Educação alimentar e nutricional: uma discussão para a psicologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Aléxia Cerezer
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27705
Resumo: A partir da saúde integral, em que corpo e mente são compreendidos em sua totalidade, busca-se romper com os parâmetros colonizadores que sustentam as formas de exercer cuidado a partir da destruição da diversidade ambiental, cultural e econômica. Usualmente, há privilégio em tratar a saúde, principalmente a saúde mental, pela via da medicalização, proposta através da hierarquização do papel do profissional da saúde, que é o detentor do saber científico, e excluindo os diferentes saberes advindos das experiências de cada corpo. A alimentação aqui, sob outro entendimento, se mostra como importante questão para a discussão da prevenção e tratamento de doenças de cunho orgânico, emocional e psicológico, assim como proposto pela medicina milenar Ayurveda e pela atual Psiquiatria Nutricional. O que ingerimos e a forma como ingerimos os alimentos está ligado a vias simbólicas, afetivas, à construção da cultura e das identidades. É desse lugar que deve falar a Psicologia na relação com outros profissionais e especialmente no âmbito escolar, já que a escola possibilita a criação da rede de cuidados, associando crianças, familiares e trabalhadoras na promoção de diálogos sobre os modos de produzir vida, em que a alimentação está associada a ganho de bem-estar. Buscando-se discutir a relação da educação alimentar e nutricional com a Psicologia, utilizou-se a estratégia metodológica da revisão bibliográfica de escopo, pautada em artigos científicos produzidos no Brasil, principalmente nos últimos três anos, desde 2019, para verificar o que está sendo discutido sobre aquela relação como caminho para a saúde plena. Como não foram encontrados artigos que discutiam o tema com o foco na relação com a Psicologia, foram selecionados trabalhos que tratavam do tema sob as duas perspectivas (educação alimentar e nutricional; psicologia) a fim de possibilitar a reflexão sobre possíveis relações entre elas. Por fim, concluiu-se que há escassez de artigos científicos, especialmente pela perspectiva colonizadora da psicologia que acaba fazendo uma discussão bastante diferente do desejo da pesquisadora, além da falta de interesse em identificar outras formas de cuidado que se abram para a interdisciplinaridade e multidisciplinaridade das áreas do conhecimento. Refletir sobre a alimentação em contexto escolar a partir da psicologia se mostra como caminho de luta política e confronto das estruturas vigentes. Portanto, é um tema que deve ser mais estudado e dialogado nos diferentes espaços, sabendo que a via da alimentação saudável, natural, acessível e crítica possibilita bem-estar, autonomia, autoconhecimento, justiça social, quebra dos saberes-poderes fincados na figura do profissional da saúde e respeito ao meio ambiente e ao próprio corpo
id PUC_SP-1_ec9223e9fc9febb6b16f06174a5356da
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/27705
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Maciel Júnior, Plínio de AlmeidaGuimarães, Aléxia Cerezer2022-09-16T20:47:34Z2022-09-16T20:47:34Z2022-06-17Guimarães, Aléxia Cerezer. Educação alimentar e nutricional: uma discussão para a psicologia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27705A partir da saúde integral, em que corpo e mente são compreendidos em sua totalidade, busca-se romper com os parâmetros colonizadores que sustentam as formas de exercer cuidado a partir da destruição da diversidade ambiental, cultural e econômica. Usualmente, há privilégio em tratar a saúde, principalmente a saúde mental, pela via da medicalização, proposta através da hierarquização do papel do profissional da saúde, que é o detentor do saber científico, e excluindo os diferentes saberes advindos das experiências de cada corpo. A alimentação aqui, sob outro entendimento, se mostra como importante questão para a discussão da prevenção e tratamento de doenças de cunho orgânico, emocional e psicológico, assim como proposto pela medicina milenar Ayurveda e pela atual Psiquiatria Nutricional. O que ingerimos e a forma como ingerimos os alimentos está ligado a vias simbólicas, afetivas, à construção da cultura e das identidades. É desse lugar que deve falar a Psicologia na relação com outros profissionais e especialmente no âmbito escolar, já que a escola possibilita a criação da rede de cuidados, associando crianças, familiares e trabalhadoras na promoção de diálogos sobre os modos de produzir vida, em que a alimentação está associada a ganho de bem-estar. Buscando-se discutir a relação da educação alimentar e nutricional com a Psicologia, utilizou-se a estratégia metodológica da revisão bibliográfica de escopo, pautada em artigos científicos produzidos no Brasil, principalmente nos últimos três anos, desde 2019, para verificar o que está sendo discutido sobre aquela relação como caminho para a saúde plena. Como não foram encontrados artigos que discutiam o tema com o foco na relação com a Psicologia, foram selecionados trabalhos que tratavam do tema sob as duas perspectivas (educação alimentar e nutricional; psicologia) a fim de possibilitar a reflexão sobre possíveis relações entre elas. Por fim, concluiu-se que há escassez de artigos científicos, especialmente pela perspectiva colonizadora da psicologia que acaba fazendo uma discussão bastante diferente do desejo da pesquisadora, além da falta de interesse em identificar outras formas de cuidado que se abram para a interdisciplinaridade e multidisciplinaridade das áreas do conhecimento. Refletir sobre a alimentação em contexto escolar a partir da psicologia se mostra como caminho de luta política e confronto das estruturas vigentes. Portanto, é um tema que deve ser mais estudado e dialogado nos diferentes espaços, sabendo que a via da alimentação saudável, natural, acessível e crítica possibilita bem-estar, autonomia, autoconhecimento, justiça social, quebra dos saberes-poderes fincados na figura do profissional da saúde e respeito ao meio ambiente e ao próprio corpoporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAEducação alimentar e nutricionalSaúde mentalPsicologiaEducação alimentar e nutricional: uma discussão para a psicologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALAlexia Cerezer Guimaraes_alexia cerezer guima.pdfapplication/pdf476046https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27705/1/Alexia%20Cerezer%20Guimaraes_alexia%20cerezer%20guima.pdf4d8fb0b8ce0c46a3feb3008a17708086MD51TEXTAlexia Cerezer Guimaraes_alexia cerezer guima.pdf.txtAlexia Cerezer Guimaraes_alexia cerezer guima.pdf.txtExtracted texttext/plain165559https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27705/2/Alexia%20Cerezer%20Guimaraes_alexia%20cerezer%20guima.pdf.txt653fe658a7e8a146dabfa891e72684c6MD52THUMBNAILAlexia Cerezer Guimaraes_alexia cerezer guima.pdf.jpgAlexia Cerezer Guimaraes_alexia cerezer guima.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1188https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27705/3/Alexia%20Cerezer%20Guimaraes_alexia%20cerezer%20guima.pdf.jpgd73146f0eb6452e7f43d0c1d4bb2d82fMD53handle/277052022-09-30 20:17:17.382oai:repositorio.pucsp.br:handle/27705Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-09-30T23:17:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação alimentar e nutricional: uma discussão para a psicologia
title Educação alimentar e nutricional: uma discussão para a psicologia
spellingShingle Educação alimentar e nutricional: uma discussão para a psicologia
Guimarães, Aléxia Cerezer
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Educação alimentar e nutricional
Saúde mental
Psicologia
title_short Educação alimentar e nutricional: uma discussão para a psicologia
title_full Educação alimentar e nutricional: uma discussão para a psicologia
title_fullStr Educação alimentar e nutricional: uma discussão para a psicologia
title_full_unstemmed Educação alimentar e nutricional: uma discussão para a psicologia
title_sort Educação alimentar e nutricional: uma discussão para a psicologia
author Guimarães, Aléxia Cerezer
author_facet Guimarães, Aléxia Cerezer
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maciel Júnior, Plínio de Almeida
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Aléxia Cerezer
contributor_str_mv Maciel Júnior, Plínio de Almeida
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Educação alimentar e nutricional
Saúde mental
Psicologia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação alimentar e nutricional
Saúde mental
Psicologia
description A partir da saúde integral, em que corpo e mente são compreendidos em sua totalidade, busca-se romper com os parâmetros colonizadores que sustentam as formas de exercer cuidado a partir da destruição da diversidade ambiental, cultural e econômica. Usualmente, há privilégio em tratar a saúde, principalmente a saúde mental, pela via da medicalização, proposta através da hierarquização do papel do profissional da saúde, que é o detentor do saber científico, e excluindo os diferentes saberes advindos das experiências de cada corpo. A alimentação aqui, sob outro entendimento, se mostra como importante questão para a discussão da prevenção e tratamento de doenças de cunho orgânico, emocional e psicológico, assim como proposto pela medicina milenar Ayurveda e pela atual Psiquiatria Nutricional. O que ingerimos e a forma como ingerimos os alimentos está ligado a vias simbólicas, afetivas, à construção da cultura e das identidades. É desse lugar que deve falar a Psicologia na relação com outros profissionais e especialmente no âmbito escolar, já que a escola possibilita a criação da rede de cuidados, associando crianças, familiares e trabalhadoras na promoção de diálogos sobre os modos de produzir vida, em que a alimentação está associada a ganho de bem-estar. Buscando-se discutir a relação da educação alimentar e nutricional com a Psicologia, utilizou-se a estratégia metodológica da revisão bibliográfica de escopo, pautada em artigos científicos produzidos no Brasil, principalmente nos últimos três anos, desde 2019, para verificar o que está sendo discutido sobre aquela relação como caminho para a saúde plena. Como não foram encontrados artigos que discutiam o tema com o foco na relação com a Psicologia, foram selecionados trabalhos que tratavam do tema sob as duas perspectivas (educação alimentar e nutricional; psicologia) a fim de possibilitar a reflexão sobre possíveis relações entre elas. Por fim, concluiu-se que há escassez de artigos científicos, especialmente pela perspectiva colonizadora da psicologia que acaba fazendo uma discussão bastante diferente do desejo da pesquisadora, além da falta de interesse em identificar outras formas de cuidado que se abram para a interdisciplinaridade e multidisciplinaridade das áreas do conhecimento. Refletir sobre a alimentação em contexto escolar a partir da psicologia se mostra como caminho de luta política e confronto das estruturas vigentes. Portanto, é um tema que deve ser mais estudado e dialogado nos diferentes espaços, sabendo que a via da alimentação saudável, natural, acessível e crítica possibilita bem-estar, autonomia, autoconhecimento, justiça social, quebra dos saberes-poderes fincados na figura do profissional da saúde e respeito ao meio ambiente e ao próprio corpo
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-16T20:47:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-16T20:47:34Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-06-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Guimarães, Aléxia Cerezer. Educação alimentar e nutricional: uma discussão para a psicologia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27705
identifier_str_mv Guimarães, Aléxia Cerezer. Educação alimentar e nutricional: uma discussão para a psicologia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27705
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27705/1/Alexia%20Cerezer%20Guimaraes_alexia%20cerezer%20guima.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27705/2/Alexia%20Cerezer%20Guimaraes_alexia%20cerezer%20guima.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27705/3/Alexia%20Cerezer%20Guimaraes_alexia%20cerezer%20guima.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4d8fb0b8ce0c46a3feb3008a17708086
653fe658a7e8a146dabfa891e72684c6
d73146f0eb6452e7f43d0c1d4bb2d82f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809278022716489728