Desafios da coordenação pedagógica: entre o vivido e o prescrito
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26516 |
Resumo: | This qualitative research aims to analyse the perception of coordinators working at the Public Education System of the state of São Paulo about the Resolution Seduc 3, 11 January 2021. Production of information used a reflexive interview with two coordinators working with junior high school years. Texts by researchers in teacher and pedagogical coordinator training were used to fundament our reflections, such as Almeida, Canário, Fernandes, Placco and Pereira. The “O Coordenador Pedagógico” book collection, by Edições Loyola, was also a source of information. The coordinators statements showed a discrepancy towards the knowledge and ownership of Resolution Seduc 03/21. Both participants also refer to the excessive number of tasks attributed to them at school, which hinders the development of their training role. Thus, they have difficulties to take over training demands to improve teachers’ engagement. They attribute the number of daily activities to challenging and conflictive situations that are inherent to the management of collective work |
id |
PUC_SP-1_ef5bef5617a63c0d0af293f69204f4d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/26516 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Almeida, Laurinda Ramalho dehttp://lattes.cnpq.br/5818071827799305http://lattes.cnpq.br/3526360639554973Santos, Sandra Regina dos2022-07-04T15:50:18Z2022-07-04T15:50:18Z2022-05-11Santos, Sandra Regina dos. Desafios da coordenação pedagógica: entre o vivido e o prescrito. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26516This qualitative research aims to analyse the perception of coordinators working at the Public Education System of the state of São Paulo about the Resolution Seduc 3, 11 January 2021. Production of information used a reflexive interview with two coordinators working with junior high school years. Texts by researchers in teacher and pedagogical coordinator training were used to fundament our reflections, such as Almeida, Canário, Fernandes, Placco and Pereira. The “O Coordenador Pedagógico” book collection, by Edições Loyola, was also a source of information. The coordinators statements showed a discrepancy towards the knowledge and ownership of Resolution Seduc 03/21. Both participants also refer to the excessive number of tasks attributed to them at school, which hinders the development of their training role. Thus, they have difficulties to take over training demands to improve teachers’ engagement. They attribute the number of daily activities to challenging and conflictive situations that are inherent to the management of collective workA presente pesquisa, de abordagem qualitativa, tem por objetivo analisar a percepção do professor coordenador que atua na rede estadual de São Paulo sobre a Resolução Seduc 3, de 11-01-2021. Para a produção das informações, foi realizada entrevista, na modalidade reflexiva, com duas professoras coordenadoras que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental. Textos de estudiosos da formação de professores e de coordenadores pedagógicos foram utilizados para fundamentar as reflexões, entre eles, os de Almeida, Canário, Fernandes, Placco e Pereira. A coleção “O Coordenador Pedagógico”, das Edições Loyola, foi também fonte de informação. Os depoimentos das professoras coordenadoras pedagógicas entrevistadas evidenciam compreensão da importância do papel formativo do coordenador, no entanto o entendimento da função conforme Resolução Seduc 3, de 11-01- 2021 é discrepante e inconcluso. Ambas se referem, também, ao excesso de tarefas que lhes são atribuídas na escola, dificultando o desenvolvimento de seu papel formador. Ainda assim, sentem dificuldade de abarcar as demandas formativas para um melhor engajamento dos professores. Atribuem o número de incumbências diárias a que estão sujeitas às situações desafiadoras e às situações conflituosas inerentes à gestão de trabalho coletivoporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de FormadoresPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCoordenação pedagógicaLegislação educacional do CPResolução Seduc 03/21Relações interpessoaisPedagogical coordinatorEducational legislationResolution Seduc 03/21Interpersonal relationshipsDesafios da coordenação pedagógica: entre o vivido e o prescritoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALSandra Regina dos Santos.pdfapplication/pdf1338290https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26516/1/Sandra%20Regina%20dos%20Santos.pdfb1b1df9fa2f19368ccbea185e2f9c9c7MD51TEXTSandra Regina dos Santos.pdf.txtSandra Regina dos Santos.pdf.txtExtracted texttext/plain299658https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26516/3/Sandra%20Regina%20dos%20Santos.pdf.txt054c73295fbb186a74a96aeb8aaeac4aMD53THUMBNAILSandra Regina dos Santos.pdf.jpgSandra Regina dos Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1286https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26516/4/Sandra%20Regina%20dos%20Santos.pdf.jpg6a6d1f85b1fcffbede422d783255b354MD54handle/265162022-07-06 07:58:39.126oai:repositorio.pucsp.br:handle/26516Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-07-06T10:58:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desafios da coordenação pedagógica: entre o vivido e o prescrito |
title |
Desafios da coordenação pedagógica: entre o vivido e o prescrito |
spellingShingle |
Desafios da coordenação pedagógica: entre o vivido e o prescrito Santos, Sandra Regina dos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Coordenação pedagógica Legislação educacional do CP Resolução Seduc 03/21 Relações interpessoais Pedagogical coordinator Educational legislation Resolution Seduc 03/21 Interpersonal relationships |
title_short |
Desafios da coordenação pedagógica: entre o vivido e o prescrito |
title_full |
Desafios da coordenação pedagógica: entre o vivido e o prescrito |
title_fullStr |
Desafios da coordenação pedagógica: entre o vivido e o prescrito |
title_full_unstemmed |
Desafios da coordenação pedagógica: entre o vivido e o prescrito |
title_sort |
Desafios da coordenação pedagógica: entre o vivido e o prescrito |
author |
Santos, Sandra Regina dos |
author_facet |
Santos, Sandra Regina dos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Almeida, Laurinda Ramalho de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5818071827799305 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3526360639554973 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Sandra Regina dos |
contributor_str_mv |
Almeida, Laurinda Ramalho de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Coordenação pedagógica Legislação educacional do CP Resolução Seduc 03/21 Relações interpessoais Pedagogical coordinator Educational legislation Resolution Seduc 03/21 Interpersonal relationships |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Coordenação pedagógica Legislação educacional do CP Resolução Seduc 03/21 Relações interpessoais |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Pedagogical coordinator Educational legislation Resolution Seduc 03/21 Interpersonal relationships |
description |
This qualitative research aims to analyse the perception of coordinators working at the Public Education System of the state of São Paulo about the Resolution Seduc 3, 11 January 2021. Production of information used a reflexive interview with two coordinators working with junior high school years. Texts by researchers in teacher and pedagogical coordinator training were used to fundament our reflections, such as Almeida, Canário, Fernandes, Placco and Pereira. The “O Coordenador Pedagógico” book collection, by Edições Loyola, was also a source of information. The coordinators statements showed a discrepancy towards the knowledge and ownership of Resolution Seduc 03/21. Both participants also refer to the excessive number of tasks attributed to them at school, which hinders the development of their training role. Thus, they have difficulties to take over training demands to improve teachers’ engagement. They attribute the number of daily activities to challenging and conflictive situations that are inherent to the management of collective work |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-04T15:50:18Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-04T15:50:18Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-05-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Santos, Sandra Regina dos. Desafios da coordenação pedagógica: entre o vivido e o prescrito. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26516 |
identifier_str_mv |
Santos, Sandra Regina dos. Desafios da coordenação pedagógica: entre o vivido e o prescrito. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26516 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26516/1/Sandra%20Regina%20dos%20Santos.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26516/3/Sandra%20Regina%20dos%20Santos.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26516/4/Sandra%20Regina%20dos%20Santos.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b1b1df9fa2f19368ccbea185e2f9c9c7 054c73295fbb186a74a96aeb8aaeac4a 6a6d1f85b1fcffbede422d783255b354 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809278015126896640 |