Mídias de comunicação escrita e a reforma do ensino médio: considerações sobre a influência dos veículos de informações na formação da opinião pública sobre o novo ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27937 |
Resumo: | A reforma do ensino médio foi aprovada via medida provisória de n°746/ 2016. O objetivo desta pesquisa foi o de identificar, catalogar e analisar os títulos das matérias jornalísticas, da relação com o conteúdo e as opiniões dos autores (as) sobre a reforma do ensino médio nos jornais Estado de São Paulo e Folha e São Paulo e na revista Carta Capital no período de janeiro de 2016 a dezembro de 2017. Esta é uma pesquisa quantitativa e qualitativa (BARDIN, 1977). Os resultados quantitativos mostram que foram encontradas 43 matérias jornalísticas, sendo 18 matérias no jornal Estado de São Paulo, 18 matérias no jornal Folha de São Paulo e 7 matérias na revista Carta Capital. Das 43 matérias catalogadas, 36 são matérias jornalísticas descritivas e informativas, 3 são artigos e 4 são entrevistas. No jornal Estado de São Paulo houve 7 matérias com visões positivas e negativas 7, já o jornal Folha de São Paulo apresentou 10 matérias com visões positivas. A revista Carta Capital apresentou 7 matérias com visões negativas. Os resultados qualitativos mostraram que os jornais Estado de São Paulo e Folha de São Paulo podem direcionar os leitores a visões e opiniões positivas, já a revista Carta Capital pode direcionar os leitores a visões e opiniões negativas. Portanto, os resultados desta pesquisa apontam para opiniões diferentes dos jornais e da revista explicitando que não há neutralidade na veiculação da informação nas mídias de comunicação escrita pesquisadas sobre a reforma do ensino médio |
id |
PUC_SP-1_eafd72021dd3f45edbb954d9db1a83dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/27937 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Sanchez, Sandra Gagliardihttp://lattes.cnpq.br/2248637029476770http://lattes.cnpq.br/9249998380605772Silva, Amanda Rodrigues2022-09-28T22:10:56Z2022-09-28T22:10:56Z2018-08-28Silva, Amanda Rodrigues. Mídias de comunicação escrita e a reforma do ensino médio: considerações sobre a influência dos veículos de informações na formação da opinião pública sobre o novo ensino médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27937A reforma do ensino médio foi aprovada via medida provisória de n°746/ 2016. O objetivo desta pesquisa foi o de identificar, catalogar e analisar os títulos das matérias jornalísticas, da relação com o conteúdo e as opiniões dos autores (as) sobre a reforma do ensino médio nos jornais Estado de São Paulo e Folha e São Paulo e na revista Carta Capital no período de janeiro de 2016 a dezembro de 2017. Esta é uma pesquisa quantitativa e qualitativa (BARDIN, 1977). Os resultados quantitativos mostram que foram encontradas 43 matérias jornalísticas, sendo 18 matérias no jornal Estado de São Paulo, 18 matérias no jornal Folha de São Paulo e 7 matérias na revista Carta Capital. Das 43 matérias catalogadas, 36 são matérias jornalísticas descritivas e informativas, 3 são artigos e 4 são entrevistas. No jornal Estado de São Paulo houve 7 matérias com visões positivas e negativas 7, já o jornal Folha de São Paulo apresentou 10 matérias com visões positivas. A revista Carta Capital apresentou 7 matérias com visões negativas. Os resultados qualitativos mostraram que os jornais Estado de São Paulo e Folha de São Paulo podem direcionar os leitores a visões e opiniões positivas, já a revista Carta Capital pode direcionar os leitores a visões e opiniões negativas. Portanto, os resultados desta pesquisa apontam para opiniões diferentes dos jornais e da revista explicitando que não há neutralidade na veiculação da informação nas mídias de comunicação escrita pesquisadas sobre a reforma do ensino médioporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAEducaçãoPsicologiaReforma do ensino médioMídias de comunicação escrita e a reforma do ensino médio: considerações sobre a influência dos veículos de informações na formação da opinião pública sobre o novo ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALAMANDA RODRIGUES SILVA - TCC.pdfapplication/pdf1559400https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27937/1/AMANDA%20RODRIGUES%20SILVA%20-%20TCC.pdfba9e845262bb5f7050d3f3652bc7f182MD51TEXTAMANDA RODRIGUES SILVA - TCC.pdf.txtAMANDA RODRIGUES SILVA - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain327698https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27937/2/AMANDA%20RODRIGUES%20SILVA%20-%20TCC.pdf.txt854a20ec5612d7ec6f3c91e8d6ff6e00MD52THUMBNAILAMANDA RODRIGUES SILVA - TCC.pdf.jpgAMANDA RODRIGUES SILVA - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1194https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27937/3/AMANDA%20RODRIGUES%20SILVA%20-%20TCC.pdf.jpg8e30a44fd3c0af66a798a9a0ffb332e2MD53handle/279372022-09-30 18:29:22.086oai:repositorio.pucsp.br:handle/27937Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-09-30T21:29:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mídias de comunicação escrita e a reforma do ensino médio: considerações sobre a influência dos veículos de informações na formação da opinião pública sobre o novo ensino médio |
title |
Mídias de comunicação escrita e a reforma do ensino médio: considerações sobre a influência dos veículos de informações na formação da opinião pública sobre o novo ensino médio |
spellingShingle |
Mídias de comunicação escrita e a reforma do ensino médio: considerações sobre a influência dos veículos de informações na formação da opinião pública sobre o novo ensino médio Silva, Amanda Rodrigues CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Educação Psicologia Reforma do ensino médio |
title_short |
Mídias de comunicação escrita e a reforma do ensino médio: considerações sobre a influência dos veículos de informações na formação da opinião pública sobre o novo ensino médio |
title_full |
Mídias de comunicação escrita e a reforma do ensino médio: considerações sobre a influência dos veículos de informações na formação da opinião pública sobre o novo ensino médio |
title_fullStr |
Mídias de comunicação escrita e a reforma do ensino médio: considerações sobre a influência dos veículos de informações na formação da opinião pública sobre o novo ensino médio |
title_full_unstemmed |
Mídias de comunicação escrita e a reforma do ensino médio: considerações sobre a influência dos veículos de informações na formação da opinião pública sobre o novo ensino médio |
title_sort |
Mídias de comunicação escrita e a reforma do ensino médio: considerações sobre a influência dos veículos de informações na formação da opinião pública sobre o novo ensino médio |
author |
Silva, Amanda Rodrigues |
author_facet |
Silva, Amanda Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sanchez, Sandra Gagliardi |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2248637029476770 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9249998380605772 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Amanda Rodrigues |
contributor_str_mv |
Sanchez, Sandra Gagliardi |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Educação Psicologia Reforma do ensino médio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Psicologia Reforma do ensino médio |
description |
A reforma do ensino médio foi aprovada via medida provisória de n°746/ 2016. O objetivo desta pesquisa foi o de identificar, catalogar e analisar os títulos das matérias jornalísticas, da relação com o conteúdo e as opiniões dos autores (as) sobre a reforma do ensino médio nos jornais Estado de São Paulo e Folha e São Paulo e na revista Carta Capital no período de janeiro de 2016 a dezembro de 2017. Esta é uma pesquisa quantitativa e qualitativa (BARDIN, 1977). Os resultados quantitativos mostram que foram encontradas 43 matérias jornalísticas, sendo 18 matérias no jornal Estado de São Paulo, 18 matérias no jornal Folha de São Paulo e 7 matérias na revista Carta Capital. Das 43 matérias catalogadas, 36 são matérias jornalísticas descritivas e informativas, 3 são artigos e 4 são entrevistas. No jornal Estado de São Paulo houve 7 matérias com visões positivas e negativas 7, já o jornal Folha de São Paulo apresentou 10 matérias com visões positivas. A revista Carta Capital apresentou 7 matérias com visões negativas. Os resultados qualitativos mostraram que os jornais Estado de São Paulo e Folha de São Paulo podem direcionar os leitores a visões e opiniões positivas, já a revista Carta Capital pode direcionar os leitores a visões e opiniões negativas. Portanto, os resultados desta pesquisa apontam para opiniões diferentes dos jornais e da revista explicitando que não há neutralidade na veiculação da informação nas mídias de comunicação escrita pesquisadas sobre a reforma do ensino médio |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-08-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-28T22:10:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-28T22:10:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Silva, Amanda Rodrigues. Mídias de comunicação escrita e a reforma do ensino médio: considerações sobre a influência dos veículos de informações na formação da opinião pública sobre o novo ensino médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27937 |
identifier_str_mv |
Silva, Amanda Rodrigues. Mídias de comunicação escrita e a reforma do ensino médio: considerações sobre a influência dos veículos de informações na formação da opinião pública sobre o novo ensino médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27937 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Graduação em Psicologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27937/1/AMANDA%20RODRIGUES%20SILVA%20-%20TCC.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27937/2/AMANDA%20RODRIGUES%20SILVA%20-%20TCC.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27937/3/AMANDA%20RODRIGUES%20SILVA%20-%20TCC.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ba9e845262bb5f7050d3f3652bc7f182 854a20ec5612d7ec6f3c91e8d6ff6e00 8e30a44fd3c0af66a798a9a0ffb332e2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1799796032617316352 |