Mídias de comunicação escrita e a reforma do ensino médio: considerações sobre a influência dos veículos de informações na formação da opinião pública sobre o novo ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Amanda Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27937
Resumo: A reforma do ensino médio foi aprovada via medida provisória de n°746/ 2016. O objetivo desta pesquisa foi o de identificar, catalogar e analisar os títulos das matérias jornalísticas, da relação com o conteúdo e as opiniões dos autores (as) sobre a reforma do ensino médio nos jornais Estado de São Paulo e Folha e São Paulo e na revista Carta Capital no período de janeiro de 2016 a dezembro de 2017. Esta é uma pesquisa quantitativa e qualitativa (BARDIN, 1977). Os resultados quantitativos mostram que foram encontradas 43 matérias jornalísticas, sendo 18 matérias no jornal Estado de São Paulo, 18 matérias no jornal Folha de São Paulo e 7 matérias na revista Carta Capital. Das 43 matérias catalogadas, 36 são matérias jornalísticas descritivas e informativas, 3 são artigos e 4 são entrevistas. No jornal Estado de São Paulo houve 7 matérias com visões positivas e negativas 7, já o jornal Folha de São Paulo apresentou 10 matérias com visões positivas. A revista Carta Capital apresentou 7 matérias com visões negativas. Os resultados qualitativos mostraram que os jornais Estado de São Paulo e Folha de São Paulo podem direcionar os leitores a visões e opiniões positivas, já a revista Carta Capital pode direcionar os leitores a visões e opiniões negativas. Portanto, os resultados desta pesquisa apontam para opiniões diferentes dos jornais e da revista explicitando que não há neutralidade na veiculação da informação nas mídias de comunicação escrita pesquisadas sobre a reforma do ensino médio
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