A universidade aberta do Brasil e a educação a distância: um estudo sobre a formação de professores no Brasil contemporâneo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29450 |
Resumo: | Trata-se de pesquisa bibliográfica, qualitativa e de cunho exploratório. Esta pesquisa discute as perspectivas da educação a distância, através da Universidade Aberta do Brasil, na formação de professores no Brasil. No primeiro capítulo o estudo retoma a história e os diferentes conceitos sobre a educação a distância, a partir de diversos autores que se dedicaram sobre o tema, como Landim, Nunes, Beloni, Neder entre outros. Considerou-se necessário entender inicialmente o histórico da educação a distância no Brasil e em outros países, bem como nossos marcos regulatórios sobre a temática. No segundo capítulo discutimos a experiência da UAB e levantamos diferentes opiniões, tanto contrárias como favoráveis referentes ao tema. Para tanto utilizamos livros, artigos e também documentos governamentais. No terceiro capítulo procurou-se fazer um apanhado histórico sobre a formação de professores no Brasil até os dias de hoje, com a contribuição de autores como Tanuri, Saviani, Duarte, Gatti e Severino, respondendo-se assim ao problema de pesquisa. No que diz respeito aos resultados da pesquisa, as conclusões indicam que as perspectivas em relação ao papel da UAB na formação de professores são positivas, tendo em vista os recentes avanços regulatórios como o Plano Nacional de Educação e as Conferências de Educação. Nossos resultados apontam que a UAB tente a contribuir para a valorização da formação de professores e consequentemente da educação |
id |
PUC_SP-1_f37ed6c867d1598303c9e6b5992e6f23 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/29450 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Peixoto, Madalena GuascoCosta, Alessandra2022-10-25T21:01:34Z2022-10-25T21:01:34Z2014-08-21Costa, Alessandra. A universidade aberta do Brasil e a educação a distância: um estudo sobre a formação de professores no Brasil contemporâneo. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29450Trata-se de pesquisa bibliográfica, qualitativa e de cunho exploratório. Esta pesquisa discute as perspectivas da educação a distância, através da Universidade Aberta do Brasil, na formação de professores no Brasil. No primeiro capítulo o estudo retoma a história e os diferentes conceitos sobre a educação a distância, a partir de diversos autores que se dedicaram sobre o tema, como Landim, Nunes, Beloni, Neder entre outros. Considerou-se necessário entender inicialmente o histórico da educação a distância no Brasil e em outros países, bem como nossos marcos regulatórios sobre a temática. No segundo capítulo discutimos a experiência da UAB e levantamos diferentes opiniões, tanto contrárias como favoráveis referentes ao tema. Para tanto utilizamos livros, artigos e também documentos governamentais. No terceiro capítulo procurou-se fazer um apanhado histórico sobre a formação de professores no Brasil até os dias de hoje, com a contribuição de autores como Tanuri, Saviani, Duarte, Gatti e Severino, respondendo-se assim ao problema de pesquisa. No que diz respeito aos resultados da pesquisa, as conclusões indicam que as perspectivas em relação ao papel da UAB na formação de professores são positivas, tendo em vista os recentes avanços regulatórios como o Plano Nacional de Educação e as Conferências de Educação. Nossos resultados apontam que a UAB tente a contribuir para a valorização da formação de professores e consequentemente da educaçãoporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Fundamentos de uma Educação para o PensarPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOEducação a distânciaFormação de professoresUABA universidade aberta do Brasil e a educação a distância: um estudo sobre a formação de professores no Brasil contemporâneoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALALESSANDRA COSTA.pdfapplication/pdf863846https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29450/1/ALESSANDRA%20COSTA.pdf6a1b7bf3555106a59f76698dd82f289fMD51TEXTALESSANDRA COSTA.pdf.txtALESSANDRA COSTA.pdf.txtExtracted texttext/plain91059https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29450/2/ALESSANDRA%20COSTA.pdf.txt4078cc46002a1adbd79eb447cda6daffMD52THUMBNAILALESSANDRA COSTA.pdf.jpgALESSANDRA COSTA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1160https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29450/3/ALESSANDRA%20COSTA.pdf.jpg41dfdcf28652d46682a5ef41ef3b616bMD53handle/294502022-10-26 01:04:07.683oai:repositorio.pucsp.br:handle/29450Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-26T04:04:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A universidade aberta do Brasil e a educação a distância: um estudo sobre a formação de professores no Brasil contemporâneo |
title |
A universidade aberta do Brasil e a educação a distância: um estudo sobre a formação de professores no Brasil contemporâneo |
spellingShingle |
A universidade aberta do Brasil e a educação a distância: um estudo sobre a formação de professores no Brasil contemporâneo Costa, Alessandra CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO Educação a distância Formação de professores UAB |
title_short |
A universidade aberta do Brasil e a educação a distância: um estudo sobre a formação de professores no Brasil contemporâneo |
title_full |
A universidade aberta do Brasil e a educação a distância: um estudo sobre a formação de professores no Brasil contemporâneo |
title_fullStr |
A universidade aberta do Brasil e a educação a distância: um estudo sobre a formação de professores no Brasil contemporâneo |
title_full_unstemmed |
A universidade aberta do Brasil e a educação a distância: um estudo sobre a formação de professores no Brasil contemporâneo |
title_sort |
A universidade aberta do Brasil e a educação a distância: um estudo sobre a formação de professores no Brasil contemporâneo |
author |
Costa, Alessandra |
author_facet |
Costa, Alessandra |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Peixoto, Madalena Guasco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Alessandra |
contributor_str_mv |
Peixoto, Madalena Guasco |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO Educação a distância Formação de professores UAB |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância Formação de professores UAB |
description |
Trata-se de pesquisa bibliográfica, qualitativa e de cunho exploratório. Esta pesquisa discute as perspectivas da educação a distância, através da Universidade Aberta do Brasil, na formação de professores no Brasil. No primeiro capítulo o estudo retoma a história e os diferentes conceitos sobre a educação a distância, a partir de diversos autores que se dedicaram sobre o tema, como Landim, Nunes, Beloni, Neder entre outros. Considerou-se necessário entender inicialmente o histórico da educação a distância no Brasil e em outros países, bem como nossos marcos regulatórios sobre a temática. No segundo capítulo discutimos a experiência da UAB e levantamos diferentes opiniões, tanto contrárias como favoráveis referentes ao tema. Para tanto utilizamos livros, artigos e também documentos governamentais. No terceiro capítulo procurou-se fazer um apanhado histórico sobre a formação de professores no Brasil até os dias de hoje, com a contribuição de autores como Tanuri, Saviani, Duarte, Gatti e Severino, respondendo-se assim ao problema de pesquisa. No que diz respeito aos resultados da pesquisa, as conclusões indicam que as perspectivas em relação ao papel da UAB na formação de professores são positivas, tendo em vista os recentes avanços regulatórios como o Plano Nacional de Educação e as Conferências de Educação. Nossos resultados apontam que a UAB tente a contribuir para a valorização da formação de professores e consequentemente da educação |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-08-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-25T21:01:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-25T21:01:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Costa, Alessandra. A universidade aberta do Brasil e a educação a distância: um estudo sobre a formação de professores no Brasil contemporâneo. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29450 |
identifier_str_mv |
Costa, Alessandra. A universidade aberta do Brasil e a educação a distância: um estudo sobre a formação de professores no Brasil contemporâneo. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29450 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29450/1/ALESSANDRA%20COSTA.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29450/2/ALESSANDRA%20COSTA.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29450/3/ALESSANDRA%20COSTA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6a1b7bf3555106a59f76698dd82f289f 4078cc46002a1adbd79eb447cda6daff 41dfdcf28652d46682a5ef41ef3b616b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277806693056512 |