A importância do faz de conta em um mundo dominado pela tecnologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28581 |
Resumo: | This study has been conducted as the final task of an undergraduate program, and had the following as its main objectives: to learn about different ways to play games, in relation to historical and social aspects; to learn about digital games and to identify their good and bad consequences, in order to understand the importance of games that encourage children to engage in "make believe" in a universe which is dominated by technology. Consequently, it has aimed to demonstrate how important it is to bring back childhood games from decades ago, thereby encouraging children's interest, development and learning. The results show that when children engage in make believe games, they develop important abilities, acquire community values, examine aspects of daily life, deepen their understanding of emotional ranges through different characters, as well as social representations on a number of events |
id |
PUC_SP-1_e872ec85247c05f6ae59867ff9a7276b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/28581 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Carlini, Alda LuizaFerenczi, Michelle Pesso2022-10-05T22:08:17Z2022-10-05T22:08:17Z2012-11-27Ferenczi, Michelle Pesso. A importância do faz de conta em um mundo dominado pela tecnologia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28581This study has been conducted as the final task of an undergraduate program, and had the following as its main objectives: to learn about different ways to play games, in relation to historical and social aspects; to learn about digital games and to identify their good and bad consequences, in order to understand the importance of games that encourage children to engage in "make believe" in a universe which is dominated by technology. Consequently, it has aimed to demonstrate how important it is to bring back childhood games from decades ago, thereby encouraging children's interest, development and learning. The results show that when children engage in make believe games, they develop important abilities, acquire community values, examine aspects of daily life, deepen their understanding of emotional ranges through different characters, as well as social representations on a number of eventsEste estudo foi realizado como Trabalho de Conclusão de Curso e teve por objetivos: conhecer as diferentes formas de brincar, em relação aos aspectos históricos e sociais; conhecer os jogos digitais e identificar os benefícios e malefícios dos jogos digitais, entendendo a importância das brincadeiras que promovem o faz de conta dentro de um universo dominado pela tecnologia. Por decorrência, pretendeu mostrar o quão importante é resgatar as brincadeiras dos tempos antigos em um mundo dominado pela tecnologia, estimulando o interesse, o desenvolvimento e o aprendizado das crianças. Seus resultados fornecem elementos que indicam que, ao brincar de faz-de-conta, as crianças, ao mesmo tempo em que desenvolvem importantes habilidades, trabalham valores de sua comunidade, examinam aspectos da vida cotidiana, apreendem os matizes emocionais de diferentes personagens e são capturadas por representações sociais sobre determinados eventosporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOFaz de contaBrincadeiras tecnológicasBrinquedos e brincadeirasDiferentes formas do brincarMake-believeGames technologyToys and gamesDifferent ways of playingA importância do faz de conta em um mundo dominado pela tecnologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMICHELLE PESSO FERENCZI - TCC.pdfapplication/pdf1237913https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28581/1/MICHELLE%20PESSO%20FERENCZI%20-%20TCC.pdfa881f24d77a7dfc913b6e6966513eaceMD51TEXTMICHELLE PESSO FERENCZI - TCC.pdf.txtMICHELLE PESSO FERENCZI - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain64441https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28581/2/MICHELLE%20PESSO%20FERENCZI%20-%20TCC.pdf.txta008f9033c925c85dea5055dd91f86c4MD52THUMBNAILMICHELLE PESSO FERENCZI - TCC.pdf.jpgMICHELLE PESSO FERENCZI - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1205https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28581/3/MICHELLE%20PESSO%20FERENCZI%20-%20TCC.pdf.jpge0ef9ac0f612a4d680d8b0104af70477MD53handle/285812022-10-06 01:04:24.996oai:repositorio.pucsp.br:handle/28581Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-06T04:04:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A importância do faz de conta em um mundo dominado pela tecnologia |
title |
A importância do faz de conta em um mundo dominado pela tecnologia |
spellingShingle |
A importância do faz de conta em um mundo dominado pela tecnologia Ferenczi, Michelle Pesso CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Faz de conta Brincadeiras tecnológicas Brinquedos e brincadeiras Diferentes formas do brincar Make-believe Games technology Toys and games Different ways of playing |
title_short |
A importância do faz de conta em um mundo dominado pela tecnologia |
title_full |
A importância do faz de conta em um mundo dominado pela tecnologia |
title_fullStr |
A importância do faz de conta em um mundo dominado pela tecnologia |
title_full_unstemmed |
A importância do faz de conta em um mundo dominado pela tecnologia |
title_sort |
A importância do faz de conta em um mundo dominado pela tecnologia |
author |
Ferenczi, Michelle Pesso |
author_facet |
Ferenczi, Michelle Pesso |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carlini, Alda Luiza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferenczi, Michelle Pesso |
contributor_str_mv |
Carlini, Alda Luiza |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Faz de conta Brincadeiras tecnológicas Brinquedos e brincadeiras Diferentes formas do brincar Make-believe Games technology Toys and games Different ways of playing |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Faz de conta Brincadeiras tecnológicas Brinquedos e brincadeiras Diferentes formas do brincar |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Make-believe Games technology Toys and games Different ways of playing |
description |
This study has been conducted as the final task of an undergraduate program, and had the following as its main objectives: to learn about different ways to play games, in relation to historical and social aspects; to learn about digital games and to identify their good and bad consequences, in order to understand the importance of games that encourage children to engage in "make believe" in a universe which is dominated by technology. Consequently, it has aimed to demonstrate how important it is to bring back childhood games from decades ago, thereby encouraging children's interest, development and learning. The results show that when children engage in make believe games, they develop important abilities, acquire community values, examine aspects of daily life, deepen their understanding of emotional ranges through different characters, as well as social representations on a number of events |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-11-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-05T22:08:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-05T22:08:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Ferenczi, Michelle Pesso. A importância do faz de conta em um mundo dominado pela tecnologia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28581 |
identifier_str_mv |
Ferenczi, Michelle Pesso. A importância do faz de conta em um mundo dominado pela tecnologia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28581 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Graduação em Pedagogia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28581/1/MICHELLE%20PESSO%20FERENCZI%20-%20TCC.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28581/2/MICHELLE%20PESSO%20FERENCZI%20-%20TCC.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28581/3/MICHELLE%20PESSO%20FERENCZI%20-%20TCC.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a881f24d77a7dfc913b6e6966513eace a008f9033c925c85dea5055dd91f86c4 e0ef9ac0f612a4d680d8b0104af70477 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277986405351424 |