A universidade aberta do Brasil e a educação a distância: um estudo sobre a formação de professores no Brasil contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Alessandra
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29450
Resumo: Trata-se de pesquisa bibliográfica, qualitativa e de cunho exploratório. Esta pesquisa discute as perspectivas da educação a distância, através da Universidade Aberta do Brasil, na formação de professores no Brasil. No primeiro capítulo o estudo retoma a história e os diferentes conceitos sobre a educação a distância, a partir de diversos autores que se dedicaram sobre o tema, como Landim, Nunes, Beloni, Neder entre outros. Considerou-se necessário entender inicialmente o histórico da educação a distância no Brasil e em outros países, bem como nossos marcos regulatórios sobre a temática. No segundo capítulo discutimos a experiência da UAB e levantamos diferentes opiniões, tanto contrárias como favoráveis referentes ao tema. Para tanto utilizamos livros, artigos e também documentos governamentais. No terceiro capítulo procurou-se fazer um apanhado histórico sobre a formação de professores no Brasil até os dias de hoje, com a contribuição de autores como Tanuri, Saviani, Duarte, Gatti e Severino, respondendo-se assim ao problema de pesquisa. No que diz respeito aos resultados da pesquisa, as conclusões indicam que as perspectivas em relação ao papel da UAB na formação de professores são positivas, tendo em vista os recentes avanços regulatórios como o Plano Nacional de Educação e as Conferências de Educação. Nossos resultados apontam que a UAB tente a contribuir para a valorização da formação de professores e consequentemente da educação
id PUC_SP-1_f37ed6c867d1598303c9e6b5992e6f23
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/29450
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Peixoto, Madalena GuascoCosta, Alessandra2022-10-25T21:01:34Z2022-10-25T21:01:34Z2014-08-21Costa, Alessandra. A universidade aberta do Brasil e a educação a distância: um estudo sobre a formação de professores no Brasil contemporâneo. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29450Trata-se de pesquisa bibliográfica, qualitativa e de cunho exploratório. Esta pesquisa discute as perspectivas da educação a distância, através da Universidade Aberta do Brasil, na formação de professores no Brasil. No primeiro capítulo o estudo retoma a história e os diferentes conceitos sobre a educação a distância, a partir de diversos autores que se dedicaram sobre o tema, como Landim, Nunes, Beloni, Neder entre outros. Considerou-se necessário entender inicialmente o histórico da educação a distância no Brasil e em outros países, bem como nossos marcos regulatórios sobre a temática. No segundo capítulo discutimos a experiência da UAB e levantamos diferentes opiniões, tanto contrárias como favoráveis referentes ao tema. Para tanto utilizamos livros, artigos e também documentos governamentais. No terceiro capítulo procurou-se fazer um apanhado histórico sobre a formação de professores no Brasil até os dias de hoje, com a contribuição de autores como Tanuri, Saviani, Duarte, Gatti e Severino, respondendo-se assim ao problema de pesquisa. No que diz respeito aos resultados da pesquisa, as conclusões indicam que as perspectivas em relação ao papel da UAB na formação de professores são positivas, tendo em vista os recentes avanços regulatórios como o Plano Nacional de Educação e as Conferências de Educação. Nossos resultados apontam que a UAB tente a contribuir para a valorização da formação de professores e consequentemente da educaçãoporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Fundamentos de uma Educação para o PensarPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOEducação a distânciaFormação de professoresUABA universidade aberta do Brasil e a educação a distância: um estudo sobre a formação de professores no Brasil contemporâneoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALALESSANDRA COSTA.pdfapplication/pdf863846https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29450/1/ALESSANDRA%20COSTA.pdf6a1b7bf3555106a59f76698dd82f289fMD51TEXTALESSANDRA COSTA.pdf.txtALESSANDRA COSTA.pdf.txtExtracted texttext/plain91059https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29450/2/ALESSANDRA%20COSTA.pdf.txt4078cc46002a1adbd79eb447cda6daffMD52THUMBNAILALESSANDRA COSTA.pdf.jpgALESSANDRA COSTA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1160https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29450/3/ALESSANDRA%20COSTA.pdf.jpg41dfdcf28652d46682a5ef41ef3b616bMD53handle/294502022-10-26 01:04:07.683oai:repositorio.pucsp.br:handle/29450Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-26T04:04:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A universidade aberta do Brasil e a educação a distância: um estudo sobre a formação de professores no Brasil contemporâneo
title A universidade aberta do Brasil e a educação a distância: um estudo sobre a formação de professores no Brasil contemporâneo
spellingShingle A universidade aberta do Brasil e a educação a distância: um estudo sobre a formação de professores no Brasil contemporâneo
Costa, Alessandra
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Educação a distância
Formação de professores
UAB
title_short A universidade aberta do Brasil e a educação a distância: um estudo sobre a formação de professores no Brasil contemporâneo
title_full A universidade aberta do Brasil e a educação a distância: um estudo sobre a formação de professores no Brasil contemporâneo
title_fullStr A universidade aberta do Brasil e a educação a distância: um estudo sobre a formação de professores no Brasil contemporâneo
title_full_unstemmed A universidade aberta do Brasil e a educação a distância: um estudo sobre a formação de professores no Brasil contemporâneo
title_sort A universidade aberta do Brasil e a educação a distância: um estudo sobre a formação de professores no Brasil contemporâneo
author Costa, Alessandra
author_facet Costa, Alessandra
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Peixoto, Madalena Guasco
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Alessandra
contributor_str_mv Peixoto, Madalena Guasco
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Educação a distância
Formação de professores
UAB
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
Formação de professores
UAB
description Trata-se de pesquisa bibliográfica, qualitativa e de cunho exploratório. Esta pesquisa discute as perspectivas da educação a distância, através da Universidade Aberta do Brasil, na formação de professores no Brasil. No primeiro capítulo o estudo retoma a história e os diferentes conceitos sobre a educação a distância, a partir de diversos autores que se dedicaram sobre o tema, como Landim, Nunes, Beloni, Neder entre outros. Considerou-se necessário entender inicialmente o histórico da educação a distância no Brasil e em outros países, bem como nossos marcos regulatórios sobre a temática. No segundo capítulo discutimos a experiência da UAB e levantamos diferentes opiniões, tanto contrárias como favoráveis referentes ao tema. Para tanto utilizamos livros, artigos e também documentos governamentais. No terceiro capítulo procurou-se fazer um apanhado histórico sobre a formação de professores no Brasil até os dias de hoje, com a contribuição de autores como Tanuri, Saviani, Duarte, Gatti e Severino, respondendo-se assim ao problema de pesquisa. No que diz respeito aos resultados da pesquisa, as conclusões indicam que as perspectivas em relação ao papel da UAB na formação de professores são positivas, tendo em vista os recentes avanços regulatórios como o Plano Nacional de Educação e as Conferências de Educação. Nossos resultados apontam que a UAB tente a contribuir para a valorização da formação de professores e consequentemente da educação
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-08-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-25T21:01:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-25T21:01:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Costa, Alessandra. A universidade aberta do Brasil e a educação a distância: um estudo sobre a formação de professores no Brasil contemporâneo. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29450
identifier_str_mv Costa, Alessandra. A universidade aberta do Brasil e a educação a distância: um estudo sobre a formação de professores no Brasil contemporâneo. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29450
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29450/1/ALESSANDRA%20COSTA.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29450/2/ALESSANDRA%20COSTA.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29450/3/ALESSANDRA%20COSTA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6a1b7bf3555106a59f76698dd82f289f
4078cc46002a1adbd79eb447cda6daff
41dfdcf28652d46682a5ef41ef3b616b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277806693056512