Invisibilidade racial, silêncio da supremacia branca e antirracismo: a branquitude brasileira e suas manifestações, uma análise das entrevistas do Canal Futura
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26261 |
Resumo: | O presente trabalho faz uma retomada histórica sobre o colonialismo no Brasil, entendendo que a partir da colonização a raça se torna o critério fundamental e estruturante para a distribuição de poder na sociedade. O eurocentrismo é a ideologia que aliena a sociedade para pensar o branco como superior e o negro como inferior. O racismo é o fenômeno que afirma a concepção de supremacia branca, os brancos o utilizam como uma forma estratégica de se manter no poder. Com isso, a branquitude é o lugar que os brancos se colocam na sociedade, tendo privilégios raciais simbólicos e materiais, de forma não-marcada e não-nomeada. Nesse sentido, há uma não implicação dos brancos na história de opressão brasileira, permeada com um silêncio sobre as relações raciais, o que desfoca a responsabilidade dos brancos sobre a questão. Uma das características da branquitude, é a invisibilidade racial, que por entender-se como ser humano universal, não se compreende como sujeito branco que está em uma posição privilegiada e opressora. Na pesquisa, pretendo através das entrevistas sobre branquitude no Canal Futura abrir um diálogo transversal sobre o tema. Buscando analisar as operações da branquitude na atualidade, pensando em sua forma estrutural, sua manifestação subjetiva da construção da identidade branco e como se mostra pelos padrões sociais de poder. Compreende-se que para que o racismo diminua é necessário que o silêncio sobre o tema e a superioridade racial acabem, responsabilizando os brancos para que eles possam adquirir um posicionamento antirracista |
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O presente trabalho faz uma retomada histórica sobre o colonialismo no Brasil, entendendo que a partir da colonização a raça se torna o critério fundamental e estruturante para a distribuição de poder na sociedade. O eurocentrismo é a ideologia que aliena a sociedade para pensar o branco como superior e o negro como inferior. O racismo é o fenômeno que afirma a concepção de supremacia branca, os brancos o utilizam como uma forma estratégica de se manter no poder. Com isso, a branquitude é o lugar que os brancos se colocam na sociedade, tendo privilégios raciais simbólicos e materiais, de forma não-marcada e não-nomeada. Nesse sentido, há uma não implicação dos brancos na história de opressão brasileira, permeada com um silêncio sobre as relações raciais, o que desfoca a responsabilidade dos brancos sobre a questão. Uma das características da branquitude, é a invisibilidade racial, que por entender-se como ser humano universal, não se compreende como sujeito branco que está em uma posição privilegiada e opressora. Na pesquisa, pretendo através das entrevistas sobre branquitude no Canal Futura abrir um diálogo transversal sobre o tema. Buscando analisar as operações da branquitude na atualidade, pensando em sua forma estrutural, sua manifestação subjetiva da construção da identidade branco e como se mostra pelos padrões sociais de poder. Compreende-se que para que o racismo diminua é necessário que o silêncio sobre o tema e a superioridade racial acabem, responsabilizando os brancos para que eles possam adquirir um posicionamento antirracista |
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