In-service e teacher education and educational inequality in pandemic times in Mato Grosso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Michael Douglas
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Moraes, Pricila Cabral Coelho, Silvestre, Viviane Pires Viana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Muiraquitã (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/5389
Resumo: Objetivamos problematizar a relação entre as expectativas de professoras/es participantes de uma experiência de formação continuada docente promovida pela SEDUC-MT nos meses de maio e junho de 2020, de modo remoto, com foco em metodologias ativas, e as realidades de desigualdade educacional que se exacerbaram em um cenário de pandemia global-local. O material empírico deste estudo constitui-se de seis relatos produzidos pelas/os professoras/es como atividade final do curso e do relatório de acessos às contas do Google for Education, referente a maio de 2021, fornecido pela SEDUC-MT. A análise do material empírico aponta que as/os docentes tinham expectativas de retorno às aulas para que pudessem vivenciar o que haviam aprendido no curso. Por outro lado, um ano após a experiência de formação, a realidade que se evidenciou foi de pouca acessibilidade discente, como ilustram os dados do relatório.
id UFAC-1_d76fa962c8a027a1b8381df8ae81dd06
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5389
network_acronym_str UFAC-1
network_name_str Muiraquitã (Online)
repository_id_str
spelling In-service e teacher education and educational inequality in pandemic times in Mato GrossoFormação continuada docente e desigualdade educacional em tempos de pandemia no estado de Mato GrossoExpectativa x realidade.Pandemia de COVID-19Metodologias ativasDesigualdade educacionalSEDUC-MT Expectation vs. reality. COVID-19 pandemic. Active methodologies. Educational inequality. SEDUC-MT.Objetivamos problematizar a relação entre as expectativas de professoras/es participantes de uma experiência de formação continuada docente promovida pela SEDUC-MT nos meses de maio e junho de 2020, de modo remoto, com foco em metodologias ativas, e as realidades de desigualdade educacional que se exacerbaram em um cenário de pandemia global-local. O material empírico deste estudo constitui-se de seis relatos produzidos pelas/os professoras/es como atividade final do curso e do relatório de acessos às contas do Google for Education, referente a maio de 2021, fornecido pela SEDUC-MT. A análise do material empírico aponta que as/os docentes tinham expectativas de retorno às aulas para que pudessem vivenciar o que haviam aprendido no curso. Por outro lado, um ano após a experiência de formação, a realidade que se evidenciou foi de pouca acessibilidade discente, como ilustram os dados do relatório. This text aims to problematize the expectations of teachers participating in an in-service teacher education remote experience promoted by SEDUC-MT in May and June 2020, with focus on active methodologies, and the realities of educational inequality that were exacerbated in a global-local pandemic scenario. The empirical material of this study consists of six reports produced by the teachers as the final activity of the course and the report on access to Google for Education accounts in May 2021 provided by SEDUC-MT. The analysis of the empirical material shows that the teachers had expectations of returning to classes so that they could experience what they had learned in the course. On the other hand, one year after the teacher education experience, the reality that emerged was that of poor student accessibility, as illustrated by the data in the report.Nepan Editora2021-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/538910.29327/210932.9.2-16Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 9 n. 2 (2021): Dossiê Temático Linguagens, Educação e Diversidades2525-59241807-1856reponame:Muiraquitã (Online)instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/5389/3417Rodrigues, Michael DouglasMoraes, Pricila Cabral CoelhoSilvestre, Viviane Pires Viana info:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-04T00:26:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5389Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/indexPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/oaimuiraquita.ppgli@ufac.br2525-59241807-1856opendoar:2023-08-04T00:26:15Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv In-service e teacher education and educational inequality in pandemic times in Mato Grosso
Formação continuada docente e desigualdade educacional em tempos de pandemia no estado de Mato Grosso
title In-service e teacher education and educational inequality in pandemic times in Mato Grosso
spellingShingle In-service e teacher education and educational inequality in pandemic times in Mato Grosso
Rodrigues, Michael Douglas
Expectativa x realidade.
Pandemia de COVID-19
Metodologias ativas
Desigualdade educacional
SEDUC-MT
Expectation vs. reality. COVID-19 pandemic. Active methodologies. Educational inequality. SEDUC-MT.
title_short In-service e teacher education and educational inequality in pandemic times in Mato Grosso
title_full In-service e teacher education and educational inequality in pandemic times in Mato Grosso
title_fullStr In-service e teacher education and educational inequality in pandemic times in Mato Grosso
title_full_unstemmed In-service e teacher education and educational inequality in pandemic times in Mato Grosso
title_sort In-service e teacher education and educational inequality in pandemic times in Mato Grosso
author Rodrigues, Michael Douglas
author_facet Rodrigues, Michael Douglas
Moraes, Pricila Cabral Coelho
Silvestre, Viviane Pires Viana
author_role author
author2 Moraes, Pricila Cabral Coelho
Silvestre, Viviane Pires Viana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Michael Douglas
Moraes, Pricila Cabral Coelho
Silvestre, Viviane Pires Viana
dc.subject.por.fl_str_mv Expectativa x realidade.
Pandemia de COVID-19
Metodologias ativas
Desigualdade educacional
SEDUC-MT
Expectation vs. reality. COVID-19 pandemic. Active methodologies. Educational inequality. SEDUC-MT.
topic Expectativa x realidade.
Pandemia de COVID-19
Metodologias ativas
Desigualdade educacional
SEDUC-MT
Expectation vs. reality. COVID-19 pandemic. Active methodologies. Educational inequality. SEDUC-MT.
description Objetivamos problematizar a relação entre as expectativas de professoras/es participantes de uma experiência de formação continuada docente promovida pela SEDUC-MT nos meses de maio e junho de 2020, de modo remoto, com foco em metodologias ativas, e as realidades de desigualdade educacional que se exacerbaram em um cenário de pandemia global-local. O material empírico deste estudo constitui-se de seis relatos produzidos pelas/os professoras/es como atividade final do curso e do relatório de acessos às contas do Google for Education, referente a maio de 2021, fornecido pela SEDUC-MT. A análise do material empírico aponta que as/os docentes tinham expectativas de retorno às aulas para que pudessem vivenciar o que haviam aprendido no curso. Por outro lado, um ano após a experiência de formação, a realidade que se evidenciou foi de pouca acessibilidade discente, como ilustram os dados do relatório.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/5389
10.29327/210932.9.2-16
url https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/5389
identifier_str_mv 10.29327/210932.9.2-16
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/5389/3417
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Nepan Editora
publisher.none.fl_str_mv Nepan Editora
dc.source.none.fl_str_mv Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 9 n. 2 (2021): Dossiê Temático Linguagens, Educação e Diversidades
2525-5924
1807-1856
reponame:Muiraquitã (Online)
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Muiraquitã (Online)
collection Muiraquitã (Online)
repository.name.fl_str_mv Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv muiraquita.ppgli@ufac.br
_version_ 1798329505943650304