminhar rumo à propriedade, isto é, possibilitando para ser mais livres para ser quem são e possam assumir o cuidado e responsabilidade de sua existência |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-08-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-28T22:10:25Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-28T22:10:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Lima, Sandy Lira Ximenes. O sentido da intimidação na escola e sua repercussão na vida adulta: uma perspectiva da fenomenologia-existencial. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27850 |
identifier_str_mv |
Lima, Sandy Lira Ximenes. O sentido da intimidação na escola e sua repercussão na vida adulta: uma perspectiva da fenomenologia-existencial. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27850 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Graduação em Psicologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27850/1/SANDY%20LIRA%20XIMENES%20LIMA%20-%20TCC.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27850/2/SANDY%20LIRA%20XIMENES%20LIMA%20-%20TCC.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27850/3/SANDY%20LIRA%20XIMENES%20LIMA%20-%20TCC.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b7eedbd470376aec6c158f7ea00a2ce8 047d5b83b299c0a1ca711ece053216c7 463c060c3f6df5aaf762261070342666 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277822933401600 |